Os argentinos saem na frente | Digestivo Cultural

busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Teatro do Incêndio e Colmeia Produções convidam o público a partilhar saberes no ciclo Incêndios da
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Semana da Canção Brasileira
>>> Cartas@de.papel
>>> 24 Horas: os medos e a fragilidade da América
>>> Ai de ti, 1958
>>> Cultura, técnica e uma boa idéia
>>> Aqui você encontra?
>>> Desvirtualização no Itaú Cultural
>>> Google Fontes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Ler, investir, gestar
Mais Recentes
>>> The Dragon Hunter And The Mage de V. R. Cardoso pela Createspace Independent Publishing Platform (2016)
>>> Vivendo a matematica de Nilson Jose pela Scipione (1988)
>>> Celebração Da Conciência de Vozes pela Vozes (1975)
>>> Bandido bom é bandido morto de Sivuca pela Gráficos Villeth (2005)
>>> Os Bandidos Da Internet Olho No Lance de Thomas brezina pela Atica (2008)
>>> Estimativas de Custos de Investimentos Para Empreendimentos Industriais de Sérgio Conforto e Mônica Spranger pela Taba Cultural (2015)
>>> Livro A Escolha da Dra. Cole O Cotidiano de Uma Médica do Século XX de Noah Gordon, traduzido por Aulyde Soares Rodrigues pela Rocco (1996)
>>> Livro Jogo De Areia Intervenção Psicopedagogica Á Luz Da Teoria Piagetiana Na Caixa De Areia de Teresa Messeder Andion pela Wak (2010)
>>> Livro O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos pela Melhoramentos (1969)
>>> Chess Informant - Issue 52 de Aleksandar Matanovic (ed.) pela Fide; First Edition Edition (1991)
>>> Diálogos de José Francisco Bernardino Freitas pela Edufes (2010)
>>> Os Elementos Do Jornalismo de Bill Kovach e Tom Rosenstiel pela Geração (2004)
>>> Projeto De Vida Radical de Fr. Mateus Rocha pela Vozes (1977)
>>> Livro Etiqueta e Boas Maneiras de Martha Calderaro pela Nova Fronteira (1983)
>>> O medico e o monstro de Robert Louis pela Ftd (1989)
>>> Projeto De Vida Radical de Fr. Mateus Rocha pela Vozes (1977)
>>> Livro Manhã de Descobertas de Dimaz Restivo pela Pixel Gráfica (2021)
>>> Livro O Menino No Espelho de Fernando Sabino pela Record (2004)
>>> Sandalo - Reflexoes Para Cura Da Alma de Sergito De Souza Cavalcanti pela Petit (2012)
>>> A Escola de Kyoto e Suas Fontes Orientais de Org. Antonio Florentino Neto, Oswaldo Giacoia Junior pela Phi (2017)
>>> Trabalhando com a inteligência emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001)
>>> Rony Weasley - Guia Cinematográfico de Felicity Baker pela Rocco
>>> Beastie Boys Book de Michael Diamond, Adam Horovitz pela Spiegel & Grau (2018)
>>> 150 Jogos de Treinamento de Andy Kirby pela T&d (1995)
>>> Livro Hamlet Príncipe da Dinamarca Clássicos Econômicos Newton 3 de Shakespeare, traduzido por Mario Fondelli pela Netwon (1996)
BLOG >>> Posts

Domingo, 7/9/2008
Os argentinos saem na frente
+ de 5200 Acessos
+ 2 Comentário(s)

...de novo

ou O revisionismo de Alan Pauls


Numa entrevista para o portal G1, realizada no ano passado, o diretor Hector Babenco disse que andava lendo muitas novidades da literatura brasileira, mas nada que chamasse sua atenção como algumas obras de escritores espanhóis e argentinos. Na época, ele acabava de lançar O passado, filme baseado no romance do portenho Alan Pauls, e sabia bem do que estava falando.

Nascido em Buenos Aires, em 1959, Alan Pauls escreveu O passado em 2003. O livro vendeu bem e teve boa repercussão entre os críticos. Agora, seguindo a mesma linha intimista, História do pranto (Cosac Naify, 2008, 88 págs.), seu mais recente livro, é distribuído no Brasil pela editora Cosac Naify. Trata-se de uma aposta editorial ousada, dado o estilo próprio do autor ― um livro de palavras, associações, pensamentos e reflexões ― e, por isso mesmo, certeira.

História do pranto é um livro muito bem escrito e parte de um argumento bastante original. Mesclando um formato próprio ao romance psicológico e a novela política, Alan Pauls apresenta o testemunho vertiginoso de um garoto que acredita ser o Super-Homem para recuperar a história da esquerda argentina dos anos 70.

A transição da infância para a adolescência marca a revisão ideológico-sentimental de um menino bastante sensível, filho de pais divorciados da classe-média de Buenos Aires. "Um repugnante cantor de protesto, uma namorada chilena de direita, um oligarca torturado, um vizinho militar que talvez não seja o que parece, e um inusitado polvo no fundo de uma piscina..." são outros personagens e elementos que gravitam em torno do protagonista, criando um universo estranho e alvo das análises do garoto.

História do pranto é um livro que consolida Alan Pauls como um dos maiores escritores contemporâneos da Argentina. Dono de um estilo próprio, o autor tem um excelente domínio vocabular e sintático, capaz de traduzir todo o sentimento de inadequação do protagonista por meio de um intenso fluxo de consciência. Para chegar a esse resultado, ele se vale de períodos gigantescos, à la Proust, e justifica a preferência: "Gosto de trabalhar a frase como se fosse um transe, e não há dimensão mais narcótica na literatura que a sintaxe. Uma frase longa transforma a literatura numa arte ambiental: o leitor pode viver dentro da frase, como se estivesse num ecossistema raro, cheio de prazeres e perigos." Mas, diferentemente do autor francês, os períodos de Alan Pauls, permeados de apostos e orações explicativas, contêm uma visão crítica e irônica que transita entre o pessimismo adulto e a ingenuidade infantil, própria ao personagem.

O ritmo da narrativa é bastante ágil e esse é um efeito próprio ao recurso dos fluxos de consciência. Conseqüentemente, há um distanciamento entre o protagonista e o mundo exterior ali representado: às vezes, tem-se a impressão de estar dentro de uma bolha, ao lado do garoto, enquanto os outros personagens encenam um circo de horrores do lado de fora.

Observado à distância, o retrato do período da ditadura argentina é questionado pela criança, que não entende bem o que está acontecendo, mas sabe que não quer chorar a dor dos outros. Desse modo, tanto o cantor de protesto que volta do exílio anos mais tarde, quanto o suposto vizinho militar lhe despertam mais a revolta por ceder sua compaixão sem querer do que a compaixão em si.

Essa revolta por sentir-se obrigado a sofrer a dor de gerações anteriores também está presente nos contos do israelense Etgar Keret, que retrata a juventude judaica, farta com a herança da Shoah. Mais do que "revisionismo", essa postura parece querer encerrar de uma vez por todas o cultivo de tradições culturais e ideológicas nocivas ao surgimento do novo. Uns poderiam chamar essa atitude de anárquica, outros de alienada. Polêmica à parte, parece inaugurar um novo estilo literário que, talvez, marcará o início do século XXI.

A História do pranto, de Alan Pauls, não é para qualquer um. Trata-se de um livro exigente que requer um leitor atento, perseverante e crítico, alguém disposto a captar a ironia mordaz e os pontos de vista que fogem do senso comum, mas que, ainda assim, não tenha perdido a ternura. Em troca, oferece uma história muito bem narrada, reflexões edificantes e a visão de um novo movimento literário ― infelizmente, ainda ausente no Brasil.


Postado por Pilar Fazito
Em 7/9/2008 às 16h08

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Inveja do Porta dos Fundos de Julio Daio Borges


Mais Pilar Fazito no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/9/2008
06h43min
E inclua-se Antonio Lobo Antunes, além de Amós Oz! Eu penso que o breve ensaio de Afonso Romano (publicado aqui, no Digestivo) sobre a poesia brasileira também vale para a prosa.
[Leia outros Comentários de Sílvio Medeiros]
15/9/2008
11h44min
Estou no comecinho do livro e achando a leitura excelente. Salvei seu texto para ler "postumamente". Li o começo e já gostei da resenha. De qualquer modo, muito bom ler sobre o argentino Alan Pauls, aqui. Que, ao menos na literatura, brasileiros e argentinos não sejam rivais... Desde já, meus parabéns, Pilar! Abraço cordial, Isa
[Leia outros Comentários de isa fonseca]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Hombre
Sérgio Faraco
Civilização Brasileira
(1978)



Cristianismo o mínimo do mínimo 477
Leonardo Boff
Vozes



Correspondance Générale et Confessions Tomo I e II
Auguste Comte
Mouton; La Heye
(1973)



Aqui Entre Nós
Marcia Leite
Atica
(2002)



Direito Processual do Trabalho
Mozart Victor Russomano
Ltr
(1977)



O Menino e o Evangelho
Wilma Stein
Eme
(2006)



Leonardo da Vinci - Gênios da Arte
Diversos autores
Girassol
(2007)



Infância
Graciliano Ramos
Record
(2025)



Revista Set Número 225: 24 Horas
Harrison Ford; Carlos Saldanha; Luis Sérgio Person
Peixes
(2006)



Livro Literatura Estrangeira Insurgente Uma Escolha Pode te Destruir
Veronica Roth
Rocco Jovens Leitores
(2013)





busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês