Óbvio Adams, de Robert R. Updegraff | Digestivo Cultural

busca | avançada
55760 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eduardo Sued - 100 anos || Galeria Mayer Mizrahi
>>> Comédia sobre barulho estreia em meio a reação de SP à poluição sonora
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Ozzy Osbourne (1948-2025)
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Tom Brown, fundador da Anthropic
>>> Beraldo e D'Avila comentam Dino e a Magnitsky
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A deliciosa estética gay de Pierre et Gilles
>>> Vagas Llosa no YouTube
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> O Próximo Minuto, por Robson Pinheiro
>>> Entrevista com Spacca
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
>>> A biblioteca de Rodrigo Gurgel
>>> O belo e o escalafobético
>>> Defesa dos Rótulos
>>> Da decepção diante do escritor
Mais Recentes
>>> O Caminho dos Justos de Moshe Chaim Luzzatto pela Sêfer (2002)
>>> A Biodiversidade Nos Grandes Remanescentes Florestais Do Estado Do Rio De Janeiro E Nas Restingas Da Mata Atlântica. de Carlos Frederico Duarte Da Rocha pela Rima (2003)
>>> Hq Gibi Terror de Drácula Ano 1 nº 1 editora Abril de Victor Civita pela Abril (1979)
>>> Oxe, Baby de Elayne Baeta pela Galera
>>> Livro De Menina a Mulher Tudo o que Você Precisa Saber Para Sobreviver à Adolescência e Virar Uma Mulher de Sucesso de Drica Pinotti pela Alegro (2001)
>>> As Casas Astrológicas de Dane Rudhyar pela Pensamento (1972)
>>> Ressureição/ A mão e a luva de Machado de Assis pela Cultrix
>>> Horta Em Vasos: 30 Projetos Passo A Passo Para Cultivar Hortaliças, Frutas E Ervas de Kay Maguire pela Senac (2014)
>>> Uma Vida Bela de Virginie Grimaldi pela Gutenberg (2025)
>>> Bhagavad-gita Como Ele É de Swami Prabhupada pela The Baghaktivedanta Book Trust (1995)
>>> Livro Embarque na Segurança de Vânia Freire pela Livre Expressão (2014)
>>> Dilbert: Já nem lembro se somos muquiranas ou espertos de Scott Adams pela Conrad (2013)
>>> Apometria e Desdobramento Múlltiplo de Geazi Amais pela Madras (2017)
>>> Papéis Esparsos... de Hernandes Maia Filho pela Não Consta (1984)
>>> Livro Melhor Teatro de Maria Adelaide Amaral de Maria Adelaide Amaral pela Global (2006)
>>> A Paz Das Senzalas: Familias Escravas E Trafico Atlantico, Rio De Janeiro, C. 1790-c. 1850 de Manolo Florentino e José Roberto Góes pela Civilização Brasileira (1997)
>>> Livro Inimigos Do Futuro de Kirkpatrick Sale pela Record (1999)
>>> McDonald's - A Verdadeira História do Sucesso de John F. Love pela Bertrand Brasil (1988)
>>> Entre a cruz e a espada: Violência e misticismo no Brasil rural de Gregg Narber pela Terceiro Nome (2003)
>>> Livro Deus Um Delírio de Richard Dawkins, traduzido por Fernanda Ravagnani pela Companhia das Letras (2007)
>>> Hq Gibi Conde Drácula Ano 2 nº 15 editora Capitão Misterio de Edmundo Rodrigues pela Capitão Misterio (1978)
>>> Kim de Rudyard Kipling (Tradução de Monteiro Lobato) pela Companhia Nacional (1965)
>>> Matemática 1 - Curso Moderno, Segundo Ciclo de L. H. Jacy Monteiro, Osvaldo Sangiorgi, Renate Watanabe pela Companhia Nacional (1970)
>>> O Pequeno Príncipe de Antoine De Saint-expury pela Livraria Agir Editora (2005)
>>> Ainda Estou Aqui de Marcelo Rubens Paiva pela Alfaguara
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Além do Mais

Quarta-feira, 27/2/2008
Óbvio Adams, de Robert R. Updegraff
Julio Daio Borges
+ de 6800 Acessos
+ 1 Comentário(s)




Digestivo nº 356 >>> "Só os profetas enxergam o óbvio", filosofava Nélson Rodrigues, mostrando que o óbvio só é óbvio depois do momento de iluminação e da sua consagração. Embora Nélson seja o redentor do óbvio no Brasil, ele não é o único no mundo: em 1916, Robert R. Updegraff publicou Óbvio Adams, sua crônica sobre o óbvio nos Estados Unidos. Obviamente se tornou um best-seller, ao longo de todo o século XX — chegando até nós pela Editora de Cultura, de Miriam Paglia Costa. Na sua história, Adams, que ficou conhecido como "Óbvio Adams", tinha praticamente uma única função numa empresa: detectar o óbvio. Detectar o erro óbvio (e corrigir às vezes da maneira mais óbvia); detectar a estratégia óbvia (e produzir melhores resultados, às vezes também óbvios); detectar, enfim, o óbvio "a favor" e o óbvio "contra" — ou, simplesmente, disseminar a cultura do óbvio. Naturalmente, Adams assumiu o comando dessa empresa. Seu sucesso transcendeu a fábula, de cinqüenta páginas em formato pocket, de modo que Updegraff passou o resto da vida recebendo cartas endereçadas ao seu personagem, Óbvio Adams, bem como telefonemas de gente querendo contratá-lo... Ao fim da edição brasileira, Updegraff dá a receita em cinco princípios óbvios: 1) "depois de achadas, todas as respostas são óbvias" (por isso, talvez, precisemos de um dos "profetas" de Nélson Rodrigues, para proclamá-las); 2) "o óbvio está em harmonia com a natureza humana" (ou seja, quando aparecer, todo mundo vai concordar que é o óbvio); 3) "o óbvio não gasta papel" (leia-se: o óbvio é simples, direto, claro e, nunca, prolixo); 4) "o óbvio brilha no olhar das pessoas" (de novo, quando ele aparecer, vai até causar comoção, e será sempre inconfundível); 5) "o óbvio tem hora certa" (como o homem certo, no lugar certo, no momento certo). Updegraff, até onde se sabe, não conheceu o nosso Anjo Pornográfico mas, profeticamente também, instituiu, em seu país, o saudável culto ao óbvio.
>>> Óbvio Adams
 
Julio Daio Borges
Editor
Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
29/2/2008
19h16min
"O óbvio só é óbvio depois do momento de iluminação e da sua consagração". A partir dessa dedução, fica fácil responder a uma importante pergunta: o que é mais óbvio nas empresas? A percepção de um funcionário, independente de posição hierárquica, deve contribuir para ampliar a percepção dos outros e para o desenvolvimento destes, bem como da empresa. Os que conseguem ver o óbvio desvelam para outros o que se encontra oculto para eles, ou seja, alguns precisam fazer aparecer algumas realidades, torná-las perceptíveis, reais. Por isso é tão significativo o trabalho em equipe, quando há cooperação, interação entre os componentes. Sendo assim, por que as empresas estimulam a competição, as situações de disputa, em que uns escondem seus saberes, guardam suas percepções só pra si, em vez de estimularem a cooperação, o diálogo franco, em que todos exponham seus conhecimentos, suas percepções únicas, em prol do trabalho e dos trabalhadores? Todo óbvio deve ser cultivado ou só o que convém?
[Leia outros Comentários de Cristina Sampaio]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Turing e o Computador Em 90 Minutos
Paul Strathern
Zahar
(2000)



A Arte De Ter Razão (edição De Bolso) - 38 Estratagemas
Arthur Schopenhauer
Vozes
(2020)



Médico de Homens e de Almas
Taylor Caldwell
Record
(2004)



Collected Stories
David Leavitt
Bloomsbury
(2003)



Contagem de Carboidratos e Monitorização - 101 Respostas
Preventa Cunsultoria Em Saúde
Preventa
(2003)



Livro Eu e o Cantar de Minha Gente
Oscar Arnaud Sampaio
Oscar Arnaud Sampaio
(1985)



The Handbook of Natural Baby & Childcare
Kim Davies
Hermes House
(2006)



My First Coding Book
Kiki Prottsman
Dk Children
(2017)



O Médico e o Monstro ? o Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde
Robert Louis Stevenson
Via Leitura
(2017)



La pouvoir de l'esprit
Richard Ingalese
Dangles
(1980)





busca | avançada
55760 visitas/dia
2,1 milhões/mês