Matrix, ou o camarada Buda | Alexandre Ramos | Digestivo Cultural

busca | avançada
95668 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Necrológico da Biblioteca
>>> Twitter ultrapassa NYT e WSJ
>>> Por que os livros paradidáticos hoje são assim?
>>> A Mentira, de Nelson Rodrigues
>>> Uma norma para acabar com os quadrinhos nacionais?
>>> Em Londres, à caça do mito elementar
>>> Cenas de um casamento
>>> A vida subterrânea que mora em frente
>>> A morte da revista Set
>>> O Original de Laura
Mais Recentes
>>> How To Remember Jokes And 101 Drop-dead Jokes To Get Started de Philip Van Munching pela Workman Publishing Company (1997)
>>> Sindrome do Estrangeiro [1998] Málu Balona de Málu Balona pela Instituto Internacional de Projeciologia (1998)
>>> O Mundo Agradece! Coisas do Japão de Nippon Saihakken Club pela Nikkey Shimbun (2019)
>>> Na Hora do Testemunho de Francisco Cândido Xavier / J. Herculano Pires pela Paideia (1978)
>>> O Caminho da Vida Perfeita de Vernon Howard pela Record
>>> Lançamento Tributário de Eurico Marcos Diniz de Santi pela Max Limonad (1999)
>>> Ensinar A Viver: Manifesto Para Mudar A Educacao de Edgar Morin pela Sulina (2015)
>>> Como Ensinar Seu Bebê a Ler A Suave Revolução de Glenn Doman pela Artes e Ofícios (1990)
>>> História do Turismo de Massa de Marc Boyer pela Edusc (2003)
>>> Tai Chi Chuan A Alquimia do Movimento de Wu Jyh Cerng pela Mauad (1998)
>>> Um Milagre, Um Universo O Acerto De Contas Com Os Torturadores de Lawrence Weschler pela Companhia Das Letras (1990)
>>> Livro Temas Da Conscienciologia Waldo Vieira 1997 de Waldo Vieira pela Fisicalbook (1997)
>>> Seducidos Por El Accidente de Paul Virilio; David Barro, Stéphanie Jennings; Annick Prévot (tr.), David Barro; Agar Ledo pela Fundacion Luis Seoane (2005)
>>> As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu de Mitch Albom pela Sextante (2004)
>>> A Boa Sorte: Criando as Condições de Sucesso na Vida e nos Negócios de Fernando Trías de Bes pela Sextante (2004)
>>> As Aventuras de Tintim - os Charutos do Faraó ( Capa Dura ) de Hergé pela Flamboyant
>>> Tintim no país do Ouro Negro - 22 de Herge pela Record (1970)
>>> As aventuras de Tintim - as joias da castafiore - 20 de Herge pela Record (1972)
>>> Oh La La! Level 1 - methode de français de C. Favret - M. Bourdeau - I. Gallego pela CLE International (2003)
>>> O Tempo É Uma Ilusão de Chris Griscom pela Siciliano (1989)
>>> Fire And Blood (hardcover) de George R.R. Martin pela Harper Voyager (2018)
>>> Caim (lacrado na embalagem plastica) de José Saramago pela Companhia Das Letras
>>> Ensaio sobre a cegueira (60º reimpressão) de Jose Saramago pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Ensaio sobre a cegueira (49º reimpressão) de Jose Saramago pela Companhia Das Letras (2008)
>>> A Cancao De Aquiles de Madeline Miller pela Planeta Minotauro (2021)
COLUNAS

Segunda-feira, 21/10/2002
Matrix, ou o camarada Buda
Alexandre Ramos
+ de 3800 Acessos
+ 4 Comentário(s)

É muito raro eu conseguir ler ou ouvir alguma coisa que preste sobre a assim chamada "sabedoria oriental". Normalmente, aquilo que aparece não só não me convence como ainda consola das misérias deste nosso decadente Ocidente. Vejam a Índia, por exemplo. Tudo lá é sagrado: o rio Ganges, as vacas, os macacos que vivem nos templos, certas árvores, tudo é sagrado. Tudo, menos a vida humana. Há poucos anos (1) fiquei encantado com a sabedoria de uma aldeia que assassinou um casal de adolescentes que, pertencendo a castas diferentes, cometeram o abominável crime de se apaixonar. As respectivas famílias e vizinhos primeiro tentaram enforcar os jovens, mas como eles demoravam para morrer acenderam uma fogueira embaixo. Muito sábio.

Mas sábia mesmo, pra valer, é a China. Depois de ter obtido um relativo sucesso na destruição da cultura milenar do país, o governo comunista está agora dando o maior duro para controlar quaisquer manifestações religiosas.

A Igreja Católica Patriótica é um pastiche de cristianismo, que recusa a comunhão com o papa, com o próprio Jesus Cristo, e só diz amém mesmo a Pequim. Os bispos, padres e leigos que permanecem fiéis à comunhão católica são perseguidos, difamados, presos, torturados e mortos.

O que os chineses estão fazendo com o pobre do Tibete também não é brincadeira. Eles agora querem porque querem controlar os lamas que poderão, no futuro, identificar a criança que seria a próxima "reencarnação" de Buda e assim tornar-se o Dalai Lama, visto que o atual, exilado na Índia há 40 anos, é considerado um inimigo do Estado chinês, e eles querem alguém mais "leal". As "autoridades religiosas" chinesas chegam mesmo a dizer que, por sua falta de "patriotismo", o Dalai Lama pode perder a possibilidade de "reencarnar". Vai ser sábio assim na China.

Um filme interessante de ficcção com Keanu Reeves, Matrix, trata de um mundo dominado pelas máquinas, para as quais os humanos seriam fonte de energia. "Criados" em incubadoras, suas vidas - exatamente como as nossas - seriam apenas virtuais, induzidas em suas mentes a partir de um programa de computador. Um reduzido grupo de pessoas que escapou a essa dominação procura enfrentar as máquinas, invadindo o programa e tentando libertar os demais. Não falta aquele que prefere a doce ilusão às dificuldades e asperezas da "vida real", e não hesita em trair seus companheiros.

Ora, é exatamente isso que o socialismo apregoa. Para esses iluminados, nós somos vítimas de uma ideologia capitalista que não só nos escraviza como ainda faz com que pensemos que somos livres e acreditemos estar no melhor mundo possível, aceitando a desigualdade social e outros problemas como parte normal da vida, da natureza.

Eles então, os detentores absolutos da verdade, pretendem nos libertar dessa dominação e, de quebra - já que provamos nossa incompetência - fazer o favor de nos governar, ou melhor, nos dirigir. E para quem cai nessa "liberdade", a história está aí para provar, qualquer discordância dos "geniais guias dos povos" conduz diretamente - e isso na melhor das hipóteses - ao hospital psiquiátrico, aos campos de "reeducação", freqüentemente ao fuzilamento. Há quem diga, e, por incrível que pareça, a sério, que o socialismo, que "nunca foi posto em prática" (!), não pode ser responsabilizado pela morte de quase cem milhões de pessoas. Tá bom então.

O crítico Neal Gabler diz que Marx "sempre subestimou o sentimento das pessoas. Um de seus maiores enganos foi insistir em falar como elas realmente se sentiam, como se dissesse 'Você pensa que é feliz, mas eu sei melhor do que você; você não é realmente feliz'".

Entretanto, de todos esses iluminados (budas!) quem mais do que qualquer outro assumiu a onisciência divina e o pesado encargo de conhecer a verdade (2) e dela nos libertar para o que ele considera um mundo melhor foi o italiano Antonio Gramsci, a serviço do qual se encontram, no mais das vezes inconscientemente, uma considerável parcela de nossos artistas, intelectuais, jornalistas e mesmo religiosos, perto dos quais a mais histérica das fãs do padre Marcelo Rossi ganha uma consistência até então insuspeitada.

De qualquer modo, sempre se pode contar com a incompetência paralisante dessas autoproclamadas e autofestejadas elites intelectuais, que descobrem a pólvora justamente naquilo que anteontem deixou de ser moda na Europa ou nos Estados Unidos. Mas se nós acabarmos caindo na mão dessa gente, vai ser bem o caso de sairmos todos, de mãos dadas, cantando que "a gente não sabemos escolher presidente, a gente não sabemos tomar conta da gente. Inútil, a gente somos inútil".

Notas
(1) Aqui está uma mais recente: na noite do dia 16.6.2000, pelo menos 20 membros da comunidade de Yadav, de leiteiros (pertencentes às castas mais baixas da sociedade hindu), foram assassinados pelo Ranvir Sena, exército particular de latifundiários, num povoado do Estado de Bihar. E tome sabedoria oriental!

(2) "Verdade", aqui, num sentido muito próprio. Pois como ensina Bertolt Brecht, "para um comunista, a verdade e a mentira são apenas instrumentos, ambos igualmente úteis à prática da única virtude que conta, que é a de lutar pelo comunismo".


Alexandre Ramos
Teresópolis, 21/10/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Fragmentos de Leituras e Sentido de Ricardo de Mattos


Mais Alexandre Ramos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
21/10/2002
12h35min
Alexandre, parece que é chegada a hora de "run for cover". Os cubanos, às vésperas da instalação da ditadura de fidel, tinham a Flórida a menos de duzentos quilômetros de distância e reconstruiram a duras penas, no sul daquele estado, uma mini-Havana, mesmo clima, mesmo mar morníssimo, mesmas palm trees... Claro, fácil é falar agora, depois de décadas de "recomeço" em uma terra que, afinal de contas, não era a deles e que não "estava no programa". Aqui no Rio conheço várias pessoas que, precavidas, já requisitaram a nacionalidade portuguesa dos avós, ou italiana (ou polonesa!!). Run for cover. Pena. Muita pena. Decididamente, não "estava no programa"... Parabéns pela bela crônica. Um abraço.
[Leia outros Comentários de Toni]
21/10/2002
14h37min
Caro Alexandre, Permita-me discordar um pouco da sua visão daquilo que chama de "sabedoria oriental". Não sei se compreendi bem, mas, na sua crônica, você cita fatos e situações ocorridas na sociedade da China e da Índia, ilustrando-os como exemplos dignos da "sabedoria" do oriente. Pode ser que sua opinião ser refira apenas ao oriente atual, em caso contrário, não vejo nela muita procedência. Não é preciso adentrar muito no campo filosófico para saber que a milenar tradição religiosa e metafísica oriental deve ser entendida no seus aspecto dual,a saber: o Exotérico e o Esotérico. O caráter Exotérico seria, em poucas palavras, o lado exógeno do conhecimento, seu contorno simbólico, que é mais acessível às massas; já o caráter Esotérico, representa o verdadeiro siginficado cognoscitivo em si, compreendido apenas por aqueles poucos que se dedicam arduamente ao seu estudo. Desse modo como querer atribuir a certos eventos ocorridos nesta ou naquela cultura oriental a legitimidade para ilustrar a real sabedoria destes povos? Por isto,Alexandre, só posso entender com ironia, seus exemplos de "sabedoria oriental", bem como as comparações que faz em relação ao ocidente. Na sua linha de raciocínio, seria então possível colocarmos a Inquisição; o neocolonialimo; as 2 Guerras Mundias; a bomba atômica,etc. como sendo grandes exemplos da "sabedoria ocidental"??? Assim, entendo ser, no mínimo, equivocado querer reputar atitudes de indivíduos pseudo-sábios, ou que nada tem haver com a real sabedoria - seja ela oriental ou ocidental -, como dignas manifestações destas. Um Abraço P.S.: Autores como Carl Jung, René Guenon, Papus e H.P.Blavatsky escreveram coisas a respeito da sabedoria oriental que talvez valha a pena vc ler.
[Leia outros Comentários de LEONARDO]
26/10/2002
02h06min
De fato, não é fácil definir o que seja "Sabedoria". Entretanto, é inaceitável comparar um cientista (Jung) e um metafísico (Guénon) com dois conhecidos picaretas (os dois últimos nomes citados no comentário nr. 2)
[Leia outros Comentários de Roberto]
27/10/2002
18h34min
Roberto, concordo plenamente com a sua primeira afirmação. Só temo que, nas outras, vc tenha sido vítima de um grande inimigo da sabedoria - o PRECONCEITO -, como diria Einstein. Não sei se essa sua opinião se baseia em estudos sérios ou apenas em boatos, como quase sempre acontece. Neste caso procure ler e entender o real valor de obras como A Doutrina Secreta e Tratado de Ciências Ocultas,entre outras. Atenciosamente.
[Leia outros Comentários de LEONARDO ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Última Gota
Vanessa Barbosa
Planeta
(2014)



Teláris - História - 8º Ano - LIVRO DO MESTRE
Cláudio; Vicentino Vicentino
Ática Didáticos
(2019)



O Punho de Deus
Frederick Forsyth
Record
(2004)



Comentários ao Código de Processo Penal*
Heráclito Antônio Mossin
Manole
(2005)



Homens São de Marte Mulheres São de Vênus
John Gray
Rocco
(1997)



Do It Yourself Car Care
Larry W. Carley
Tab Books
(1987)



Armadilho
William Boyd
Rocco
(2000)



Livro The Vocal Vision
Applause
Applause
(2000)



A Voz da Mudança: Série Pensamentos Liberais
Caio Rizk... [et. al.]
Iee
(2018)



1943 - Roosevelt e Vargas Em Natal
Roberto Muylaert
Bussola
(2012)





busca | avançada
95668 visitas/dia
2,1 milhões/mês