busca | avançada
77579 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Terça-feira, 29/10/2013
FAQ Colaboração
Julio Daio Borges

1. Como eu faço para publicar no Digestivo Cultural?
Os textos, com intenção de serem publicamos no site, devem ser encaminhados para a Redação. A primeira seleção é feita pelo Editor-assistente. Os textos selecionados são, em seguida, aprovados pelo Editor. O Digestivo não aconselha que textos sejam encaminhados, diretamente, para o Editor-assistente ou para o Editor. Às vezes o Digestivo Cultural pode solicitar um currículo do candidato a Colaborador, porque o site não publica pseudônimos. Os Colaboradores, que tiverem seus textos aprovados para publicação, serão avisados por e-mail em, no máximo, uma semana.

2. Escritores, jornalistas ou blogueiros têm mais chances de serem publicados?
Não; as chances de publicação no Digestivo Cultural são as mesmas independente do candidato a Colaborador já ter sido publicado ou não. O que vale, para os Editores do Digestivo, é o texto. Portanto, o site desaconselha o envio de outros materiais além do texto em si. Desaconselha, igualmente, que os candidatos a Colaboradores venham pessoalmente à sede do Digestivo Cultural conversar com os Editores. Não é necessário. Se o texto estiver de acordo com o que é normalmente publicado no site, e passar pelo crivo dos Editores, ele será aprovado.

3. Quanto tempo demora para um texto "aprovado" ser publicado no site?
Os textos a serem publicados ― tanto dos Colaboradores quanto dos Colunistas ― entram numa fila e são agendados conforme alguns critérios. Os Colunistas ― por serem Colaboradores fixos do Digestivo ― têm preferência e os textos dos Colaboradores externos só entram quando algum Colunista deixa de enviar sua colaboração. O Editor-assistente coordena o fluxo de textos de modo que o site tenha, diariamente, um texto novo na seção Colunas. O Digestivo não publica de um dia para o outro e pede que os Colaboradores enviem seus textos com antecedência. A publicação ― depois da aprovação ― demora, no máximo, quinze dias.

4. Quando um Colaborador pode publicar, diretamente, no Digestivo Cultural?
Os Editores do site entendem que a colaboração é, também, uma relação de confiança. Logo, a partir de um certo ponto no relacionamento com o Digestivo, o Colaborador ganha um login e uma senha, para cadastrar seus textos, diretamente, no sistema de publicação do site. Através dessa plataforma, o Colaborador pode alterar seus textos ― tanto na seção Colunas quanto na seção Blog ― em tempo real. O site, no entanto, não garante a manutenção do login e da senha de ex-Colaboradores do Digestivo que estejam há muito tempo sem colaborar.

5. Quais assuntos o Digestivo Cultural publica e quais não publica?
O site, conforme o próprio nome sugere, publica textos dentro do universo do jornalismo cultural. Resenhas de livros, críticas de discos ou filmes, exposições, peças de teatro, programas de televisão, sites ou blogs de internet, revistas ou jornais, até restaurantes. O Digestivo não publica textos de outras editorias, como política ou esportes. (Abrindo exceção, apenas, na época dos Especiais.) O site não tem vínculo com grupos ideológicos e, portanto, não publica campanhas, não adere a causas e ignora solenemente textos com mensagens subliminares ou interesses escusos.

6. Quais os formatos e os gêneros que o Digestivo Cultural publica?
Textos, para publicação na seção Colunas, devem ter de 5 a 10 mil toques (caracteres com espaços). Notas ou Posts, para publicação na seção Blog, devem ter menos de 5 mil toques. O site não aceita colaborações para a seção Ensaios (reservada a nomes conhecidos da imprensa cultural e da cultura brasileira) e nem para a de Notas (sob responsabilidade exclusiva do Editor). Atenção: o Digestivo não abre novas seções nem cria novos formatos para candidatos a Colaboradores. O site não publica poesia e nem prosa de ficção. E o Digestivo Cultural, mais raramente, publica crônicas, preferindo se concentrar, efetivamente, no âmbito do jornalismo cultural.

7. Como um Colaborador faz para participar de um Especial temático?
Os Especiais ― que ocorrem periodicamente e tratam sempre de um assunto específico ― estão abertos à participação apenas de Colaboradores que tenham publicado, no mínimo, um texto no Digestivo Cultural. Para esses, é enviado um e-mail anunciando o tema do Especial corrente e sugerindo alguns desenvolvimentos possíveis. A partir daí, o Colaborador tem um prazo definido para enviar sua colaboração. Os participantes são premiados com livros dos Parceiros do Digestivo. (Se você já colaborou com o site e atualmente não recebe nossos e-mails, entre em contato.)

8. Como o Digestivo Cultural escolhe seus Colunistas?
O site só admite um novo Colunista quando um Colunista antigo não consegue manter o ritmo de colaboração mensal. Assim que uma vaga é aberta, o Editor e o Editor-assistente escolhem um Colaborador ― para virar Colunista ― conforme o número de colaborações (Colunas) publicadas nos últimos seis meses. Os Colaboradores mais frequentes do Digestivo, naturalmente, têm mais chances de se tornar Colunistas do site. Uma vez feito Colunista, conforme dito, o Colaborador tem o compromisso de publicar, pelo menos, um texto novo mensalmente, sob o risco de perder a vaga.

9. Os Colaboradores do Digestivo Cultural são remunerados?
Não, os Colaboradores do site não são remunerados. O Digestivo se tornou, ao longo os anos, uma plataforma de lançamento para novos nomes, portanto entende que está promovendo autores, jornalistas e estudantes, conferindo a seus textos maior alcance, conferindo, a eles próprios, maior notoriedade, aumentando, por fim, suas oportunidades de trabalho e suas chances de ascensão na carreira. Fora isso, o site premia os Colunistas (e Colaboradores que participam dos Especiais) com livros. Sem contar que os Colaboradores podem receber todas as pautas enviadas ao site, tendo acesso a produtos e a eventos culturais gratuitamente.

10. Afinal, qual é a melhor forma de publicar no Digestivo Cultural?
O site aconselha que o candidato a Colaborador leia os textos publicados antes de enviar sua colaboração. Textos fora do padrão do Digestivo (que não sejam jornalismo cultural, que sejam textos estritamente literários ou mesmo transcrições de releases) serão solenemente ignorados. A publicação de um texto no Digestivo Cultural depende, sim, de sua qualidade, mas depende, igualmente, de sua adequação ao padrão estabelecido pelo site ao longo dos anos. O Digestivo está sempre aberto a receber novas colaborações mas não está aberto a discutir seus critérios editoriais.

Para ir além
FAQ Digestivo

Julio Daio Borges
Terça-feira, 29/10/2013

 

busca | avançada
77579 visitas/dia
2,1 milhões/mês