PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Terça-feira,
17/6/2025
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
 |
|
“Rusá Serro” apresenta olhar de Tiago Aguiar sobre a Festa do Rosário
O fotógrafo e artista visual Tiago Aguiar apresenta “Rusá Serro”, instalação fotográfica que mergulha na Festa do Rosário, tradição afro-religiosa viva desde 1714 no Serro, interior de Minas Gerais. A exposição ocupa o espaço público e reflete uma construção afetiva do artista, que cresceu no bairro onde a celebração acontece. São 30 imagens em grandes dimensões distribuídas em 12 instalações ao longo do trajeto dos congadeiros, conectando imagem, fé e território. Resultado de década de pesquisa, o projeto se organiza em três núcleos — Dançantes, Quermesse e Caravana — e valoriza tanto os rituais quanto a vida comunitária e econômica da festa. Desde 2019, Tiago também integra os Catopês, tradicional grupo de congado local. “Rusá Serro” propõe encontro entre arte, espiritualidade e pertencimento, revelando a potência de uma tradição que atravessa gerações como símbolo de resistência, memória e fé. De 27/02, às 12h, até 15/08 no Centro Historico do Serro, MG.
Saiba Mais
por Silvia Balady
17/6/2025 às 16h52
|
|
Andy Warhol - Um Sonho Americano estreia nos cinemas nesta quinta (19)

Um dos artistas mais amados e odiados do século XX, centro de diversas polêmicas, e ícone cultural, Andy Warhol é apresentado sob uma nova perspectiva no documentário "Andy Warhol - Um Sonho Americano", do eslovaco L'ubomír Ján Slivka. O longa chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, dia 19 de junho de 2025, com distribuição da Autoral Filmes. O filme ganha sessões de pré-estreia em todo o Brasil desde sábado (14). Em evidência no Brasil, no momento, graças à enorme exposição de sua obra em São Paulo, Warhol é uma figura controversa, assim como sua arte. Responsável por obras marcantes de arte pop, como o díptico e a série Marilyn, e outras como Latas de Sopa Campbell, além de filmes como Sleep (1963) e Blue Movie (1969), o artista se tornou um mito ao longo dos anos, um status que só aumentou com sua morte, em 1987. "Andy Warhol - Um Sonho Americano" mergulha na persona misteriosa de Warhol e nos fortes laços familiares que o moldaram.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
17/6/2025 às 09h30
|
|
Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos

Localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Três Passos prepara-se para sediar sua 7ª edição do evento cinematográfico, que virou marca registrada da cidade, de 4 a 8 de novembro de 2025. Até o dia 16 de julho, o Festival de Cinema de Três Passos recebe curtas nacionais e internacionais, com inscrições gratuitas realizadas exclusivamente no site do evento. Na mostra competitiva, poderão se inscrever curtas produzidos no território brasileiro e também em países estrangeiros. Os curtas selecionados concorrem em 17 categorias, 16 avaliadas pelo Júri Oficial e uma pelo Júri Popular. Já a Não Competitiva vai reunir títulos não selecionados para a mostra principal, o Projeto #Cidade Cinematográfica 5 e produções locais e de municípios da região Celeiro (RS). Serão aceitos filmes produzidos a partir de 1º de Janeiro de 2023 e finalizados até a data da inscrição, e que não tenham sido exibidos em edição anterior do festival. A duração máxima deve ser de até 20 minutos.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
17/6/2025 à 01h01
|
|
Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
Nos dias 21 e 22 de junho, Lenna Bahule e Tiganá Santana se apresentam no palco do SESC Bom Retiro. O projeto Sons do Mundo celebra o encontro dos dois artistas, ligados pelas raízes negro-africanos, no existir e no fazer arte. Lenna a partir do próprio continente africano, em Moçambique, e Tiganá a partir da diáspora afro-brasileira. Os ingressos para os dois shows (no sábado e domingo) estão disponíveis pela rede SESC, online ou na bilheteria das unidades.
O show inédito apresenta a junção de músicas dos repertórios autorais de ambos.
Além das apresentações, a cantora e multiartista moçambicana participa de duas atividades gratuitas na unidade, com acesso livre para todos os públicos. Na quinta-feira (26), Lenna faz um bate papo com o público, das 19h às 20h30, sobre “A Influência da Música Africana e da Música Latino-Americana no Mundo”, com mediação de Magda Pucci.
Na sexta (27), ela ministra a oficina “Memórias daqui, cantares e outros sons”, das 18h30 às 19h45.
Saiba Mais
por T Araujo
13/6/2025 às 16h51
|
|
CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) oferece programação diversificada e gratuita com o Rolê Cultural - Educativo CCBB. O projeto oferece experiências vivas, sensíveis e interativas. O programa propõe atividades para todos os públicos, com foco na formação cultural e no acesso democrático à arte, além de disponibilizar transporte gratuito para escolas públicas.
Durante o mês de junho, a programação celebra um dos períodos mais aguardados do calendário: as festas populares! As atividades valorizam a cultura popular, criatividade e expressão artística em suas mais diversas formas. O público pode participar de oficinas inspiradas em manifestações culturais tradicionais, como a oficina Pintura do Sertão, que propõe um mergulho no universo imagético nordestino.
Outra atração é a Oficina Parangolés, inspirada na obra de Hélio Oiticica, que incentiva a criação de vestes performáticas com referências populares. E, também, a Oficina de Escultura, que estimula a produ
Saiba Mais
por Camila Maxi
12/6/2025 às 17h38
|
|
Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)

Um dos grupos artísticos mais importantes na história da cultura brasileira, os Dzi Croquettes são o centro da peça "Dzi Croquettes Sem Censura", que estreia em São Paulo nesta quinta, dia 12 de junho de 2025, no Teatro Itália, e fica em cartaz até 27 de julho. A realização do espetáculo é da TMX Produções. A peça tem apresentações de quinta a domingo, às 20h30min, e no mês de julho, sábado e domingo, às 20h30min, no Teatro Itália (Av. Ipiranga, 344 - República). E os ingressos variam entre R$50 e R$160, e estão disponíveis no Sympla. Ciro Barcelos, que assina dramaturgia, direção, coreografia e concepção cênica, aponta a importância de trazer novamente a história do grupo, fundado em 1972 por Wagner Ribeiro e o bailarino Lennie Dale, para novas gerações, e para quem os acompanhou na época.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
12/6/2025 às 14h46
|
|
Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
Com narrativas intensas e personagens marcantes, Myriam Scotti explora, em "Sol abrasador prepara solo fértil", a resistência humana em meio à floresta, em obra que combina lirismo e denúncia social; obra marca a estreia da editora orlando no mercado editorial.
A autora lança a obra n’A Feira do Livro, em São Paulo, no dia 19 de junho, em sessão de autógrafos marcada para Às 15h no espaço da editora orlando, localizado no estande do projeto Escreva, Garota!. Em seguida, no dia 21, a autora faz seu evento de lançamento na Livraria Sentimento do Mundo, às 16h, em bate-papo com Carolina Ferreira, doutoranda e mestra pelo Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP além de pesquisadora-fundadora do Grupo de Pesquisa de Literatura de Ancestralidade Negra – GPLAN da mesma universidade.
Saiba Mais
por Laura Redfern Navarro
12/6/2025 às 13h39
|
|
Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
Após 13 anos atuando como produtora cultural, curadora e roteirista, a recifense Karina Galindo lançará o seu primeiro livro na cidade de São Paulo na Feira do Livro, nos dias 15 e 16 de junho no estande Escreva, Garota!
“O Mistério de Duas Cabeças” parte dos desafios vivenciados por ela mesma no passado como mãe de um pré-adolescente, os consequentes diálogos com psicólogos e o seu processo de autoconhecimento a conduziram ao sonho e à construção da obra O Mistério de Duas Cabeças, um trabalho para ser contemplado por toda a família. Autoconhecimento, bullying, diversidade, inclusão, respeito às diferenças e auto aceitação.
Saiba Mais
por Laura Redfern Navarro
11/6/2025 às 13h36
|
|
“Inventário Parcial”

Inventário Parcial”
Luiz Dolino celebra 80 anos com grande individual no MAC, em Niterói,
sob curadoria de Monica Xexéo
No dia 14 de junho, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói inaugura importante mostra do artista Luiz Dolino, “Inventário Parcial”, que contemplará telas de grandes dimensões produzidas recentemente, entre 2020 e 2025, exibidas em conjunto com algumas obras concluídas há 45 anos. Curado por Monica Xexéo, o evento tem sabor de dupla comemoração para o artista: além de estar completando 80 anos de vida, com esta exposição Dolino retorna à cidade onde foi criado, com a qual mantém forte vínculo. Na ocasião da abertura será lançado o livro de mesmo título, contendo ilustrações e textos de críticos arte, artistas e amigos pessoais, como Carlos Drummond de Andrade, Nélida Piñon, Frederico Moraes e Leonel Kaz.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
11/6/2025 às 12h17
|
|
“Quem sou eu?”

“Quem sou eu?”
Evento com a participação de Paulinho Moska reúne música e filosofia na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no dia 16 de junho
“Quem sou eu?” é o tema da palestra que reunirá os professores doutores da PUC-Rio, Remo Mannarino e Irã Salomão, em reflexões sobre autoconhecimento, contradição, propósito e a travessia existencial. O cantor e compositor Paulinho Moska entrelaça as falas com sua música e sensibilidade, com mediação da jornalista Hanri Soares. Este encontro acontecerá no próximo dia 16 de junho, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Antes, a partir das 18h20, haverá exibição de um vídeo inédito em uma experiência que combina música, filosofia e emoção ao vivo.
Idealizadora e curadora, Hanri pretende realizar o evento a cada 40 dias, sempre com novos convidados e a mesma proposta e formato: será um talk-show filosófico.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
11/6/2025 às 12h16
|
|
“Panorama do Ateliê”

“Panorama do Ateliê”
Luiz Aquila ocupa três salas no Paço Imperial, sob curadoria de Lauro Cavalcanti, reunindo cerca de 60 trabalhos recentes, entre pinturas, desenhos, gravuras e serigrafias
Quem já teve o privilégio de estar com o artista Luiz Aquila em seu ateliê sabe o quão prazeroso é vivenciar o seu processo criativo, sempre brindado com muitas histórias de vida. Em “Panorama do Ateliê”, grande individual que será inaugurada no dia 14 de junho, no Paço Imperial, o curador Lauro Cavalcanti propõe um prolongamento deste espaço, proporcionando um pouco dessa experiência.
Logo na entrada, o visitante se depara com uma foto em preto e branco ampliada do ateliê. Fazendo o recorte de uma década de produção, as obras selecionadas são todas inéditas: 30 pinturas de médios e grandes formatos, mais de 15 gravuras e 18 desenhos (em têmpera e pastel) usando papel com interferências do artista na superfície, dispostos em três fileiras e batizados “Coral de Papel”.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
11/6/2025 às 12h14
|
|
“Alair Gomes: o erotismo no belo”

“Alair Gomes: o erotismo no belo”
Exposição no Paço Imperial apresenta, pela primeira vez , parte de acervo de fotos arquivado por mais de 25 anos, sob curadoria de Luiz Pizarro
Fruto do recorte de uma das séries da coleção reunida por Klaus Werner, jornalista alemão e grande amigo do artista, a exposição “Alair Gomes: o erotismo no belo” será inaugurada no dia 14 de junho, no Paço Imperial, com curadoria de Luiz Pizarro. Ao longo de anos, Klaus comprou fotografias de diferentes séries de Alair, além de outras tantas adquiridas através de permuta por materiais que ele trazia da Alemanha, tais como papel fotográfico, filmes, entre outros itens. Arquivado por mais de 25 anos, parte deste acervo de fotos agora sai da gaveta para ser exibido ao público, que terá acesso a um material inédito, com cerca de 60 registros em preto e branco.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
11/6/2025 às 12h11
|
|
“Stella Margarita: Fugas que se movem”

“Stella Margarita: Fugas que se movem”
Telas da artista estarão expostas no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro,
em Botafogo, a partir de 17 de junho
A trajetória de Stella Margarita pelo circuito artístico do Rio de Janeiro foi breve, mas profundamente marcante. Um recorte significativo de sua produção poderá ser contemplado na exposição “Stella Margarita: Fugas que se movem”, que será inaugurada no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, no dia 17 de junho. A expressão “fugas que se movem” é da própria Stella. A partir dela, foi construído este retrato curatorial, um convite à imersão na força psicológica e humana de sua pintura.
Tendo como ponto em comum a investigação da dimensão humana e do movimento físico e emocional, foram selecionadas algumas de suas principais séries, entre elas Abraços, Álbum de Família e Fotogramas.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
11/6/2025 às 12h07
|
|
“A mulher dos olhos de gelo”, da carioca Chrysanthème, aborda feminicídio e machismo nos anos 30
/https://skoob.s3.amazonaws.com/autores/24689/24689SK1552683125G.jpg)
O assassinato da esposa por um capitão do Exército é a premissa de "A mulher dos olhos de gelo" (Janela Amarela Editora, 124 págs.) de Chrysanthème, pseudônimo da jornalista e escritora carioca Cecilia Moncorvo Bandeira de Mello Rebello de Vasconcellos. Narrando o pesar de um marido encarcerado que tenta justificar o ato criminoso culpando a vítima pelo mal-estar do casamento, a autora constrói um retrato impactante da sociedade da época, expondo o machismo e a misoginia ainda tão presentes nos dias atuais. Publicada originalmente em 1935, a obra ganha agora sua primeira reedição, noventa anos depois. A Janela Amarela — editora dedicada a recuperar a obra de autoras brasileiras invisibilizadas — aposta neste relançamento para reafirmar a importância das vozes femininas no debate de temas considerados tabus no início do século 20.
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
10/6/2025 às 16h57
|
|
Bandalheira do Bem inicia 7ª temporada em clima de festa junina
A Bandalheira do Bem dá início à sua 7ª temporada com apresentações gratuitas - inicialmente em quatro cidades do interior paulista. Por meio do ProAC ICMS, o projeto volta à estrada com sua tradicional mistura de música, dança, artes circenses e teatro, agora incorporando um novo elemento: o clima das festas juninas.
As apresentações desta primeira etapa acontecem nos dias 11, 12 e 24 de junho. Na quarta-feira (11), a trupe realiza duas sessões: pela manhã, em Pindorama, e à tarde, em Santa Adélia. No dia seguinte (12), o grupo segue para Luiz Antônio e no dia 24, haverá apresentação em Serrana. A proposta é envolver estudantes, professores e o público em geral, com atividades realizadas em espaços abertos e de livre acesso.
Saiba Mais
por Verbo Nostro Comunicação Planejada
10/6/2025 às 15h48
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|