busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Segunda-feira, 6/7/2009
FAQ Divulgação
Julio Daio Borges

1. Como funciona o processo de divulgação no Digestivo Cultural?
O Digestivo pede que os releases com pautas sejam enviados, por e-mail mesmo, para o endereço eletrônico da Redação. A caixa postal do site é aberta algumas vezes ao dia e cada release é examinado e encaminhado ao respectivo grupo de interesse (Literatura, Cinema, Música, Teatro, Artes, Internet, Televisão e Gastronomia), formado pelos Colaboradores do Digestivo Cultural. Assim que recebe um release, repassado pela Redação, o Colaborador, se tiver interesse, entra diretamente em contato com a assessoria de imprensa ou com o divulgador por e-mail.

2. Quais são os assuntos que entram no site (e quais são os que não entram)?
O Digestivo Cultural produz matérias sobre livros (literatura nacional e estrangeira), filmes, discos (shows e concertos), peças de teatro, exposições de arte, publicações e programas de televisão, internet (sites, blogs e podcasts) e, até, restaurantes. O Digestivo, ainda que tenha indiretamente um papel educacional, não publica matérias sobre educação. E, embora seja cultural, não aborda iniciativas do terceiro setor. Ainda que tenha "Digestivo" no nome, o site não trata de saúde. (Tampouco pretende abarcar as editorias de esporte, política ou outras que não a de cultura.)

3. Como são escolhidas as pautas (ou os releases) que viram matérias no site?
Como é adepto do jornalismo colaborativo, o Digestivo Cultural não pauta seus Colaboradores diretamente. Eles são livres para escolherem seus próprios assuntos, escreverem sobre eles e, se forem Colunistas, cadastrarem diretamente seus textos no site. A revisão e a programação dos mesmos ficam por conta do Editor-assistente. E o Editor cuida da supervisão. O Editor e o Editor-assistente têm poderes para vetar algum texto que não se encaixe no tema do site (jornalismo cultural), mas não podem obrigar nenhum Colaborador a escrever sobre uma pauta ou um release.

4. É melhor (ou pior) entrar em contato, diretamente, com um Colaborador?
Não é recomendável, pois os Colaboradores do Digestivo produzem seus textos espontaneamente e, conforme foi dito em (3), não têm nenhuma obrigação de seguir pautas, sejam as das assessorias de imprensa, sejam as dos próprios Editores do site. Fora que os Colaboradores do Digestivo não são responsáveis por nenhuma editoria específica, têm sempre liberdade para "mudar de assunto". E atenção: como os Colaboradores são livres, os Editores (e o site) não se responsabilizam por pautas assumidas por um determinado Colaborador (não tendo, igualmente, a obrigação de fazer follow-up).

5. Quais seções do Digestivo Cultural podem receber pautas e quais não?
As pautas seguem para a seção Notas/Digestivos (de autoria do Editor) e para as seções Colunas/Especiais e Blog (de autoria dos Colaboradores). A seção Ensaios não recebe pautas, porque, geralmente, é composta de textos retirados de outras publicações (e apenas republicados no site). E a seção Entrevistas, igualmente, não recebe pautas, pois o Editor costuma entrevistar, em profundidade, nomes com quem já tem contato há alguns anos e não está disposto a transformar a seção em espaço para divulgação superficial. (As seções Editoriais/Releases e Comentários, obviamente, não recebem pautas.)

6. Existe um tempo, mínimo ou máximo, para o Digestivo processar uma pauta?
Quanto ao tempo mínimo, não adianta enviar pautas ou releases com dias (ou horas) de antecedência e, depois, exigir publicação no site, porque isso simplesmente não vai ocorrer. Assim que os e-mails chegam à Redação (vide 1), são selecionados por assunto e reencaminhados para os Colaboradores. Os Colaboradores, se for o caso, entram em contato com a assessoria (ou com o divulgador) para combinar a cobertura ou para receber o produto, a fim de realizar uma avaliação crítica. Esse processo pode demorar dias ou, mesmo, semanas. (Se o retorno passar de um mês, o site sugere que a assessoria procure diretamente o Colaborador.)

7. O site só produz matérias editoriais? Não dá "notinhas" ou "publica releases"?
O Digestivo Cultural não possui uma agenda, que precise ficar alimentando com eventos. Tampouco necessita preencher espaço (como muitas publicações em papel). Logo, o Digestivo opta por publicar textos originais e espontâneos de seus Colaboradores, em vez de repassar notas de assessorias de imprensa ou publicar diretamente releases (como muitos veículos fazem). Portanto, se você tem um lançamento em mãos, siga o procedimento conforme descrito em (1). (Ou, se você tiver muita urgência, faça um Anúncio.)

8. Se for sugerido algum tipo de permuta, o site prioriza a divulgação?
Não necessariamente. Afinal, o Digestivo entende que, se quiser divulgar um livro, um disco, um filme, uma peça, uma exposição etc., a assessoria ou o divulgador deve disponibilizar — para o Colaborador do site que se interessar — o próprio produto ou o acesso ao evento (a fim de que possa ser realizada a respectiva avaliação crítica). Logo, não é vantagem oferecer, como forma de "recompensa", o produto ou o acesso ao evento — é, simplesmente, obrigação da assessoria de imprensa ou do divulgador. (Claro que, se você tem um interesse promocional além desse, deve pensar, obviamente, em Anúncios.)

9. O site, que está em São Paulo, divulga pautas de outros estados? E do exterior?
Se forem produtos que puderem ser encaminhados fisicamente para os Colaboradores do site, como livros, CDs e DVDs, basta enviar um release conforme descrito em (1) e aguardar o contato do Colaborador interessado (para encaminhar-lhe diretamente o material). Se forem eventos locais, em que não houver nenhum Colaborador do Digestivo na respectiva cidade (consulte aqui a lista de Colaboradores e cidades), o site não aconselha o envio de release, porque não haverá ninguém que possa se interessar em fazer a cobertura pessoalmente, e porque, conforme dito em (7), o Digestivo Cultural não faz divulgação só a partir de releases ou pautas.

10. É mais eficiente enviar, diretamente, o material para a Redação (ou não)?
O Digestivo Cultural não recomenda que se envie diretamente material para a Redação. Conforme explicado em (1), a melhor maneira é enviar o respectivo release, antes, e esperar pelo contato do Colaborador interessado (até para economizar em correio — porque o site não se responsabiliza por ficar repassado material da Redação para os Colaboradores). Sempre que for combinar o envio de material para algum Colaborador do Digestivo, a assessoria ou o divulgador deve pegar o endereço postal do próprio Colaborador e — vale repetir — não despachar, diretamente, para a Redação.

Para ir além
FAQ Digestivo

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 6/7/2009

 

busca | avançada
75378 visitas/dia
1,7 milhão/mês