Festival de cinema em Jampa | Digestivo Cultural

busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Agora a morte da televisão
>>> For The Love of God explicada
>>> Obsessão por livros
>>> Breve reflexão cultural sobre gaúchos e lagostas
>>> Meu beijo gay
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Sonho francês
>>> Minha Estante
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> Steven Spielberg
Mais Recentes
>>> A Ascensao Do 'resto' de Alice H. Amsden pela Unesp (2009)
>>> Atividades E Jogos Com Escalas de Smoothey pela Editora Scipione (1997)
>>> Red-eyed Tree Frog de Joy Cowley pela Scholastic Paperbacks (2006)
>>> O Gabinete Negro - Cartas Com Comentarios - Edição De Luxo de Max Jacob pela Carambaia (2025)
>>> Orelha, Nariz, Barriga e Bumbum: Quer Mudar Algum? de Célia Cris Silva e Renato Teixeira pela Aymará (2009)
>>> Investigação Matemática Atividades e Jogos Com Gráficos de Marion Smoothey pela Scipione (1997)
>>> Outlander: A Viajante Do Tempo de Diana Gabaldon pela Arqueiro - Sextante (2016)
>>> Mundo Encantado Da Música: Dó, Ré, Mi, O de Nilsa Zimmermann pela Scipione (1996)
>>> Fabio De Melo E Gabriel Chalita, Cartas Entre Amigos de Gabriel Chalita / Fabio De Melo pela Fisicalbook (2010)
>>> Extraordinário 445 de R. J. Palacio pela Intrínseca (2013)
>>> Nelson Leirner de Lenir Morgado Roseli Ventrella pela Moderna (2007)
>>> Inclusão Um Guia Para Educadores 445 de Susan Stainback pela Artmed (1996)
>>> A Literatura Para Crianças E Jovens 445 de Maria Alexandre Oliveira pela Paulinas (2008)
>>> A Gigante Caixinha De Medos de Dani Grinberg pela Cortez (2018)
>>> Longman: Gramatica Escolar da Língua Inglesa de Longman pela Pearson (2004)
>>> Lições de sabedoria 445 de Marlene R. S. Nobre pela Sem (1997)
>>> Contando Até Dez de Rejane Machado pela Scortecci (2012)
>>> O Novo Rosto Da Igreja. Papa Francisco de Luis Gonzalez-quevedo, pela Loyola
>>> Tudo É Comunicação de Paulo Nassar pela Lazuli (2005)
>>> Melhores Frases Do Rock N Roll de Carmem Cacciacarro pela Garamond (2006)
>>> O Crime Do Padre Amaro 445 de Eça de Queirós pela Novo Século (2003)
>>> Calabar de Chico Buarque pela Civilização Brasileira (2012)
>>> O grande mentecapto de Fernando Sabino pela Record (1986)
>>> Ó Luis, Vais de Camoes? de Francisco Maciel Silveira pela Reis (2001)
>>> Fisiologia Respiratória: Princípios Básicos de John B. West pela Artmed Editora (2010)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 17/5/2007
Festival de cinema em Jampa
+ de 1600 Acessos

Acabo de voltar de João Pessoa já com saudades daquele clima de festival, bom para quem visita e melhor ainda para quem participa efetivamente nas oficinas. De 4 a 13 de maio, a capital paraibana recebeu o III Cineport - Festival de Cinema de Língua Portuguesa. A direção desse evento memorável ficou por conta de Mônica Botelho e a produção impecável, por Henrique Frade. Ambos, mais do que bons profissionais, revelaram-se excelentes anfitriões.

O III Cineport reuniu cineastas, cinéfilos, escritores e atores de diversas nacionalidades lusófonas. Vez por outra, o saguão do hotel parecia realizar uma volta no tempo ao reunir os 500 anos de história entre nossos colonizados e colonizadores. Portugueses, angolanos, caboverdeanos, moçambicanos, timorenses e, ora vejam, até brasileiros desfilavam por ali.

Eu estava presente como roteirista selecionada pelo laboratório de adaptação literária da Persona Filmes, dirigida pela cineasta mineira Elza Cataldo. A oficina que realizamos com o Newton Canitto, responsável pela famosa Cidade dos Homens, dentre outros trabalhos, foi muito intensa e proveitosa. Foram dez dias de reuniões constantes, aulas expositivas, exercícios com mapas de plots, escaletas, perfil de personagens, esboço de cenas e alertas sobre o uso de recursos narrativos, como a tão famigerada "quebra temporaaal!, quebra temporaaaaal!". A propósito, e conforme orientações do nosso digníssimo professor, esse recurso só deve despertar empolgação em "roteiristas de nível 1". Os de "nível 2" devem pensar melhor quando usá-lo e com que finalidade... É, isso também me parecia óbvio até então.

O trabalho foi intenso. Em dez dias de oficina, tivemos apenas duas manhãs livres. Houve dia em que emendamos mais de dez horas de reuniões e exercícios. O corpo ficava exausto, dava sono e a mente entrava num spinning difícil de ser contido. Mas esse trabalho é muito gratificante e vicia. Quando se percebe, já está num turbilhão de idéias do qual não se quer sair.

Além disso, é muito bom trabalhar de bermuda, de chinelo ou descalço, com um professor desbocado, alunos idem e ainda assim ver o trabalho render. Render bem mais do que um trabalho burocrático em empresas engravatadas, por sinal. O Umberto Eco mesmo já escreveu um pequeno ensaio sobre isso, mostrando como roupas apertadas e incômodas atrapalham o raciocínio. Segundo o autor, o jeans chega a ser um atentado à Filosofia. Quem quiser conferir, leia as crônicas da Viagem na irrealidade cotidiana, publicadas no Brasil pela Nova Fronteira.

A melhor parte dos festivais é essa troca constante de idéias e o fato de conhecer gente diferente, distante, mas com o mesmo interesse, a mesma paixão. E os cafés-da-manhã no hotel proporcionam o melhor ambiente para isso.

Tem gente que se esbalda em festivais de cinema com o desfile de atores globais. É impossível não notar a presença de astros que pavoneiam nessas ocasiões. Mas para quem está ali por paixão à cultura e engajado numa missão, a presença da Marília Gabriela, da Lúcia Veríssimo, do Selton Melo, do Paulo José, da Maria Ceiça, da Maria Zilda, do Matheus Natchergaele e de tantos outros, definitivamente, é o de menos. Desculpem-me, pessoal, não é nada pessoal. Mesmo porque, assim como não me conhecem, eu também não os conheço.

Quem nos interessava mais particularmente ali eram os escritores dos livros que nos foram destinados: Ana Paula Maia, Christiane Tassis, Agualusa, Ondjaki, Miguel Gullander e Francisco José Viegas.

Após o café, labuta. Pausa para o almoço. Labuta novamente. Terminávamos nossos dias de trabalho já à noite, quase na hora dos compromissos na Cidade do Cinema, um lugarzinho aconchegante e bastante charmoso em "Jampa". Tínhamos meia hora para tomar banho e transformarmos nossas formas decadentes em Mun Ra, o espírito eterno. Em seguida, íamos conferir as exibições dos longas e curtas nas tendas do festival.

Foi ali que me apaixonei pela lucidez de Estamira, revelada num documentário de Marcos Prado, e pelo sorriso do contorcionista angolano captado pelo diretor Zezé Gamboa. Gostei, também, das cenas de O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburguer, mas não suportei o monólogo interminável e incompreensível de um filme português chamado Juventude em marcha. Minimalista? Não sei. Não consegui ficar para saber.

A coisa chata de festival é o último dia. Dá aquela sensação amarga de quarta-feira de cinzas, aquela baforada de realidade na nossa nuca e a gente vê que o cotidiano está no nosso encalço.

Fazer o quê? Hora de voltar e labutar novamente. Desta vez, sem as luzes da ribalta.


Postado por Pilar Fazito
Em 17/5/2007 às 13h39

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Tungcast em vídeo de Julio Daio Borges
02. Pondé e Tiburi sobre relações de Julio Daio Borges
03. 15 de Fevereiro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
04. Trocando feeds pelo Twitter de Julio Daio Borges


Mais Pilar Fazito no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Dominando Estratégias de Negócios - Idéias e Tendências do Novo
Fernando Morais
Pearson
(1994)



Introdução à psicologia da educação: seis abordagens
Kester Carrara
Avercamp
(2003)



Beber Jogar F@#er
Andrew Gottlieb
Planeta
(2009)



Um Guia Para A Administração do Tempo
Ross A. Webber
Maltese



Viagens Por Um Mar Desconhecido
Krishnamurti
Três
(1973)



Ocio Criativo
Domenico De Masi
Sextante
(2000)



Livro Jesuítas
Cúria Geral
Cúria Geral
(1979)



Pequenos Livros sobre grandes Pessoas: Anne Frank
Isabel Thomas
Blucher
(2021)



O Sonho Tem Asas o Visionário Carlos Gonçalves
Rita Elisa Seda Vilma Carneiro Gonçalves
Tbn
(2018)



Travessia (Vol. 2 - Trilogia Distopia)
Ally Condie
Suma de Letras
(2012)





busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês