O Rei de Havana | Blog do Carvalhal

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Bela Maldade de Rebecca James pela Intrínseca (2011)
>>> Vivo - Um Incrível Pop-Up Do Corpo Humano (Sem Som) de Melbooks pela Melbooks (2007)
>>> Asesinato En El Barrio Gótic de Óscar Tosal pela Santillana-usal (2008)
>>> Lego Star Wars: The Yoda Chronicles (Não Acompanha o Lego) de Daniel Lipkowitz pela Dk Children (2013)
>>> Falar Bem Para Atender Melhor de Raquel Bahiense e Alexandre Medeiros pela Senac (2014)
>>> Ma - Eu. Mulher. Trans. de Marcela Bosa pela Appris (2023)
>>> Kiese História De Um Africano No Brasil de Ricardo Dreguer pela Moderna (2015)
>>> Vencendo O Medo de Jerilyn Ross pela Ágora (1995)
>>> O Caso Do Bolinho de Tatiana Belinky pela Moderna (2017)
>>> Guia De Produtos Cosmesticos de Tereza Rebello pela Senac (2004)
>>> Old Ireland / edited by Robert McNally de McNally, editor pela Fordham U Press (1965)
>>> Você É Especial de Max Lucado pela Hagnos (2017)
>>> Gwladfa Patagonia: The Welsh colony in Patagonia 1865-1965 de R. Bryn Williams pela Gwasg Prifysgol Cymr (1965)
>>> O Livro Das Respostas de Anselm Grün pela Vozes (2008)
>>> Sopa De Botão De Osso de Aubrey Davis pela Brinque-book (2016)
>>> Historia Dos Povos Arabes (ed De Bolso) - History de Albert Hourani pela Companhia De Bolso (2006)
>>> Meu Primeiro Livro Do Corpo Humano de Zada Editora pela Zada (2013)
>>> História Das Inquisições: Portugal, Espanha E Itália, Século Xv-xix de Francisco Bethencourt pela Companhia Das Letras (2000)
>>> E o Vento Levou Livro DVD 1 (Coleção Folha Clássicos do Cinema) de Clark Gable; Vivien Leigh pela Folha (2009)
>>> Science And Technology In Medieval Society (annals Of The New York Academy Of Sciences) de Pamela O. Long pela New York Academy Of Sciences (1985)
>>> Magistrados e Feiticeiros na França do Século XVII de Robert Mandrou pela Perspectiva (1979)
>>> Limite e Espaço - Uma Introdução A Obra De Winnicott de Madeleine Davies pela Imago (1982)
>>> Um Certo Capitão Rodrigo de Erico Verissimo pela Globo (1987)
>>> Centuries Of Childhood A Social History Of Family Life de Philippe Ariès pela Penguin Books (1973)
>>> Custos e Orçamentos nos Empreendimentos de Engenharia de Nildo Silva Leão pela Fontenele (2018)
BLOGS >>> Posts

Segunda-feira, 16/3/2015
O Rei de Havana
Guilherme Carvalhal
+ de 600 Acessos

Cuba é o país das Américas que mais desperta interesses e dúvidas na atualidade, com uma multiplicidade de facetas existentes após um racha (amado por uns, odiado por outros) na lógica política reinante nas Américas. Essa multiplicidade de facetas pode ser percebido em muitos pontos que constituíam a percepção da ilha por nós.

Nas escolas, aprende-se o básico, como a Guerrilha em Sierra Maestra, Che Guevara e sua condecoração por Jânio Quadros, a crise dos mísseis. Nos noticiários vemos uma figura de Fidel Castro já cansada e que trocou a farda pelo casaco da Adidas, juntamente ao retorno de relações com os Estados Unidos que mexeu nas concepções acerca do regime comunista.

Na música, Win Wenders brindou o mundo com o sensacional documentário sobre o Buena Vista Social Club e também tem destaque o Orishas e sua perfeita fusão de hip hop com a música caribenha. Yoani Sánchez pôs um dedo na ferida ao apresentar os problemas de seu país e Michael Moore tentou mostrar um sistema de saúde perfeito no país em seu documentários Sicko (refletido para nós brasileiros pela vinda de médicos cubanos para atuarem aqui).

Uma percepção a respeito da sociedade cubana é apresentada no livro O Rei de Havana, do escritor Pedro Juan Gutiérrez, que vai contra qualquer tentativa de se enaltecer o regime comunista no país. O cenário apresentado é o universo da pobreza e das desigualdades de um país onde há excessos de proibições e que acaba corroído por toda tentativa de burlá-las.

O personagem principal chama-se Reynaldo, ou apenas Rey, que se autointitula o Rey de Havana. Após acidentalmente matar a mãe ao dar-lhe um empurrão e atravessá-la em um vergalhão na parede, o rapaz é levado a um reformatório onde desenha tatuagens para os presos e coloca duas pérolas na glande, o que sempre chama a atenção de todas as mulheres com quem se deita. Fugindo das grades, ele percorre por Havana em busca de se esconder da polícia e, mais ainda, tentando sobreviver em meio à pobreza e à violência.

Nessa jornada pelo submundo (ou seria o mundo cubano propriamente dito?) ele encontra-se com todo tipo de personagem. A principal delas é Magda, uma vendedora de amendoins que mora em um prédio em pedaços e também se prostitui. Seu jeito sujo e que raramente vê um banho atrai Rey, e ela se apaixona por ele, movida por uma espécie de necessidade de protegê-lo, pelo próprio fato do personagem principal ser um adolescente e ela um pouco mais velha.

Apesar da relação duradoura, Rey vem e vai por muitos cantos, sempre precisando conseguir dinheiro para manter-se por alguns dias. Assim ele se envolve com um travesti, tenta distribuir drogas, trabalha de estivador, vai morar com uma cigana que prevê o futuro e chega rodear a região onde residem os turistas. Tudo isso em uma estrutura de texto ágil e com altas doses de sexo, lembrando o estilo de Henry Miller.

A estrutura narrativa da obra é interessante, sendo uma sequência ininterrupta de fatos ocorrendo, pareando um pouco com o absurdo pela sucessão de situações inusitadas (mas, afinal de contas, isso é literatura). O problema é que em muitos aspectos o livro parece ser uma colagem de fatos e não tanto uma obra criativa. As sequências tentam mostrar muito da marginalidade. Então muitos dos personagens são figuras comuns de narrativas do gênero, como o malandro, o traficante, a prostituta, etc. Além disso, muitos dos momentos do livro soam como banais, como se tudo se repetisse para voltar ao estado inicial. Assim, a leitura acaba se tornando previsível.

O mérito do autor é expor uma realidade tão simbólica para quem enxerga de fora. Lido mais fora do seu país do que dentro dele, Pedro Juan Gutiérrez não tem o nível político de Yoani Sánchez, mas seus escritos fazem parte do desencanto de um sonho político que nunca se mostrou de fato positivo.


Postado por Guilherme Carvalhal
Em 16/3/2015 às 18h48

Mais Blog do Carvalhal
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Aura Enfeitiçada - O Fetiche como Espetáculo
Valton de Miranda Leitão
Annablume
(2009)



Cozinha Regional Brasileira Rio Grande do Norte
Abril Coleções
Abril Coleções
(2009)



Marca D'água ( tradução de Júlio Castañon Guimarães)
Joseph Brodsky
Cosacnaify
(2006)



Fortalecendo o Sindicalismo
Fatima Reis/ João Paulo Ribeiro
Ctb
(2013)



Livro Auto Ajuda Nunca Desista De Seus Sonhos
Augusto Cury
Sextante
(2004)



Feminismo Em Disputa
Beatriz Costa/ Camila Rocha/ Esther Solano
Boitempo
(2022)



Sangue de Índio
Rogério Andrade Barbosa
Melhoramento
(1999)



Livro Ecologia Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente
Patricia Narvaes
Yendis
(2011)



Beijing - Insight Compact Guide
Diversos autores
Apa
(2000)



Livro de Bolso Música O Que é Música - Coleção 75
J. Jota de Moraes
Nova Cultura, Brasiliense
(1986)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês