busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Domingo, 27/10/2002
Comentários
Leitores

você está na lista
Olha Alexandre você está na lista dos "críticos" mais prepotentes do Brasil. Revela com esta sua crônica a raiz de um preconceito que têm alimentado, me parece a muito tempo. Como é díficil aceitar a troca do torneiro mecânico pelo sociólogo, não é? Enfim o seu estado platônico, governado pelos( se acha um deles) intelectuais não cabe. A sua produção só alimenta preconceitos e elas , por mais bajulações que receba, não sobrevivem. A elite pode ser um estado da mente , pois fica com este estado da mente frio e anti-democrático , a ponto de não aceitar a eleição direta. Continue vegetando e achando, é achando mesmo, que está acima do bem e do mal. Amanhã , meu Caro , será um lindo dia , pela primeira vez poderei dizer: O poder democrático nos representa! Sabe por que ? Por que o caratér não têm preço ! a intelectualidade têm dessas....

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Leandro Pessoa
27/10/2002 às
20h06

SABEDORIA X PRECONCEITO
Roberto, concordo plenamente com a sua primeira afirmação. Só temo que, nas outras, vc tenha sido vítima de um grande inimigo da sabedoria - o PRECONCEITO -, como diria Einstein. Não sei se essa sua opinião se baseia em estudos sérios ou apenas em boatos, como quase sempre acontece. Neste caso procure ler e entender o real valor de obras como A Doutrina Secreta e Tratado de Ciências Ocultas,entre outras. Atenciosamente.

[Sobre "Matrix, ou o camarada Buda"]

por LEONARDO
27/10/2002 às
18h34

Obrigado a todos
"Obrigado a todos - literalmente a todos. Os que quiseram me elogiar, me elogiaram - os que quiseram me xingar tiveram suas palavras convertidas em elogios, devido à falta de gramática, habilidade ou equilíbrio. [...] Não acho que Serra vai ganhar, e é justamente por isso que disse algo contra Lula. A véspera da derrota é o momento de mostrar suas cores - não a véspera da vitória - e muito menos o dia seguinte à vitória. Um cavalheiro saberia disso... Sem contar os insultos [...] que só fazem os próprios autores das mensagens se desqualificarem aos olhos de quem lê esta página. É como se quisessem atirar tortas na minha cara, na minha nobre, inteligente, adorável cara - mas acabassem acertando nas próprias calças - enquanto algumas azeitonas fazem um arco no ar e param bem ao alcance dos meus dedos (de onde passam, vejam só, diretamente ao meu martíni). Que posso fazer, senão agradecer? Voltem sempre... Todas as classes sociais são bem-vindas - mesmo as pitorescas..." (Alexandre Soares Silva)

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Julio
31/12/2002 às
18h36

no mínimo contraditório
Ao colunista Jardel você deve ser uma pessoa muito frustrada e contraditória, pois acha um acidente nascer no Brasil, mas mora no Brasil e faz resenhas sobre autores brasileiros. O seu nacionalismo, é no mínimo contraditório. Proponho que a partir de agora você escreva apenas sobreautores estrangeiros

[Sobre "Dados para dissecar um colunista?"]

por carlos rodrigo
27/10/2002 às
17h17

Muito bom mesmo seu texto
Caro Borges, Muito bom mesmo seu texto(e isto não é ironia). Inteligente também não dar espaço para as réplicas apontando os erros do texto e dizendo de antemão que não adianta dizerem que você vai votar no Serra. Adorei. Ah! Estou saindo agora pra votar no Lula!

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por André Lima
27/10/2002 às
14h05

ó iluminado pensador
Concordo com você que o Lula não conseguirá transformar o Brasil numa Dinamarca. Mas qual é a alternativa, ó iluminado pensador ? Todos anularmos os voto, afirmando com a veemência de um insano: "num votu in ninguém purqui é tudu ladraum" ? E se todos anulássemos os nosso votos, será que essa a escória que tradicionalmente tem governado o Brasil iria ficar "ressentida" com o povo ingrato que não reconhece seus pífios esforços ? Você sabe muito bem que não!! O Lula não vai ser eleito presidente graças ao poderoso marketing da mídia que transformou o "coronézinho" alagoano e o tal "sociólogo das esquerdas" em messias. O Lula vai ser eleito por ter sido uma alternativa ao fracasso de Collor, ao primeiro fracasso de FHC e ao retumbante segundo fracasso de FHC. Apesar de suas limitações culturais, Lula não terá o direito de errar. Direito esse tão bem exercido pelos nossos mais festejados burocratas made in Harvard. O que ele fizer de errado acabará confirmando suas ansiosas expectativas(?). Já o que ele acidentalmente acertar poderá ser atribuído a Deus, nosso conterrâneo mais ilustre. Meu caro, por favor não comprove ainda mais a tese de que muito jornalistas são capazes de falar sobre qualquer coisa mesmo sem entender de nada...

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por José Carlos Caldas
27/10/2002 às
12h52

Parabéns
É uma pena que nas minhas idas-e-vinhas, só venha a topar com esta maravilhosa crônica agora. No mundo ainda há pessoas que queiram se aprimorar por meio da cultura, do refinamento e da sabedoria. Mas o tempo em que elas formavam as "elites" infelizmente já passou. Hoje, o topo da pirâmide social é formada estranhamente por gente que jura que está na base. Não importa que ganhe tubos de dinheiro, viaje de primeira classe e coma e beba do melhor, mas está sempre ostentando com orgulho besta o seu pezinho no morro, na periferia, na ignorância. Alexandre, meu caro, paciência, coragem e, sobretudo, sucesso, digo o sucesso do espírito!

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Félix F.
27/10/2002 às
13h00

Lula lá LONGE!
Esse messianismo em torno do Lula é o resultado de um mau governo de FHC. E as pessoas estão sinceramente acreditando que esse cara vai fazer tudo o que o FHC não fez, e muito mais, tudo isso em apenas 4 anos! Elegê-lo Presidente da República é uma coisa muito mais séria. Governar um país do tamanho do Brasil, com uma economia delicada, sujeita aos mais variados tipos de pressões, não é coisa para amador. O pior é o fato de 60% dos eleitores do país estarem pensando em entregar esta tarefa para alguém que não tem o menor preparo para isso. Lula não trabalha há mais de uma década. Nunca administrou nem uma quitanda, que dirá um país. Desde as eleições de 89, teve tempo e dinheiro (do partido que o sustenta) de sobra para fazer cursos, aqui e no exterior. Não fez. Ao invés disso, aproveitou sua viagens a Cuba para aprender a fumar charutos. Também não se candidatou a nada neste meio tempo. Talvez se tivesse sido Prefeito, Governador, Secretário de Estado ou Parlamentar, e mostrar aos brasileiros o que seria capaz de executar, e como se sairia administrando algo, pudesse ter amealhado a experiência que fará falta (e muita) quando (Deus nos livre) seja eleito Presidente. Mas não, optou por ficar sendo opositor a tudo (de bom e de ruim) que o governo se propôs a fazer. Quem não adoraria uma profissão destas? Ficar sem fazer nada, apenas botando defeito no trabalho alheio. Posando como profeta do caos e comemorando cada vez que uma iniciativa do governo dava errado, mesmo quando isso implicava em sofrimento e prejuízo para o país. Defendendo o MST e instigando invasões apenas com o objetivo de desgastar o governo. Por favor, vamos parar de brincadeira. É preciso mais do que ternos Armani pra ser um estadista. Isso é coisa séria!! Entregar o país para Lula é uma irresponsabilidade.

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Carlos Muniz
26/10/2002 às
23h08

O Serra é um coitado.
Alexandre, Gostei do seu artigo, apesar que vou votar no Lula. Só acho que nesta altura do campeonato o coitado é o Serra que tanto queria ganhar a eleição. Se o Serra tivesse concorrido na eleição passada teria até votado nele.É inteli gente, preparado, trabalhador e gosta do que faz. O FHC é que não deveria ter se recandidatado na vez passada. Agora é Lula. Carmen Gomes Simioni

[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]

por Carmen Gomes Simioni
26/10/2002 às
19h23

Desta vez tem que ser Lula.
Júlio e Srs. Comentaristas: Gosto muito dos textos do Júlio e dos outros articulistas que aqui escrevem. Consegui entender o seu texto, Júlio,só no sexto parágrafo(Agora Anula). Minha irmã, por ex: vai anular o voto. Em outras épocas eu "ficaria em cima dela" para não cometer esse despropósito. Hoje não,ela que faça o que quiser com seu voto. Eu vou votar no Lula contra os que estão no poder. Só para eles verem. Lula não será marionete.A impressão que me dá é que muitos não conhecem processo político. E disso o Lula participa há muito tempo.A política nada mais é que conviver com pessoas; muita saliva,usan do a cabeça,psicologia e paciência. É claro que preferiria que tivessem ha vido neste país manifestações de rua contra o governo FHC.Mas, ja que não houveram (o brasileiro é acomodado e está acovardado) vamos votar, amanhã. Não votei em Collor. Votei duas vezes no ociólogo FHC e para quê? Portanto, dá licença de eu votar no Lula? (nos dois turnos). Acho,Júlio, que você perdeu a oportunidade de se pocionar sobre o voto obrigatório que sou contra. Continuarei lendo este Digestivo porque gosto demais de todos vocês que nele escrevem .Pena que não tenha tempo para ler mais. Carmen Gomes Simioni

[Sobre "Lula: sem condições nenhuma*"]

por Carmen Gomes Simioni
26/10/2002 às
18h34

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês