|
BLOGS
>>> Posts
Sábado,
29/10/2016
Uma ameaça é mais forte que sua execução
Felipe Pait
+ de 900 Acessos
Janaina Paschoal acertou: "Com uma base militar na Venezuela, Putin está a um passo de atacar o Brasil".
Literalmente correto. As manchetes criticam ela por dizer algo que ela não disse: "A Rússia está a um passo de atacar o Brasil". Não é verdade, nem ela disse. De #fato o objetivo de uma base militar é ficar próximo de atacar rivais e inimigos.
O ataque seria improvável. Mas como se aprende no xadrez de Nimzovich, do qual os russos tanto gostavam, "Uma ameaça é mais forte que sua execução". A base serve como ameaça, como mecanismo de pressão. No caso, pressão para manter no poder na Venezuela um regime subserviente aos interesses do eixo do mal. Como na Síria, onde um governo horrendo com apoio russo destrói o país mas não cai.
Não vai dar em nada porque o regime bolivariano cai antes do Putin tijolo para construir a base. O próprio Putin sei lá se dura muito. O petróleo tendo que competir com o fracking americano, não dá para manter os gastos extravagantes do governo russo. Realmente, os partidos que fizeram acordos de admiração e amizade com o eixo do mal do PT - Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim, e Samuel Pinheiro Guimarães - não têm dado muito certo.
Postado por Felipe Pait
Em
29/10/2016 às 08h56
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|