Eu e o Digestivo | Eduardo Carvalho | Digestivo Cultural

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
Mais Recentes
>>> Infinito - Os Imortais de Alyson Noël pela Intrínseca (2013)
>>> Para Sempre - Os Imortais de Alyson Noel pela Intrinseca (2009)
>>> Terra De Sombras - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Lua Azul - Os Imortais - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Calhoun: Catherine & Amanda - Vol. 1 de Nora Roberts pela Harlequin Books (2010)
>>> A Máquina De Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe pela Biblioteca Azul (2016)
>>> Lembranças De Nós Dois de Judith Mcnaught pela Bertrand Brasil (2023)
>>> Crônicas De Repórter de Pedro Bial pela Objetiva (1996)
>>> Lula E Minha Anta de Diogo Mainardi pela Record (2007)
>>> Em Busca da Sabedoria de N. Sri Ram pela Teosófica (2020)
>>> A Cabeca De Steve Jobs As Licoes Do Lider Da Empresa Mais Revolucionaria Do Mundo de Leander Kahney pela Agir (2008)
>>> Nosso Jogo de John Le Carré pela Record (1996)
>>> A Grande Esperança Viva Com a Certeza de Que Tudo Vai Terminar Bem de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2011)
>>> Senhora Do Jogo - Mistress Of The Game de Sidney Sheldon pela Record (2007)
>>> O Regresso de Michael Punke pela Intrínseca (2016)
>>> The Casual Vacancy de J.K Rowling pela Wentworth Press (2012)
>>> Um Conto Do Destino de Mark Helprin pela Editora Novo Conceito (2014)
>>> Brinquedos E Brincadeiras de Roseana Murray pela Ftd (2014)
>>> A Risada Do Saci (contos De Espantar Meninos) de Regina Chamlian pela Editora Atica (2009)
>>> Histórias De Bichos Brasileiros de Vera do Val pela Wmf Martins Fontes (2010)
>>> Matemática. Caderno De Atividades. 7º Ano de Imenes pela Moderna (2010)
>>> Novos Brasileirinhos de Lalau e Laurabeatriz pela CosacNaify (2002)
>>> Eu Chovo, Tu Choves Ele Chove de Sylvia Orthof pela Objetiva (2003)
>>> As Esganadas de Jô Soares pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Lembra De Mim? de Sophie Kinsella pela Record (2009)
COLUNAS >>> Especial 2000 Colunas

Sexta-feira, 15/12/2006
Eu e o Digestivo
Eduardo Carvalho
+ de 8200 Acessos

Conheci o Julio antes do Digestivo. Quando ele escrevia artigos longos, excelentes, sobre os assuntos mais diferentes, de Zélia Duncan a Nietzsche. Começamos a nos corresponder e depois ele montou um site para publicar seus textos. Acabou me convidando para inaugurar a seção de autores novos, onde publiquei um texto com o título mais metido do mundo: "A técnica e a literatura". Na época, me lembro, eu estudava Administração na GV e História na USP, e achava o máximo esse contraste. Era uma diversão.

Na GV, eu implicava com os professores e gostava dos alunos; na USP era o contrário: adorava os professores e não gostava dos alunos. Mas faculdade é o ambiente, são os amigos, e, portanto, fiquei na GV e desisti rápido de História. Pensei em substituir por Jornalismo. Seria um erro. Adoro o que faço — escreveria até "amo", se não fosse tão feio — e escrevo só como diversão. Talvez um dia eu monte um blog no estilo do do Ricardo Freire, Viaje na Viagem, e saia viajando e escrevendo por aí. Menos sobre hotéis e restaurantes e mais sobre pessoas, florestas, desertos. É a minha, digamos, segunda opção.

Uma opção que o Digestivo me ajudou a descobrir, a desenvolver. Comecei a escrever para o site em 2001 e parei em 2005. Falei sobre tudo: viagens, filmes, livros, São Paulo, etc. Tudo era mais difícil no começo. Depois o texto vai se soltando e o estilo aparece. Mas ainda sofro para escrever. Não, claro, no sentido existencial — é que é difícil mesmo. Existem infinitas formas de dizer a mesma coisa. Nem sempre a gente encontra a opção mais clara, a mais rápida e a mais bonita — que é como deve ser. Enfim. É treino também, claro — um treino que eu não quis ter na faculdade.

Minha coluna mais acessada é sobre um assunto ridículo: aquela festa da GV em que fotografaram um pessoal na moita. Todo mundo estava procurando o assunto no Google e muita gente chegou desavisada no meu texto. Depois tem aquele mais polêmico, em que reclamei do Saia Justa e virou uma confusão: todo mundo, incluindo a Mônica Waldvogel, veio comentar. Mas não é esse tipo de texto, acho, que o melhor leitor do Digestivo quer.

Os meus preferidos são os que escrevi sobre os livros que gosto, como "Uma conversa íntima", "Não li em vão" e "Prazeres escondidos"; sobre viagens pelo Brasil, como "De uma volta ao Brasil I" e "II", viagens pela Europa, como "De volta às férias I" e "II" e apenas sobre viagens, como "A prática e a fotografia". Gostei de explicar "Por que eu moro em São Paulo", de escrever sobre a GV — em "Obrigado, GV" — e um elogio para a minha geração, em "Geração abandonada". Um dos meus textos mais trabalhados — e dos que mais gosto — é dos menos lidos: uma gozação mórbida da critica de arte metida a besta, em "A garganta da reclamação".

Mas o Digestivo não é só texto na Internet. Conheci muita gente interessante. O Julio, claro, que hoje é dos meus melhores amigos. E tem o Fabio Danesi (com quem dei muitas risadas em São Paulo), o Rafael Azevedo (grande companhia em Oxford), o Arcano9 (que sabe como tirar visto pro Irã), o Rafael Lima (que tem um dos blogs que mais gosto), o Bruno Garschagen (um novo carioca), o Fabio Cardoso (ótimo jantar em Búzios), o Luis Eduardo Matta (o oráculo do Rio), a Adriana Baggio (que sempre morou longe), a Daniela Sandler (que morou em todos os lugares), o Ram (uma máquina de soltar piadas), o Ricardo de Mattos (que me convenceu a ler Guerra e Paz, que não li). O Digestivo reuniu pessoas de todos os tipos, e é esta variedade que dá a forma ao site. É isso que me estimulou a lê-lo e, depois, a escrever aqui.

Meu pior momento no Digestivo foi a minha despedida. Não queria sair. Gostava de escrever, dos colunistas, do site, dos leitores. De alguma forma, continuo aqui como colaborador, e não perco quase nenhum jantar que o Julio organiza. Continuo publicando — diariamente, agora — no meu blog. Estou adorando, mas é diferente. Acho que nem tudo na vida precisa acabar para sempre. Na verdade, algumas coisas vão e voltam, e é assim que continuam existindo. Por isso escrevi minha quase despedida. Por isso acho que nunca vou me despedir totalmente daqui.


Eduardo Carvalho
São Paulo, 15/12/2006

Mais Eduardo Carvalho
Mais Acessadas de Eduardo Carvalho
01. Com a calcinha aparecendo - 6/5/2002
02. Festa na floresta - 9/9/2002
03. Hoje a festa é nossa - 23/9/2002
04. Por que eu moro em São Paulo - 8/7/2005
05. Todas as paixões desperdiçadas - 23/12/2002


Mais Especial 2000 Colunas
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Shakespeare e o Amor
Helen Exley
Arx
(1999)



Qual É A Minha?
Márcia Leite
Scipione
(2006)



Alice in Wonderland
Lewis Carroll/eva Morales
Igloo Books
(2019)



Livro Literatura Brasileira O Homem Que Matou Getúlio Vargas
Jô Soares
Companhia das Letras
(1998)



Fusões, Aquisições, Participações e Outros Instrumentos De
Láudio Camargo Fabretti
Atlas
(2005)



A Arca dos Meus Tesouros
Joao Carlos Teixeira Gomes
Caramure
(2017)



Tratado de Materia Medica Homeopatica - 3 Vols.
Bernardo Vijnovsky
Buenos Aires
(1992)



História da Civilização Ocidental - Volume I
Edward Mcnall Burns
Globo
(1963)



Histórias para pais, filhos e netos
Paulo Coelho
Globo
(2001)



O Sindicato no Mundo Moderno
Frank Tannebaum
Grd
(1963)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês