A dança que passa por Curitiba | Emanuella Kalil

busca | avançada
76843 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Teatro do Incêndio mergulha no mito para ritualizar a dor em nova montagem
>>> SESI São José dos Campos apresenta exposição de Dani Sandrini com temática indígena
>>> Livro 'Autismo: Novo Guia' promete transformar a visão sobre o TEA
>>> Dose Dupla: Malize e Dora Sanches nos 90 anos do Teatro Rival Petrobras nesta quinta (3/10)
>>> Com disco de poesia, Mel Duarte realiza espetáculo na Vila Itororó neste sábado
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
Colunistas
Últimos Posts
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
>>> Waack sobre a cadeirada
>>> Sultans of Swing por Luiz Caldas
>>> Musk, Moraes e Marçal
>>> Bernstein tocando (e regendo) o 17º de Mozart
>>> Andrej Karpathy no No Priors
>>> Economia da Atenção por João Cezar de Castro Rocha
Últimos Posts
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pierre Seghers: uma exposição
>>> O Cabotino reloaded
>>> Papel, tinta, bluetooth e wireless
>>> Monticelli e a pintura Provençal no Oitocentos
>>> Nelson ao vivo, como num palco
>>> O novo frisson da Copa
>>> Vale ouvir
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Editor, corrija por favor!
>>> O grande livro do jornalismo
Mais Recentes
>>> Martini Seco - Rosa dos Ventos de Fernando Sabino pela Ática (1996)
>>> A Nova Califórnia e Outros Contos de Lima Barreto pela Unesp (2012)
>>> Textos e Redaçãocom Word 2007 de Diversos pela S/a (2008)
>>> E o Dente Ainda Doía de Ana Terra pela Dcl (2012)
>>> Os Guerreiros do Tempo de Giselda Laporta Nicolelis pela Moderna (1994)
>>> Robin Hood - Coleção Elefante de Howard Pyle pela De Ouro
>>> A Páscoa e Seus Símbolos de Neri Pereira da Silva pela Paulinas (1982)
>>> Extraterrestres Eles Estão Aqui de Luiz Galdino pela Ftd (1997)
>>> Seeds Of Love de Eduardo Amos pela Richmond Publishing (2004)
>>> Clique e Descomplique - Excel 2 / 2007 de N/d pela Gold (2009)
>>> Na Curva das Emoções de Jorge Miguel Marinho pela Biruta (2005)
>>> Finais Mundi de Laura Gallego García pela Sm (2004)
>>> Economia de Empresas Aplicações Estrategia e Táticas de James Mcguigan ;charles Moyer pela Thomson (2007)
>>> Andreia: Flor que Desabrochou no Lodo de Hugo Penteado Teixeira pela Do Autor (1972)
>>> Cromoterapia-dicas e Orient de Como as Cores Podem Mudar Sua Vida de Elaine Marini pela Nova Era (2002)
>>> O Destino de Perseu - Aventuras Mitológicas de Luiz Galdino pela Ftd (1990)
>>> Tiradentes e a Inconfidência Mineira de Carlos Guilherme Mota pela Ática (2005)
>>> O Jovem Lê e Faz Teatro de Gabriela Rabelo pela Mercuryo Jovem (2007)
>>> Clique & Descomplique - Diversão e Entretenimento de Vários Autores pela Gold (2008)
>>> O Analista de Bagé de Luis Fernando Verissimo pela Circulo do Livro
>>> Divórcio Nao e o Fim do Mundo de Evan Stern; Zoe Stern pela Melhoramentos (1997)
>>> How i Met Myself - Level 3 de David a Hill pela Cambridge University Press (2001)
>>> Fundamentals Of Financial Accounting de Flenn A. Welsch And Robert N. Anthony pela Richard Irwin. Illinois (1981)
>>> O Menino e a Caboré de Francisco Mibielli pela Sophos (2005)
>>> Brincando com os Números de Massin e Outros pela Cia das Letrinhas (1995)
ENSAIOS

Segunda-feira, 29/12/2008
A dança que passa por Curitiba
Emanuella Kalil
+ de 5500 Acessos

2008 foi o ano da vinda de grupos já populares na cidade, como a Companhia Antonio Márquez e a Escola do Bolshoi no Brasil. E de bailarinos de vigor técnico, como os do Russian State Ballet, do American Ballet e da Parsons Dance Company. Vieram ainda as inéditas Diavolo Dance Theater e a São Paulo Cia. de Dança.

Mas alguém ouviu falar de artistas como o belga Win Vandekeybus, o norueguês Hooman Sharifi e a companhia francesa Maguy Marin? Ou mesmo dos brasileiros do Grupo de Rua de Niterói, dirigido por Bruno Beltrão, e da Cena 11 Cia. de Dança? Todos se apresentaram em turnês pelo Brasil, mas em terras paranaenses não houve notícia alguma. Algo parecido aconteceu com a companhia da alemã Pina Bausch, em 2006, que se apresentou em São Paulo e desceu direto para Porto Alegre.

Segundo a produtora curitibana Verinha Walflor, a vinda de espetáculos mais populares, como os balés russos, em vez de arte mais experimental, como a de Sharifi, se dá graças à exigência do público curitibano. "Quando vejo grandes companhias circulando pelo Brasil, como os balés, tento puxar para Curitiba, porque balé tem um público muito específico, mas ainda assim é mais atraente que dança moderna ou contemporânea", diz ela.

Verinha, no entanto, reconhece que seria bom trazer novos nomes para que o curitibano possa ter outras referências estéticas. "Se tivesse 30 anos certamente arriscaria, mas hoje preciso saber exatamente onde estou pisando. Ser produtor é uma profissão difícil, você pode perder muito dinheiro". Sobre os artistas nacionais ela diz que sempre tenta trazer o Grupo Corpo, mas que ultimamente os espetáculos não têm enchido, o que dificulta um próximo convite.

Bom e barato
Quem acompanhou os espetáculos dos balés russos ou da Parsons, sabe que um ingresso custa no mínimo R$ 50,00. Sobre esse aspecto Verinha diz que os preços salgados são compatíveis com as despesas que os produtores têm com hotéis, passagens, ECAD, publicidade e cachê dos artistas. Ela observa também que não trabalha com lei de incentivo à cultura, e que a atual lei da meia-entrada acaba encarecendo os preços. "Cerca de 70% do público paga meia. Enquanto essa lei não for revista é impossível baixar os ingressos", diz ela.

Entretanto, há boas opções de espetáculos a um custo baixo, como os apresentados pela Caixa Cultural, a R$ 10,00. Entre os trabalhos apresentados, todos selecionados por edital público, destacam-se Trapiche, da paulistana Cia. Oito Nova Dança, e Saudades em Terras d'água, do grupo Dos à Deux de Teatro Gestual.

A dança que é feita em Curitiba
A Fundação Cultural de Curitiba, FCC, é uma das instituições que incentiva a pesquisa, a produção e a difusão da dança feita por artistas locais. Foram apresentados na Casa Hoffmann ― Centro de Estudos do Movimento, e no Teatro Cleon Jacques 17 trabalhos. Todos selecionados por meio de editais públicos (Pesquisa de Linguagem, Produção e Difusão, e Pesquisa em Dança Contemporânea).

A PIP Cia. de Dança foi contemplada em dois deles, com os projetos LAB Simbioptico ― que reúne vídeo, dança, performance e instalação ― e o tecnolaboraterritorio, que, entre outras ações, previu em dezembro a realização da Oficina Miniclipes de Dança aberta à comunidade.

O edital de Pesquisa em Dança Contemporânea disponibilizou bolsas, no valor de R$ 2,4 mil e R$ 7 mil e cursos para artistas. A curadoria de workshops é da coordenadora da Pós-Graduação em Dança da UFBA, Fabiana Britto. Em 2008 trouxe nomes como, Paola Jacques (BA), Margô Assis (MG), Dora Leão (SP), Marta Soares (SP) e Alejandro Ahmed (SC). Os dois últimos, entretanto, não puderam retornar no segundo semestre devido a um corte de verba da FCC.

Corpos estáveis
Outro local lembrado ao se falar de dança na cidade é o Teatro Guaíra, que abriga o Balé Teatro Guaíra e a G2 Cia. de Dança. O BTG apresentou em 2008 sete espetáculos. Com exceção dos inéditos Romeu e Julieta e o projeto Ateliê Coreográfico, os outros cinco programas já foram apresentados. Alguns à exaustão, como é o caso de O Segundo Sopro (aquele que chove em cena), criado em 1999, mas que ainda hoje é reprisado.

Com a G2 ― que segundo definição do site do CCTG "atua dentro de uma filosofia de pesquisa e dedica-se à montagem de espetáculos que contemplam as atividades do 'intérprete criador'" ― não é muito diferente. Dois dos espetáculos apresentados esse ano, O Tombo (2002) e Solilóquio (2004), já contabilizam no mínimo dez temporadas cada.

No espetáculo de criação coletiva dos bailarinos, Tudo porque chorei, concebido este ano, houve uma situação curiosa. Embora a direção incentive a criação dos bailarinos, os bailarinos Peter Abudi e Inês Drumond tiveram uma cena de sua coreografia cortada, por ser considerada violenta demais. A cena, intitulada posteriormente como "Coisas Frágeis", desenvolve-se com Peter manipulando as tranças de Inês, usando para isso técnicas de improvisação de contato.

O mais incoerente disso tudo é que a cena foi apresentada antes da estréia do espetáculo por mais de dez dias no Projeto Vitrine. Nessa ocasião os bailarinos dançavam em frente às janelas de vidro, dos foyers dos teatros. Eram, então, compartilhados com todos que passavam ao redor do teatro, no meio da tarde, os processos criativos do grupo.

Saiba mais sobre dança
Para os interessados em estudar mais sobre dança, a Faculdade de Artes do Paraná inaugurou em outubro deste ano o Núcleo de Estudos em Dança "Lugar", com perfil mais teórico. Coordenado pelo professor Giancarlo Martins, toda semana o grupo se reúne para discutir textos relacionados à teoria da dança e debater sobre questões diversas. O professor foi responsável também pela curadoria do DeBate Papo ― Etapa Dança, ciclo de palestras realizado pelo Sesc Água Verde. Em 2009 o projeto deve continuar. Mais informações via e-mail.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado no Jornal do Estado, em 17 de dezembro de 2008.


Emanuella Kalil
Curitiba, 29/12/2008
Quem leu este, também leu esse(s):
01. Populares e eruditos de João Marcos Coelho
02. Nadia Boulanger (1887-1979) de Lauro Machado Coelho
03. A virtude de não enviar de Lúcia Guimarães
04. Hackeando o Sistema Democrático de Ronaldo Lemos
05. De cima da goiabeira de Antonio Prata


Mais Emanuella Kalil
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Psicoanalisis Y Semiotica de los Suenos
I. Berenstein
Paidos
(1978)



Atlaids. Atlas de Patologia da Síndrome Da
Carlos Alberto Basilio de Oliveira
Atheneu Rj
(2005)



Mean Baby: A Memoir Of Growing Up
Selma Blair
Little Brown
(2022)



A Sexta Mulher 606
Suzannah Dunn
Record
(2010)



Tião: do Lixão ao Oscar
Tião Santos
Leya
(2014)



Paixão Por Marketing - O Fantástico Diferencial dos Gênios
Ômar Souki
Hunter Books
(2012)



Adhesión a las Cerámicas: Evidencias Científicas para El Uso Clínico
Alvaro Della Bona
Artes Medicas
(2009)



Dinâmica E Concorrência Capitalista: Uma Interpretação A Partir De Marx
Mario Luiz Possas
Hucitec
(1989)



Ética, Moral e Deontologia Médica
Andy Petroianu
Guanabara Koogan
(2000)



Livro Comunicação Bravo Mundo Novo
Vários Autores
Alameda
(2009)





busca | avançada
76843 visitas/dia
1,7 milhão/mês