|
BLOG
>>> Posts
Quarta-feira,
23/7/2025
100 anos de Flannery O'Connor
+ de 100 Acessos

2025 marca o centenário do nascimento da escritora norte-americana Flannery O'Connor (1925-1964). A agenda para a celebração inclui, em sua Georgia natal e no resto dos EUA, uma série de palestras, exposições, leituras, releituras - incluindo aí tentativas de cancelamento, motivadas por certas posições da autora sobre questões raciais - e, claro, muitas novas edições. Não será diferente no Brasil, com a publicação, através da editora É Realizações, do livro de ensaios "Mistérios e Costumes" (296 páginas, tradução de William Campos da Cruz).
"Mistérios e Costumes" reúne ensaios e palestras, a maior parte deles inéditos, recolhidos por Robert e Sally Fitzgerald, amigos de Flannery O'Connor. O título refere duas tendências presentes em sua obra: o Mistério, oriundo de sua formação católica, e os Costumes ("Manners", no original) do Sul dos EUA, de onde ela vem. Por um lado, a busca pela transcendência; pelo outro, os hábitos consagrados da vida sulista, seus códigos e suas regras escritas e não-escritas.
Essas duas tendências, quando combinadas, dão origem em um problema complexo de identidade: católica de origem irlandesa, Flannery era uma outsider no sul dos EUA profundamente anglo-saxão, profundamente protestante e, por vezes, profundamente anti-irlandês e anti-católico. Ao mesmo tempo, sendo uma mulher sulista, era alvo dos muitos estereótipos sobre os nativos daquela região cultivados pelos americanos do Norte, onde estavam - e estão - os maiores centros literários dos EUA. Essas e outras inquietações da autora permeiam os ensaios "O escritor de ficção e o seu país", "O escritor regional" e "Alguns aspectos do grotesco na ficção sulista". O processo de criação literária é contemplado em "A natureza e o objetivo da ficção", "Escrevendo contos" e "Sobre sua própria obra". O volume traz ainda ensaios sobre a posição do escritor católico diante da Igreja e de sua missão como artista. A leitura é saborosa, bem temperada pelo senso de humor de O'Connor.
Postado por Celso A. Uequed Pitol
Em
23/7/2025 à 01h01
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
O jovem Tallis Gomes (2014) de Julio Daio Borges
02.
7 de Setembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
03.
Trechos de Steve Jobs na D8 de Julio Daio Borges
04.
La Tempesta di mare de Julio Daio Borges
05.
Paulo Coelho Still Loving You de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|