O que é canção, por Luiz Tatit | Digestivo Cultural

busca | avançada
70672 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Georgia W. Alô celebra o legado das divas Etta James e Aretha Franklin no Soberano Jazz Club
>>> “Soul Jazz Nights” encerra temporada em Botafogo com show do ícone da MPB Maurício Einhorn
>>> Projeto “Som na Lagoa” estreia no Mandarim com show de Victor Biglione e Marcos Ariel
>>> Simões de Assis apresenta exposição com pinturas inéditas de Jorge Guinle
>>> Belas Artes recebe a partir desta quinta-feira (20) experiência em realidade virtual sobre as sondas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Paris não tem fim, de Enrique Vila-Matas
>>> Lendo no Kindle
>>> Curitiba redescoberta
>>> Mini-cartografia do prazer gastronômico paulistano
>>> Ojos sí, orejas no
>>> Alfredo Bosi e a dignidade da crítica
>>> Vou tentar não ser piegas para falar de amigos
>>> Ler, escrever e fazer contas, só que hoje
>>> Novos autores na poesia brasileira
>>> Mitos na corda bamba
Mais Recentes
>>> One True Thing de Anna Quindlen pela Dell (1994)
>>> Palmirinha - 100 Receitas Preferidas de Palmirinha pela Alaúde (2012)
>>> Kit 9 Revistas de Culinária de Vários autores pela Alto Astral
>>> Kit 10 Revistas de Culinária de Vários autores pela Alto Astral
>>> Kit 10 Revistas de Culinária de Vários autores pela Escala - Alto Astral -
>>> Pequena História das Invenções de Abril pela Abril (1976)
>>> Matemática elementar 10 Geometria espacial Posição e métrica de Osvaldo Dolce; José Nicolau Pompeo pela Atual (1978)
>>> Babies Love - Creedence + Guia de Vida Social Livreto + CD de Creedence - Innovant pela Innovant
>>> Estatistica Aplicada PLT 136 Anhanguera de Ron Larson Betsy Faber pela Pearson (2012)
>>> Alegria de Viver- Para Tornar Sua Vida Mais Saudavel Com Muito Charme de Alana Kingdon pela Circulo do Livro (1978)
>>> Tiradentes - Biblioteca de História de Mury Lydia pela Três (1973)
>>> O Apóstolo São Pedro de William Thomas Walsh pela Melhoramentos (1948)
>>> Ocultismo Prático de H.P. Blavatsky pela Pensamento
>>> O Livro da Selva - Grandes Clássicos da Literatura Em Quadrinhos n 04 de Rudyard Kioling pela Delprado (2014)
>>> Nana Nenê de Gary Ezzo pela Mundo Cristão (2013)
>>> Castro Alves Obra Completa Volume único de Castro Alves; Eugenio Gomes pela Nova Aguilar (1976)
>>> A Biblia Sagrada - Letra Grande - Com ziper de João Ferreira De Almeida pela Sbb (2005)
>>> Mitos - Deuses - Mistérios - Alem da Morte de Stanislav e Christina Grof pela Del Prado (1997)
>>> Mitos - Deuses - Mistérios - O Tibet de Philip Rawson pela Del Prado (1997)
>>> Mitos - Deuses - Mistérios - Tao de Philip Rawson y Laslo Legeza pela Del Prado (1997)
>>> Mitos - Deuses - Mistérios - Misterios do Tempo de John Matthews pela Del Prado (1997)
>>> Mitos - Deuses - Mistérios - Androgina de Elemire Zolla pela Del Prado (1997)
>>> A voz do silêncio de H.P. Blavatsky pela Pensamento
>>> Sabedoria eterna de Helena Petrovna Blavatsky pela Pensamento
>>> Saúde Emocional de Osho pela Cultrix (2013)
BLOG >>> Posts

Quarta-feira, 8/8/2007
O que é canção, por Luiz Tatit
+ de 37100 Acessos

Para entender, analisar e mergulhar de cabeça no universo da música popular brasileira, nada melhor do que começar pelo começo, pela raiz: O que é canção? Ora, uma pergunta aparentemente fácil de responder, mas que chega a confundir quem pensa que é sinônimo de música. O cantor, compositor e professor titular do Departamento de Lingüística da USP, Luiz Tatit, discorreu ontem sobre a complexidade que existe na criação de uma canção, na primeira aula do curso de MPB do Espaço da Revista Cult. Essa questão já foi até tema de um livro publicado pelo próprio Tatit.

A combinação entre letra, melodia e harmonia não é tão antiga quanto se parece. Aqui no Brasil, a canção nasceu na década de 1920, com a invenção do gravador. Até então, as músicas feitas na época eram muito improvisadas, não havia nada fixo para que todos decorassem e cantassem. Era até freqüente os compositores não decorarem a própria composição, apenas o refrão, o que Tatit chama de "gravador natural", por ser repetido muitas vezes.

Com a possibilidade de gravar, começou uma verdadeira corrida para ver quem fazia a melhor música. "A primeira gravação, 'Pelo Telefone', do Donga, era na verdade vários refrãos que juntaram em uma mesma música. Eram brincadeiras de aliteração, isso jamais poderia ser um modelo de canção", conta. Durante toda década foram feitas tentativas de se chegar a um formato e daí que começou a surgir uma divisão de partes nas músicas, as estrofes e o refrão, e a ser estabelecido esse modelo. "A canção já surgiu como comércio. Com um modelo já definido, começou uma produção em série." Os cantores da época encomendavam as músicas para os compositores, que recebiam por canção.


Luiz Tatit, durante a aula do curso de MPB

Mas o grande "xis" da questão, o que faz uma música ser considerada uma canção, nas palavras de Tatit, é a fala por trás da melodia. Tanto a letra quanto a melodia devem passar a mesma mensagem, como na época em que surgiram as primeiras canções, em que pareciam recados: amorosos, uma bronca ou até uma exaltação. Além disso, canção é diferente de música ou de poesia, pois "não adianta fazer poesia, porque, se ela não puder ser dita, não vira canção. E você pode ter também uma música extremamente elaborada, mas se ela não suscitar uma letra, não tiver entoação, também não é canção". Por isso o termo "cancionista", aplicado naqueles que não são músicos profissionais, mas que sabem compor canções.

Além da entoação e do "sobe e desce" presentes na fala, a melodia recebe influência forte também do ritmo e da letra da canção, estabelecendo uma relação direta com as vogais e consoantes. "A gente tem uma música na fala porque existe vogal. Pode durar mais ou menos tempo, mas são elas que determinam a altura do som, são as vogais que afinam", explica o compositor. Já a consoante representa o corte - da vogal e do sentimentalismo da canção. "Quando a canção é romântica, as vogais duram mais, justamente para você sentir a vibração de cada nota que o cantor está cantando. Uma canção mais rítmica não precisa alongar tanto as vogais, ela quer provocar estímulos de dança."

Se em uma música a vogal dura bastante, esse efeito traz a sensação de que há uma busca e uma distância entre o sujeito e o objeto, por isso simboliza perda, um dos temas mais recorrentes de músicas de amor. Já naquelas canções com uma melodia mais acelerada, sem vogais prolongadas, os trajetos são condensados e não há falta nem necessidade de nada. Daí a razão de as canções com ritmo mais rápido passarem a sensação de alegria e festividade.

O samba é um dos estilos musicais que mais respeita a entoação da fala, pois tem um ritmo quebrado, ou seja, que não se encaixa nos compassos quadrados de uma música convencional, se assemelhando ao que é a fala, que não respeita nenhum padrão, pois é natural. E o rap, pode ser considerado uma canção? Ao contrário dos que dizem que o rap simboliza o final dos tempos na música, Tatit polemiza ao dizer que é uma canção pura. "É como se a canção chegasse em sua raiz, pois é alguém falando, com algumas organizações de métrica. O rap quer passar mensagens e, para isso, é necessário aproximar ao máximo da fala", justifica.

Apesar de existir um modelo, um padrão de canção, vem à tona uma pergunta: existe alguma fórmula para compor? Bom, não há uma regra, mas Tatit defende a criação de uma faculdade de canção, ou pelo menos de algum departamento específico dentro de uma faculdade de música ou de letras, que, segundo ele, não contribuem na formação de cancionistas. Mas, além da teoria, seria necessário treinar o ouvido e a sensibilidade musical dos alunos. A aula termina com um desafio: "Todos nós podemos ser compositores, afinal, todos nós falamos. Só depende da nossa habilidade de fixar a canção na memória."

Para ir além
Curso de MPB do Espaço da Revista Cult


Postado por Débora Costa e Silva
Em 8/8/2007 às 18h13

Mais Débora Costa e Silva no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Guia Folha O Seu Consultor De Bolso Veículos
Publifolha
Publifolha
(2001)



Eu Sou Culpado Sim!
José Júlio Araújo
Do Autor
(1989)



Livro Comportamento Fizemos Bem Em Resistir Crônicas Selecionadas
Affonso Romano de Santanna
Rocco
(1994)



Algoritmos E Estruturas De Dados
Angelo De Moura Guimarães
Ltc
(2024)



A Privataria Tucana
Amaury Ribeiro Jr
Geração
(2011)



Sagres a Revolução Estratégica
Luiz Fernando da Silva Pinto
Fgv
(2000)



Choque Heterodoxo
Francisco Lopes
Campus
(1986)



Guia Completo do Vídeo
John Hedgecoe
Dinalivro
(1997)



Matematica e Realidade
Gelson Iezzi/osvaldo Dolce/antonio Machado
Atual
(2018)



Base Genetica De La Evolucion (genetica Y Evolucion) (spanish Edition)
Richard C. Lewontin
Omega
(1979)





busca | avançada
70672 visitas/dia
2,4 milhões/mês