Deus, delírio coletivo | Cassionei Petry

busca | avançada
83383 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Digestivo Cultural
O que é?
Quem faz?

Audiência e Anúncios
Quem acessa?
Como anunciar?

Colaboração e Divulgação
Como publicar?
Como divulgar?

Newsletter | Disparo
* RSS, Twitter e Facebook
Últimas Notas
>>> Eu Maior, o filme de Fernando, Paulo e Marco Schultz e Andre Melman
>>> Diálogos de Platão, pela editora da Universidade Federal do Pará
>>> Porta dos Fundos
>>> Os Enamoramentos, de Javier Marías
>>> One Click, a História da Amazon, de Richard L. Brandt
>>> Amores & Arte de Amar, de Ovídio
>>> Gonzaga - De Pai pra Filho, de Breno Silveira
>>> Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
Temas
Mais Recentes
>>> Maffesoli, Redes Sociais e o Mundo Reencantado
>>> Clube de leitura da Livraria Zaccara: um ano!
>>> Os EEUU e o golpe de 64
>>> Todas as Tardes, Escondido, Eu a Contemplo
>>> Família e Maldade
>>> O Corno em Série
>>> A Cidade do Improvável
>>> Um Lugar para Fugir Antes de Morrer
>>> O goleiro que ganhou o Nobel
>>> O Amor é Sexualmente Transmissível
Colunistas
Mais Recentes
>>> Millôr Fernandes
>>> Daniel Piza (1970-2011)
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> 11/9: Dez Anos Depois
>>> Séries de TV
>>> Discoteca Básica
Últimos Posts
>>> José Luiz Tejon no #MitA
>>> Araquém Alcântara #EuMaior
>>> John Huston: cinema e armas
>>> Paulo de Tarso Lima #EuMaior
>>> The Doors Live at The Bowl 68
>>> The Doors com Eddie Vedder
>>> Ricardo Lindemann #EuMaior
>>> AnaE lança novo livro em SP
>>> Professor Hermógenes #EuMaior
>>> Waldemar Falcão #EuMaior
Mais Recentes
>>> Sergio Britto & eu
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Joey e Johnny Ramone
>>> A Cultura do Consenso
>>> De Kooning em retrospectiva
>>> Delírios da baixa gastronomia
>>> Jane Fonda em biografia definitiva
>>> Psicodelia para Principiantes
Mais Recentes
>>> Luis Salvatore
>>> Catarse
>>> Chico Pinheiro
>>> Sheila Leirner
>>> Guilherme Fiuza
>>> Antonio Henrique Amaral
Mais Recentes
>>> 40 mil seguidores no Twitter
>>> Comentários via Facebook
>>> Obrigado, Daniel Piza
>>> Seção Mais Acessados
>>> Digestivo no Facebook
>>> Você no Twitter do Digestivo
Mais Recentes
>>> Várzea
>>> O fim e o café solúvel
>>> Planejamento de Carreira e Networking
>>> Freud Básico
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> A Pérola de Galileu
>>> Lá vamos nós outra vez...
>>> Micro-Twitter-Blogging
>>> Micro-Twitter-Blogging
>>> The Social Music Revolution
Mais Recentes
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Olga e a história que não deve ser esquecida
>>> Receita para se esquecer um grande amor
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A teoria do caos
Mais Recentes
>>> Mário Sabha Jr autografa 'Você ama ou fantasia tudo?' em Florianópolis
>>> EdUFSCar participa do XXI Seminário Nacional Universitas/Br
>>> Titular da UFSCar lança coleção na 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
>>> MANDALAS TRANSLÚCIDOS
>>> CDI é a nova agência da Atos
>>> UniBrasil lança curso superior em Gestão de Turismo
>>> Artistas e desenhistas de HQ criam obras para musicas de Maria de Medeiros
>>> 'Poesia de Primeira' no atelier Maria Tereza Vieira
>>> Cooperativa recebe alunos da FATEC de Mogi das Cruzes
>>> Cooperativa recebe alunos da FATEC de Mogi das Cruzes
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 21/2/2008
Comentários
Leitores


Deus, delírio coletivo
Concordo com o Almir. As nossas crenças dependem da cultura em que vivemos. No Brasil, país maciçamente católico, a maioria das pessoas nascem com essa crença. Depois, conhece outras alternativas e muda de opinião. Pode permanecer católico, se converter a outra religião ou se afastar de qualquer crença. No meu caso, nasci católico mas, com o tempo, depois de várias leituras e reflexões, me tornei ateu. Só que é extremamente difícil dizer isso para minha família. Ainda peço e bênção para minha mãe (questão de respeito). Enfim, para mim, Deus é um delírio coletivo.

[Sobre "Deus, um delírio, de Richard Dawkins"]

por Cassionei Petry
http://cassionei.blogspot.com
21/2/2008 às
19h15 200.102.245.140
(+) Cassionei Petry no Digestivo...
 
dá-lhe marcio-andré!
muito boa a entrevista. otimas perguntas e respostas no minimo polemicas.

[Sobre "Márcio-André"]

por bruno candéas
http://nordestal.blogspot.com
21/2/2008 às
16h28 189.70.84.174
(+) bruno candéas no Digestivo...
 
Geração pós-diluviana
Se existe a geração pós-diluviana 00, ou pós-internet, pós-pós-tudo, uma coisa que seus escritores parecem ter em comum é ver que o blog pode ser muito bom enquanto poema-rascunho para o livro. Se o formato poema inclui a objetividade sensitiva intrínseca em si e até o delírio criativo do apuro técnico, penso que é importante distinguir a "poesia-vômito-confessional" do acaso objetivo dos surrealistas ou a escrita dos beats. Nem Breton acreditava na escrita automática pura, já que na própria reedição de "Nadja" ele alterou inúmeras coisas. Existem os ótimos "livros processo" como o "Livro de Manuel", do Cortázar; "O Desastronauta", do Flávio Moreira da Costa etc. A "literatura processo" enquanto método é de extrema importância, e deve ser prontamente diferenciada da "poesia-vômito-confessional".

[Sobre "Márcio-André"]

por Augusto Guimaraens C
http://www.ossetenovos.org
21/2/2008 às
15h55 201.53.182.20
(+) Augusto Guimaraens C no Digestivo...
 
O impasse da poesia
É como se a poesia já estivesse entrando nesse processo de ir para o museu já que cada vez mais somente os poetas se lêem e se comentam... Esperemos que seja apenas uma fase... Assim como ela era popular no séc.XIX vendendo milhares de exemplares com Lord Byron... Agora é uma fase de tautologia... Muitos dizem que quando ela tentou se popularizar novamente seja com os pop-cretos, o elogio de sua associação com a publicidade ou seu diálogo com o tropicalismo, com o rock dos anos 80, a lírica do imaginário popular teria ido para a canção... Mas é fato que sua produçao no Brasil está cada vez mais restrita e esse é o atual impasse de que você fala... Entre a peça de museu e o poema enquanto discurso, senão essencial, pelo menos importantíssimo de uma sociedade... Como não se pode negar: já foi a época do ideal de gênio romântico, da qual o Márcio-André fala...

[Sobre "Márcio-André"]

por Augusto Guimaraens C
http://www.ossetenovos.org
21/2/2008 às
15h45 201.53.182.20
(+) Augusto Guimaraens C no Digestivo...
 
o estudo como prioridade
E acrescento: Não somente muitos dos homens públicos, mas também muito da população em geral coloca o estudo em último lugar na lista de prioridades (quando o colocam). Preferem esperar que dias melhores caiam do céu.

[Sobre "Papo com Valdeck A. de Jesus"]

por R. Fernandes
21/2/2008 às
15h36 189.20.181.130
(+) R. Fernandes no Digestivo...
 
a ditadura da homogeneização
Ana, acredito que qualquer forma de imposição ou de modismos é terrível. Costumo até ter uma resistência àquilo que todo mundo gosta, todo mundo faz ou todo mundo usa sem questionar (roupa, filme, música, livro, lazer, esporte...) Me dá antipatia. Quando morei na França por força das circunstâncias (podia ter sido Holanda, Curitiba, Pedra Azul, Goiânia, Boa Esperança, Quito ou outro lugar qualquer), conheci muitas coisas, novidades ou não, e o que me interessava era principalmente a cultura, o modo de ser e viver do povo, o cotidiano da "gente" do lugar. Mas lembro-me que eu mesma me cobrava um pouco desse consumismo e, na véspera de vir embora, findo os quase 5 anos fui correndo visitar o Louvre, pensando: se eu não for, que desculpa eu poderia dar? É a ditadura da homogeneização. Obrigada pelo desabafo. Beijos

[Sobre "Se um dia, uma culta viajante..."]

por Áurea Thomazi
21/2/2008 às
14h41 201.78.149.162
(+) Áurea Thomazi no Digestivo...
 
Yale podcasts
Yale também tem um programa com podcasts de aulas e palestras.

[Sobre "Berkeley Webcasts"]

por Paulo Moreira
http://paulodaluzmoreira.blogspot.com
21/2/2008 às
12h37 128.36.192.69
(+) Paulo Moreira no Digestivo...
 
cultura e defesa pessoal
Concordo com o teor da entrevista de Valdeck Almeida, como bem proclama o escritor Fausto Wolff: " A cultura é um instrumento de defesa pessoal"; neste sentido sugiro também a leitura dos artigos do escritor citado em seu site; ou nas suas crônicas no JBONLINE. Quanto ao Valdeck, deixo meu registro de admiração por sua trajetória humana e intelectual. Atenciosamente, Fabio Daflon

[Sobre "Bate-papo com Ruy Castro"]

por Fabio Daflon
21/2/2008 às
10h54 200.214.130.18
(+) Fabio Daflon no Digestivo...
 
Excelente entrevista!
Perguntas muito bem elaboradas e tema imprescindível. As respostas não poderiam estar mais à altura, mas, enfim, foram dadas por Valdeck Almeida de Jesus! Parabéns por mais um excelente texto!

[Sobre "Papo com Valdeck A. de Jesus"]

por Aline Vitória
http://cineliteratum.blogspot.com
19/2/2008 às
13h39 189.13.150.150
(+) Aline Vitória no Digestivo...
 
o que fez de mim uma poetisa
Parabéns pelas palavras de incentivo aos dois lados desta moeda, a "literatura". Tb. recebi na escola pública um importante apoio. Os verdadeiros professores de literatura são como flores de lótus e, assim como vc, eu tb encontrei os meus no meio do lodo...

[Sobre "Papo com Valdeck A. de Jesus"]

por Luiza A Mendo
19/2/2008 às
10h42 201.8.98.101
(+) Luiza A Mendo no Digestivo...
 
Tapas e escritores-de-estante
É... foi um tapa na cara dos que acham que escrevem. Ao mesmo tempo, mais um incentivo aos que sabem que sabem disso. Ainda assim, escritores-de-estante como eu (de-estante porque colecionamos originais por mil vezes recusados), não mais sabemos o que fazer quando, mesmo seguindo dicas como as suas, não somos relevados.

[Sobre "Então, você quer escrever um livro..."]

por Rodrigo Mergulhão
19/2/2008 às
10h28 200.222.130.45
(+) Rodrigo Mergulhão no Digestivo...
 
Mulheres querem casar!
Acho que a grande maioria das moças quer casar e quer cuidar do marido e todas essas coisas. Sério mesmo, e não é porque eu tenho 26 anos e quero casar, mas porque minhas amigas também querem. À medida que o mundo vai perdendo sentido, as pessoas desejam valores antigos, pois eram confortáveis, pois traziam alguma segurança. Mulheres atualmente conseguem quase tudo sozinhas, ganham dinheiro, têm bons empregos, compram suas bolsas preferidas e muitos sapatos, mas, oh, o amor, isso elas nunca conseguem comprar. Então, espere Bettina se dar super bem na vida e aí, meu caro, aposto que ela estará louca para casar.

[Sobre "Razoavelmente desinteressante"]

por Bia Cardoso
http://groselha.wordpress.com/
19/2/2008 às
10h27 201.15.76.46
(+) Bia Cardoso no Digestivo...
 
Vou a um banco agora?
Cena cruel. Um banco e as pessoas. Essa cena se repete, dia após dia e ficamos à mercê dessa situação. O seu texto, embora recheado de humor, é um retrato fiel do que passamos e enfrentamos. Uma crônica bem feita e original. Parabéns. PS: Vou a um banco agora. O que será que me espera? Argh!!!

[Sobre "No banco"]

por Adriana Godoy
19/2/2008 às
10h00 201.58.147.165
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Aplausos!
Meu amigo escritor e poeta Valdeck: esta entrevista está simplesmente maravilhosa. É a pura realidade. Parabéns! Ao ler o que você disse sobre ter estudado desde cedo em escola pública na Bahia, me lembrou um amigo, também da Bahia: João Justiniano. Os dois são guerreiros e heróis, lutadores e vencedores. Pessoas assim como vocês merecem aplausos! Também concordo com relação à máxima de Monteiro Lobato: um pais se faz com homens e livros. Cada dia que passa, fico mais fã! Beijos. Vera Sarres

[Sobre "Papo com Valdeck A. de Jesus"]

por Vera Sarres
19/2/2008 às
02h33 189.24.41.157
(+) Vera Sarres no Digestivo...
 
Salve, Márcio André!
Necessário é como defino hoje o trabalho da Confraria do Vento, e de um tanto de outros malucos pelo poema pela internet afora. Um seleto grupo de personagens neste teatro de horrores que é a cultura brasileira, e, quiçá, mundial e globalizada. Concordo com o Márcio André sobre a fragilidade da poesia. Só não temo que ela acabe, ela tem a fortaleza das fragilidades. Salve Márcio André e sua poesia urbana e em busca de sua própria linguagem.

[Sobre "Márcio-André"]

por Edson Bueno de Camar
http://umlagartadefogo.blogspot.com
18/2/2008 às
22h05 201.69.123.187
(+) Edson Bueno de Camar no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Editora Conteúdo
Companhia das Letras
Best Seller
Editora Francis
WMF Martins Fontes
Cortez Editora
Nova Fronteira
Intrínseca
Editora Record
Editora Perspectiva
José Olympio
Hedra
Globo Livros
Madras Editora
Bertrand Brasil
MercadoLivre
Civilização Brasileira
LIVROS


CHARLES DARWIN 1 - VIAJANDO


LULISMO, CARISMA POP E CULTURA ANTICRÍTICA


PROJETO E METAMORFOSE


CORRESPONDENTE INTERNACIONAL


A DÁDIVA DO CORVO


COMO PROUST PODE MUDAR SUA VIDA


OS AMANTES DA NOITE


CAFE TITANIC


CULTURA GERAL


ADOBE DREAMWEAVER CS5


O FUTURO É HOJE


O COLECIONADOR DE SONS


TIO VÂNIA


VISÃO MORTAL


ESTA NOITE OU NUNCA


busca | avançada
83383 visitas/dia
1,7 milhão/mês