Nordeste Oriental | Felipe Boclin | Digestivo Cultural

busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> O século de Sabato
>>> O elogio da ignorância
>>> Elon Musk
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Homens, cães e livros
>>> Literatura pop: um gênero que não existe
>>> Oxigênio, com Ana Paula Sousa
>>> A bunda do Gerald Thomas
>>> Roteiro de um ano
Mais Recentes
>>> Monstros Mitológicos de Luiz Antonio Aguiar pela Quinteto (2007)
>>> O Amigo Do Vento - Crônicas de Heloisa Seixas pela Moderna (2015)
>>> Os sonhos e a morte - uma interpretação Junguiana de Marie-Louise Von Franz pela Cultrix (1990)
>>> A Vida Oculta De Gaia - A Inteligência Invisivel Da Terra de Brenda Rosen - Shirley Nicholson pela Gaia (1998)
>>> Desenvolvimento Sustentavel o desafio do seculo XXI (lacrado no plastico) de Jose Eli Da Veiga pela Garamond
>>> Contos De Andersen (2º edição - Coleção Leitura) de Hans Christian Andersen pela Paz e Terra (2005)
>>> Admiravel mundo novo (9º edição - capa dura) de Aldous Huxley pela Circulo do Livro (1982)
>>> O Misterio Da Ilha (17º impressão - com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> O Misterio Da Ilha (com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> Poderes ou o livro que diviniza de Jorge Adoum (Mago Jefa) pela Pensamento (1985)
>>> O Remédio Maravilhoso De Jorge de Roald Dahl pela 34 (2009)
>>> Araribá Plus Português - 8º Ano de Monica Franco jacintho pela Moderna (2018)
>>> Ventana 3 - Libro Del Alumno de Izaura Valverde pela Santillana (2021)
>>> Livro da Família - a Importância da Família na Formação do Leitor de Equipe Ftd pela Ftd (2018)
>>> Gestão De Relacionamento E Comportamento de Bill Rogers pela Artmed (2008)
>>> Curso e Concurso: Direito Notarial e Registral de Edilson Mougenot Bonfim (coord.) pela Saraiva (2011)
>>> Roma (II) de Vários Autores pela Time Maps (2018)
>>> Contos De Grimm - Volume 3 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2013)
>>> O Antigo Egito e as Primeiras Civilizações de Vários Autores pela Time Maps (2016)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Politicamente Incorreto de Danilo Gentili pela Panda Books (2010)
>>> Código De Obras E Edificações Do Município De São Paulo de Manoel H. Campos Botelho + Sylvio Alves de Freitas pela Pini (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2014)
>>> Revisão Judicial: do Valor dos Benefícios Previdenciários de Adriano Almeida Figueira pela Impetus (2008)
>>> Economia Brasileira: História, Conceitos e Atualidades de José Cláudio Securato pela Saint Paul (2011)
COLUNAS

Sexta-feira, 8/3/2002
Nordeste Oriental
Felipe Boclin
+ de 7900 Acessos
+ 2 Comentário(s)

O que tem haver a cultura oriental com a música brasileira?

Bom, se afirmarmos que é a música nordestina, você vai estranhar não é mesmo?

Pois é, essa é mais uma riqueza que a nossa cultura apresenta e que poucos conhecem. Pode não parecer, mas até o nosso popular fórro está recheado de música oriental.

Para essa afirmação ficar mais clara, teremos que ir ao passado para entender um pouco desse fenômeno.

É muito conhecido e falado que a música brasileira se criou entre outros fatores pela fusão de três culturas distintas: os cantos e ritmos vindos da África (através dos escravos); as melodias e os traços culturais da metrópole (Europa); e a cultura local dos nossos índios (esses em bem menor proporção). A partir daí, a nossa música ramificou-se em inúmeras vertentes, nas mais diversas regiões do País.

Mas o que tem haver a cultura do Oriente com a música nordestina, você deve estar se perguntando?

A região Ibérica, nos séculos anteriores ao descobrimento do Brasil, era dominada em sua maioria pelos mouros de origem oriental, mais precisamente árabes. Com o passar do tempo, a formação e a dominação do Cristianismo pôs um fim a toda sociedade e cultura oriundas do Oriente, culminando com a tomada da cidade de Granada.

Mesmo assim, elementos enraizados na técnica oriental permaneceram, principalmente nas mãos de milhares de judeus que se fixaram na região.

Após a descoberta do Brasil, e durante o seu processo civilizatório, milhares de europeus desembarcaram na colônia. Representantes das mais diversas nacionalidades e raças se instalaram nas vilas do País. Os tais judeus acabaram se situando nas duas principais vilas do Nordeste, Pernambuco e Salvador.

Esse fato explica, portanto, como a música oriental marcou presença na música nordestina, conferindo-se um caráter muitas vezes considerado primitivista.

Se analisarmos tecnicamente esse fenômeno, podemos notar nos “aboios”, comuns dessa região, a presença das escalas de sétima menor e de quarta aumentada, características da antigas músicas de comunidades asiáticas. Há também uma certa tendência a evitar a “sensível” (não realizando, assim, a tão comum cadência-dominante-tônica, típica da Música Ocidental), tornando a criação mais livre e complexa. Outro aspecto, é a presença do “pedal harmônico”, tão comum em civilizações primitivas, que atribuíram ao “zumbido” por ele produzido um sentido trascendente e cósmico. E não poderíamos deixar de lembrar das “persistências rítmicas e melódicas”, de importância fundamental para se atingir um clima de “transe” e de “dança”.

Tudo isso para se chegar ao que os antigos chamavam de “música orgânica” (só apreendida intelectualmente depois de atingir e envolver todo o corpo).

Hoje em dia, podemos encontrar esses elementos em artistas vivos e ativos como Elomar, Sivuca, Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Renato “Cigano”, Xangai, Quinteto da Paraíba, Zé Ramalho e muitos outros. Apesar de atuais e modernos, a sensibilidade de suas violas, sanfonas, flautas e arranjos remetem visivelmente à mística oriental.

Experimente escutar Heraldo do Monte em seu disco “Viola Nordestina” ou Xangai em seu “Brasilerança” ou então simplesmente Hermeto Pascoal (desse nem é preciso falar). Está tudo lá...


Felipe Boclin
Rio de Janeiro, 8/3/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os Doze Trabalhos de Mónika. 12. Rumo ao Planalto de Heloisa Pait
02. Sejamos multiplicadores de Fabio Gomes
03. Hells Angels de Gian Danton
04. Aluga-se um escritório de Ricardo de Mattos
05. 50 anos a mil, a vida de Lobão de Jorge Wagner


Mais Felipe Boclin
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/3/2002
11h16min
Muito interessante e enrriquecedor esse texto.
[Leia outros Comentários de Rafael Sá Freire ]
10/3/2002
10h53min
Bem lembrada a influência oriental no musicar nordetino. Também no repertório do Quinteto Armorial e nas composições de Alceu Valença (não por acaso, ambos de Pernambuco), entre outros, encontramos claras indicações dessa influência. Um abraço.
[Leia outros Comentários de Toni]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sobre El Porvenir de Nuestras Escuelas
Friederich Nietzsche
Marginales Tusquets
(1980)



A Cura Popular pela Comida
Dr. Flavio Rotman
Leitura
(2007)



Lao Tsé o Segredo do Tao o Caminho Natural
Werner Schwanfelder
Vozes
(2009)



Reiki Universal - Sistema Usho Tibetano Oshi e Kahuna
Johnny de Carli
Madras
(1998)



Avaliação psicológica e lei
Sidney Shine
Casa do Psicólogo
(2005)



Yvain, o Cavaleiro do Leão
Chretien de Froyes
Francisvo Alves
(1989)



Kingdom Kearts 1
Shiro Amano
Abril
(2014)



A Gravidade das Sombras
David Ramus
Record
(1999)



100 Livros Que Mais Influenciaram A Humanidade + As Maiores Personalidades da História + Os 50 Maiores Erros da Humanidade
Martin Seymour-Smith; Pedro Silva; Trajano Leme Filho
Difel; Universo dos Livros; Axcel
(2007)



Lobo, Lobão, Lobisomem
Luiz Roberto Guedes
Saraiva
(1997)





busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês