Helena Seger | Digestivo Cultural

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Bela Maldade de Rebecca James pela Intrínseca (2011)
>>> Vivo - Um Incrível Pop-Up Do Corpo Humano (Sem Som) de Melbooks pela Melbooks (2007)
>>> Asesinato En El Barrio Gótic de Óscar Tosal pela Santillana-usal (2008)
>>> Lego Star Wars: The Yoda Chronicles (Não Acompanha o Lego) de Daniel Lipkowitz pela Dk Children (2013)
>>> Falar Bem Para Atender Melhor de Raquel Bahiense e Alexandre Medeiros pela Senac (2014)
>>> Ma - Eu. Mulher. Trans. de Marcela Bosa pela Appris (2023)
>>> Kiese História De Um Africano No Brasil de Ricardo Dreguer pela Moderna (2015)
>>> Vencendo O Medo de Jerilyn Ross pela Ágora (1995)
>>> O Caso Do Bolinho de Tatiana Belinky pela Moderna (2017)
>>> Guia De Produtos Cosmesticos de Tereza Rebello pela Senac (2004)
>>> Old Ireland / edited by Robert McNally de McNally, editor pela Fordham U Press (1965)
>>> Você É Especial de Max Lucado pela Hagnos (2017)
>>> Gwladfa Patagonia: The Welsh colony in Patagonia 1865-1965 de R. Bryn Williams pela Gwasg Prifysgol Cymr (1965)
>>> O Livro Das Respostas de Anselm Grün pela Vozes (2008)
>>> Sopa De Botão De Osso de Aubrey Davis pela Brinque-book (2016)
>>> Historia Dos Povos Arabes (ed De Bolso) - History de Albert Hourani pela Companhia De Bolso (2006)
>>> Meu Primeiro Livro Do Corpo Humano de Zada Editora pela Zada (2013)
>>> História Das Inquisições: Portugal, Espanha E Itália, Século Xv-xix de Francisco Bethencourt pela Companhia Das Letras (2000)
>>> E o Vento Levou Livro DVD 1 (Coleção Folha Clássicos do Cinema) de Clark Gable; Vivien Leigh pela Folha (2009)
>>> Science And Technology In Medieval Society (annals Of The New York Academy Of Sciences) de Pamela O. Long pela New York Academy Of Sciences (1985)
>>> Magistrados e Feiticeiros na França do Século XVII de Robert Mandrou pela Perspectiva (1979)
>>> Limite e Espaço - Uma Introdução A Obra De Winnicott de Madeleine Davies pela Imago (1982)
>>> Um Certo Capitão Rodrigo de Erico Verissimo pela Globo (1987)
>>> Centuries Of Childhood A Social History Of Family Life de Philippe Ariès pela Penguin Books (1973)
>>> Custos e Orçamentos nos Empreendimentos de Engenharia de Nildo Silva Leão pela Fontenele (2018)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 11/8/2015
Helena Seger
+ de 6700 Acessos



Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo - JDB

Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)

O Digestivo sempre esteve presente de uma forma ou outra na minha cabeça ou ponta da língua. A minha mãe acessa o site há anos, sempre me mandou por e-mail textos interessantes e abriu a minha cabeça para o mundo literário (e que mundo). Letra por letra, fui me construindo.

A iniciativa do Digestivo Blogs é incrível, pois poderei escrever, e quem sabe inspirar alguém, da mesma forma que eu fui inspirada.

Existem muitos escritores aninhados no desconhecimento. Tantas palavras esperando cansadas (quase como em uma fila do SUS) para serem lidas - e, agora, serão.

Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.

De berço, e chão, da terra da garoa (São Paulo), escrevo desde que me conheço por gente.

Acredito que a escrita é a arte de mais livre expressão, e, assim, "poemizo" a vida a cada respiro: procurando um escape, ou um retorno.

Publiquei em 2014 o meu livro Enlatados de poesia, que partiu de um blog de 4 anos. Fui publicada no livro Antologia Poética dos vencedores do Concurso Nacional Novos Poetas de 2013, e também na abertura dos capítulos do livro Cadê Você, Bebê, de Liliana Seger.

Estudo Design Gráfico na Belas Artes e canto onde houver som.

Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?

Vou tratar de cultura, de poema, de vida. Vou deixar política para os políticos, economia para os economistas, crítica para os críticos e escreverei de gente. Pois nada melhor que um humano para falar de outro.

Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?

Escrevi durante quatro anos o blog Enlatados, como disse. Após a publicação do livro Enlatados, migrei para o Digestivo Cultural, com o blog Abrindo a Lata.

O primeiro blog era como um bolo caseiro, come quem vai em casa (apenas os amigos mais próximos conheciam). Já o novo blog é um sonho-de-valsa, qualquer um pode comer.

Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?

Não sei dizer de outro país, então: quem sou eu para comparar essa terra com outra? Mas digo o seguinte: não há muita gente que não se interesse por cultura...

Ela está de todas as formas nos rondando e nos chamando, seja em uma exposição (que se for em São Paulo estará com fila o dia inteiro), ou até assistindo à novela das oito. Nós criamos a cultura, geramos, e a colocamos no mundo - então nada mais justo que nos interessarmos por ela.

O que impede a cultura (escrita) de estar mais difundida é o acesso. As pessoas se aconchegam com o conhecido e não vêem necessidade de procurar algo novo.

A cultura, portanto, tem que estar ao alcance dos dedos e na altura dos olhos, senão "não existe". Não é preciso mais artistas, é preciso mais acesso.

Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?

A internet é ilimitada, está nas mãos do mundo, no lazer e no trabalho. Está nos relacionamentos, no bate-papo, nas contas para pagar e no comércio. A internet virou onipresente, e a cultura em grande parte ficou presa aos livros e revistas, longe dos "tec-tecs" do teclado e do touchscreen.

Uma plataforma virtual para a disseminação de cultura é, de fato, uma solução brilhante. A facilidade traz o desejo de conhecer algo novo, e assim, esse novo pode ser tanto a reportagem que a Kim Kardashian posou nua mais uma vez, ou uma obra literária brilhante. A cultura estando perto, poderá ser vista, e sendo vista... será querida.

Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?

Paulo Leminski. A minha vitrola. Humanos à minha volta.

Arte. Toda e qualquer forma de arte. E, principalmente, a música.

A música e a poesia andam de mãos dadas comigo. Para mim, a música e a poesia são a maior expressão do interior humano possível - portanto, para se expressar, deve se conhecer a expressão...

Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)

* Enlatados no Facebook

* Helena Seger no Facebook

* Helena Seger no Instagram

Nota do Editor
Helena Seger compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)


Postado por Julio Daio Borges
Em 11/8/2015 às 11h42

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Sabedoria de vida de Julio Daio Borges
02. Flip: Jim Dodge e Will Self de Rafael Rodrigues
03. Não leio mais poesia de Julio Daio Borges
04. forças infernais de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Aura Enfeitiçada - O Fetiche como Espetáculo
Valton de Miranda Leitão
Annablume
(2009)



Cozinha Regional Brasileira Rio Grande do Norte
Abril Coleções
Abril Coleções
(2009)



Marca D'água ( tradução de Júlio Castañon Guimarães)
Joseph Brodsky
Cosacnaify
(2006)



Fortalecendo o Sindicalismo
Fatima Reis/ João Paulo Ribeiro
Ctb
(2013)



Livro Auto Ajuda Nunca Desista De Seus Sonhos
Augusto Cury
Sextante
(2004)



Feminismo Em Disputa
Beatriz Costa/ Camila Rocha/ Esther Solano
Boitempo
(2022)



Sangue de Índio
Rogério Andrade Barbosa
Melhoramento
(1999)



Livro Ecologia Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente
Patricia Narvaes
Yendis
(2011)



Beijing - Insight Compact Guide
Diversos autores
Apa
(2000)



Livro de Bolso Música O Que é Música - Coleção 75
J. Jota de Moraes
Nova Cultura, Brasiliense
(1986)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês