busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 21/7/2014
Ascensão e queda:lançamento
Eugenia Zerbini



Sergio Leo(1963- ), jornalista e escritor, autor da coletânea de contos Mentiras do Rio (Record), vencedor do Prêmio Sesc Literatura, em 2008, lança novo livro em São Paulo. Desta vez, não propriamente de ficção. Ainda que a história, tão bem contada, seja saborosa como um bom romance.

Os fatos narrados no novo livro de Sergio Leo são reais. Trata-se do Ascensão e queda do império X,narrativa sobre a trajetória de Eike Batista que, entre 2009 e 2012, foi considerado pela revista Forbes o homem mais ricos do Brasil. Para mim, o título trouxe à memória o Ascensão e queda das grandes potências, a obra seminal de Paul Kennedy. Talvez pelo fato de Sergio Leo ser colunista do Valor Econômico, no qual, em sua coluna das 2ªs feiras, discorre sobre temas de relações internacionais.

Ascensão e queda do império X não se trata de um relato biográfico (e hagiográfico) sobre aquele que, décadas atrás, tornou-se popular como "o marido da Luma de Oliveira" (que desfilou, inclusive, em um dos carnavais do passado, com uma coleira com o nome do empresário gravado). Egocêntrico e megalômano, ilusionista, Mr. Batista, tal qual um Svengali pós moderno, mesmerizou por algum tempo investidores, platéias e leitores. Sim, uma vez que Eike Batista teve o panache de lançar sua própria receita de riqueza, O X da questão. Best seller quando do lançamento, hoje descartado, em face da falência dos planos mirambolantes de Eike para se tornar dono da maior fortuna do mundo. Sobre o tombo financeiro de Eike Batista, o Digestivo Cultural já comentou aqui. Ascensão e queda do império X, de Sergio Leo, vai além: um mapa do capitalismo brasileiro e dos artifícios da indústria financeira, colorido com o talento que só o artista tem (o autor é também artista plástico).

O que: Ascensão e queda do império X, de Sergio Leo; lançamento em São Paulo

Quando: Dia 24/7, 5ª feira, a partir das 18,30hs.

Onde: Livraria da Vila do Shopping Higienópolis

Eugenia Zerbini
21/7/2014 às 23h51

 

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês