| Mais Recentes >>> Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas - Um Guia Para Você Deixar de Ser Boazinha e Se Tornar Irresistível de Sherry Argov pela Sextante (2009) >>> Livro Campo da Comunicação no Brasil de José Marques de Melo pela Vozes (2008) >>> Livro Também Se Fala Com Os Pés Memórias De Um Jornalista Feliz de Maurício Pandolphi pela Sebo Vermelho (2014) >>> Il Tè Nel Deserto de Paul Bowles pela Garzanti (1991) >>> Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo volumes 1 à 11 de Coleção Folha pela Folha de S. Paulo (2010) >>> A Palavra De João Paulo II no Brasil (discursos e homilias) de João Paulo II pela Paulinas (1980) >>> Índia: Um Olhar Amoroso de Jean-Claude Carrière, Claudia Fares pela Ediouro (2009) >>> Tarô Do Cigano de J. DellaMonica pela Madras (2004) >>> Teorema Katherine de John Green pela Intrinseca (2013) >>> Celso Furtado e a Formação Econômica do Brasil (Edição Comemorativa dos 50 Anos) de Francisco da Silva Coelho e Rui Guilherme Granziera pela Atlas (2009) >>> Livro Aprenda a Operar No Mercado de Ações Um Guia Completo Para o Trading de Dr. Alexander Elder, traduzido por Afonso Celsoda Cunha Serra pela Campus, Elsevier (2006) >>> Pintura Em Seda Internacional - Número 5 de Varios Autores pela Dos Autores >>> E o vento Levou (Volume 1+2 Encardenado) + Scarlett (Continuação de ... e o vento levou). 3 VOLUMES de Margaret Mitchell pela Pongetti (1964) >>> 12 Livros Byung-Chun Han de Byung-Chun Han pela Vozes (2022) >>> A Cabala Da Autossuficiência de Eduardo Stein Maroniene pela Ciência Moderna (2009) >>> Hq Gibi Conde Drácula Ano 3 nº 20 editora Capitão Misterio de Capitão Misterio pela Capitão Misterio >>> Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks pela Arqueiro (2013) >>> Livro O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano pela L&pm (2009) >>> Livro Guerra dos Bálcãs de John Reed, traduzido por Ludmila Hashimoto Barros pela Conrad (2002) >>> Livro A Guerra de Luigi Bonanate, traduzido por Maria Tereza Buonafina e Afonso Teixeira Filho pela Estação Liberdade (2001) >>> Madri. Guia Visual de Vários Autores pela Publifolha Editora (2009) >>> Livro Uma Ética Para o Novo Milênio de Dalai Lama, traduzido por Maria Luiza Newlands pela Sextante (2000) >>> Livro Churchill, Hitler E A Guerra Desnecessaria de Patrick J. Buchanan pela Pocket Ouro (2008) >>> Técnicas De Pintura de Sérgio Prata Garcia pela Do Autor (1992) >>> Livro Amor, Verdade, Felicidade Reflexões Para Transformar a Mente de Dalai Lama, traduzido por Monica Braga pela Nova Era (2001)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
23/6/2023
Uma nação, duas culturas
+ de 700 Acessos

O Ocidente, dizem todos, vive nesta década uma ascensão do extremismo político. O termo parece impreciso. No célebre “Dicionário de Política” organizado por Norberto Bobbio, o cientista político Silvano Belligni propõe uma definição: extremistas, diz ele, são aqueles que rejeitam as regras do jogo de uma comunidade política. De onde vem o extremismo de hoje? Uma das hipóteses explicativas mais aceitas está no divórcio entre os valores da maioria da população, geralmente denominados tradicionais, e aqueles apregoados por políticos, jornalistas e artistas progressistas, com espaço na mídia e poder de decisão. Segundo essa percepção, a agenda destes últimos, frequentemente denominada “globalista”, com sua ênfase em temas como aborto, imigração e gênero, encontrariam no povo, na pior das hipóteses, um inimigo, e na melhor, um ouvinte cético. Jamais, contudo, um aliado.
A historiadora americana Gertrude Himmelfarb mostra, em “Uma nação, duas culturas” (É Realizações, 232 páginas, tradução de Rafael Sales de Azevedo), que está mais do que ciente desse divórcio. Segundo ela, os valores que acompanham os americanos desde a fundação do país têm sido atacados por diversos grupos políticos e sociais a partir dos anos 1960, perdendo considerável espaço na mídia e na academia desde então. Mas isso não significa que tenham desaparecido: permanecem vivos no seio da sociedade civil, onde as concepções tradicionais de família, religião e convivência ainda vigem.
O diagnóstico de Himmelfarb passa longe do tom fatalista encontrado na brigada “anti-globalista” da maioria dos países, e a autora é quase o oposto do estereótipo de “culture warrior” tão frequente nas redes sociais, sempre pronto a cingir suas lanças contra os supostos inimigos da tradição. Em primeiro lugar, não entende os anseios dos progressistas como ilegítimos: ao contrário, reconhece-lhes, em alguns casos, um papel renovador. Em segundo lugar, encontra pontos de diálogo entre as duas culturas a que alude, inspirada por uma – muito americana – fé na América e na sua capacidade de absorver novidades e combina-las com a tradição. Os EUA, entende Himmelfarb, podem ter suas divisões. Mas ainda são uma só nação.
Postado por Celso A. Uequed Pitol
Em
23/6/2023 às 22h27
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Inteligência Artificial Física de Julio Daio Borges
02.
George Prochnik sobre Stefan Zweig (2014) de Julio Daio Borges
03.
Aula de Violão com Lenine de Julio Daio Borges
04.
Daniel Heise no MitA de Julio Daio Borges
05.
13 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|