Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
51116 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB RIO ÚLTIMOS DIAS DA MOSTRA INDÍGENA
>>> Teatro do Incêndio estreia São Paulo Surrealista em versão atual que confronta o conservadorismo
>>> Evento: psicólogo Fred Mattos lança “Pare de Brigar com a Vida” na Livraria da Tarde, no dia 14/5
>>> Waacking Sessions
>>> Jazz das Minas Show 'Ayé Òrun'
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Os filmes de Frederico Füllgraf
>>> A conversa
>>> Nomen est omen
>>> Um novo olhar sobre o cotidiano
>>> O Valor da Ideia
>>> Música e Dança
>>> Carta aos de Além do Jardim
>>> Coleção MPBaby, pela MCD
>>> Em tempos de China, falemos de Cuba
>>> Leis de incentivo e a publicação independente
Mais Recentes
>>> Livro Kalimba Série Vozes da África Angola de Maria Celestina Fernandes, ilustrado por Brunna Mancuso pela Kapulana (2015)
>>> Ninfomania - Historia de Carol Groneman pela Imago (2001)
>>> Livro Noite E Dia de Virginia Woolf; Barbosa pela Circulo do Livro (1919)
>>> Livro Coleção Os Imortais Da Literatura Servidão Humana Volume 19 de Maugnam; Barata pela Abril (1971)
>>> Livro A Morte E A Morte De Quincas Berro D'água de Jorge Amado pela Companhia Das Letras (2008)
>>> Livro Cacoliques Coleção Trava-Língua de Tatiana Belinky, ilustrado por Eva Furnari pela Melhoramentos (2009)
>>> Livro A Cigarra e a Formiga de Mauricio De Souza pela Girassol (2024)
>>> Livro Os Pilares Da Terra Volume 2 de Ken Follett pela Circulo do Livro (1989)
>>> Livro Abigail de Catherine Rayner pela Ciranda Cultural
>>> Livro Coleção Obras Imortais Da Nossa Literatura O Crime Do Padre Amaro de Eça de Queirós pela Tres (1984)
>>> Quando Nietzche Chorou de Irvin D. Yalon pela Ediouro Publicaes Sa (2010)
>>> Neve de Orhan Pamuk pela Companhia das Letras (2006)
>>> Volume 1 Cálculo de George B Thomas Jr pela Livros Técnicos e Científicos (1979)
>>> Como Funciona? coleção tempo de saber de Fernand Lot pela Liceu (1971)
>>> Almanaque Maluquinho - Viagens Da Carolina de Ziraldo pela Globo (2011)
>>> Moderna Gramatica Portuguesa de Evanildo Bechara pela Editora Lucerna (1999)
>>> Depois de Auschwitz de Eva Schloss pela Universo dos Livros (2013)
>>> Laboratório Básico Polivalente de Ciências Para o 1º Grau (professor) de FUNBEC Fundação Para o Desenvolvimento de Ciências pela Fename (2025)
>>> Volume 1: Método Prince leitura e percepção - ritmo (bilíngue) de Adamo Prince pela Lumiar (1993)
>>> Horizonte Moderno de Marconi Drummond; Fabíola Moulin pela Minas Tênis Clube (2016)
>>> Idéias Introdução à Filosofia Platão, Descartes, Hegel, Comte de Alain pela Martins Fontes (1993)
>>> Historia y Politica: La Alta Sociedad En La Buenos Aires de La Belle É de Leandro Losada pela Iberoamericana (2008)
>>> Trovadores do Além - Antologia de Francisco Cândido Xavier pela Feb (1983)
>>> Lecciones de Materia Medica Homeopatica Tomo II de Dr. James Tyler Kent pela B. Jain (1990)
>>> Ciências Sociais: a Economia das Trocas Simbólicas de Pierre Bourdieu pela Perspectiva (2009)
BLOG

Quarta-feira, 15/8/2007
Blog
Redação
 
Joel Silveira por Chatô

"Seu Silveira, o senhor é um dos homens mais perigosos deste país, tem que vir trabalhar conosco."

Chatô, nas palavras de Fernando Morais, que posfaciou Joel Silveira na Companhia das Letras.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/8/2007 às 14h18

 
Blog, pesquisa e comunicação

Este post é um primeiro esforço para juntar os principais blogs de pesquisadores em comunicação no Brasil. A lista é provisória, em constante construção e aceita novos links. (Aliás, passar essa lista adiante também é uma boa idéia para ampliar a iniciativa.)

Tomei dois critérios para inclusão de links: 1. Tem de ser pesquisador da área da Comunicação; 2. Tem que ser blog independente, se ele trata de Comunicação. Essa lista e este post são como um bumerangue. Lanço na blogosfera e não sei quando nem como vão voltar...

Rogério Christofoletti, no Monitorando, que linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/8/2007 à 00h30

 
Produção Editorial em debate

O curso de pós-graduação em Projetos Editoriais do Centro Universitário UNA tem mantido uma programação com seminários de temas variáveis, ao longo do ano. O primeiro deles, em junho, debateu a produção de livros independentes, vantagens e desvantagens, impressos e digitais, entre outros perrengues. Estiveram lá editores, escritores e músicos de relevância para a cena literária mineira. Rogério Barbosa, editor da revista Ato e do jornal DezFaces, falou sobre a produção de periódicos literários, leis de incentivo e mostrou os projetos dos quais participou. O poeta Wagner Moreira falou da produção de seus livros desde a concepção até a gráfica. Wilmar Silva, curador das Terças Poéticas do Palácio das Artes, e Luiz Edmundo Alves fizeram uma apresentação poética e falaram sobre a edição de sites e livros. Finalmente, os parceiros Bruno Brum e Makely Ka trataram da produção da Revista de Autofagia, de livros e de autoria. Parece ter ficado claro, depois de tanto debate, que as novas tecnologias permitem que se crie "uma editora em cada cozinha", mas a distribuição ainda é o gargalo.

No segundo seminário, ocorrido na semana passada, o tema foi a produção de periódicos científicos, com todo o rigor acadêmico necessário. As professoras Terezinha de Sousa e Lilian Noronha, respectivamente editoras das revistas Produza (eletrônica) e Informática Pública (impressa), explicaram, timtim por timtim, com que seriedade se faz uma revista científica indexada e rigorosa, seja ela digital ou impressa.

Sexta-feira próxima, dia 17 de agosto, o prof. Yóris Linhares, analista de sistemas com mestrado em Administração, abarca todos os projetos com o tema Gestão de Projetos. Sem isso, grande parte das iniciativas não passa de intuição. O evento é aberto, mas depende de inscrição junto à coordenação do curso.

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a convidada ilustre é Ana Maria Brambilla, que lecionará um curso intensivo sobre produção de revistas comerciais. Desse jeito, é capaz até de o mercado editorial belo-horizontino se profissionalizar de vez. Oxalá isso aconteça!

[Comente este Post]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
14/8/2007 às 22h49

 
Convergência digital IV

A Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, mais uma vez sedia o Seminário sobre convergência digital, organizado pelo prof. Jorge Rocha, jornalista e blogueiro. As mesas acontecem nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a partir de 9h da manhã, no auditório 309. A entrada é gratuita.

Desta vez, serão debatidos a produção colaborativa em sistemas Wiki, tecnologias móveis, desafios sociais da digitalização, colaboração em ambientes digitais corporativos, comunicação intercultural e a relação entre ensino de História e games.

Os convidados, na ordem dos temas, são Carlos d'Andrea, Camila Mantovani, Adilson Cabral, Alessandra Nahra Leal, Maria Aparecida Moura e Eucídio Dutra.

[Comente este Post]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
14/8/2007 às 22h39

 
Digestivo Pesquisa



[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
14/8/2007 às 17h13

 
Os Jornais Acabam? VIII

Desaparecer, eles não vão. Os mais espertos vão estudar um meio de se popularizar e se tornar mais "próximos" do seu leitor, tanto no contexto editorial quanto no físico (afinal, quem consegue ler um jornal no metrô?).
Marcos Henrique Lauro
São Paulo/SP


O jornal impresso no papel será substituído pelo jornal em papel eletrônico, que poderá ser atualizado constantemente, mas manterá duas características importantes do jornal impresso: a portabilidade e a facilidade de leitura. No entanto, esse cenário depende não só do barateamento da tecnologia e de sua difusão pela sociedade, criando o hábito de usar essa nova tecnologia, como também dos jornais on-line adaptarem-se, definitivamente, às características da Web. Enquanto os jornais on-line forem transposições ou fracas adaptações de jornal impresso, esse continuará, pois terá ainda muitas vantagens sobre o jornal on-line.
Valéria Machado da Costa
Campos dos Goytacazes/RJ


Não são os jornais que estão acabando, são os "leitores" de jornais. Ou seja, pessoas formadas dentro de um modelo em extinção.
Fernando Taulois
São Paulo/SP


Não acredito que os jornais vão acabar, mas evoluir, como muitas outras coisas que vimos mudar ao longo da História. A questão é que ninguém ainda tem uma explicação convincente de como será o formato deste novo jornal (ou ainda não conseguimos aceitar essa realidade). E não são só os jornais que mudarão, como também as revistas e até mesmo os portais de notícias na internet.
Fabiana Schiavon
São Paulo/SP


No mundo em que vivemos, fica cada vez mais difícil folhear um jornal e lê-lo na íntegra todos os dias. Por isso, a facilidade da informação imediata com acesso pela internet vai pouco a pouco ocupando o lugar do contato físico com o papel.
Maria Fernanda Pires de Oliveira
São Paulo/SP


[Feedbacks dos Leitores do Digestivo à Promoção]

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
14/8/2007 às 14h46

 
A tal literatura independente

Nem só de palavras impressas em papel sobrevive a literatura contemporânea. Escritores, conhecidos ou amadores, já adotaram a internet como novo meio de difundir pelo mundo suas histórias, contos, poesias, crônicas ou romances.

A facilidade de produzir uma publicação on-line, com baixos custos e muita interatividade, faz com que alguns amantes da literatura produzam sua própria editora digital, dando espaço e visibilidade para algumas obras que certamente ficariam restritas ao seu autor.(...)


Iriz Medeiros, no Webinsider, apresentando o Proa da Palavra (do Galera), o Nave da Palavra e o TXTmagazine (do Takeda) [isso em 2002, pra você ver como esse papo de "literatura independente" é velho na internet...]

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
14/8/2007 à 00h47

 
Os Jornais Acabam? VII

Sim, irão desaparecer com a morte dos leitores.
Oswaldo Ribeiro
Natal/RN


Os jornais, enquanto veículos de informação, nunca irão acabar. O que pode mudar é o meio pelo qual as empresas jornalísticas levarão essa informação ao leitor final. É bem provável que o meio papel acabe desaparecendo a longo prazo e seja substituído por formatos eletrônicos on-line, atualizados constantemente. Mesmo assim, acredito que o formato papel para o jornal, assim como para o livro, ainda levará muito tempo para desaparecer completamente, pela praticidade de transporte, baixo custo e versatilidade no uso - jornal para embrulhar peixe, banana e objetos de vidro; livros para exibir uma pretensa cultura, decorar ambientes e servir de peso de papel.
Danilo Leite Fernandes
Campinas/SP


Se deixarem de ser informantes do rei para serem os reis dos informantes, aí não acabam. No fundo precisamos de dois cadernos apenas: o dos fatos e o das falas sobre os fatos. Parece que os jornais e jornalistas não querem se humilhar e fazer os exercícios escolares de descrição. Ou será que eles pensam que descrevem? "Olhe lá o quadro negro, que lindo!" Ainda assim, com todos os viés a serem escancarados. O ideal da transparência a ser exigido e a ser exemplar. O papel jornal é descartável, e os informantes? O papel jornal é reutilizável, e os informantes?
Antonio Felicio Loureiro Thomaz
Araras/SP


Não acredito que os jornais irão acabar. Pode haver uma "correção", tanto na quantidade de exemplares como na de títulos, uma vez que a demanda talvez diminua. Mas a internet, apesar de democrática(?), não é de todo confiável. É verdade que nem sempre o são os jornais, mas pelo menos os que buscam a qualidade primam pela veracidade dos fatos e seriedade das apurações. Aliás, no dia-a-dia a apuração sempre foi uma dificuldade, mas com a internet ela perdeu o sentido. Primeiro se divulga, depois checa-se. O que cria uma verdade aparente ou em suspensão. Hoje, mesmo tendo lido uma notícia virtual, me questiono se ela é verídica... Acredito que em boa parte o jornal impresso diminui essa sensação, ou seja, um veículo, na maioria das vezes, é mais confiável. E sempre existirão pessoas buscando confiança, seja no governo, na política, na vida pessoal ou na informação.
Ana Paula Teixeira
São Paulo/SP


Sigo aqui a teoria da evolução: os mais fracos ficarão pelo caminho. Os jornais que souberem se reinventar vão sobreviver. Jamais terão a velocidade de outras mídias, mas têm com o leitor uma relação mais íntima do que qualquer outro meio. Ele é manuseado, guardado, levado para todos os cantos da casa - leia-se banheiro também. Os outros meios são mais frios. O jornal incorpora-se à casa, participa de corpo presente da discussão em família. Na era onde tudo é muito rápido, um pouco de perenidade vai bem ao ser humano. Por isso, minha resposta é não. O jornal não vai acabar.
Alessandra Pajolla
Maringá/PR


[Feedbacks dos Leitores do Digestivo à Promoção]

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/8/2007 às 16h23

 
A todos que passem por aqui

Contrariamente ao que sempre defendi, vi-me obrigada a cancelar os comentários neste blog.

Ficam assim fechadas as portas aos comentários provocatórios, maldosos, insidiosos e... anónimos.

Claro que isto não impede um outro crime mais grave ainda: a utilização do meu nome para deixarem comentários em alguns blogs, em meu nome, fomentando a confusão e a maledicência.

Quem me conhece sabe que não sou pessoa para esse tipo de coisas. Sempre dei a cara pelos meus actos (e palavras) e se nos vossos blogs aparecer algum comentário assinado por uma Julia Coutinho que não venha dar a este blog, NÃO É MEU.

E agora, meus amigos, vou de férias!

Até Sempre!

As Causas da Júlia, que eu descobri graças ao Ao (es)correr da pena e do olhar, que linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/8/2007 à 00h43

 
Leitores de telas e textos

A UFMG conta com um fabuloso programa interdisciplinar chamado A tela e o texto. Trata-se de uma rede de projetos cujo tema transversal é a leitura em ambientes impressos e digitais, velhas e novas plataformas. Entre os projetos está o Fórum de Ensino de Leitura, uma espécie de reunião semanal em que se pode discutir todo aspecto da leitura, desde a movimentação da produção de textos para microtelas de telefones móveis até o ensino de leitura em colégios.

Entre os projetos do programa também está o "Leitura para todos", que sempre teve minha simpatia. Trata-se de um arranjo salutar entre os coordenadores da iniciativa e a BHTrans, empresa de trânsito de Belo Horizonte. Neste projeto, são colocadas lâminas com textos da literatura brasileira nos ônibus da capital, para que o usuário das linhas possa ler enquanto viaja. A idéia já se expandiu por algumas cidades do interior e tem ainda muito chão pela frente.

Nesta sexta-feira, dia 17, o projeto Fórum de Ensino de Leitura, coordenado pelo prof. Anderson Higino, convida para um debate sobre o livro recém-lançado pelo programa, Formando leitores de telas e de textos. A obra traz textos teóricos, mas a maioria dos trabalhos é o relato de a quantas andam os projetos vinculados ao programa, de onde partiram, onde estão, se houve percalços, para onde vão. A debatedora serei eu, que acabo de ler a obra e tenho cá minhas questões.

Para ir além
Dia 17, sexta-feira, às 18h30, na Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha. É só entrar sem bater.

[Comente este Post]

Postado por Ana Elisa Ribeiro
12/8/2007 às 11h11

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos Reunidos
Ivana Arruda Leite
Selo Demônio Negro
(2014)



Desenvolvimento Motor Humano - Uma Abordagem Vitalícia
Gregory Payne
Guanabara Koogan
(2007)



Etapas Plus C1: Libro Del Alumno Ejercicios (spanish Edition)
Anabel De Dios, Sonia Eusebio Et Autres
Edinumen
(2019)



Frente Fria e Outras Estórias
Eduardo Junqueira
Topbooks
(2010)



Falsificadas
Kirstin Chen
Astral Cultural
(2023)



Livro Auto Ajuda Pare de Beijar Sapos!
Madeleine Lowe
Universo dos Livros
(2010)



Géopolitique de La Faim
Romain Coti e Outros
Puf
(1999)



Princípios Básicos para Viver Feliz
Melcíades José de Brito
Dpl
(2001)



Coleção 3 Livros A Luta Pelo Direito Teoria Geral do Direito A Razão Jurídica
Rudolf Von Ihering; Lloyd L. Weinreb; Jean-Louis Bergel
Forense; Martins Fontes
(2008)



A Profecia Das Pedras
Flavia Bujor
Planeta
(2003)





busca | avançada
51116 visitas/dia
2,5 milhões/mês