busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Quarta-feira, 4/3/2015
Mauro Henrique
Julio Daio Borges



Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo. Todo dia, no Blog do Digestivo, pelo menos uma nova entrevista. (Até que a plataforma esteja 100% pronta e você conheça os blogs propriamente ditos...!) - JDB

1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

Conheci o Digestivo e sou assinante desde 2011. Acreditei na iniciativa, pois, além de ter entre seus colaboradores pessoas consagradas como Antonio Candido, é um espaço muito democrático em relação à participação de outros autores, mesmo desconhecidos. No próprio site, há o "caminho das pedras" para quem tem interesse em se tornar Colaborador. Assim me interessei pela iniciativa do blog. Também pela idoneidade que pude acompanhar nos empreendimentos implementadas pelo site.

2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

Sou professor. Formado em Letras Português/Inglês (e respectivas literaturas). Estudo Letras Clássicas, Latim e Grego, na Universidade de São Paulo. Sou pós-graduado em Literatura e em Jornalismo Literário.

3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Pretendo tratar da cultura de maneira geral, fazer Jornalismo Cultural. Explorar de maneira crítica a Literatura, a Música, o Cinema e as Artes.

4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Sim, se chamava Deseptemartibus (ou: "Sobre as Artes Liberais"). Escrevi nele por pouco mais de um ano e a experiência foi extremamente positiva. O site, hoje desativado, conta com mais de 12.500 acessos ;-)

5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?

Minha relação com a escrita vem desde as minhas primeiras experiências como leitor. Sempre me imaginava como parte da narrativa, daí a querer escrever as minhas próprias foi um breve instante. No entanto, sou muito reservado e entendo a escrita como uma possibilidade de acesso ao risco, um desnudamento e me reservo nesse sentido, escrevendo pouco.

Recentemente, iniciei um curso de pós-graduação em Jornalismo para me enveredar pelos caminhos da escrita e superar essa espécie de "bloqueio", que adoro atravessar. É paradoxal também por eu ser professor de Língua Portuguesa e demonstrar pouco, ou me permitir arriscar menos ainda, nesse sentido. Tive algumas publicações, mas nada relevante.

6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro (a)? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Meu interesse pela cultura, ou qualquer atividade intelectual que tenha, sempre foi encarado como um desafio. A busca pelo conhecimento é algo primevo e essencial, procuro ser alguém melhor a cada dia. Tudo isso a partir do que adquiro, ou absorvo, da minha relação com o conhecimento, e com as pessoas do meu relacionamento.

Procuro sempre estar estudando, seja lendo, formal ou informalmente, matriculado-me em cursos, ou simplesmente aprendendo com a vida prática.

7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

Sim, entendo que a internet pode mudar esse cenário e me considero uma prova viva desse fenômeno. Conheci e aprendi muito sobre uma infinidade de coisas por meio da internet navegando ou buscando algo nos fóruns de discussão etc.

A facilidade de acesso, profusão de links indicando várias novidades, ou mesmo apontando uma "seta" para a tão necessária tradição, é algo fantástico. Em poucos segundos, ou cliques, podemos passar a conhecer algo que nunca soubemos: é um novo mundo a ser explorado!

8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Minhas maiores influências são meus heróis no mundo da Literatura, da Música, do Cinema e das Artes em geral: Machado de Assis, Mário de Andrade, Clarice Lispector, Gay Talese, também Chico, Caetano, Beatles, Kubrick, Woody Allen, Hitchcock, Da Vinci, Caravaggio...

Mas não posso deixar de citar pessoas que participaram de boa parte da minha formação: meus professores! Em especial, aqueles a quem devo o que sou hoje. Aos magníficos Antonio Candido de Mello Souza e Celina Busnelo Galeza.

9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?

Espero, neste processo de colaboração, e publicação, aprender tanto quanto desejo comentar produtos culturais. Pretendo que o blog tenha um fluxo constante de ideias, tanto minhas quanto dos leitores.

Nota do Editor
Mauro Henrique compõe o novo grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)

Julio Daio Borges
4/3/2015 às 12h33

 

busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês