busca | avançada
39929 visitas/dia
1,1 milhão/mês
Segunda-feira, 6/2/2012
Obrigado, Daniel Piza
Julio Daio Borges


Baptistão

Obrigado, Daniel Piza,

Por ter escolhido o jornalismo cultural. Por ter acreditado em cultura no Brasil. E por ter sido bem-sucedido, mostrando para tantos outros jornalistas culturais que havia um caminho.

Obrigado por nos fazer acreditar na cultura brasileira. De Machado de Assis a Guimarães Rosa, passando por Euclides da Cunha e por tantos outros intérpretes do nosso País.

Obrigado por não esquecer da cultura universal. De Montaigne a Roth, passando por Mencken, Shaw e Wilson, mostrando, justamente, que é possível discutir ideias enquanto se faz jornalismo.

E obrigado por continuar o legado histórico do nosso jornalismo cultural, desde Paulo Francis e Millôr Fernandes, passando por Ruy Castro e Sérgio Augusto, até o seu "Caderno Fim de Semana".

E obrigado pelos seus livros, que, se antes nos pareciam excessivos, hoje são, talvez, a melhor forma de manter o seu pensamento vivo. Obrigado, também, pelas traduções, pelas antologias de outros autores e por tantos outros projetos editoriais em que você esteve envolvido.

Obrigado pelas aulas, pelos cursos, pelas palestras e conversas, e até pelas noites de autógrafos. Obrigado por ser um pensador incansável na causa da cultura e, em última instância, na causa do nosso País.

Obrigado por ter opiniões numa época de tanta impessoalidade. Obrigado por defender pontos de vista no tempo da "correção" política. E obrigado por não ter se rendido ao populismo, mostrando que "elite" não é um conceito pejorativo, mas uma necessidade de qualquer país que se queira desenvolvido.

Obrigado por ter nascido no Brasil e por ter nos dado, além de tudo, o privilégio sermos contemporâneos de Daniel Piza ;-)

Um abraço de toda a Redação do Digestivo e, especialmente, do amigo,

Julio Daio Borges
Segunda-feira, 6/2/2012

 

busca | avançada
39929 visitas/dia
1,1 milhão/mês