Quando a verdade não importa | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
61186 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Paulistana Marina Cyrino Leonel lança livro infantil “Clay”: uma história sobre vocações
>>> MorumbiShopping desafia a imaginação e a criatividade das crianças com o evento LEGO® Minecraft®
>>> Mila Nascimento participa de painel do 1º Café Literário do Interior Paulista
>>> AIEnruta. Anna Colom. Gira Brasil
>>> Zebra sem nome Com Cia Cênica
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
>>> Naval Ravikant no All-In (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Hoje Ella Fitzgerald faz 100 anos
>>> A biblioteca pública mais violada do mundo
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Visões Fugitivas
>>> Uma Receita de Bolo de Mel
>>> Quais são os verdadeiros valores?
>>> Vanilla Ninja: a hora e a vez do pop estoniano
>>> Às Cinco da Tarde
>>> Sobre Parar de Escrever Para Sempre
>>> O bosque inveterado dos oitis
Mais Recentes
>>> Coleção Folha Grandes Vozes Anita O ' Day n 12 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Anita O ' Day pela Folha de São Paulo (2012)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Thelonious Monk n 08 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Thelonious Monk pela Folha de São Paulo (2007)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Louis Armstrong n 03 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Louis Armstrong pela Folha de São Paulo (2007)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Chet Baker Livreto + CD de Folha de São Paulo - Chet Baker pela Folha de São Paulo (2007)
>>> Colecao Folha O Mundo Da Cerveja- Brasil Argentina e Uruguai Volume 7 de Folha De S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2012)
>>> Colecao Folha O Mundo Da Cerveja - A Cerveja Lager Volume 1 de Folha De S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2012)
>>> Colecao Folha O Mundo Da Cerveja - A Harmonizaçao da Cerveja Volume 10 de Folha De S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2012)
>>> Colecao Folha O Mundo Da Cerveja - A Cerveja Belgica e Holanda Volume 5 de Folha De S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2012)
>>> Colecao Folha O Mundo Da Cerveja A Cerveja Ale Volume 2 de Folha De S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2012)
>>> Édipo Rei de Sófocles - Tradução de Domingos Paschoal pela Difel (2000)
>>> Assombramentos - Contos de Pinsky Mirna - Helena Alexandrino ilustrador pela Paulus (1986)
>>> Um Coracao Saudavel de Roque Marcos Savioli pela Cancao Nova (2009)
>>> O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald pela Circulo do Livro
>>> Saraiva Infantil De A A Z - Dicionário De Língua Portuguesa Ilustrado de Saraiva pela Saraiva (2012)
>>> Revista Fada do Lar Nº 161 de Mario de Aguiar pela Fada do Lar Edições (1982)
>>> Revista Espiritismo e Ciencia Especial n 14 - Exilados de Capela de Mythos pela Mythos (2007)
>>> O Melhor Do Musée D'orsay de Françoise Cachin pela Ática (1997)
>>> Revista Moda Moldes Especial Nº 36 de Online pela Online (2012)
>>> Concentração de Mouni Sadhu pela Pensamento (1993)
>>> Campeoes do Mundo de Dias Gomes pela Círculo do Livro (1986)
>>> Demônios da loucura de Aldous Huxley pela Cea (1972)
>>> Entrelacadas de Kanae Minato pela Gutenberg (2021)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Nat King Cole n 01 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Nat King Cole pela Folha de São Paulo (2007)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Miles Davis n 11 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Miles Davis pela Folha de São Paulo (2007)
>>> Coleção Folha Clássicos Do Jazz Ornette Coleman 15 Livreto + CD de Folha de São Paulo - Ornette Coleman pela Folha de São Paulo (2007)
COLUNAS

Quinta-feira, 5/8/2004
Quando a verdade não importa
Adriana Baggio
+ de 6000 Acessos

Quando se pretende saber a verdade sobre a opinião de alguém acerca de um assunto, o que significa essa verdade? É o que a pessoa diz ou o que ela pensa? O que é verbalizado, o que é explícito, é mais verdade do que o pensamento que não chegou à boca através das palavras, mas que permanece implícito nelas e na atitude dessa pessoa?

Esse ponto é uma das muitas polêmicas que cerca um dos maiores clássicos da literatura contemporânea: o relato do assassinato dos quatro membros família Clutter, em 1959, no Kansas, Estados Unidos, transformado em romance pelo não menos polêmico Truman Capote.

Talvez a maior novidade que se possa falar hoje sobre A sangue frio é o seu relançamento no Brasil pela Companhia das Letras, dentro da coleção Jornalismo Literário. Uma edição imperdível porque, além da bela capa e do cheiro de papel novo, traz dois elementos que ajudam a compreender e fruir ainda mais a obra-prima do escritor americano: a apresentação, feita por Ivan Lessa, e o posfácio, por Matinas Suzuki Jr., também coordenador da coleção.

A polêmica abordada no início deste texto é uma das que cita o jornalista Matinas Suzuki Jr. no posfácio do livro. A sangue frio é um clássico tanto pelo conteúdo quanto pelas circunstâncias que cercam o seu desenvolvimento.

Truman Capote devia uma reportagem à revista The New Yorker. Folheando o jornal, leu uma pequena nota que informava o brutal assassinato de uma família inteira do interior do Kansas. Interessado no assunto, o escritor passou mais de um ano na cidade, Holcomb, recolhendo informações e depoimentos dos moradores sobre a família Clutter e as circunstâncias do assassinato.

Os Clutter eram o tipo de família que faz as pessoas se perguntarem, mais tarde, "por que com eles?". Eram membros ativos da comunidade e da igreja, abastados, filhos bonitos, inteligentes e dedicados. Através dos depoimentos dos vizinhos e amigos da família, Truman Capote construiu uma imagem dos Clutter que faz o leitor ficar mais próximo deles e, portanto, potencializa o choque da tragédia.

Capote conseguiu conquistar não apenas os desconfiados interioranos de Holcomb, mas também os assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, e obteve relatos deles sobre suas vidas e sobre o crime. No posfácio, Matinas Suzuki Jr. conta que essa relação do escritor com os criminosos é outro ponto polêmico da história. Os guardas da prisão diziam que Truman Capote era amante de Perry Smith; já outra versão conta que eles só colaboraram com o escritor porque receberam dinheiro.

O fato é que Truman Capote conviveu com Perry e Dick durante os 5 anos que passaram no corredor da morte e também assistiu ao enforcamento deles, como uma das três testemunhas a que ambos tinham direito. Como interlocutor privilegiado, Truman obteve informações sobre a infância de cada um, os motivos que os levaram até a família, a rota de fuga e o momento da prisão. Dando continuidade à suspeita do tipo de relação entre Truman e Perry, alguns chegaram a dizer que o escritor fez uma descrição muito parcial do criminoso, procurando justificar o ato pela história de vida do rapaz.

A questão da verdade do relato permeia as análises que se faz de A sangue frio. O livro é considerado o fundador do jornalismo literário, ou romance sem ficção. No entanto, outras narrativas no mesmo estilo já haviam sido publicadas antes. O que torna o livro um clássico, tanto no seu aspecto técnico quanto estético, é a mistura entre a excelência do texto com a veracidade do conteúdo.

Capote não fez nenhuma anotação durante a coleta de depoimentos e informações. Usava uma técnica de memorização e dispensava gravador, papel e caneta, conseguindo com isso, deixar as pessoas mais à vontade e obter informações mais naturais e verdadeiras.

No entanto, a "pura verdade" da narrativa de Truman Capote é questionada. Ivan Lessa comenta, na apresentação do livro, que o homenzinho mentia furiosamente. Já Matinas Suzuki encerra com a opinião dos bons jornalistas literários, que acreditam na capacidade de Truman Capote em perceber o que as pessoas realmente queriam dizer, e colocar isso no livro, em detrimento das suas palavras exatas.

O fato é que A sangue frio é um livro tão interessante por si mesmo quanto pelas histórias a ele relacionadas. Levou quase 6 anos para ficar pronto, o que fez com que Truman fosse acusado de aguardar a execução dos acusados para colocar no livro, com o objetivo de aumentar sua repercussão.

Romances, enquanto narrativas idealizadas, são muito mais interessantes que a própria vida. As "histórias reais" retratadas em livros e filmes talvez não fizessem tanto sucesso se os autores não acrescentassem pitadas de ficção. Considerando que A sangue frio tenha seu aspecto romance só na estética, não no conteúdo, talvez a parcela romancista de Truman Capote realmente tenha tido razão em aguardar a execução de Perry e Dick para finalizar seu livro. A punição exemplar dos culpados por um crime tão bárbaro é o que os leitores precisam para continuar acreditando na justiça, seja ela divina ou humana. E é por isso que lemos romances e assistimos novelas. Viver sempre na realidade é insuportável.

Para ir além






Adriana Baggio
Curitiba, 5/8/2004

Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2004
01. Maria Antonieta, a última rainha da França - 16/9/2004
02. Do que as mulheres não gostam - 14/10/2004
03. O pagode das cervejas - 18/3/2004
04. ¡Qué mala es la gente! - 27/5/2004
05. Detefon, almofada e trato - 29/4/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




História da Inteligência Brasileira (1915-1933) 6
Wilson Martins
Tag



the history of tom jones
A Foundling
william benton publisher
(1952)



Primeiro Como Tragédia, Depois Como Farsa
Slavoj Zizek
Boitempo
(2011)



Edipo Rei
Sofocles
Lpm pocket
(2011)



Ensaio Geral
Olavo Drummond
Nova Fronteira
(1984)



Lagoa Santa e a vegetação de cerrados Brasileiros 594
Eugênio Warming
Sem
(1973)



Uma vida de cão 390
Kim Levin
Sextante
(2002)



a engenahria e o relacionamento homem-máquina
Alphonse Chapanis
Atlas
(1972)



Constituição do Estado Rio de Janeiro - 1996
Espaço Juridico
Espaço Jurídico



Livro Literatura Estrangeira Märchenmond A Terra das Florestas Sombrias
Wolfgang Hohlbein
Prestigio
(2005)





busca | avançada
61186 visitas/dia
2,4 milhões/mês