Gil aos 64 em Londres | Paula Góes

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
Mais Recentes
>>> Mangá Komi Não Consegue Se Comunicar Volume 2 de Tomohito Oda pela Panini (2022)
>>> A Arte Cavalheiresca Do Arqueiro Zen de Eugen Herrigel pela Pensamento
>>> A Maldição Do Mar de Shea Ernshaw pela Galera (2025)
>>> Insustentavel Leveza Do Ser (ed De Bolso) de Milan Kundera pela Companhia De Bolso (2016)
>>> Morfologia Portuguesa de Jose Lemos Monteiro pela Pontes (2002)
>>> Livro Cai O Pano Hercule Poirot de Agatha Christie, traduzido por Clarice Lispector pela Nova Fronteira (2009)
>>> Livro Em Angola Tem? No Brasil Também! de Rogério Andrade Barbosa pela Ftd (2010)
>>> Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto pela Antofágica (2021)
>>> Um De Nós Está Mentindo de Karen M. Mcmanus pela Galera (2025)
>>> Conversas Com Lutero - Historia E Pensamento de Various pela Ultimato (2006)
>>> Livro Arcano 17 de André Breton tradução Maria Teresa de Freitas pela Brasiliense (1986)
>>> Humano, demasiado humano de Friedrich Nietzsche pela Larousse - Lafonte (2019)
>>> O Rio Antes do Rio de Rafael Freitas da Silva pela Relicário (2020)
>>> Livro 100 Receitas De Macarrão L&PM Pocket Gastronomia Volume 1 de Sílvio Lancellotti pela L&PM Pocket (2002)
>>> Livro Ser Empresário O Pensamento de Noberto Odebrecht de Antonio Carlos Gomes Da Costa pela Versal Editores (2004)
>>> Trezentos Parafusos A Menos (2º edição) de Ricardo Azevedo pela Moderna (2025)
>>> O Homem Do Avesso de Varios Autores pela Companhia Das Letras (2005)
>>> Catalogo Telefonico de Brasilia de Nonato Silva pela Novacap (1959)
>>> Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Academia Brasileira de Letras pela Global (2009)
>>> O Ninho dos Gaviões de José Maviael Monteiro pela Atica (1988)
>>> Talvez Você Deva Conversar Com Alguém Uma Terapeuta, O Terapeuta Dela e a Vida de Todos Nós de Lori Gottlieb, traduzido por Elisa Nazarian pela Vestígio (2020)
>>> Casos de Família - 01. Arquivos Richthofen, 02. Arquivos Nardoni de Ilana Casoy pela Darkside (2016)
>>> Novo Plano De Contas de F. Nepomuceno pela Thomson (2003)
>>> Livro Meu Avo Africano de Carmen Lucia Campos pela Panda Books (2010)
>>> Faca Amor, Nao Faca Jogo de Ique Carvalho pela Gutenberg (2014)
ENSAIOS

Segunda-feira, 3/7/2006
Gil aos 64 em Londres
Paula Góes
+ de 4300 Acessos
+ 4 Comentário(s)


O burburinho na platéia já durava dez minutos, nem sempre atrasos são considerados pecados intoleráveis no país dito zelador da pontualidade. Pouco antes do Gil subir ao palco, eu ouço alguém comentando, em bom inglês, “você acredita que estamos para ver um Ministro da Cultura cantando?”, ao que uma outra voz respondeu “quem é mesmo o nosso Ministro da Cultura?”. Gil aparece neste instante, todo de branco e de guitarra em punho, e antes do primeiro acorde, alguém grita “feliz aniversário!”.

“Oxalá Deus queira, oxalá tomara, haja uma maneira desse meu Brasil melhorar”, Gil entra cantando. Apesar de não ter um repertório novo desde antes de virar o ocupado Ministro da Cultura, enganou-se quem foi ao show esperando apenas canções que o público sabia de cor. Aliás, em vários momentos, a platéia não soube acompanhar os pedidos de “canta comigo” de Gil. Só mesmo a fácil e divertida “Céu da boca”, mais conhecida como “Chupa toda”, clássico do imaginário carnavalesco soteropolitano que ficou famosa no Brasil inteiro depois da gravação em parceria com Ivete Sangalo, teve acompanhamento em coro mais animado.

O show contou com músicas do CD Eletracústico, Kaya N'Gan Daya e clássicos dos Beatles, incluindo uma versão em bossa nova de “Imagine” e um frevo para “I wanna hold your hand”. Estavam lá as velhas conhecidas da carreira dele, como “Andar com fé”, “Eu vim da Bahia”, “Vamos fugir”, “Palco” e “Toda menina baiana”, mas também houve espaço para homenagens a Vinícius e Baden Powell, com “Formosa” e Herbert Viana, com "Alagados".

A única grande novidade – claro, não podemos esquecer que estávamos na véspera do jogo do Brasil contra Gana nas quartas-de-final da Copa do Mundo, Gil está de passagem pela Europa para divulgação da Copa da Cultura – foi o "Belé de Berlin", mais nova modinha composta por Gil especialmente para animar a torcida brasileira durante o Mundial.

Show embalado em Londres é sinônimo de problema para a equipe de segurança, que tentava arduamente convencer as pessoas a dançar “comportadamente”, pelo menos sem deixar os seus assentos. Entre cariocas, baianos, gregos e troianos, estavam duas mil pessoas, que esgotaram os ingressos há mais de dois meses. “Manter todo mundo sentadinho em show brasileiro? Fala sério”, disse minha vizinha de cadeira, enquanto se levantava para se juntar a pequena multidão de desobedientes dançando nos corredores mais afastados da equipe de apoio.


Quando eu chegar aos 64
A noite tinha um quê a mais de especial. Na volta para o bis, Gil começa a divagar sobre o tempo, em inglês. “Como é que se fala Santo Agostinho em inglês? Eu costumava saber, é o tempo... qual a significância do tempo? Tempo é algo que não pode ser explicado. Hoje eu faço 64”. Gil foi ovacionado nesse festejo, que aconteceu no mesmo palco onde a Tropicália foi celebrada em Londres. Coincidentemente, Paul McCartney tinha também acabado de chegar à marca dos 64 anos de idade. O “parabéns pra você” foi cantado em ritmo de Beatles, com “When I'm sixty-four”, famosa canção na qual McCartney se perguntava como seria sua vida quando ele chegasse a essa idade.

Gil não é nenhum calouro em Londres. Foi na capital inglesa que ele se exilou em 1969, junto com Caetano Veloso, depois de ter sido submetido a um regime de confinamento no Brasil. Foi justamente a parceria com Caetano, que resultou no movimento Tropicália, uma revolução na música popular brasileira, a causa as discordâncias políticas que o levaram ao exílio em Londres. E é o Tropicalismo que o traz de volta, desta vez para ser ovacionado pelo público.

Também velho conhecido dos palcos londrinos, pelo menos uma vez por ano Gil faz show aqui, mesmo dividindo a música com seus encargos de Ministro da Cultura. Essa apresentação faz parte do festival "Tropicália", organizado pelo Centro Cultural Barbican em comemoração aos 40 anos do movimento cultural que revolucionou a música popular brasileira durante a Ditadura Militar. Pelo mesmo palco passaram Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Mutantes (com participação de Zélia Duncan). Foram três meses de exposições, mostras de cinema e shows, quase sempre lotados. E olha que o aniversário da Tropicália só acontece mesmo no ano que vem.


Paula Góes
Londres, 3/7/2006
Mais Paula Góes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/7/2006
04h44min
Sei não. Não gosto de um Ministro showman. Sou meio conservador nesse negócio. Ministro tem que trabalhar em ministério, não ficar tocando violão por aí. Sendo da cultura, seria bom que promovesse as artes em geral, mas não a dele. Não é muito elegante. Cargos públicos devem ocupar, em tempo integral, seus representantes. Políticos-militares, políticos-evangélicos, políticos-artistas; não dá, não. Uma coisa seria Gil aparecer, uma vez ou outra, cantando; uma justa homenagem a um ministro que já foi um grande artista, mas que agora é ministro. Mas ficar fazendo show? O que ele faz no ministério? Fica compondo? O quê? Canções de amor? Protesto? Protesto contra o quê, meu filho? - você deveria agora ouvir as reclamações de outros músicos e que seriam - incômodo, né? - dirigidas não à sua pessoa, mas ao cargo que sua pessoa representa. Ou então renuncia, pô, e continua com o show. Aí tudo bem.
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
16/7/2006
18h21min
Concordo em gênero, número e grau. Será que o Gilberto Gil, aquele da refavela e do domingo no parque, dono de uma obra inatacável no talento tanto quanto na ousadia, é a agora a prova viva de que o "politicicismo" é uma doença progressiva e incurável? Ou será que o triste papel de ministro showman visa encobrir outro um tanto mais sinistro, que ele tentou exercer durante seu reinado: o de Ministro Censor?
[Leia outros Comentários de bernard]
28/7/2006
14h04min
É muito bom ver e ouvir o nosso ministro Gilberto Gil em cena. Quando foi convidado para ser ministro ele ficou preocupado. Como ficaria sua carreira artística onde ele deve ganhar pelo menos umas 10 vezes mais que um ministro. Felizmente ele aceitou e sabe muito bem dividir seu tempo entre atividade pública e sua gloriosa carreira. Grande Gil. Ivo Samel
[Leia outros Comentários de Ivo Samel]
28/7/2006
17h23min
Não temos nenhuma dúvida da competência musical de Gilberto Gil. Se o uso de substâncias no passado, não sei do presente, interferem em sua performance atualmente, também, é relevável. Se os artistas de todas as áreas estão contentes com a atuação do Ministro Gilberto Gil, ele seria mais competente que Jesus Cristo que não conseguiu tal percentual em seu meio. Se também é legal um Ministro se auto-promover e aumentar seu cachê por conta de seu cargo, dando abrigo às suas apresentações no exterior... eu também não vou avaliar, visto que este governo não tem crédito para receber meu aval em muitas outras coisas.
[Leia outros Comentários de Celito Medeiros]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Idoso Institucionalizado
Sandra Cardão
Coisa de Ler
(2009)



Japonês Em Quadrinhos - Caderno De Exercícios
Marc Bernabé
Conrad
(2005)



Turma da Mônica Jovem A Fila anda 18
Mauricio de Sousa
Panini Comics
(2021)



Phrasal Verb Organiser - With Mini-dictionary
John Flower
LTP Language
(1993)



A Mulher Com a Estrela Azul
Pam Jenoff
Harper Collins Br
(2022)



Dicionário de Expressões Idiomáticas Americanas - a dictionary of american idioms 5000 expressões
Luiz L Gomes; Donald E Collins
Pioneira
(1996)



Floração De Imaginários
Jorge De Souza Araujo
Via Litterarum
(2008)



Café Escrito
David da Silva Braga
Edição do Autor
(2016)



Peter and Wendy
J. M. Barrie
Wisehouse Classics
(2020)



Minidicionário Espanhol Português Espanhol 7ª Edição.
Eugenia Flavian; Gretel Eres Fernández
Ática
(1997)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês