Cinema em Atibaia (IV) | Digestivo Cultural

busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Poesia e inspiração
>>> Painel entalhado em pranchas de cedro *VÍDEO*
>>> 21 de Novembro #digestivo10anos
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Bem longe
>>> O centenário de Mario Quintana, o poeta passarinho
>>> Orgulho e preconceito, de Jane Austen
>>> Bem longe
Mais Recentes
>>> A Psicanálise Dos Contos De Fadas de Bruno Bettelheim pela Paz & Terra (2017)
>>> Teaching By Principles: An Interactive Approach To Language Pedagogy de H. Douglas Brown pela Regents (1994)
>>> Liberte-Se Da Ansiedade de Severino Barbosa pela Eme (2013)
>>> Com Que Roupa?: Guia Prático De Moda Sustentável de Giovanna Nader pela Paralela (2021)
>>> Introdução À Programação Neurolingüística. Como Entender E Influenciar As Pessoas de Joseph O'connor pela Summus
>>> Livro Auto Ajuda Crianças Francesas Comem de Tudo de Karen Le Billon; Renato Marques de Oliveira pela Alaúde (2013)
>>> The Well - Macmillan Readers Starter Level de Clare Harris pela Macmillan Readers (2010)
>>> Ano Em Que Disse Sim, O de Shonda Rhimes pela Bestseller (2017)
>>> O Profeta de Khalil Gibran pela L&Pm Pocket (2005)
>>> Livro Fundamentos Em Fonoaudiologia de Marcia Goldfeld pela Guanabara (1998)
>>> O, Líder Coach de Rhandy Di Stéfano pela Qualitymark
>>> Proteja Seu Coração de Dr. Bussade pela Paulinas (1997)
>>> Livro Psicologia Crianças Francesas Não Fazem Manha de Pamela Druckerman pela Fontanar (2013)
>>> Fricções Históricas de Alexandre Mury pela Sesc (2015)
>>> Compromisso com a Educação - humanismo, Paixão e Êxito de Geraldo Magela Teixeira pela Veredas & Cenários (2008)
>>> The Adventures of Tom Sawyer - Macmillan Readers Beginner Level de Mark Twain pela Macmillan Readers (2016)
>>> Ten Thousand Sorrows de Elizabeth Kim pela Doubleday (2000)
>>> Dimensões Da Verdade de Divaldo Franco pela Leal (2000)
>>> Anjos Cabalísticos de Monica Buonfiglio pela Rodar (1993)
>>> Livro Literatura Estrangeira Box O Que Resta de Nós de Virginie Grimaldi pela Gutenberg (2023)
>>> Ame-se E Cure Sua Vida de Louise L. Hay pela BestSeller (1990)
>>> Geracao De Valor: Compartilhando Inspiracao de Flavio Augusto Da Silva pela Sextante (2014)
>>> Linguagem do Corpo 1: Aprenda a Ouvi-lo para uma Vida Saudável de Cristina Cairo pela Mercuryo (2001)
>>> TDP - Trabalho Dirigido De Psicologia de Mário Parisi pela Saraiva (1983)
>>> Livro Pedagogia Disciplina Positiva de Jane Nelsen pela Manole (2015)
BLOG >>> Posts

Domingo, 15/1/2006
Cinema em Atibaia (IV)
+ de 3200 Acessos

O terceiro dia da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual - a última leva de filmes exibidos antes do encerramento hoje - foi menos impactante e memorável que a do dia anterior, mas manteve bom nível. Se na sexta-feira havia a temática predominante da exclusão, no sábado a seleção privilegiou trabalhos voltados ao humor e ao deboche. Interessante que, dentro de um tipo de cinema razoavelmente complicado de ser bem sucedido (as imposições vão desde o timing para a graça até a reação do público, termômetro mais fundamental do sucesso de algo nessa linha), a mostra contou com os dois extremos - produções muito engraçadas e inteligentes contra outras detestáveis.

A ovação (merecida) da noite foi da animação Bequadro, do mineiro Simon Pedro Brethé. Numa simples brincadeira com notas musicais, o diretor realiza projeto de grande criatividade e, claro, muito, mas muito engraçado. Se já era sensacional até o desfecho, torna-se genial com os "erros de gravação". Promissor saber que Simon Pedro pretende fazer duas "continuações" do vídeo, formando uma trilogia das notas musicais. A ser aguardado ansiosamente.

Por outro lado, os outros dois vídeos ficaram para trás. Curupira, de Fábio Mendonça e Guilherme Ramalho, é pequena bomba de mau gosto, com uma criatura feita em digital (que tem rosto idêntico ao de George W. Bush, acredite se quiser...) e cenas de vísceras animais num projeto teoricamente voltado para crianças. A cena de abertura, apesar de visualmente confusa, até instiga, mas fica apenas nisso. Uma Homenagem a Aluísio Netto, de André Novais Oliveira, tem premissa animadora: brinca com a ficção de que o personagem-título era um cineasta mineiro cujos filmes foram modificados pela ditadura stalinista (!) e nos apresenta duas versões de um curta-metragem do tal Aluísio - um original, outro "revolucionário". Se o primeiro brinca brilhantemente com o melodrama mais exacerbado, o segundo cai num simplismo e previsibilidade que colocam a perder toda a idéia. O vídeo simplesmente perde a graça, já que André Novais não consegue arrancar humor das tais falas stalinistas, como se já estivesse suficientemente satisfeito com a mera idéia inicial. Uma pena.

Nos curtas em 16mm, houve ao menos um equívoco absoluto e outro que é um dos melhores filmes de todo o festival. O equívoco é Macacos me Mordam, de Érico Cassaré, tentativa terrível de brincar com uma "estética Trapalhões" (termo usado pela colega crítica Liciane Mamede, que escreve na Cinequanon) junto a referências ao próprio cinema, em especial a Stanley Kubrick. Heresia total, já que o filme não consegue criar um único momento genuíno de humor, os atores tentam entrar no espírito da proposta, mas apenas se perdem na falta de talento, e a pretensa metalinguagem cai no vazio. Verdadeiro mico - o que é oportuno de ser dito, já que um dos personagens principais é um macaquinho em forma de animação.

Por sua vez, O Homem da Mata, de Antonio de Souza Leão, é mistura sensacional de documentário e ficção, partindo da história do canavieiro José Borba, transformado em super-herói e assumindo a identidade de Jack, o vingador. Essa figura sai pelo nordeste defendendo os trabalhadores rurais das maldades e vilanias, em seqüências antológicas - destaque para a "selvagem" batalha de Borba contra Simião Martiniano, mítico cineasta pernambucano famoso por realizar seus filmes com recursos ínfimos e vendê-los em camelô. O Homem da Mata, como explicitado no final, é uma grande ode à cultura popular e à espontaneidade do fazer cinema - o filme inicialmente seria apenas o registro da vida do canavieiro, mas ele próprio sugeriu que se colocasse "mais ação", e o diretor apostou no feeling do trabalhador. Se deu muito bem.

O Homem da Mata
O Homem da Mata, de Antônio de Souza Leão

Outro destaque em 16mm, Curta-Metragem Metalingüístico de Baixo Orçamento ou Aceita Mais Café, de Byron O'Neall, prima pela proposta criativa de brincar com a metalinguagem num roteiro cheio de bons momentos e com sacadas muito bem colocadas - como o instante em que a enfermeira pede ao público que vote no filme caso ele esteja sendo exibido num festival com júri popular. Já Dalva, de Caroline Leone, Quando Jorge foi à Guerra, de Tadão Miaqui, e o expressionista Noturno, de Daniel Salaroli, apenas pontuaram a noite, com vantagem para este último, exercício rápido e visual com a presença sinistra de um palhaço meio sonâmbulo.

Na mostra de 35mm, que fechou as exibições, Entre Paredes, de Eric Laurence, se mostrou belo filme sobre a crescente angústia de um homem suspeitando de traição por parte da esposa, o que o torna cada vez mais angustiado, enlouquecido e enfurecido. Se por um lado a direção e o encaminhamento da narrativa explicitam os sentimentos de exacerbação e extremismo do protagonista, através da câmera nervosa, dos impressionantes efeitos sonoros e da interpretação de Servílio de Holanda, o filme pode ser questionado por certo virtuosismo na forma de captar imagens e pela estética videocliptíca de "superprodução". Outro que divide opiniões é Início do Fim, de Gustavo Spolidoro: numa única cena, senhor de idade fica parado enquanto tudo à sua volta desaba. Pode ser uma grande metáfora da entrega do homem aos anseios do mundo e à natureza cruel do universo ou simplesmente um curta completamente inócuo e sem razão de existir - com leve tendência para a segunda opção...

Entre Paredes
Entre Paredes, de Eric Laurence

Rap, o Canto da Ceilândia, de Adirley Queiroz, é documentário sobre moradores de Ceilândia (cidade-satélite de Brasília) que, relegados à periferia, se expressam através de um ritmo musical que lhes permite pôr às claras sentimentos de revolta e ressentimento com o preconceito da elite. Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Victor Hugo Borges, encantou o público, na animação que mistura stop-motion com desenho tradicional e brinca com o imaginário infantil regado a monstros, lendas e medos. Há, aqui, um paralelo meio distante, porém insistentemente presente, com Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, filme apresentado anteontem e sempre transformado numa sensação por onde é exibido.

Ainda hoje, às 20h, acontece a premiação do Festival de Atibaia. Será a definição de quais filmes, dentre todos os exibidos e já devidamente reconhecidos em outros eventos de cinema ao longo de 2005, serão agraciados como sendo "os melhores dos melhores". Enquanto isso, estará sendo apresentado na Praça da Matriz a ótima comédia Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg, às 21h.

Depois eu volto com os vencedores do festival. Até lá.

Para ir além

Parte I
Parte II
Parte III


Postado por Marcelo Miranda
Em 15/1/2006 às 11h23

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Have Yourself A Merry Little Christmas de Julio Daio Borges
02. Um convite a Xavier Zubiri de Celso A. Uequed Pitol
03. Como ser feliz no trabalho de Julio Daio Borges
04. Prêmio Portugal Telecom 2007 de Rafael Rodrigues
05. Fatwa de Alexandre Soares Silva


Mais Marcelo Miranda no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Metropoles Cidadania e Qualidade de Vida
Júlia Falivene Alves
Moderna
(1992)



Peru antigo
Maria Longhena
Folio



Dublinenses
James Joyce
Biblioteca Folha
(2003)



Manual da Família Saudável
Dr. Durval Mendonça Pereira
Do Autor



151 Ideias rápidas para conseguir novos clientes
Jerry R. Wilson
Jardim dos livros
(2014)



Real English: Vocabulário, gramática e funções a partir de textos ingleses C/CD áudio
Mark Guy Nash e Willians Ramos Ferreira
Disal
(2010)



Pai Rico - Histórias de Sucesso
Robert Kiyosaki
Alta Books
(2018)



Steiner II das Eiserne Kreuz
Robert Warden
Wilhelm Goldmann V Erlag
(1981)



Máximas de um País Mínimo
Reinaldo Azevedo
Record
(2009)



Kit Licões Bíblicas: Trimestres 2, 3 e 4 de 2017
Assembleia de Deus
Casa Publicadora
(2017)





busca | avançada
105 mil/dia
2,0 milhão/mês