Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
74109 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance reflete sobre desafios ecopolíticos pela arte
>>> DIA M marca os 207 anos de Karl Marx com programação variada no Armazém da Utopia dia 28 de junho E
>>> Projeto “Clássicos em Cena” leva trio Conversa Ribeira em Itapira
>>> Tá todo mundo rindo? Letramento Anticapacitista
>>> Sesc 14 Bis apresenta nova montagem da Companhia de Teatro Heliópolis que aborda a vida pós-cárcere
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A crise dos 28
>>> De onde vêm os blogs?
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> A indigência do rock e a volta dos dinossauros
>>> Para que o Cristianismo?
>>> Intervenção militar constitucional
>>> O nome da Roza
>>> As redes sociais e a política
>>> Escrevo deus com letra minúscula
>>> A proposta libertária
Mais Recentes
>>> Caçada às Cegas de Lee Child pela Bertrand Brasil (2015)
>>> Pequenos Deuses de Terry Pratchett pela Bertrand Brasil (2015)
>>> Mentiras Fatais de Frank Tallis pela Record (2011)
>>> O Túnel de Pombos de John Le Carré pela Record (2018)
>>> A Dona das Chaves de Anabela Paiva pela Record (2010)
>>> Fuga das Profundezas de Alex Kershaw pela Record (2012)
>>> Código Civil e Constituição Federal 2010 de Brasil pela Saraiva (2010)
>>> A Nova Lei da Arbitragem Brasileira de Flavia Holanda; Ricardo Medina Salla (Coords.) pela Iob/Sage (2015)
>>> Sociologia do Direito de Celso A. Pinheiro de Castro pela Atlas (1996)
>>> Lei de Licitações e Contratos Administrativos de Incluindo Legislação Complementar Correlata pela Znt (2002)
>>> Icms de Roque Antonio Carrazza pela Malheiros (2011)
>>> Teoria Geral do Estado de Marcus Cláudio Acquaviva pela Saraiva (2000)
>>> Contratos Administrativos de Roberto Ribeiro Bazilli pela Malheiros (1996)
>>> Direito Bancário: Contratos e Operações Bancárias de Ivo Waisberg; Gilberto Gornati pela Saraiva (2016)
>>> A Essência da Constituição de Ferdinand Lassalle pela Lumen Juris (2001)
>>> O Caso dos Denunciantes Invejosos de Dimitri Dimoulis pela Revista dos Tribunais (2012)
>>> Introdução À Administração Financeira E Orçamentária de Adão Eleutério Da Luz pela Intersaberes (2015)
>>> Garfield Vol. 1 de Jim Davis pela Nemo (2014)
>>> Best American Erotica 1994 de Susie Bright editors pela Touchstone (1994)
>>> Juju Bacana de Mallu Magalhães pela Matrix (2015)
>>> Português para quem fala inglês de Theodolina Salum pela Melhoramentos (1977)
>>> Sabedoria Incomum de Fritjof Capra pela Cultrix (1988)
>>> Os Lusíadas: 1572-1972, Edição Comemorativa do Quarto Centenário da Publicação de "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões pela Lello & Irmão (1973)
>>> King Arthur de Norma Lorre Goodrich pela Harper Perennial (1996)
>>> Pupi, O Pequenino de Szekeres pela Siciliano
BLOG

Sexta-feira, 13/2/2009
Blog
Redação
 
Sobre o Ronaldo gordo

"O Ronaldo Gordo recebe milhões para emagrecer (e não consegue), e eu aqui pagando pra fazer dieta e academia" @cmerigo, no Twitter.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/2/2009 à 00h49

 
Por que você bloga?

"Por que você bloga?", "Para ganhar dinheiro, seu idiota", Hugh MacLeod, nosso amigo de Campus Party (porque eu já liguei ele ao Surf Hype)...

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
12/2/2009 à 00h00

 
Creep, do Radiohead



Radiohead (em contagem regressiva...), indicado pelo Fábio Shiraga, cujo blog linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
11/2/2009 à 00h52

 
A volta da Suzi Hong

Não sei o que é mais difícil: voltar a escrever ou voltar simplesmente.

Voltar atrás às vezes, o que requer uma certa dose de coragem.

Voltar no tempo, passeando por fotografias que a memória sempre revelou, ou parada diante de fatos que a memória desnuda, expõe com uma quase violência.

Voltar ao começo para ter certeza de que valeu a pena.

Voltar, apesar de ter dito que jamais o faria.

Voltar a folhear velhos livros, cartas, rascunhos e anotações que se julgavam propositadamente perdidas.

Voltar a ouvir medos que haviam dormido e encarar rostos familiares e envelhecidos; voltar a conversar com Deus e a brigar com Ele também.

Voltar ao silêncio incômodo e preciso, voltar a ouvir a voz própria em alto e bom som.

A volta incomoda, mas decidi voltar a enfretá-la.

Suzi Hong, que re-voltou este ano, via Orkut (porque o aniversário dela é dia 9 de fevereiro...).

[2 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
10/2/2009 à 00h32

 
Seu cartão de visita do Google

No Flickr de jeffmcneill, via @inagaki, que, agora, quer um do Twitter...

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
9/2/2009 à 00h09

 
Digestivo por Sam Shiraishi

"Há anos acompanho o Digestivo Cultural. Ele tem um formato de transição entre o site e o blog (o que muito me agradava quando o descobri) e tem um conteúdo focado em cultura, com excelentes autores que, mesmo sendo bons, não 'conversam' com o leitor como quem sabe tudo. É efetivamente uma conversa.[...]"

Sam Shiraishi, numa das melhores definições que já li sobre o Digestivo, comentando a Entrevista com a Lúcia...

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
6/2/2009 à 00h04

 
Se eu fosse você 2

Os jornais estão alardeando por aí que Se eu fosse você 2 é o filme há cinco semanas mais visto no Brasil, o filme mais visto no país em 2009 até o momento, o segundo filme de maior público do cinema nacional depois da retomada na década de 90, superado apenas por 2 Filhos de Francisco... O sucesso rendeu até chamada no intervalo da Rede Globo com o próprio Tony Ramos agradecendo ao público e pedindo mais propaganda boca a boca.

Não é pouca coisa para um filme nacional diante das estreias de peso nos cinemas com atores como Jim Carrey, ou Brad Pitt no emocionante e bem produzido O curioso caso de Benjamin Button, um dos favoritos ao Oscar. E não há demagogia no que o longa brasileiro oferece ao público: é um filme comercial e não quer fugir do estigma de sê-lo. A história do longa-metragem é a continuação de Se eu fosse você, protagonizado pelo casal Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) em situações engraçadas por miraculosamente trocarem de corpos. Desta vez o enredo gira em torno da separação do casal e da gravidez da filha de 18 anos, Bia (Isabelle Drummond).

O ritmo dado pelo diretor Daniel Filho não estranha os telespectadores acostumados com as telenovelas globais, embora a tônica seja a comicidade proposta pelos atores principais. Se eu fosse você 2 é cheio de outros "nãos", pois também não é uma obra-prima inovadora, longe disso está sua proposta. No entanto, não só a sua continuação, como o resultado dela, prova que cinema de entretenimento brasileiro pode dar grandes bilheterias. O trunfo do filme é a atuação de Tony Ramos, queridinho do público. O ator, aliás, está numa tripla maratona, já que é quem segura as pontas no filme ― encarnando uma mulher num corpo de homem, numa interpretação muitas vezes hilariante ―, está na reprise de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo, com o personagem Téo, assim como na novela Caminho das Índias, como o indiano Opash.

A jovem Isabelle Drummond (atriz que interpretou a boneca Emília em O Sítio do Pica-Pau Amarelo) tem uma boa atuação como a filha adolescente. E a "dureza" da interpretação de Glória Pires (afinal, ela não está muito natural) talvez se acentue com a leveza de Cláudio. No entanto, há uma química que dá certo entre os dois, quem sabe fruto dos casais que interpretaram em Belíssima e Paraíso Tropical. De repente Se eu fosse você 2 tem uma missão mais nobre, além de entreter bem, levar mais brasileiros para ver sua própria representação na telona e tirar o preconceito daqueles que dizem não ver filme nacional. O problema é o efeito ser contrário.

[5 Comentário(s)]

Postado por Elisa Andrade Buzzo
5/2/2009 às 13h20

 
Cantiga de amigo

Quando eu te tiver deixado
E te indagar: podemos, ao menos
Ser amigos
E me devolveres, não
Podemos mais, ser amigos.
Te tomarei contra meu peito
E me direi teu, amante eterno
Então, me afirmarás
Se deveras ama, vai-te embora
Porque não podes ficar
Sem poder ir

Thiago DaClô, no blog de Mauro Judice, que acabou de acabar.

[2 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
5/2/2009 à 00h29

 
A música deste verão

Ele apareceu de mansinho contando os passos e sussurrou um oi tão tímido que até me fez corar por compaixão. Puxou a cadeira já se desculpando pelo barulho do arrastão. Fiz que não era nada. Fingi não notar que ele perdeu algum tempo arrumando o cabelo e escolhendo os sapatos. Ele ajusta os dedos compridos que enfeitam as mãos largas que seguram o violão. Estremeço. Ele fecha os olhos e canta qualquer coisa de amor que mesmo se não fosse amor já seria lindo demais. Esse menino é a música mais bonita que eu ouvi neste verão.

Daia, do sopros e farelos, que me segue no Twitter.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
4/2/2009 à 00h55

 
Eu sobrevivi ao Bush

Print Liberation, via @cmerigo.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
3/2/2009 à 00h18

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cartas do Padre Antonio Vieira Coordenadas e Anotadas - 3 Volumes
J. Lúcio D Azevedo
Coimbra
(1925)



Coração, Cabeça e Estômago
Camilo Castelo Branco
Globus
(2011)



Mercado de Capitais - Série Cademp
Myrian Layr M. P. Lund e Outros
Fgv
(2012)



Afirma Pereira
Antonio Tabucchi
Rocco
(1995)



Teoria das Relações Internacionais
Dario Battistella
Senac Sp
(2014)



Como Apreciar Um Ariano
Mary English
Pensamento
(2014)



Poema de Amor de Machado de Assis
Jamil Almansur Haddad
Civilização Brasileira
(1970)



O Conceito de Angústia
Soren Kierkegaard
Hemus
(1968)



A Paixão e Ressurreição de Jesus
Ludovico Garmus
Vozes
(2012)



Que é a Acupuntura 596
David J. Sussann
Círculo do Livro
(1975)





busca | avançada
74109 visitas/dia
2,0 milhões/mês