busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Segunda-feira, 22/8/2005
O Conselheiro em Campos: Dia 1
Julio Daio Borges

Vista do La Villette

Anunciei, na Newsletter, que escreveria para vocês direto de Campos do Jordão. Até gostaria, mas a programação foi animadamente exaustiva durante o fim de semana, de modo que não sobrou muito tempo nem energia. Ainda bem. A reportagem deste "festival", em particular, entra atrasada, mas as intenções são as melhores. Em vez de flashes esparsos e atabalhoados, ofereço a vocês um mergulho mais pensado em outra das incomparáveis coberturas on-line do Digestivo Cultural. Enjoy!

* * *

Celso Arnaldo Araujo, JDB e Anice Aun

Tudo começou em 2002, quando conheci a assessoria da Anice Aun, provavelmente motivado por um contato deles, que, a exemplo de tantas outras empresas, encontrou o Digestivo na internet procurando gastronomia e outros quetais. "Eu gosto muito desse nome..." - a própria Anice me confessou no sábado agora - "Digestivo Cultural". Três anos atrás, ela não se lembra, estivemos juntos no Little Italy - à época de um dos herdeiros do Micheluccio -, que abrigava uma exposição do fotógrafo Gladstone Campos. Não havia lido ainda o Churchill e achei o nome estranho.

* * *

Vista do La Villette

Na semana passada - gostou do salto temporal? -, recebo um e-mail convidando para o lançamento do "Calendário Anual da Gastronomia da Montanha 2005" em Campos do Jordão. Imaginei que tivesse alguma coisa a ver com o nosso anúncio da "Era dos Festivais", e com a nossa implícita disposição de realizar coberturas fora de São Paulo. Aceitei o convite na hora (depois de consultar - é claro - a Carol). Na sexta-feira, arrumei animadamente a mala, ao som dos CDs que pretendo tocar no podcast do Digestivo Cultural (não me pergunte quais; é segredo, tá?).

* * *

Julio & Carol

Com a Carol, veterana de Campos, não foi difícil encontrar a pousada. Fizemos o check-in, tomamos o café-da-manhã e - isso a Anice não sabe... - partimos para o nosso momento "Mens sana in corpore sano". Como o primeiro evento, um almoço - com a coletiva e o lançamento do "Roteiro Gastronômico do Queijo e Vinho" -, estava marcado para a uma da tarde, entre onze e meio-dia, saímos para correr em Campos de Jordão. Da pousada, antes de Capivari, atravessando o Centrinho, subindo para além da Holandesa, e voltando junto à linha do trem, num total de uma hora e mais de oitocentas calorias queimadas. Meu recorde. Ufa!

* * *

La Villette

A coletiva seguida de almoço já valeu a viagem. Foi na La Villette, uma pousada do chamado "Roteiro de Charme", cuja diária - posso falar...? - começa a partir de R$ 750. São apenas dez apartamentos. Os hóspedes tomavam seu sol, com uma vista que lembrava a dos Alpes (abstraia comigo agora...), enquanto eu e a Carol éramos apresentados aos demais convidados. Reconheci o Celso Arnaldo Araujo, hoje diretor de redação da Go Where, mas que eu conheci numa coletiva de um filme do Cacá Diegues (ele não me reconheceu...), mais algumas pessoas da imprensa daqui, geralmente ligadas a turismo e gastronomia ("O Conselheiro voltou à toda..."), mais muita gente, óbvio, de Campos do Jordão.

Celso Arnaldo Araujo e JDB

* * *

Minutos antes da coletiva começar, surge o meu amigo Itiberê Muarrek, também conhecido como Ed Peri Peri (mas não espalhem, tá?), num salto, em meio à mulher e ao filho, Raduan, precisado de um bloco de notas, que eu prontamente providenciei, e munido de uma caneta esferográfica. Demorou alguns segundos para me reconhecer... (considere aqui o efeito "Mens sana in corpore sano" - quando nos encontramos, pela última vez, eu estava dez quilos acima). Cheio de novidades sobre a remodelagem do Seu Restaurante, com um projeto secreto debaixo da manga (este segredo eu prometo guardar, Peri Peri), regou-nos igualmente - a mim e à Carol - com suas aventuras sempre mirabolantes (baianas?) nestes dias em Campos.

* * *

Dentro do La Villette

A coletiva foi praticamente conduzida pelo secretário de turismo de Campos do Jordão, Flavio Ventura. Muito me agradou, ao dizer, sem rodeios, que era apolítico, que era empresário do ramo (hoteleiro & gastronômico) e que sua primeira medida foi trazer todas as associações (hoteleiras e gastronômicas) para trabalhar dentro de sua secretaria. A iniciativa, além de ser dele (leia-se da prefeitura), teve apoio de mais vinte restaurantes (e alguns hotéis) e tem como principal objetivo fazer de Campos do Jordão uma cidade movimentada fora do seu mês de pico, julho. Falaram, ainda, que me recordo, Adriana Oliveira e Paulo César da Costa (presidente e vice-presidente da ASSTUR) e Miriam Lobel (coordenadora do Natal na Montanha). Mais detalhes numa Nota futura; num Digestivo futuro.

* * *

Também dentro do La Villette

A feijoada subseqüente foi uma atração à parte. Sentamos à mesa, eu, a Carol e o Itiberê (Peri Peri), com o Celso (sua esposa e filha), que, à essa altura, já havia conversado comigo antes. E revelado um furo jornalístico de primeira... Eu diria "de primeiríssima": a internet é hoje fonte primária de todos os jornalistas. Os mesmos que não saem mais da redação e que não levantam mais informação (nem o traseiro da cadeira). Antes que me escrevam os jornalistas exaltados, vale reforçar que foi ele - Celso - que falou. O mesmo Celso que não lê blog ("me recuso") e que já topou com o Digestivo - adivinhem - no Google. O Celso que tem anos de profissão (atenção: ele é jornalista). "A internet está trazendo de volta o setorista", decretou.

* * *

Um banho de queijos & vinhos...

A noite do primeiro dia fechou eruditíssima com um banho de queijos & vinhos (mais queijos do que vinhos), e uma aula da presidente da Associação Brasileira de Degustadores de Queijos, a carioca Mônica Pessoa, no hotel Home Green Home ("Brisac, se estiver lendo isto, responda se se hospedou nesse local em 1999 [a Carol parece ter se lembrado...]"). Cabra, chabichou, gruyère, reino, appenzeller, parmesão, camembleu... - you name it, todos esses, e mais alguns outros, passaram pelo nosso paladar. Eu joguei a toalha na segunda rodada; a Carol, na terceira; e o Peri Peri - acho - na quarta... O cheesecake encerrou a noitada. Utilizando minha vasta rede de contatos propiciei um encontro entre Ed Peri Peri e Ana Maria Braga (agora depende dela gostar do rapaz...). Em contrapartida, Ed bolou criativas variações sobre o tema do Conselheiro ("Eu gosto muito desse título", confessou o homem por trás da Spaceprod): "O Conselheiro também enche a lata", "O Conselheiro também se excede um bocado", "O Conselheiro não tá mais com essa bola toda". Amanhã tem mais. Dia 2.

* fotos de Ana Carolina Albuquerque

Julio Daio Borges
22/8/2005 às 20h28

 

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês