Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
>>> Ed Motta
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 7 de Novembro #digestivo10anos
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Livros de presente
>>> Guerras sujas: a democracia nos EUA e o terrorismo
>>> A Arte da Entrevista
>>> Daniel Piza by Otavio Mesquita
>>> Prática de conversação on-line
>>> Fatal: o livro e o filme
>>> Que tal fingir-se de céu?
>>> Publique eletronicamente ou pereça: Ken Auletta na New Yorker
Mais Recentes
>>> A Turma do Perere - 365 dias da Mata do Fundão de Ziraldo pela Globo (2006)
>>> Zerois do Brasil de Ziraldo - Colegio Visconde de Porto Seguro - Caio Machado Pedreira pela E Educacional (2011)
>>> Ziraldo e Os Meus Direitos de Ziraldo - Colegio Estacio - Giovanna Oliani Martinez pela E Educacional (2002)
>>> Vida depos da Vida de Dr. Raymond A. Moody Jr. pela Nordica (1979)
>>> O Maior Milagre do Mundo Parte 2 de Og Mandino pela Record (2009)
>>> Garotas Da Pérsia de Nahid Rachlin pela Rocco (2007)
>>> Garota Replay de Tammy Luciano pela Novo Conceito (2012)
>>> Mulheres Mitos E Deusas - O Feminino Atraves Dos Tempos de Martha Robles pela Goya (2019)
>>> Crônicas (Vol. 5 Obra jornalística) 1961 - 1984 de Gabriel Garcia Marquez pela Record (2006)
>>> Duelo final (capa dura) de Elmore Leonard pela Círculo do Livro
>>> Amar é assim (capa dura) de Carol Hill pela Círculo do Livro
>>> Os mortos-vivos (capa dura) de Peter Straub pela Círculo do Livro
>>> Nem mais Nem menos (capa dura) de Jeffrey Archer pela Círculo do Livro
>>> The Cambridge Illustrated History Of Medicine (cambridge Illustrated Histories) de Roy Porter pela Cambridge University Press (1996)
>>> Breve Romance de Sonho - Col. O globo 26 de Arthur Schnitzler pela O Globo
>>> Memórias de Adriano - Col. O globo 24 de Marguerite Yourcenar pela O Globo
>>> As Cidades Invisíveis - Col. O globo 21 de Italo Calvino pela O Globo
>>> O Senhor das Moscas, - Col. O globo 19 de William Golding pela O Globo
>>> A Consciência de Zeno - Col. O globo 4 de Italo Svevo pela O Globo
>>> O Fio da Navalha - Col. O globo 28 de W. Somerset Maugham pela O Globo
>>> Nosso Homem em Havana - Col. O globo 20 de Graham Greene pela O Globo
>>> O Jovem Törless - Col. O globo 27 de Robert Musil pela O Globo
>>> O Caso Morel - Col. O globo 15 de Rubem Fonseca pela O Globo
>>> As representações dos prof. de educação especial e as necessidades das famílias de Filomena Pereira pela Graforim (1998)
>>> A Distância Entre Nós de Thrity N. Umrigar pela Nova Fronteira (2006)
BLOG

Quarta-feira, 27/11/2002
Blog
Redação
 
Esperando sentado

Trechos selecionados, aleatoriamente, de resenhas e sinopses no Estadão:

Como Nascem os anjos (Brasil, 1996) Favelado mata acidentalmente o chefe do tráfico no morro e foge com a ajuda de casal de garotos Branquinha e Japa. O trio invade a casa de um americano na Barra e termina sitiada pela polícia. Fotógrafo e diretor dos mais importantes do cinema brasileiro, Murilo Salles antecipou aqui uma tendência que prosseguiu com o supervalorizado O Invasor, de Betto Brant, sobre a periferia que ameaça, com sua simples presença, a ordem estabelecida do centro do poder.

O Invasor (Brasil) Isso vem representado, metaforicamente, na história do assassino profissional contratado por uma dupla para matar o sócio deles numa empresa construtora. O cara executa a função, mas logo em seguida instala-se na firma, levando pânico principalmente ao mais fraco, emocionalmente, dos homens que o contrataram. Para complicar, o invasor inicia uma relação de sexo com a filha da vítima, que só vai consolidando seu poder de desestabilização de uma certa ordem estabelecida.

Cidade de Deus (Brasil, 2002) Tendo como pano de fundo o problema da miséria, violência e exclusão social, narra a história de Buscapé, jovem negro e pobre, que descobre na fotografia uma maneira de fugir do destino trágico.

Madame Satã (Brasil-França, 2002) A história de vida de João Francisco dos Santos, malandro, artista, presidiário, pai adotivo, preto, pobre o homossexual. E, após sofre de tudo e amargar dez anos de prisão, consegue se sentir realizado ao criar seu personagem Madame Satã, famoso na noite do Rio de Janeiro dos anos 30 e 40.

Bah, bah, bah. Eu já estou extremamente cansado. É difícil perceber que esse estilo de filme, em vez ameaçar uma ordem supostamente estabelecida, apenas segue uma fórmula fácil e consagrada? Os críticos, muitos pagos e fracos, repetem orientações de assessorias de imprensa; e o público médio, que quer sempre parecer inteligente e "consciente", tem dificuldade para assumir que simplesmente não gostou. Pois eu não gostei e não estou gostando. Não vou ao cinema para receber porrada na cara - nem acho que alguém fica mais sensível e "consciente" por causa disso. Já passou da hora dessa criatividade propagandeada fazer algo realmente novo aparecer. Eu estou esperando, sentado. E prometo que avisarei quando chegar.

[Comente este Post]

Postado por Eduardo Carvalho
27/11/2002 às 12h45

 
Os letrados por Voltaire

Do Dicionário Filosófico, de Voltaire:

As pessoas de letras que mais serviços prestaram ao reduzido número de entes pensantes espalhados pelo mundo são os letrados isolados, os verdadeiros sábios encerrados nos seus gabinetes que não argumentaram nos bancos das universidades nem disseram as coisas pela metade nas academias; e esses têm sido quase todos perseguidos. A nossa miserável espécie é feita de tal maneira, que aqueles que marcham em caminhos já batidos atiram sempre pedras aos que ensinam um novo caminho.

A maior desgraça de um homem de letras não será talvez tornar-se objeto do ciúme dos confrades, do desprezo dos grandes do mundo; a sua maior desgraça é ser julgado por parvos.

Todos os homens públicos pagam tributo à maliguinidade, mas são pagos em dinheiro e em honras. O homem de letras paga igual tributo sem nada receber; desceu à arena por prazer, a si mesmo se condenou às feras.

[Comente este Post]

Postado por Jardel Dias Cavalcanti
27/11/2002 às 10h47

 
Achados

Filho querido, a gente cruzou tantos mares, tantas pontes, até desertos. E eu vi você crescendo, aprendendo, no seu corpo e no seu espírito, você crescia e aprendia, caminhando ao meu lado. Às vezes você se afastava, eu chamava, você voltava, e assim seguimos. Foi aumentando a distância dessas suas idas para longe, e aumentando o tempo que você precisava para voltar. Que hoje já são bem grandes: você aprendeu a dizer "não", a conhecer a cidade, a entender as pessoas (mais ou menos...) e, mais que tudo, você É uma pessoa, inteira e separada das outras, e você SABE disso. Eu sinto que uma parte da minha tarefa, de amor e ensinamento, está pronta. Faltam outras, sempre vão faltar outras, e você nem sabe o tanto que eu gosto de pensar que você vai voltar sempre, por alguma coisa qualquer, para meu lado. Antes, certo, de partir de novo.

Há muito tempo, acho que sempre, eu precisei de você, tanto quanto você de mim. E, apesar de ser muito difícil para mim falar de mim mesma, das coisas realmente importantes e profundas, eu quis deixar claro para você, todo o tempo, que amar você nunca foi somente uma tarefa de "mãe" (tarefa, às vezes, muito chata, como você percebe agora, vendo seu irmão sendo o que você era).

Durante esses anos todos, você me deu energia e alegria, deu um sentido e um rumo à minha vida, que teria sido muito diferente, sem você. E de repente você cresceu, e eu já não posso fazer nem dizer as mesmas coisas de antes. E no entanto, há tantas outras coisas, que eu preciso dizer e você precisa ouvir: você agora ama uma mulher, pensa numa profissão, critica o mundo, e tem que se acomodar nele. Tudo isso me preocupa, porque antes eu determinava sua vida, hoje já não determino nem suas camisas. Eu tendo medo que você erre e sofra, hoje, tanto quanto tinha antes. (Você não me dá muitas razões para isso, mas eu continuo sentindo assim.) E o que posso fazer, além de continuar a lhe ensinar, e a continuar a me preocupar? O problema é que eu continuo sendo sua mãe, mas você é menos meu filho, no sentido da proteção, da orientação que você precisa menos.

A vida da gente, sempre tão corrida e cheia de tropeços, curvas e vitórias. Sempre foi, e ainda é assim. Você foi crescendo no meio do rodamoinho, e eu não sei se você percebeu que eu sempre estive atenta, por mais que estivesse ocupada, preocupada, angustiada com outras coisas. Talvez, agora, a gente tenha chegado a algum lugar, a algum tipo de porto. Mas, você vê, a vida continua mudando, tudo acontecendo, e é bom, não é? Eu quero é que a vida continue a correr, como o rio que foi até agora.

Eu quero ver você caminhando, chegando, descansando. Quero ver você criando alguma coisa, como você sempre fez. Quero que você aprenda a amar as mulheres, numa ou em várias. Diz o Reich que uma vida humana se baseia no trabalho, no amor e no conhecimento.

Eu também sigo caminhando, trabalhando, brigando e amando. A gente tem mil coisas a se dizer, por essa vida afora. Eu quero sua opinião, seu julgamento, para minhas loucuras e minhas certezas. Porque eu já sou meio velha, e às vezes os pés nos pesam muito. Ah! Mas eu vejo longe... e por isso é que posso lhe dizer umas tantas coisas, também.

Meu filho querido, obrigada por tudo que você me deu.

Que você seja feliz, muito feliz.

SUA MÃE

Carta de Irles Coutinho para Daniel, o filho do irmão do Henfil (aquele). Está em Achados, de Caique Botkay.

[Filho, mande para a sua mãe. Mãe, mande para o seu filho. Já!]

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
27/11/2002 às 08h24

 
Boates

Você, sábado à noite, deve se arrumar todo para a balada. Claro, não há nada melhor do que ficar pelo menos três horas fingindo que está se divertindo, quando o único objetivo é dar uma beiçada em alguém e/ou enfiar o pé na cana. Pois bem, eu aqui declaro as Leis Universais das Boates! Aqui você vai ver como evitar constrangimentos e situações embaraçosas dentro e fora de boates, conhecer a maldição milenar dos DJs e como tornar a sua noitada menos desagradável!

Capítulo 1 - Você VAI encontrar um carro importado pegando duas vagas gratuitamente na frente da boate, sem que o carro seja enorme nem nada. Um mala VAI pegar a menina que você olhou a noite inteira. VAI ter mais homens do que mulheres na boate, e com certeza esses homens vão estar todos suados. O DJ VAI tocar música baiana, funk e axé depois das três da manhã. A única cerveja disponível VAI ser Summerdraft. O banheiro VAI estar inutilizado, de tanto bêbado que vomitou na tampa do vaso.

Capítulo 2 - Você entra na boate e está tocando um som bacana, talvez um Jamiroquai, talvez um Fatboy Slim, mas é um som bacana de se dançar. Você até esqueçe que vai ter que fingir que está se divertindo, e a boate começa a encher. Você nota, de leve, que a qualidade do som piorou, aquelas ruinzinhas estão tocando de vez em quando. Olhe no relógio. São duas horas da madrugada, certo? Pois é. Os DJs de Boate tem a seguinte maldição: "Após a meia-noite, piorarás o som até que todas as mulheres tenham ido embora. Então momentâneamente melhorarás o som, e então piorarás mais ainda."

Capítulo 3 - Depois de aguentar todo o tipo de humilhação, você vai querer gozar da sua consumação. Chega no bar e diz: "Me vê uma cerva!" O homem vestido de crupiê então vai lhe dar uma Summerdraft. A sua reação deve ser gritar, "isso aqui não é cerva!", colocar a cerva num copo e jogar no homem. E isso deve ser feito ASSIM QUE ELE LHE DER A CERVEJA!

Situação diferente. Você chega no bar e diz: "Me vê um uísque." O cara então vai lhe dar um Teacher's, ou um Passport, ou um Natu Nobilis, ou quem sabe, com sorte, um Johnnie Walker Red Label. O que você deve fazer é exclamar em altos brados, "isso não é uísque! Isso é xixi!", pegar a dose e jogar na cara de um segurança. E isso deve ser feito ASSIM QUE ELE LHE DER O UÍSQUE!

Capítulo Final - Você já levou porrada de mala, já derrubaram cerveja naquela camisa que sua mãe lhe deu, sua paquera foi roubada e você nem encher a cara conseguiu, de tão ruim que era o trago. "O que mais pode dar errado?", é o que você deve pensar ao sair de uma boate. Nunca é tarde demais para encontrar seu toca-cd (comprado ontem) roubado, seu carro arrombado ou mesmo roubado. Para os perdidos na noite, a criatividade é o limite. Você acha que se ferrou? Espera o teu carona dar aquela vomitada no banco do passageiro! Ainda acha que a noite foi derrota? Vá pra lanchonete e peça maionese extra no hambúrguer, e coma dentro do carro. Lembre-se, "tudo pode piorar mais", e tudo é uma questão de perspectiva.

Coturno, o cruel, em Brasília (mas bem que poderia ser a capital paulista)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
26/11/2002 às 21h14

 
Prossiga

Com prazer informamos que o seu site foi incluído na BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS.

A BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS é um repositório na Internet de informações úteis para pesquisadores da área de Estudos Culturais. Nela se encontram informações detalhadas sobre reuniões científicas e culturais; artigos; periódicos impressos, eletrônicos e online; bibliotecas convencionais e virtuais; associações científicas e instituições de pesquisa; editoras e livrarias; agências de apoio e financiamento a pesquisa; bibliografias; chats; listas de discussão e muito mais...

Mais de 3.000 sites com dados organizados, comentados e constantemente atualizados que reunidos compõem uma ferramenta essencial de apoio a universidades, a sociedade civil e a diversas atividades culturais.

A BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS foi concebida pela iniciativa do Programa Prossiga, do CNPq, e é desenvolvida pelo PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) do CFCH/UFRJ.

A própria, agora há pouco, por e-mail

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
26/11/2002 às 16h09

 
Contra o Brasil

Contra o Brasil

Minha opinião sobre Diogo Mainardi sempre foi vacilante. Eu acho que ele escreve, de vez em quando, colunas brilhantes. E que, vez ou outra, escorrega quase para a criancice. Mas concluí, recentemente, que mesmo essa sua eventual babaquice é divertida - e que, no fim das contas, é exatamente assim que é preciso escrever para uma revista como a Veja. Ou então sua coluna seria confundida com outros textos da revista, que são séria e involuntariamente cômicos. É engraçado imaginar o ódio que, com aquele estilo fácil, Diogo desperta nos idiotas, sempre preparados para repetir xingamentos nervosos. Enquanto ele, tranqüilo e discreto, de seu apartamento em Veneza, planeja o ataque certeiro da próxima semana.

Acho, porém, agora, enquanto leio Contra o Brasil, emprestado pelo Julio, que o que Diogo escreve de melhor talvez não seja sua coluna. Mas provavelmente seus livros. Pimenta Bueno, o protagonista de Contra o Brasil, acumulou uma extraordinária coleção de insultos ao país - decoradas, o que é bacana, de páginas de escritores e ilustres que visitaram o país: entre outros, Darwin, Camus, Kipling, Lévi-Strauss, Eça de Queiroz.

Pimenta Bueno: O Brasil é um terreno estéril! Aqui não brotam idéias! O Brasil murcha a imaginação, resseca o estímulo intelectual, definha o raciocínio! O país inteiro vale menos do que o Estudo número 3, opus 10, de Chopin!"

E mais adiante:

Pimenta Bueno: Pode haver chatice mais degradante que a nossa?

Azor: Chatice?

Pimenta Bueno: Chatice! Apesar de permanecer apenas duas semanas no Brasil, perdido num vilarejo na fronteira com a Guiana, Evelyn Waugh traçou a mais perfeita síntese da sociedade brasileira... Quer saber qual é?

Azor: Não.

Pimenta Bueno: "Chatice degradante; conversas insuportáveis e nada para ler."

Evelyn Waugh não conheceu Diogo Mainardi.

[Comente este Post]

Postado por Eduardo Carvalho
24/11/2002 às 22h04

 
Lulalogias

Não faz nem um mês que Lula foi eleito e até agora houve pouca novidade, mas o período está sendo um prato Fome Zero para a análise simbólica. Na verdade, desde a campanha já se podia ter discutido o assunto, porque ali ficou muito claro o que o PT e Duda Mendonça pretendiam. Está certo que as alternativas ajudaram: Roseana teve de renunciar, Ciro morreu pela boca, Serra pareceu não conseguir empolgar nem a si mesmo. Mas Lula conseguiu romper com seu tradicional índice de rejeição e ir além do desempenho do próprio PT, apesar do crescimento do partido no Congresso. E isso não pode ser tido como obra simples da moderação política, ainda que nossos articulistas insistam em ler resultados eleitorais como processos estritamente racionais.

O que acho que Lula sempre teve - o que dá base ao seu carisma, assim chamado - é a superposição de indignação e ternura. Ele parece ser um sujeito realmente preocupado com a justiça social e ao mesmo tempo é informal, amistoso, boa praça; tem a barba e a voz grossa do ativista, mas o jeito naïf do homem cordial; o discurso clama por mudança, mas o olhar pede "uma chance". A maturidade não só tem lhe ajudado a ser mais responsável, mas também lhe acrescentou cabelos grisalhos que chamam consideração: o radicalismo, dizem esses fios brancos, é coisa do passado, e isto aumenta a dignidade desse passado. O que antes parecia rebeldia agora parece encarnar o tal grito dos excluídos, misturado ao alarme da classe média. O que antes parecia afetuosidade da pessoa agora parece um recurso do político, a batuta negociadora, apaziguadora. Para um país envergonhado de sua realidade e orgulhoso de sua sentimentalidade, que nos últimos anos tem falado mais e mais sobre as urgências solidárias, nada poderia soar mais adequado.

Daniel Piza em "Lulalogias"

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/11/2002 às 15h02

 
As Ilusões Armadas

Elio Gaspari passou 18 anos preparando um total de cinco volumes sobre a mais recente ditadura militar brasileira, dois dos quais acabam de ser publicados. Cada nova geração precisa ser lembrada desse triste capítulo da história da nação. O autor discorre sobre esse período com eloqüência, ironia e paixão.

Aqueles que já eram adultos durante os 21 anos de vigência da ditadura militar têm sua própria versão da história. Os que chegaram à idade adulta posteriormente depararam decerto com outras versões do ocorrido naqueles anos. Contudo, a versão de Elio Gaspari é sem favor nenhum a mais profunda, a mais rica e a mais definitiva de todas.

O posicionamento do autor não deixa margem a dúvidas. Ele é um crítico incansável do autoritarismo que se instalou no País em 1964. Sua munição vem da pesquisa onívora por ele empreendida, inclusive em materiais de arquivo jamais publicados, entrevistas e informações pessoais, o que certamente proporcionará ao leitor mais exigente a mais completa coleção de documentos já reunida sobre a ditadura.

Elio Gaspari faz história como quem escreve um romance. Os retratos que constrói ao longo do texto são memoráveis.

Thomas E. Skidmore sobre As Ilusões Armadas, de Elio Gaspari, no Estadão







[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/11/2002 às 14h55

 
O webjornalismo agradece

fonte: facom.ufba.br

É possível encontrar mais características do webjornalismo sendo praticadas em sites de jornalismo independente, que nos grandes portais da imprensa oficial. É o caso por exemplo do Digestivo Cultural. Inaugurado há dois anos, o site inova no aproveitamento de texto dos leitores, mantém memória de fácil consulta e desenvolve todo material em hipertexto. O internauta encontra no Digestivo uma estrutura que otimiza o conteúdo fazendo circular a informação por diversas correlações possíveis.

Mismana Militão, no site da Faculdade de Comunicação da UFBA

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
22/11/2002 às 14h01

 
Crimes sem texto

Tudo se passa como se essas jovens [Susan Smith e Suzane Louise], até agora ordeiras e nada excepcionais, mostrassem que nem sempre a lógica do chamado desenvolvimento econômico, do mercado, da riqueza material, seja o remédio para tudo. A barbaridade indizível do filicídio, do matricídio e do parricídio desnudam a impotência das fórmulas feitas e das receitas coletivas. Esses crimes sem texto revelam que há muito mais entre a sociedade e os homens do que fazem crer as nossas bem alinhavadas e hipercorretas teorias políticas e sociais.

Durante séculos, as sociedades tentam escapar da infinita crueldade de que são capazes pela adoção de receitas ideológicas que, uma vez estabelecidas e aplicadas, resolveriam todos os problemas, inibindo, corrigindo ou explicando as mazelas humanas. De fato, a consciência da injustiça social, da discriminação, da exploração do trabalho e da intolerância política (que só admite elogiar um lado, condenando o outro ao erro, pecado ou ao crime político), tem criado um mundo melhor e mais aberto. Mas a condição básica para a sua manutenção, o elemento fundamental para que as ideologias libertadoras venham a exercer esse papel, jaz precisamente na admissão de seus limites e, no caso em pauta, na consciência de sua incapacidade para explicar esses gestos tão perturbadores quanto são expressões veementes do lado obscuro, criminoso e demoníaco que toda convivência humana tem a capacidade de engendrar.

Roberto da Matta em "Em torno dos crimes sem texto"

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
22/11/2002 às 11h11

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Minidicionário Escolar Espanhol
Ciranda Cultural
Ciranda Cultural
(2009)



Livre-se das Dívidas
Reinaldo Domingos
Dsop
(2011)



Au Arquitetura & Urbanismo Nº 183
Pini
Pini



Leis Penais Especiais Anotadas
José Geraldo da Silva e Wilson Lavorenti
Millennium
(2008)



Satisfação Garantida - no Caminho do Lucro e da Paixão
Tony Hsieh
Thomas Nelson Brasil
(2010)



Livro Administração Investimento Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
Mauro Halfeld
Fundamento
(2007)



Direitos Humanos na Teoria e na Prática
Leila Maria Bittencourt da Silva
Gz
(2009)



Bernardo Caro Ou um Andaluz nos Trópicos
Eustáquio Gomes
Tecnocopias
(1994)



O Despertar dos sentidos Anti-Hipnose
Ivonete Bergamini
Sem
(2008)



Como Desfrutar Sua Vida e Seu Trabalho
Dale Carnegie
Companhia Nacional
(2002)





busca | avançada
122 mil/dia
2,0 milhões/mês