busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 16/12/2013
Um Porto para Elizabeth Bishop
Duanne Ribeiro

Na quarta 18 de dezembro, a peça Um Porto para Elizabeth Bishop, com a atriz Regina Braga e direção de José Possi Neto, é encenada no Itaú Cultural, em São Paulo. Em agosto de 2011, eu resenhei a peça aqui no Digestivo. Escrevi:

"No início da peça, a poeta americana é retratada em sua chegada a Santos. Do navio, avista o horizonte, enxerga autocomiseração nos morros e insegurança nas palmeiras. São talvez os próprios sentimentos que se debatem nela própria o que vê. Ao mesmo tempo, é assim que compreende a nova terra, esta civilização cambaleante que seria o Brasil. Depois de longo percurso - da paixão por essa mesma terra e por uma mulher dessa terra, paixões feitas e desfeitas no tempo - a montagem a retrata mestre da arte de perder, de volta aos Estados Unidos, em um quarto de hotel, dançando ao som de um carnaval só rememorado."

Além da crítica, o texto procurava gerar uma discussão sobre a imagem e autoimagem do Brasil, isto é, como somos vistos e como nos vemos. Com algumas referências que hoje poderiam ser substituídas, a pergunta em suma era: por que, com tantas modificações na forma do País, continuamos convictos em nosso complexo de vira-lata?

Duanne Ribeiro
16/12/2013 às 11h04

 

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês