busca | avançada
59182 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Segunda-feira, 4/3/2013
Editorial Comentários via Facebook
Julio Daio Borges

Estimado Leitor,

No Digestivo Cultural, os Comentários fizeram história.

Fomos pioneiros, em 2001, quando acoplamos Comentários ao final de cada texto do site. Deu tão certo que ― por conta de discussões intermináveis entre Colaboradores e pseudônimos de toda a internet da época ― decidimos optar pela "moderação" em 2002.

Em 2005, criamos uma seção inteira só para os Comentários. E, em 2008, páginas para os "Comentadores". Em 2010 ― com o declínio e a queda do império dos Comentários ―, decidimos "liberá-los" novamente (exigindo confirmação, apenas, via e-mail).

A internet dos anos 2000 foi "Google-cêntrica", mas a internet dos anos 2010 parece-nos, agora, "Facebook-cêntrica". Sendo assim ― e pela nossa experiência no Facebook desde 2011 ―, chegamos à conclusão de que seria mais interessante "terceirizar" os Comentários para o Mark Zuckerberg ;-)

O Facebook tem o maior cadastro de pessoas na internet na História. Mais de 1 Bilhão de usuários. Mark Zuckerberg está careca de saber como evitar o spam, os pseudônimos, os trolls e quejandos (muito melhor que nós).

E acreditamos, sinceramente, que "Comentadores" devidamente identificados, através do Facebook, são muito menos afeitos ao "vandalismo on-line". Mas, mesmo que assim não seja, existem mecanismos para controle de "abuso" (e vamos confiar neles).

Este, inclusive, é um assunto da FAQ (Perguntas & Respostas) que preparamos, especialmente, para esclarecer pontos críticos da mudança no sistema de Comentários (do Digestivo para o Facebook).

Vale reforçar que a mudança já está sendo testada, desde o semestre passado, na seção "Colunas" do Digestivo Cultural. Achamos que a adesão foi grande. Esperamos que você não tenha problemas para Comentar e, se tiver, basta nos contatar ;-)

Um abraço especial,

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 4/3/2013

 

busca | avançada
59182 visitas/dia
2,1 milhões/mês