busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quinta-feira, 24/10/2002
Finca Vigia
Julio Daio Borges

fonte: estado.estadao.com.br

Mais uma da série: matéria-importada-traduzida-para-cobrir-buraco, na capa do "Caderno2". Desta vez, sobre as escavações arqueológicas na propriedade cubana de Hemingway. Vem direto do The Washington Post, escrita por um tal Kevin Sullivan, mas num tom tão ufanista que até cansa. Encontraram alguns escritos do autor de Adeus às Armas e já estão falando em "um dos mais importantes achados da história da literatura moderna americana":

"Eles abriram as portas que levam ao porão secreto e lançam nova luz sobre a vida de Ernest Hemingway. Na escuridão embolorada pela umidade tropical e rodeada pelas armas e troféus de caça do escritor, a delegação de quatro americanos encontrou o que considera um prêmio da loteria: gavetas de arquivos e caixas com milhares de páginas de manuscritos originais escritos por Hemingway, rascunhos e sobras de grandes trabalhos, cartas de amor e ódio, anotações em inglês e espanhol e milhares de fotografias.

"O porão revelou também um original datilografado de In Another Country, uma história que Hemingway escreveu em Paris nos anos 20. E há cartas desconhecidas de e para a sua quarta mulher e viúva, Mary, junto com uma coleção de cartas de Adriana Ivancich, uma aristocrata italiana de 19 anos por quem Hemingway foi profundamente apaixonado e que inspirou o personagem de Renata em Do Outro Lado do Rio, Entre as Árvores.

"A visita a Finca Vigia ou Lookout Farm, casa de Hemingway, localizada numa comunidade ao leste de Havana, foi o primeiro passo de um esforço ambicioso para microfilmar, digitalizar e preservar seus papéis. O projeto, resultado de uma reunião de esforços pouco comum entre o governo do presidente Fidel Castro e a família de Hemingway, estudiosos e devotos, será lançado oficialmente no mês que vem em uma cerimônia em Finca Vigia."

Julio Daio Borges
24/10/2002 às 16h02

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês