busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Terça-feira, 17/1/2006
Cinema em Atibaia (V)
Marcelo Miranda

Pernambuco dominou a premiação do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Na cerimônia de encerramento do evento, no último domingo, o estado nordestino ficou com quatro dos oito prêmios distribuídos por um júri formado pelo diretor Hermano Penna, pelas produtoras Eliane Bandeira e Ruth Albuquerque, pelo crítico Luiz Zanin Oricchio e pelo técnico Pedro Pablo Lazzarini. Outros dois foram para São Paulo, um para o Rio Grande do Sul e outro para Minas Gerais.

O grande vencedor do Troféu Sapuari foi Entre Paredes (PE), de Eric Laurence, premiado nas categorias de melhor filme em 35mm e melhor ator (Servílio de Holanda). Já na direção se sobressaiu o gaúcho Gustavo Spolidoro, com Início do Fim. Em 16mm, O Homem da Mata (PE), de Antônio de Souza Leão, ficou na frente, assim como a animação Bequadro, do mineiro Simon Pedro Brethé, na categoria de vídeo. Nany di Lima foi a melhor atriz pelo papel da senhora de meia-idade em Eu Te Darei o Céu (SP), e Curupira (SP) teve reconhecida a fotografia de Marcelo Durst. Houve ainda o Prêmio Especial do Júri para o documentário Mais um Domingo (PE), de Daniel de Barros.

Início do Fim
Início do Fim: melhor direção para Gustavo Spolidoro

No geral, o júri acertou mais do que errou. A disputa no formato 35mm estava entre A Hora do Galo, Da Janela do Meu Quarto, O Mundo é Uma Cabeça, Vinil Verde e o que acabou levando, Entre Paredes. É um filme excelente, que capta com categoria o crescente enlouquecimento de um homem rural tomado pelo ciúme e pela vontade louca de não "entregar" a mulher ao mundo. Há ressalvas sobre o exagero da montagem, que insiste em cortes rápidos para tentar transmitir o estado mental do protagonista (quando às vezes uma cena mais parada pode soar intensamente mais eficiente), mas ainda assim o diretor Laurence consegue resultado notável. O mesmo vale para Servílio de Holanda, prêmio de ator, perfeito na encarnação do bruto que, acima de qualquer outra coisa, apenas quer conservar perto dele aquilo que mais ama.

Gritante no resultado final em 35mm foi a não premiação do já mítico Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho. Seria algo perdoável para o júri, não fosse o troféu meio que inexplicável para Spolidoro pela direção de Início do Fim. Pode até ser que os jurados quiseram reconhecer o experimento de Spolidoro em colocar um homem parado às voltas com algo parecido com o fim do mundo, mas é difícil achar a produção melhor do que a ironia, o humor negro e o estilo todo particular e autoral do filme de Kleber Mendonça, fábula infantil de horror que assusta e diverte platéias por onde é exibida. Se Entre Paredes iria ficar com o prêmio principal, que a melhor direção fosse para Vinil Verde, fazendo justiça a dois dos trabalhos mais indispensáveis exibidos nesta categoria em Atibaia.

Ao menos em vídeo e 16mm, não havia muito para onde correr. No primeiro caso, Bequadros só disputava para valer com o incrível documentário Bitola Cabeça Super 8 - talvez ainda sobrasse "espaço" na briga para Entretecidas e Mais um Domingo, este que acabou pegando prêmio especial. Já no 16mm, era barbada disparada: não havia concorrente de peso para o delicioso O Homem da Mata, ode assumida à cultura popular e a uma figura do povo (o canavieiro José Borba) fundamental para o sucesso do projeto.

Eu te Darei o Céu
Eu te Darei o Céu: melhor atriz para Nany di Lima


Em quatro dias de exibições de curtas, longas e vídeos, o Festival de Atibaia teve público estimado em seis mil espectadores, com todas as sessões lotadas no Centro de Convenções (capacidade para 450 pessoas) e na Praça da Matriz (público passando de 300). Os ganhadores nas três categorias da Mostra Competitiva levaram, além do troféu, prêmios em dinheiro, aluguel de equipamentos e a oportunidade de exibirem seus trabalhos no Festival de Contis (França), parceiro do evento em Atibaia.

A pequena cidade de 120 mil habitantes e próxima a São Paulo termina seu primeiro festival de cinema com fôlego para uma nova edição em 2007, visto o interesse da população de dentro e fora do município e de vários veículos de comunicação. Se bem trabalhada, a proposta de ser vitrine para "o melhor dos melhores" curtas exibidos no Brasil no ano anterior tem potencial para ir longe.

Mais sobre o assunto, numa coluna em breve, aqui mesmo no Digestivo.

Para ir além

Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV

Marcelo Miranda
17/1/2006 às 10h10

 

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês