Digestivo nº 399 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística de Arquivo Nacional pela Arquivo Nacional (2005)
>>> Livro Teatro Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira Auto da índia Série Bom Livro de Gil Vicente pela Ática (1998)
>>> Bem-vindo ao Deserto do Real! - Cinco Ensaios Sobre o 11 de Setembro e Datas Relacionadas de Slavoj Zizek - Paulo Castanheira Tradução pela Boitempo (2003)
>>> Vinho Tinto - O Prazer É Todo Seu de Sérgio Inglez de Souza pela Marco Zero (2005)
>>> Livro Infanto Juvenis Eu Detetive O Caso do Sumiço de Stella Carr e Laís Carr Ribeiro pela Moderna (1983)
>>> Livro Guia Prático de Avaliação Física :Uma abordagem didática , abrangente e atualizada de Andréa Silveira da Forntoura, Charles Marques Formentin Everson Alves Abech pela Phorte (2009)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraterrestres Eles Estão Aqui de Luiz Galdino pela Ftd (1993)
>>> Coleção 2 Livros Arte Na Idade Antiga Roma Egito de Edna Ande; Suelli Lemos pela Callis
>>> Livro Gibis Naruto Gold 22 de Masashi Kishimoto pela Panini Comics
>>> Recortes do Imaginario - Novas Colagens de Nyrma Souza Nunes de Azevedo Reuber G. Scofano pela Alínea (2009)
>>> Coleção 10 Revistas Tricot Bebê Ideias Sapatinhos Tricô Enxoval Completo Casacos Blusas Luvas Especial de Liberato; Online; Coats pela Liberato; Online; Coats
>>> Mentes Criminosas E Crimes Assustadores de John E. Douglas, Mark Olshaker pela Ediouro (2002)
>>> Livro Sociologia O Futuro do Trabalho Fadiga e ócio na Sociedade Pós-industrial de Domenico de Masi pela Unb (1999)
>>> Economia Direito Promoção da Saúde - Box com 3 livros de Luiz Augusto Ferreira Carneiro pela Iess (2016)
>>> Livro Literatura Estrangeira Paula 3 Edição de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (1995)
>>> O Vício do Amor de Mario Sabino pela Record (2011)
>>> Coleção 10 Revistas Sapatinhos de Bebê Tricô e Crochê Moda Infantil Especial Modelos Tamanhos Casaquinhos Saídas de Maternidade Enxoval Completo de Vera Lúcia Torman; Online; Abril pela Online; Abril; Escala
>>> Livro Literatura Estrangeira Marley & Eu A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo de John Grogan pela Prestígio (2006)
>>> Da Morte - Metafísica do Amor - do Sofrimento do Mundo de Arthur Schopenhauer pela Martin Claret (2001)
>>> Livro História do Brasil A Curvatura da Banana Quem Tem um Projeto de Nação para o Brasil? de Marcos Costa pela Estação Brasil (2018)
>>> Livro De Bolso Religião Nosso Lar Pelo Espírito André Luiz de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> Ludi na Chegada e no Bota-fora da Família Real de Luciana Sandroni pela Escarlate (2017)
>>> Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus: de John Gray pela Rocco
>>> Livro Auto Ajuda Socorro! Preciso de Motivação de Luiz A. Marins Filho pela Harbra
>>> O Príncipe E O Mendigo de Mark Twain pela Ática
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 23/1/2009
Digestivo nº 399
Julio Daio Borges
+ de 2300 Acessos




Artes >>> A cultura do Renascimento na Itália, de Jacob Burckhardt
Depois de ouvi-lo falar de grandes homens da história, em preleções na universidade da Basiléia, Nietzsche, aos 24 anos — entre se doutorar e assumir a cátedra de filologia —, concluiu que, pela primeira vez na vida, sentia prazer em assistir a uma aula. Não é nova a incompatibilidade entre o gênio e a universidade; Schopenhauer dedicou um livro inteiro a combater, por exemplo, a "filosofia universitária". O fato é que o jovem Nietzsche e o professor Burckhardt se aproximaram; e gostavam muito de conversar, em passeios, sobre alguém que chamavam de "o nosso filósofo"... Schopenhauer, claro. Vinte anos depois, Burckhardt foi quem alertou a irmã de Nietzsche para o fato de suas cartas indicarem alguma coisa errada. Era o começo da loucura do autor do Zaratustra... Burckhardt, que publicamente dizia não se interessar por filosofia, além de ser amigo de Nietzsche, foi um dos maiores historiadores do século XIX. E sua obra-prima foi, justamente, A cultura do Renascimento na Itália, que a Companhia das Letras relança agora em formato de bolso. Burckhardt consolidou a noção de que a renascença italiana culminava com o desenvolvimento do indivíduo, a "descoberta" do mundo e do homem (não sendo, tão somente, um "redespertar" da Antiguidade). Schopenhauer entra na história, com seu conceito de "vontade", porque Burckhardt, ao abordar a Itália do período, apostava num Estado determinado pela cultura, e, não, pela política, pura e simples, ou pela religião, como na Idade Média. Portanto, aproximava a Itália renascentista da época da pólis grega, quando a cultura também reinava soberana. Voltaire, em sua modéstia ímpar, considerava que o Renascimento era um dos quatro períodos, na história humana, dignos de consideração. Quem nos lembra é Peter Burke, na introdução ao volume. Se Voltaire tinha razão, no seu vício de polemista, nada como se iniciar através deste ensaio clássico... [1 Comentário(s)]
>>> A cultura do Renascimento na Itália
 



Televisão >>> 24 Horas — Redenção, o filme
O longa da eletrizante série 24 Horas se fazia anunciar no Internet Movie Database (IMDb) desde o ano passado. Mas, agora lançado em DVD, descobrimos que não é um filme conforme muitos esperavam. Não é, surpreendentemente, um teaser para não-iniciados em matéria de Jack Bauer — é, ao contrário, um remendo, um parêntese, um interlúdio entre a sexta e a sétima temporadas. O medo dos realizadores era o de haver uma nova greve dos roteiristas neste ano, prejudicando, como em 2008, a cronologia de 24 Horas e o andamento dos trabalhos. Solução: adiantar uma nesga da próxima temporada com um produto novo (chegaram, inclusive, a cogitar formatos para a internet ou para o celular). As gravações começaram, adiantadamente, no fim de abril e terminaram em junho. Bauer, depois de matar boa parte do elenco (e ir perdendo, ano a ano, seus colegas e familiares), ressurge em "Sangala", um país fictício da África. Como a ação nunca o abandona, chega procurando se reconciliar com sua alma inquieta, mas encontra a região no meio de um iminente golpe de estado. Voilà: Bauer, mais uma vez, não consegue, como agente, se aposentar. A idéia por trás do roteiro se aproxima, deliberadamente, do genocídio de Ruanda, durante o governo Clinton — o qual se eximiu de intervir, sendo criticado, justamente, por dar a entender que, na África, não estão em jogo interesses como, no Oriente Médio, o do petróleo... Coincidência ou não, a série que já antecipou um presidente negro, em 2001, atualmente aposta numa mulher presidente, aproximando-a, inevitavelmente, de Hillary Clinton. Bauer salva as criancinhas africanas de uma guerra civil, mas a suposta participação de norte-americanos na ação golpista — neste Redenção apenas sugerida — há de ser concluída na sétima temporada... O filme, exibido na TV dos EUA, atraiu mais de 10 milhões de telespectadores. Bauer, ainda assim, sem alma (e quase sem identidade), vai ter de se reinventar na sua sétima encarnação. [Comente esta Nota]
>>> 24 Horas
 



Além do Mais >>> Outsiders, de Howard S. Becker
Entre os fora-da-lei e os "estabelecidos", surgiram os outsiders ou "desviantes". Preocupado em "descriminalizar" quem não seguia estritamente as regras — contestando-as, ou simplesmente protestando com um comportamento insubordinado —, Howard S. Becker publicou, em 1963, Outsiders. Mas não se trata de uma obra sociológica qualquer — embora às vezes surjam entediantes interpretações de dados (pretensamente "fazendo ciência") —, e tampouco Becker se revela um sociólogo inconveniente (daqueles televisivos, que, no Brasil, querem meter o bedelho em tudo)... Outsiders redime quem sempre se sentiu diferente do grupo, mas, igualmente, alerta para o risco iminente de "guetização" (para usar outra expressão do vocabulário sociológico). Consciente ou inconscientemente, os outsiders se incomodam com as leis socialmente acordadas e as burlam, às vezes exageradamente, outras vezes apenas para introduzir regras novas. Esse comportamento, contudo, desperta uma reação da própria sociedade que deseja punir os transgressores ou então pedagogicamente enquadrá-los. Não espanta que o livro tenha sido escrito nos anos 60, época de mudanças de comportamento, na qual, culturalmente falando, se todo mundo fosse preso, não sobraria muita gente para contar a história... Encarar o outsider como "não-criminoso" foi um grande passo e ele se deve a Becker. Agora, a "ideologização" do outsider e sua transformação em figura cool pode ser perigosa. A rebeldia é necessária para revitalizar a sociedade. Não confundir, porém, losers com outsiders... [4 Comentário(s)]
>>> Outsiders
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês