Uma Santa História | Blog de Expedito Aníbal de Castro

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
>>> Parei de fumar
>>> Tem café?
>>> Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
>>> Entre os novos autores, uma artista
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
Mais Recentes
>>> O tao e o t'ai chi kung de Robert C. Sohn pela Pensamento
>>> Harpas Eternas - Vol. 1 (11º edição) de Josefa Rosalia L. Alvarez pela Pensamento (2010)
>>> Os vingadores - a chegada dos vingadores e a vingança de Ultron de Kurt Busiek - George Perez pela Panini Comics - Salvat (2014)
>>> Introdução a mecânica quântica de Hrebert A Pohl pela Edgard Blucher (1971)
>>> Os Lusiadas Em Quadrinhos - serie classicos em HQ (11º reimpressão) de Fido Nesti pela Peiropolis (2018)
>>> Requiem For A Nun (modern Classics) de William Faulkner pela Penguin (1982)
>>> Metalografia dos Produtos Siderugicos Comuns de Hubertus Colpaert pela Colpaert (2025)
>>> Thelma O Unicornio de Aaron Blabey pela Nanabooks (2021)
>>> Distribuição De Renda: Medidas De Desigualdade E Pobreza de Rodolfo Hoffmann pela Edusp (1998)
>>> Conversa Com Gestores De Acoes Brasileiros de Luciana Seabra pela Empicurus (2016)
>>> O Dilema de John Grisham pela Rocco (2015)
>>> Coleções e Expedições Vigiadas de Luís Donisete Benzi Grupioni pela Anpocs (1998)
>>> L'étranger de Albert Camus pela Gallimard (2003)
>>> Cinematographic theory and new dimensions in ethnographic film de Paulo Hockings/ Yasuhiro Omori pela NaTional Museum of Ethnology (1988)
>>> Toque Quântico 2.0 O Novo Homem. Descoberta E Formação de Wickhorst Vickie pela Madras (2015)
>>> O Método de Phil Stutz E Barry Michels pela Goodmi (2023)
>>> Tornar-se Pessoa de Carl R. Rogers pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> O Cérebro De Buda de Rick Hanson pela Alaúde (2012)
>>> Vida E Poesia De Olavo Bilac de Fernando Jorge pela Novo Século (2007)
>>> O Poder Da Resiliência de Rick Hanson/ Forrest t Hanson pela Sextante / Gmt (2019)
>>> Pensamentos Que Ajudam: Inspirações De Paz, Saúde E Felicidade Para A Sua Vida de José Carlos De Lucca pela Intelitera (2016)
>>> Questões do Coração de Emily Giffin pela Novo Conceito (2011)
>>> A Revolução Francesa Contra a Igreja da razão aos Ser Supremo de Michel Vovelle pela Jorge Zahar (1988)
>>> Como Dizer Tudo Em Espanhol de Ron Martinez pela Campus (2001)
>>> Pensando a Revolução Francesa de François Furet pela Paz E Terra (1989)
BLOGS >>> Posts

Sábado, 7/11/2015
Uma Santa História
Expedito Aníbal de Castro
+ de 4900 Acessos

Roma fervilhava. Saíra de uma série de vitórias importantíssimas para seu projeto de expansão. Milhares de estrangeiros foram feitos escravos. O Coliseu e o Circo Máximo dificilmente passavam algum dia sem espetáculos. Ali se defrontavam, até a morte, escravos gladiadores entre si ou contra as feras mais bem treinadas do império. A populaça vivia a pão e circo e gostava dessa maneira de viver. Própria de espíritos pobres cujo simples viver já lhes era suficiente.

Mas havia outros tipos de escravos, capacitados para trabalhos mais especializados e importantes. Tanto os escravos médicos quanto as escravas babás conseguiam, muitas vezes, ter bastante influência sobre a família, inclusive sobre a educação das crianças a seus cuidados. Essas crianças surpreenderiam, muitas vezes, pela qualidade da educação recebida. Talvez tenha sido assim que uma menina da mais alta estirpe da gens romana tenha sido educada.

Tudo indica que a escrava que a educou havia se convertido ao cristianismo. Paulatinamente essa escrava foi transmitindo, à menina, todos os ensinamentos recebidos nas reuniões dos cristãos. Esse trabalho educativo encontrou solo fértil no coração da criança que crescia em bondade, caridade, amor ao próximo e à família e muito respeito aos mais velhos.

Anos após, no lugar da criança, havia uma linda mulher. Recatada e admirada por todos que a conheciam, seus pais a destinaram a um casamento com um rapaz, também de alta estirpe, sem jamais imaginarem que, no coração, ela havia se destinado somente para Deus. Seus pais, assim como seu noivo, eram pagãos e acreditavam que ela também.

A jovem se debatia entre vários temores: não ter confessado já, aos pais e ao noivo, sua religião; eles nunca iriam entendê-la; não ter tido, perante sua fé, a coragem de fazê-lo, enquanto dezenas de irmãos davam a vida, diariamente, somente por ter tido a coragem de confessar sua nova crença. Ela se sentia pequena e fútil diante daqueles mártires que apregoavam a nova fé. Seu coração dizia que ainda chegaria sua vez, mas ela desacreditava de sua coragem.

Chegou o tão "sonhado" dia do casamento. Foram três dias de festa: cantores, bailarinas, palhaços, muito vinho e muita carne. A multidão convidada modificava o odor costumeiramente puro daquela residência sempre voltada para a quietude. Durante a festa o casal, como costumeiramente se fazia, tinha que agradecer, a cada convidado, a presença e o presente recebido. Ela sorria para todos, mas, interiormente, sentia-se mal diante daquela festa pagã e a achava desnecessária, pois muitos eram os que precisavam de ajuda.

Finalmente ela ficou a sós e cara a cara com o marido. A coragem lhe veio de uma forma intensa; as palavras saiam-lhe da boca de forma macia, leve, mas com um poder de convencimento extraordinário. Contou tudo. Sua infância, o amor dedicado ao Cristo e ao próximo e sua promessa de virgindade, de pureza, de castidade. Cecília fitou, então, fixamente, Valeriano. Aguardava com extrema ansiedade as palavras que lhe seriam dirigidas. Valeriano caiu por terra e chorou. Não um choro de decepção, de ter sido traído, mas um choro de alegria, de quem conheceu a Verdade naquele momento, de quem agora sabia, sim, que podia existir amor, perdão, caridade e tantos outros sentimentos puros na fé de Cristo. Abraçou Cecília e correu para a residência de Urbano, bispo de Roma.

Meses mais tarde, quando já havia passado o período ao qual chamamos lua de mel, um irmão de Valeriano, Tibúrcio, foi visitar o casal. Surpreendeu-se com a organização, com a limpeza, com a alegria do casal mas, acima de tudo, com um leve odor que se sentia por toda a residência. Indagou, então, de onde provinha esse odor que o inebriava. O casal respondeu que o amor, a união, a fé em Cristo proporcionava aquele odor surpreendente. Tibúrcio também chorou o choro da conversão e, igualmente a Valeriano, correu para a residência de Urbano.

A partir daí os três se uniram com um objetivo único: difundir a fé cristã e cuidar de seus semelhantes. A residência, em pouco tempo, estava repleta de pessoas doentes às quais eram dadas atenção médica e alimentação. O movimento se tornou tão intenso que chamou a atenção das autoridades. Como representantes da gens Caecilia e da gens Valerii agiam daquela maneira? Perguntavam-se todos. Os três, apesar de pertencerem a famílias antigas que haviam fornecido senadores e generais para Roma, foram presos.

Tibúrcio foi o primeiro a ser interrogado. Indagado se fazia parte da "seita" cristã, informou que sim. Renegava os deuses pagãos, o Imperador Deus, e os deuses familiares? Tibúrcio respondeu que sim e que somente adorava o Deus cristão. Foi-lhe dada a oportunidade de voltar atrás, mas ele continuou dando as mesmas respostas. Foram-lhe aplicadas quarenta e nove chibatadas. Novamente ele confirmou sua fé em Cristo. O carrasco foi, então, incumbido de sua execução. Sua cabeça rolou ao golpe da espada.

Valeriano foi supliciado em seguida. As mesmas perguntas, as mesmas respostas, as mesmas chibatadas. Daniel-Rops, da Academia Francesa, em A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires assim escreve: E a sua atitude é tão heróica e a sua fé tão exuberante que o rude soldado incumbido de os levar ao suplício, chamado Máximo, segue-lhes o exemplo e converte-se. Valeriano é, então, executado pela espada. Em seguida Máximo também é executado de uma forma bem mais brutal: golpes com um chicote revestido de chumbo.

À Cecília é permitido levar os três corpos e sepultá-los conforme o costume cristão. Logo após ela é novamente presa e interrogada.Mesmas respostas. Cecília é levada, então, ao caldarium, espécie de sauna extremamente aquecida, para morrer sufocada. Vinte e quatro horas após, quando a porta é aberta, encontram a mártir num ambiente de agradável frescor, orando e louvando a Deus. Cecília é conduzida, então, ao cadafalso onde será executada com golpe de cutelo. O carrasco golpeia a primeira vez e erra; golpeia a segunda vez e acerta em parte; golpeia a terceira vez e erra novamente. Cecília, com o pescoço meio decepado, ainda tem forças de conformar aqueles a quem ajudara tanto.

Segundo Daniel-Rops, em 1599 foi encontrada uma placa com o nome da Santa ao lado de um corpo decapitado. Em 1905 foi encontrado, debaixo da Igreja de Santa Cecília, no Trastevere, o "caldarium" onde a Santa fora deixada para morrer sufocada.


Postado por Expedito Aníbal de Castro
Em 7/11/2015 às 10h28

Mais Blog de Expedito Aníbal de Castro
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cumprimento das Decisões Arbitrais
Asdrubal Franco Nascimbeni
Lumen Juris
(2019)



Coração Envenenado
S. B Hayes
Bertrand Brasil
(2014)



Livro Literatura Estrangeira O Vermelho e o Negro Volume 23
Stendhal
Abril Cultural
(1971)



Conhece-te Através das Cores (pôster Incluso)
Marie Louise Lacy
Pensamento
(1991)



Mundo Sem Fim
Ken Follett
Rocco
(2008)



Origens de Roma
Raymond Bloch
Verbo



A Anti-História das Mensagens Co-Piadas
Luciano dos Anjos
Leymarie
(2006)



O Direito de Bem Nascer
José Olavo Mourão Alves Pinto
Do Autor
(2013)



Bíblia, Sincretismo e Magia (revista de Cultura Bíblica Nº 33-34)
J. E. M. Terra S. J. (coordenador)
Edições Loyola
(1985)



Mastering Foreign Exchange and Money Markets :with Simulation Software
Paul Roth
Financial Times
(1996)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês