Dicas para você aparecer no Google | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
46027 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Exposição sobre direito das mulheres à cidade ocupa o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
>>> A Quatro Vozes canta o Clube da Esquina em Guararema pela Caravana Sotaques do Brasil
>>> Série para TV retrata o trabalho da Pecuária brasileira
>>> Na’amat promove espetáculo musical beneficente baseado em ‘Aladdin’
>>> Concertos gratuitos levam obras de Mozart e Schumann para a população em outubro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
>>> Eric Santos sobre Lean Startup (2011)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Jon Udell’s Interviews With Innovators
>>> Sim-me-drogo-sou-fútil-rica-e-escrevo-blogs
>>> Literatura de entretenimento e leitura no Brasil
>>> Querem proibir as palavras
>>> Blogo, logo existo
>>> O cinema de Weerasethakul
>>> A política brasileira perdeu a agenda
>>> Lady Gaga, uma aula do pastiche
>>> História (não só) de livraria
Mais Recentes
>>> Livro de Bolso Astronomia Uma Nova História do Tempo Pocetk Ouro de Stephen Hawking; Leonard Mlodinow pela Pocket Ouro (2008)
>>> Recherches sur le suffixe. de Xavier Mignot pela Klincksieck. (2000)
>>> Saúde Bucal de Márcia Regina Cardoso Torres, Mára Torres pela Senac (2014)
>>> Dina Sfat Palmas pra que te Quero de Dina Sfat e Mara Caballero pela Nordica (1988)
>>> Fodeu Geral 485 de Mark Manson pela Intrínseca (2019)
>>> Livro Filosofia O Pensamento Vivo de Sartre de Marcelo Whately Paiva pela Martin Claret
>>> Pantanal de Valdemir Cunha pela Dba (2012)
>>> Livro Artes A Pintura Como Arte de Richard Wollhem pela Cosac e Naify (2002)
>>> Viver Para Contar de Gabriel García Márquez pela Record (2005)
>>> Acolhendo A Pessoa Amada de Stephen e Ondrea Levine pela Mandarim (1996)
>>> Confeitaria colombo: sabores de uma cidade de Renato Freire; Antonio Edmilson Martins Rodrigues pela Janeiro (2014)
>>> O Poder do Hábito de Charles Duhigg pela Objetiva (2012)
>>> Livro Religião Eunucos pelo Reino de Deus Mulheres, Sexualidade e a Igreja Católica de Uta Ranke Heinemann pela Rosa dos Tempos (1996)
>>> O Poder dos Quietos de Susan Cain pela Agir (2012)
>>> Família Acolhedora de Jane Valente pela Paulus (2014)
>>> Livro Comunicação Idade Mídia A Comunicação Reinventada na Escola de Alexandre Le Voci Sayad pela Aleph (2011)
>>> Documentos históricos do Brasil de Arno Wehling; Pesquisa por: Ana Maria Moura; Maria Pia Beaklini Baffa; Marilene Silva pela Lacerda (2023)
>>> Impérios em ascenção de Vários pela Abril Livros (1991)
>>> A Semente da Vitória de Nuno Cobra pela Senac (2011)
>>> Livro Comportamento Feminino e Masculino Uma Nova Consciência para o Encontro das Diferenças de Rose Marie Muraro e leonardo Boff pela Sextante (2002)
>>> Técnicas de Imobilização do Taekwondo de Dr. Tony Kemerly, Steve Snyder pela Madras (2011)
>>> O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota de Olavo de Carvalho pela Record (2014)
>>> Um milhão de borboletas de Edward Van de Vendel; Carll Cneut pela Cosac & Naify (2014)
>>> Manual do Conciliador e do Juiz Leigo - Juizados Especiais Cíveis - Doutrina e Prática de Luiz Claudio Silva, Nagib Slaibi Filho, William Douglas pela Impetus (2006)
>>> Manual de História dos Sistemas Jurídicos de Cristiano Carrilho pela Campus (2009)
COLUNAS >>> Especial Google

Quinta-feira, 9/3/2006
Dicas para você aparecer no Google
Adriana Baggio
+ de 60400 Acessos
+ 26 Comentário(s)

Você é daquelas pessoas que gostam de aparecer? Você adiciona desconhecidos só para ter mais amigos no Orkut? Você fica mandando scraps para os outros só para que eles respondam e aumentem a quantidade de recados no seu perfil? Você participa de todos os fóruns e comentários para ficar conhecido na rede? Você força a barra para seus amigos visitarem seu blog? Você é uma empresa e quer usar a internet para melhorar sua imagem ou suas vendas?

Se respondeu "siiiiiimmmmmm" a pelo menos uma destas questões, então você também está preocupado em aparecer no Google.

O Google é o maior e mais eficiente sistema de buscas da internet. Seu ranking de resultados está baseado na relevância, de acordo com os termos que você digitou no campo "pesquisa". Então, pense cá comigo: se os primeiros resultados são os mais relevantes, significa que estar no alto da página de pesquisa do Google é o equivalente internético de aparecer na TV Globo. Entre as milhares de notícias de todos os dias, ganham espaço somente aquelas que a emissora considera "relevantes" para seu público.

Usar estratégias para ser encontrado pelo Google é como fazer cartazes usando palavras-chave para conseguir ser filmado pela TV durante uma transmissão de jogo de futebol. Se você escreve palavras que são importantes para a emissora, suas chances de ser focado pela câmera são bem maiores (por isso que as pessoas colocam nos cartazes a logomarca da emissora ou o nome do "Galvão"). Se o seu cartaz tiver apenas "mamãe, olha eu aqui", vai ficar mais difícil.

Por conta dessa classificação por relevância, o Google acaba funcionando como um atestado de credibilidade. Para ser alguém na vida da rede, é preciso aparecer no sistema de busca. E assim como as pessoas aprenderam a escrever determinadas palavras nos cartazes para aparecerem na televisão, hoje existem diversas técnicas que auxiliam um site ou alguém a aparecer no Google. De preferência, entre os primeiros resultados.

Não sou nenhuma especialista em internet, muito menos em sistemas de busca, mas aprendi alguns truquezinhos que posso compartilhar (e se eu falar alguma bobagem, alguém me corrija, por favor). Digamos que você tenha um blog e deseje que ele seja listado no Google. O primeiro passo é fazer com que outros sites tenham links para seu blog. Sabe por quê? Porque o sistema de relevância do Google considera mais importantes aqueles sites que são citados por outros. Portanto, se você tem um blog que não é lincado em nenhum outro lugar da rede, você nunca vai aparecer no Google. Estará condenado ao ostracismo virtual.

Mas, como fazer para seu blog ser lincado em outros sites, sem ter que arriscar sua dignidade implorando isso aos amigos? Crie um segundo blog! Assim, em cada um deles você coloca um link para o outro. Porém, esse é apenas o primeiro passo. Para subir na lista do Google, é preciso estar lincado a várias páginas, não em apenas uma. E aí, ao invés de criar mais um monte de blogs "fantasmas", é melhor caprichar no conteúdo do original e tentar despertar para ele a atenção de outras pessoas na rede.

Apesar da importância de se estar presente em outros sites, não é apenas isso que torna o seu espaço mais popular na lista do buscador. Ainda considerando a relevância, é preciso que o conteúdo seja coerente. Um site sobre vinhos, por exemplo, vai estar melhor colocado na relação se o nome, a descrição do site e o conteúdo dele forem integrados, "falem" a mesma língua e sobre o mesmo assunto.

E assim, chegamos à questão do conteúdo. A escolha das palavras certas que levam um site a ser bem colocado no Google é tão importante que virou até disciplina de marketing. Assim como existe marketing de relacionamento, marketing viral, endomarketing e outros, também existe o search marketing.

Um exemplo bem superficial de utilização desta ferramenta é: descobrir quais palavras devem estar no texto do seu site para que ele apareça quando determinados termos forem digitadas na caixa de pesquisa. Se um site especializado na programação cultural da cidade descobre que as pessoas fazem a busca das atrações através da expressão "peças de teatro", é importante que o texto do site contenha essa expressão. Assim, a combinação entre vários links para sua página e conteúdo relevante vai fazer com que a colocação do seu site no Google seja cada vez melhor.

Essas informações valem para quem quer aparecer no site de busca, mas também para aqueles que desejam obter melhores resultados nas suas pesquisas. Se você sabe como o Google funciona, pode navegar melhor pelos sites listados. O primeiro site da lista pode ser o mais relevante segundo os critérios do Google, mas não segundo os seus. Portanto, talvez valha a pena dar uma olhadinha nos últimos colocados da pesquisa.

Para que os objetivos de busca do Google coincidam com os seus, é importante que você escolha as palavras certas para colocar no campo de pesquisa. Um exemplo bem atual: digamos que você deseje achar referências sobre alguém que se chame "Katilce", mas que não tenha nada a ver com felizarda que ganhou um selinho do Bono Vox no show do U2 no Morumbi. Se você digitar somente "Katilce", vão aparecer milhares de páginas com referências à bancária de Volta Redonda. Então, o melhor é você colocar o nome e um sinalzinho de menos (-) antes de "U2". A pesquisa só vai mostrar as "Katilces" que não tenham relação com o show, e daí talvez você encontre a sua (se você não sabe do que estou falando, acompanhe um pouco da história no Blue Bus).

Já os interessados na celebridade instantânea, se fizerem uma busca sobre ela, talvez acabem caindo aqui no texto. Essa "armadilha" é para exemplificar as dicas ali de cima. O Digestivo é um site altamente lincado. Juntando isso às palavras que eu escolhi (Katilce, U2, selinho, Bono Vox - as mais representativas do acontecimento), é muito provável que este texto apareça bem colocado no Google quando alguém pesquisar sobre a moça.

O Google é mais conhecido pelo buscador, mas suas outras ferramentas (Gmail e Google Earth, por exemplo) também são inovadoras e estão provocando uma revolução nos hábitos das pessoas e na forma de fazer publicidade (veja aqui neste fotolog como as empresas que anunciam em telhados ganham mais visibilidade por causa do Google Earth - mais uma dica do Blue Bus). Apesar de tudo, não passam disto: ferramentas. A melhor utilização de cada uma delas, inclusive do buscador, depende muito mais do cérebro humano do que da tecnologia do software.

E um outro alerta, que pode parecer óbvio: por mais que a gente compare o Google a um oráculo e que estar lá signifique algum tipo de credibilidade, é preciso lembrar que nem tudo que está na rede presta, e nem tudo é verdade. Por isso, a busca na internet só está completa depois que os resultados passam por um filtro muito mais poderoso: o do seu discernimento.


Adriana Baggio
Curitiba, 9/3/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Notas confessionais de um angustiado (III) de Cassionei Niches Petry
02. A guerra dos tronos de Gian Danton
03. O que faz de um livro um clássico de Marcelo Spalding
04. Carandiru, do livro para as telas do cinema de Clarissa Kuschnir


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2006
01. Dicas para você aparecer no Google - 9/3/2006
02. Cruzeiro marítimo: um espetáculo meio mambembe - 23/2/2006
03. Eles vão invadir seu Orkut! - 9/2/2006
04. O amor e as mulheres pelas letras de Carpinejar - 20/7/2006
05. Breve reflexão cultural sobre gaúchos e lagostas - 12/1/2006


Mais Especial Google
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/3/2006
09h21min
Excelente texto. Parabens!
[Leia outros Comentários de Maysa]
20/3/2006
13h02min
Claro, adorei o texto super diferente e bem humorado. Vou repassar pra turma. Bem legal esta do DC de colocar sites dos leitores. Quando criar meu blog, anuncio... rs. Fique com o beijo da amiga do DF e até mais ver.
[Leia outros Comentários de Gisele Lemper]
24/3/2006
17h39min
Estou seguindo seu conselho: vamos ver se esta mensagem ajuda meu blog a aparecer no google. Valeu, bjs.
[Leia outros Comentários de Gisela Cesario]
24/3/2006
21h54min
Muito boa a dica do blog "espelho". Não sabia que esse é um critério do Google... Serve também como parâmetro de desempenho dos serviços de hospedagem e avaliação de tráfego.
[Leia outros Comentários de Homem No Espaço]
30/3/2006
12h49min
Simplesmente SENSSACIONAL!!! Claro, simples e objetivo o artigo. Vai me ajudar bastante a "expor" mais o site da minha empresa! Um abraço.
[Leia outros Comentários de J. Perdigao]
2/4/2006
12h50min
Meu site eh relacionado a Download via P2M e os arquivos sao TvRips (Ripados). Entao eu tenho que fazer inumeras parcerias com blogs ou outros sites, e colocar na minha HOME o q seja mais digitado nas buscas como "P2M" ou "TvRips". So' isso?
[Leia outros Comentários de Julio]
8/9/2006
10h25min
Adriana, uma coisa que você deixou de ressaltar foi o que um dos critérios de busca importantes, atualmente, é o da qualidade dos links. Na verdade, muito mais importante do que o da quantidade. Você mencionou isso, mas muito "en passant", quando citou o caso do Digestivo. Por qualidade do link (do link! qualidade do conteúdo é outra coisa...) quero dizer o número de páginas altamente referenciadas que, por sua vez, apontem diretamente para a sua. Por exemplo: suponho que deva existir uma quantidade enorme de blogs, páginas, sites etc. que tenham links para o Digestivo. Por conta disso, a tendência é que o Digestivo adquira um peso tal que uma página "clicável" a partir dele tenha muito mais chances de aparecer no topo da lista do Google do que o de centenas de blogueiros que recomendem esse mesmo site, mas cujos blogs quase não sejam linkados... O modo pelo qual o Google faz isso já virou até exercício em livro de Algebra Linear (diciplina pra calouro de computação)!
[Leia outros Comentários de Alessandro]
14/9/2006
18h13min
Coligações de palavras, tipo vocábulos-chave... sempre pesquisei assim. O legal é que eu achei este site exatamente, teclando: “dicas + aparecer + google”. Já que era meu intuito de pesquisa, prova mais uma vez o quanto você, autora do texto, está certa. Adorei-o e a forma de expressão usada (de fácil entendimento).
[Leia outros Comentários de Luigo legna]
1/2/2007
13h48min
Gostei bastante da idéia do site e também em particular das dicas de busca. Irei recomendar o site para amigos. Abraço.
[Leia outros Comentários de Samuel Bes Kurz]
20/8/2007
14h45min
Dei o maior valor! Vou considerar esse texto no site que pretendo criar. Valeu.
[Leia outros Comentários de Geocarlos]
7/2/2008
23h54min
Olha, excelente artigo! Agora, vejam que curioso: eu tenho sites pequenos e com pagerank 0, praticamente sem nenhum link apontando para eles, que têm uma ótima colocação nas pesquisas. E tenho outros sites grandes, com muito conteúdo, que cumprem as regras para webmasters, com muitos links apontando para eles, com pagerank entre 2 e 4 e que quase não aparecem nas pesquisas... Dá pra entender??
[Leia outros Comentários de Format]
28/4/2008
14h52min
Muito bom o comentário sobre como aparecer em sites de busca.
[Leia outros Comentários de juliano hartz]
29/4/2008
11h47min
Elas realmente funcionam.
[Leia outros Comentários de Juliano Hartz]
29/4/2008
18h36min
Você deu o caminho das pedras... preciosas! Claro e didático. Muito bom!
[Leia outros Comentários de Guto Maia]
6/5/2008
19h22min
Muito bom, vou começar a usar hoje mesmo algumas dicas.
[Leia outros Comentários de Alisson]
18/5/2008
00h58min
Parabéns pela capacidade de síntese. Descomplicou. Genial!
[Leia outros Comentários de Eninha Passos Campos]
12/2/2009
18h43min
Parabéns, ótima dica!!! vou usar pra ver se o meu blog vai pra frente...
[Leia outros Comentários de Michel]
30/4/2009
15h51min
Muito interessante. Estou começando no mundo dos blogueiros e meu site não consta nem se eu digitar o endereço completo na caixa de busca. rsrsrs
[Leia outros Comentários de Léia Pimenta]
13/5/2009
06h11min
Muito pertinente o texto!
[Leia outros Comentários de Wolf reformas]
5/7/2009
22h56min
Depois que você aparecer na net... tente desaparecer...!
[Leia outros Comentários de Samuel Mendes Barret]
1/2/2010
09h48min
Parabéns, ótimas dicas!!! Vou usar pra ver se o meu blog vai pra frente...
[Leia outros Comentários de Patricia]
23/3/2010
14h01min
Com certeza são otimas dicas. Valeu pela ajuda!
[Leia outros Comentários de Yuri Dassayev]
7/7/2010
12h07min
Gostei muito das dicas, que são valiosas, especialmente para quem está começando! Parabéns!
[Leia outros Comentários de Gabriel Marques]
17/10/2010
02h15min
O texto está muito legal, vou tentar seguir alguns dos passos descritos. Valeu!
[Leia outros Comentários de Roberto]
19/11/2010
15h26min
Olá, Adriana! Muito bom o texto sobre o sistema de busca do Google, tão bom que vim parar aqui. Abraço!
[Leia outros Comentários de Carlos Marcelo Ribei]
20/11/2010
21h24min
O Google se trata de uma entidade temperamental: tem dias que a gente está lá e tem dias que não. A sorte me parece um fator preponderante. O azar também, mas talvez o grande culpado por isso tudo seja o acaso. Quem sabe? Faça uma pesquisa no Google.
[Leia outros Comentários de Roberto]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Xangô de Baker Street
Jô Soares
Cia das Letras
(2001)



Envolvido Pela Luz
BettyJ. Eadie
Nova Era
(1997)



Hemlock Grove
Brian McGreevy
Leya
(2013)



História da Arte (15ª Edição)
Graça Proença
ática
(2000)



Lições do Nahjul Balaghah - da Orientação do Islam VI
Wali Amr Al-moçlemin - e Outros
Arresala
(2006)



Contos Populares do Brasil
Sílvio Romero
Landy
(2008)



Maria Borralheira
Vários Autores
Letras & Letras
(2010)



Rua dos Cataventos & Outros Poemas
Mario Quintana
L&pm Pocket
(2019)



Direito do consumidor de A a Z
Marilena Lazzarini (Coord.)
Sebrae
(1997)



Os homens que não amavam as mulheres 1 500
Stieg Larsson
Companhia das Letras
(2009)





busca | avançada
46027 visitas/dia
1,7 milhão/mês