Onde estão os ídolos juvenis dos anos 80 | Denis Zanini Lima | Digestivo Cultural

busca | avançada
32535 visitas/dia
1,1 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Programa Stadium estreia novo quadro neste sábado (30) na TV Brasil
>>> Empreendedores voltam à escola onde estudaram para ensinar
>>> Shopping Cidade São Paulo celebra seu primeiro ano com apresentação especial da orquestra Baccarelli
>>> Anna Muylaert debate produções da sétima arte no Estação Plural
>>> FERNANDO MARTINS - Commedia dell´Arte
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Tricordiano, o futebol é cardíaco
>>> Ação Social
>>> Antes que seque
>>> Etapas em combustão
>>> Antonia, de Morena Nascimento
>>> O suicídio na literatura
>>> 'As vantagens do pessimismo', de Roger Scruton
>>> E+ ou: O Estadão tentando ser jovem, mais uma vez
>>> Literatura engajada
>>> O Novo Museu da Estação da Luz: uma Proposta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Temporada 2016 do Mozarteum
>>> Curso de projetos literários
>>> Patuá em festa
>>> Literatura: direito humano
>>> Geraldo Rufino no #MitA
>>> Portal dos Livreiros: 6 meses!
>>> Ryley Walker
>>> Leia Mulheres - BH
>>> Adagio ma non troppo
>>> Psiu Poético 30 anos
Últimos Posts
>>> Verdades sobre o mundo acadêmico
>>> O Inclassificável - A Sala Vazia
>>> O Inclassificável
>>> Apenas entreabertas as gavetas
>>> O Cárcere
>>> d'EUS
>>> 5 coisas que o escritor iniciante precisa saber
>>> Passando o Caixa
>>> Rito e mito, falando serio.
>>> A diferença entre um mestre e um doutor
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 12 tipos de cliente do revisor de textos
>>> Leia Mulheres - BH
>>> Meio-dia no Rio de Janeiro
>>> Desvirtualização no Itaú Cultural
>>> Carta aberta a quem leu Uma Carta Aberta ao Brasil
>>> Depois do ensaio
>>> A literatura está mais próxima
>>> Como seria bom ser desenvolvido
>>> O poeta, a pedra e o caminho
>>> Curso de Criação Literária
Mais Recentes
>>> O DRAMA DA LINGUAGEM- Uma leitura de Clarice Lispector
>>> A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
>>> O TEXTO, OU: A VIDA- uma trajetória literária
>>> América Aracnídea
>>> Abel Sánchez - Uma história de paixão
>>> O Senhor Ventura
>>> Meu Marido
>>> Pelas Pedras do Caminho Mineral
>>> O Coração da Floresta
>>> O Petróleo e a Glória - A corrida pelo Império e a fortuna do Mar Cáspio
>>> O Bandido da Chacrete - Ascensão e Queda de um Fundador do Comando Vermelho
>>> Cupom Zero
>>> Descanse em Paz - Histórias Sobre os Últimos Dias de Poe, Dickinson, Twain, Jmaes e Hemingway
>>> Noites de Sábado e Outras Noites Cariocas
>>> Bilhar Indiscreto
>>> A Busca - Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno
>>> Desagregação - Por Dentro de Uma Nova América
>>> A Casa do Meu Avô
>>> Como Funciona a Ficção
>>> Um Riso em Decúbito
>>> Memória do Cotidiano Volume 6
>>> Decameron - 10 Novelas Selecionadas
>>> Anos 70 - Música Popular
>>> Legal English - English For International Lawyers
>>> A Questão dos Livros
>>> Ulisses
>>> A Vida Imortal de Henrietta Lacks
>>> O Teorema do Papagaio
>>> Com Vista Para o Kremlin - A Vida na Rússia Pós-Soviética
>>> O Punho e a Renda
>>> As Grandes Equações
>>> Um Cântico para Leibowitz
>>> A Divina Comédia
>>> Dom Quixote V2
>>> O Cemitério de Praga
>>> Sobre os Espelhos e Outros Ensaios
>>> Quase a Mesma Coisa
>>> 2001 A Space Odyssey
>>> Guia de Tintos e Brancos
>>> Os Magnatas
>>> O Fenómeno Humano
>>> A Informação
>>> Bombaim: Cidade Máxima
>>> O Homem de Beijing
>>> O Caso do Homem Que Morreu Rindo
>>> O Livro da Ignorância Generalizada
>>> O Gordini Mal Assombrado - A Saga de Uma Revista de Automóveis
>>> O Código Da Vinci
>>> A Neblina do Passado
>>> Cultura de Verniz V2
COLUNAS

Sexta-feira, 24/5/2002
Onde estão os ídolos juvenis dos anos 80
Denis Zanini Lima

+ de 7400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Se você tem hoje entre 25 e 30 anos e usa o e-mail com relativa freqüência, com certeza sua caixa postal já recebeu algumas mensagens do gênero "você está ficando velho", nas quais uma série de modismos, produtos, seriados e fatos dos anos 70 e 80, que a "nova geração" não faz a mínima idéia do que sejam, são citados.

Na lista de filmes, invariavelmente aparecem De Volta para o Futuro, Curtindo a Vida Adoiado, Goonies, Clube dos Cinco, Tuff Turf e Jogos de Guerra, só para citar alguns.

Gostando-se ou não deles, é inegável que Matthew Broderick cantando Twist and Shout em plena avenida, Ralph Macchio derrubando o seu adversário com um derradeiro golpe de perna e Michael J. Fox voltando no tempo a bordo de um De Lorean tornaram-se ícones de uma geração.

Mas o que aconteceu com esses atores depois que os anos 80 ficaram para trás? Excetuando-se Michael J. Fox, que recebeu recentemente significativo destaque na mídia por conta do Mal de Parkison, a maioria não vêm atraindo a imprensa como antes, deixando muitos fãs na mão.

Ralph Macchio

O mais recluso dos ídolos teens dos anos 80 têm sido Ralph Macchio. Desde que Daniel Larusso abandou os tatames, em 1989, o ator nunca mais encontrou um papel que lhe projetasse da mesma maneira que Karate Kid.

Nos últimos cinco anos, Ralph, que em breve vai virar quarentão, deu o ar de sua graça em apenas dois filmes: Can't Be Heaven (1999) e Dizzyland (1998). No primeiro, ele interpreta Hubbie Darling, um saxofonista de jazz, morto há 60 anos, que se recusa em ir para o céu sem sua amada, ainda viva.

No melhor estilo Gasparzinho, Hubbie faz amizade com um jovem, e o ajuda a conquistar a garota dos seus sonhos. O filme obteve algumas críticas favoráveis da mídia americana.

Em Dizzyland, que conta a história de uma jovem molestada sexualmente, Ralph aparece como coadjuvante, somando mais uma atuação pouco expressiva em seu currículo. Ainda em 1998, o ator usou sua voz de adolescente para dublar o rato Timmy, desenho animado produzido pela MGM.

Ralph chegou a ficar quatro anos no ostracismo. Antes de Dizzyland, seu último trabalho havia sido em Nu em Nova York (1994) e Meu Primo Vinny (1992); este, o que lhe trouxe maior repercussão nos anos 90.

Matthew Broderick

O astro de Curtindo a Vida Adoiado e Jogos Guerra tem administrado bem sua carreira. Se não está entre os mais bem pagos de Hollywood, ao menos não é obrigado a mendigar por papéis pífios como alguns de seus colegas.

Em 2000, o ator passou o primeiro semestre envolvido com as filmagens de You Can Count on Me, que mostra o conturbado relacionamento de uma mulher com seu irmão mais novo.

Recentemente, pôde ser visto em filmes de expressiva bilheteria, como Godzila (1998) e A Lente do Amor (1997). Em 1999, trabalhou em três longas metragens, voltando inclusive a flertar com o público infantil/adolescente, em Inspetor Bugiganga.

Nas locadoras nacionais, acaba de chegar outro de seu trabalho no gênero, Eleição (1999). O enredo é bem familiar. A história se passa em um colégio, onde uma garota certinha e e um rapaz meio abobado disputam a presidência do conselho estudantil.

Só que Broderick, prestes a completar 40 anos, não faz o papel de ídolo adolescente, e sim do diretor da escola. Também consta em seu currículo a dublagem de Simba, em O Rei Leão.

James Spader

James Spader esteve com a agenda cheia. Em 2000, o rebelde de Tuff Turf (1985) trabalhou em dois filmes, já tendo marcado presença em outros dois no mesmo ano.

Na comédia Speaking of Sex (lançado em 2001, nos Estados Unidos), ele faz o papel do Dr. Roger Klink, um especialista em depressão masculina que ajuda um casal a resolver seus problemas matrimoniais. Bill Murray e Lara Flynn Boyle estão no elenco.

Em Slow Burn, Spader interpreta um explorador que, junto com sua parceira (Minnie Driver), encontra uma fortuna em diamantes no México. O público brasileiro poderá matar a saudade do ator também na ficção futurista Supernova.

O filme se passa no século 22. James Spader é Nick Vazant, co-piloto de um grupo de resgaste espacial que se vê envolvido por perigos alienígenas.

Seus sucessos na década de 90 foram Stargate, Crash - Estranhos Prazeres, Bob Roberts e O Lobo.

Matt Dillon

O ator trabalhou no drama Deuces Wild, que estreou em 2001, nos EUA. Ambientado nos anos 50, a trama gira em torno dos conflitos entre gangues rivais de Nova York.

Ele também deu o ar da graça, nas telonas americanas, na comédia One Night at McCool´s, que tem no elenco Michael Douglas, John Goodman e Liv Tyler. O filme fala de um grupo de amigos que se encontram para relembrar suas conquistas amorosas.

Dillon, que consagrou-se nos anos 80 com The Outsiders e Drugstore Cowboy, tem acertado a mão nos papéis que escolhe. Basta lembrar de sua atuação nos filmes Vida de Solteiro (1992), Será que ele é? (1997), Garotas Selvagens (1998) e Quem vai ficar com Mary? (1998), todos com ótima bilheteria.

Emilio Estevez

O punk de Repo Man começou 2000 dirigindo seu quinto filme, Rated X, sobre a indústria pornográfica nos Estados Unidos (Boogie Nights fazendo escola). Mais uma vez, atuando ao lado de seu irmão, Charlie Sheen.

Ao que parece, Estevez aprecia a idéia de tornar-se cineasta. Em 1998, dirigiu The Bang Bang Club, e em 1996 foi a vez de The war at Home. Porém, nenhum desses filmes proporcionou-lhe a credibilidade necessária para alavancar a carreira. Além de Rated X, Estevez participou de Sand, drama com Julie Delpy.

Estevez ficou conhecido em 1985, com Clube dos Cinco (de John Hughes, o mesmo de Curtindo a Vida Adoiado), interpretando o fortão de um grupo de alunos que é obrigado a ficar de castigo na escola. Depois, vieram Tocaia - onde contracena com Paul Newman - e Jovem Demais para Morrer.

Corey Feldman

Corey Feldman pode ser considerado o coadjuvante oficial dos filmes de adolescentes dos anos 80. Você certamente o viu em Goonies (o Bocão, lembra?), Conta Comigo (que revelou o talentoso River Phoenix), Sem Licença para Dirigir, Garotos Perdidos (um dos primeiros trabalhos do hoje consagrado Joel Schumacher), Gremlins, Os Almôndegas e no cult trash Sexta-Feira 13, partes 4 e 5.

Ele tem se mantido na ativa, fazendo pelo ou menos um longa por ano - sempre como coaduvante, para não perder o hábito -, aparecendo em séries de TV, produzindo, coreografando e até dirigindo.

Seu début atrás das câmeras foi em Busted (1996), filme no qual, talvez pela primeira vez, atuou como protagonista, ao lado de seu amigo Corey Haim - com quem já havia dividido o set em Sem Licença para Dirigir (1988) e Garotos Perdidos (1987).

Filmografia (disponíveis em vídeo)

Ralph Macchio: Karatê Kid, A Encruzilhada, Nu em Nova York, Meu Primo Vinny e Vidas sem Rumo.

Matthew Broderick: Curtindo a Vida Adoiado, Jogos de Guerra, Um Novato na Máfia e A Lente do Amor.

Emilio Estevez: Clube dos Cinco, Repo Man - A Onda Punk, Tocaia, Vidas sem Rumo e The Might Ducks.

Corey Feldmam: Conta Comigo, Dia de Rock, Os Goonies, Os Almôndegas, Sem Licença para Dirigir e Os Garotos Perdidos.

James Spader: Manequim, Tuff Turf, Stargate, Crash, Wall Street e Bob Roberts.

Matt Dillon: Vida de Solteiro, Será que ele é?, Garotas Selvagens e Quem vai ficar com Mary?

Nota do Editor

Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado na Revista Submarino.


Denis Zanini Lima
Santo André, 24/5/2002


Quem leu este, também leu esse(s):
01. E Foram Felizes Para Sempre de Marilia Mota Silva
02. De louco todos temos um pouco de Cassionei Niches Petry
03. Em 2016, pare de dizer que você tem problemas de Fabio Gomes
04. A coerência de Mauricio Macri de Celso A. Uequed Pitol
05. Cinema de Conflito e Entretenimento de Guilherme Carvalhal


Mais Denis Zanini Lima
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
24/5/2002
12h29min
Aí Denis, bela busca que você deu na galera! Espero que volte a escrever e faça uma lista de atrizes, tipo Molly Ringwald, Kelly LeBrock, Ally Sheedy, etc e tal...
[Leia outros Comentários de Juliano Maesano]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O LIVRO NEGRO
ORHAN PAMUK
COMPANHIA DAS LETRAS
(2008)
+ frete grátis



HOMO LUDENS
JOHAN HUIZINGA
PERSPECTIVA
(1980)
+ frete grátis



A METAMORFOSE E UM ARTISTA DA FOME E CARTA A MEU PAI
FRANZ KAFKA
MARTIN CLARET
(2002)
+ frete grátis



OS CARISMÁTICOS- UM PANORAMA DOUTRINÁRIO
JOHN F. MACARTHUR, JR
FIEL
(1988)
+ frete grátis



DEVELOPMENT MACROECONOMICS
PIERRE-RICHARD AGÉNOR AND PETER J. MONTIEL
PRINCETON UNIVERSITY PRESS
(1999)
+ frete grátis



O ARQUEIRO: A BUSCA DO GRAAL - LIVRO I
BERNARD CORNWELL
RECORD
(2004)
+ frete grátis



O HOMEM DOS CÍRCULOS AZUIS
FRED VARGAS
COMPANHIA DAS LETRAS
(2006)
+ frete grátis



ESQUECER O NATAL
JOHN GRISHAM
ROCCO
(2002)
+ frete grátis



LA DESCRIPTION DU MONDE
MARCO POLO
KLINCKSIECK
(1955)
+ frete grátis



INNOCENTS AT HOME - AMERICA IN THE 1970S
TAD SZULC
VIKING PRESS
(1974)
+ frete grátis





busca | avançada
32535 visitas/dia
1,1 milhão/mês