Cinema em Atibaia I | Digestivo Cultural

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
>>> Ed Motta
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Livros de presente
>>> Guerras sujas: a democracia nos EUA e o terrorismo
>>> A Arte da Entrevista
>>> Daniel Piza by Otavio Mesquita
>>> Prática de conversação on-line
>>> Fatal: o livro e o filme
>>> Que tal fingir-se de céu?
>>> Publique eletronicamente ou pereça: Ken Auletta na New Yorker
>>> Cabeça de Francis
Mais Recentes
>>> Duelo final (capa dura) de Elmore Leonard pela Círculo do Livro
>>> Amar é assim (capa dura) de Carol Hill pela Círculo do Livro
>>> Os mortos-vivos (capa dura) de Peter Straub pela Círculo do Livro
>>> Nem mais Nem menos (capa dura) de Jeffrey Archer pela Círculo do Livro
>>> The Cambridge Illustrated History Of Medicine (cambridge Illustrated Histories) de Roy Porter pela Cambridge University Press (1996)
>>> Breve Romance de Sonho - Col. O globo 26 de Arthur Schnitzler pela O Globo
>>> Memórias de Adriano - Col. O globo 24 de Marguerite Yourcenar pela O Globo
>>> As Cidades Invisíveis - Col. O globo 21 de Italo Calvino pela O Globo
>>> O Senhor das Moscas, - Col. O globo 19 de William Golding pela O Globo
>>> A Consciência de Zeno - Col. O globo 4 de Italo Svevo pela O Globo
>>> O Fio da Navalha - Col. O globo 28 de W. Somerset Maugham pela O Globo
>>> Nosso Homem em Havana - Col. O globo 20 de Graham Greene pela O Globo
>>> O Jovem Törless - Col. O globo 27 de Robert Musil pela O Globo
>>> O Caso Morel - Col. O globo 15 de Rubem Fonseca pela O Globo
>>> As representações dos prof. de educação especial e as necessidades das famílias de Filomena Pereira pela Graforim (1998)
>>> A Distância Entre Nós de Thrity N. Umrigar pela Nova Fronteira (2006)
>>> A Casa dos espiritos de Isabel Allende pela Bertrand (1989)
>>> Memórias póstumas de Bras Cubas de Macahdo de Assis pela Record (2005)
>>> Dona flor e seus dois maridos de Jorge Amado pela Record (1987)
>>> Pensar É Transgredir de Lya Luft pela Record (2004)
>>> O Clone de Cristo de J R Lankford pela Saida de emergencia (2014)
>>> Tungstenio de Marcello Quintanilha pela Veneta (2014)
>>> Teoria da adolescencia de Rolf muuss pela Interlivos (1973)
>>> Psicanalise: Pesquisa E Clinica de Ana Cristina Figueiredo pela Ipub cuca (2001)
>>> Técnicas de modificação do comportamento de William L Mikulas pela Habra (1977)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 11/1/2007
Cinema em Atibaia I
+ de 1700 Acessos

Os melhores curtas-metragens de 2006 encontraram um destino que promete ser o novo endereço do cinema brasileiro: Atibaia, no interior de São Paulo. O segundo ano do Festival de Atibaia Internacional Audiovisual mantém clima de expectativa e salas de projeção cheias. Até ontem, o terceiro dia do evento, a cidade mostrou um vigoroso interesse pelos projetos mais premiados nas principais mostras do país, entre elas o Anima Mundi e É Tudo Verdade.

Até o dia 14 de janeiro, o festival exibirá 27 projetos dentro da mostra competitiva de curtas brasileiros. Já entre os filmes não competitivos, sete curtas franceses, seis alemães e quatro afro-brasileiros ganharão projeção. O mesmo acontecerá com a seleção de longas brasileiros que tiveram boa recepção em 2006, programados para serem exibidos em praça pública nos próximos dias.

O grande homenageado desta edição é o cineasta e ator Anselmo Duarte, que completa 87 anos de vida e 65 de carreira em 2007. Consagrado pela conquista da Palma de Ouro do Festival de Cannes pelo filme O pagador de promessas (1962), Duarte desfruta, hoje, de grande prestígio na Europa. É considerado, por muitos, o melhor diretor brasileiro de todos os tempos.

Os destaques da mostra em 35mm são Alguma coisa assim (Esmir Filho), Eletrodoméstica (Kleber Mendonça Filho), Deu no jornal (Yanko del Pino), O Som da luz do trovão (Petrônio Lorena e Tiago Scorza), O maior espetáculo da Terra (Marcos Pimentel), No princípio era o verbo (Virgínia Jorge) e De restos e das solidões (Petrus Cariry). Já entre os vídeos, Arquitetos do mar (Marcelo Abreu Góis), Lectures (Consuelo Lins), A resistência do vinil (Eduardo Castro), O fim do mundo (Alan Langdon) e Canto de cicatriz (Laís Chaffe) despertam as maiores expectativas.

Aos moldes de 2006, como mostrou Marcelo Miranda aqui no Digestivo, o festival pretende premiar "o melhor entre os melhores" curtas brasileiros nas categorias 35mm e vídeo, a fim de receber, definitivamente, o título de "festival dos festivais". Para tanto, procurou cortar as falhas da edição anterior. A organização reduziu pela metade o número de filmes por sessão este ano, contabilizando uma média de sete trabalhos. Isso levou as projeções de "quase três horas ininterruptas", nas palavras de Miranda em 2006, para pouco mais de uma hora. De fato, a mudança ajudou a segurar o público até o final das sessões.

A programação de ontem trouxe uma delicada seleção de curtas franceses anteriormente exibidos no Festival de Contis (que este ano fechou parceria com a organização do Festival de Atibaia). Dos sete trabalhos apresentados, o que mais surpreendeu foi Veneno de Abril, cuja temática é a desconfiança - para reafirmar a típica sensibilidade francesa para conflitos essencialmente humanos. Com roteiro inteligente e sarcástico, o curta recebeu os maiores aplausos do dia.

Quanto à temática, a infância foi o grande alvo da mostra francesa. Seja para traduzir a subjetividade de uma pintura aos olhos de uma criança (Olhares Livres), seja para encarnar o menino que planeja a morte do irmão bebê, por ciúmes (Um nascimento). O personagem deste curta, aliás, foi inspirado na história de ninguém menos que o cineasta sueco Ingmar Bergman. A crítica social também retorna à infância na pele do garoto Ousmane, habilidoso em pedir esmolas pelas ruas do Senegal (Deweneti).

Em comparação aos curtas brasileiros exibidos ontem, os franceses estiveram bem à frente, tanto na forma quanto no conteúdo. O segundo dia da mostra competitiva não convenceu, com exceção de poucos trabalhos. O público demonstrou evidente preferência pela seleção do primeiro dia. Mas o que mais prejudicou a exibição dos curtas foi a má qualidade do áudio. Embora num volume altíssimo, as trilhas e diálogos mal puderam ser compreendidos.

O documentário Maior espetáculo da Terra, de Marcos Pimentel, captou imagens sensíveis e inimagináveis ao acompanhar a turnê de um circo em um vilarejo subdesenvolvido no interior do Brasil. Outro filme que merece atenção é O Homem-livro, de Anna Azevedo. Acompanha a rotina de um senhor que possui 42 mil livros aglomerados em sua pequena casa. A edição conseguiu transmitir aspectos curiosos do personagem.

Já a ficção Balada das duas mocinhas de Botafogo, de João Caetano Feyer e Fernando Valle, embora apresente belas trilhas e planos sequências, não acrescenta supresas no roteiro. A abordagem sobre a vida marginalizada é exaustiva. Pode-se dizer que, na mostra do dia, prevaleceram abordagens interessantes, porém com um certo abuso de cenas longas e repetitivas, o que tornou muitos dos filmes pouco convidativos.

As exibições de ontem só deixam uma certeza: os próximos dias devem trazer uma leva melhor. Acompanhe a programação completa para o resto da semana. Amanhã volto com novidades, aqui no Digestivo. Até lá.


Postado por Tais Laporta
Em 11/1/2007 às 14h38

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Entrevista com Hipatia Alexandrina de Julio Daio Borges
02. 19 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
03. Imagens do Ano Novo: 2010 de Julio Daio Borges
04. Pizza leve com massa fina de Marília Almeida
05. Google Blog de Julio Daio Borges


Mais Tais Laporta no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Direito Civil De A a Z
Roberto Senise Lisboa
Manole
(2008)



Recursos Especial e Extraordinário - Interposição Simultânea
José Theophilo Fleury
Juruá
(2008)



Key Java - Advanced Tips and Techniques
John Hunt / Alexander G. Mcmanus
Springer
(2000)



Notícias: Manual do Usuário
Alain de Botton
Intrinseca
(2015)



Para Gostar de Ler 22 - História de Amor
Liygia Fagundes / Machado de Assis / Shakespeare
Atica
(2002)



A Obra Em Negro
Marguerite Yourcenar
Nova Fronteira
(1981)



Livro Administração Neuromarketing Explica Por que Você Compra
Rubens Sant Anna
Buqui
(2017)



Safári de Estratégia
Henry Mintzberg / Bruce Ahlstrand / Joseph Lampel
Bookman
(2000)



O Castelo de Papel - uma História de Isabel de Bragança
Mary del Priore
Rocco
(2013)



Fragmentos - Memórias de Trabalho e Processamento Em Línguas Est Nº 24
Cassio Rodrigues
Daufsc
(2003)





busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhões/mês