|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
1/5/2009
Planeta de macacos
+ de 3100 Acessos
Na introdução de O culto do amador, Andrew Keen faz referência ao "teorema do macaco infinito", de T.H. Huxley (avô de Aldous):
"Segundo a teoria de Huxley, se fornecermos a um número infinito de macacos um número infinito de máquinas de escrever, alguns macacos em algum lugar vão acabar criando uma obra-prima ― uma peça de Shakespeare, um diálogo de Platão ou um tratado econômico de Adam Smith."
É só a deixa para, algumas linhas depois, dizer que:
"A tecnologia de hoje vincula todos aqueles macacos a todas aquelas máquinas de escrever. Com a diferença de que em nosso mundo Web 2.0 as máquinas de escrever não são mais máquinas de escrever, e sim computadores pessoais conectados em rede, e os macacos não são exatamente macacos, mas usuários da internet. E em vez de criarem obras-primas, esses milhões e milhões de macacos exuberantes ― muitos sem mais talento nas artes criativas que nossos primos primatas ― estão criando uma interminável floresta de mediocridade."
Seguindo a lógica de Keen, o Estadão e eu temos razão. Agora me pergunto se os macacos, digo, blogueiros, vão a) fazer máscaras com o rosto de Keen para a próxima Campus Party; b) postar fotos dele com bigode e chifrinho em seus blogs; ou c) começar a chamá-lo de "Keenossauro".
Espero que nenhuma dessas opções. Uma discussão adulta e sensata sobre os pontos que O culto do amador aborda é necessária, ainda mais porque o próprio Keen parece não ter grandes esperanças no futuro:
"Diga adeus aos especialistas e guardiões da cultura de hoje ― nossos repórteres, nossos âncoras, editores, gravadoras e estúdios de cinema de Hollywood. No atual culto do amador, os macacos é que dirigem o espetáculo. Com suas infinitas máquinas de escrever, estão escrevendo o futuro. E talvez não gostemos do que ele diz."
Eu não quero viver num planeta de macacos. Você quer?
Postado por Rafael Rodrigues
Em
1/5/2009 às 02h43
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
O voto na utopia (ou não) de Julio Daio Borges
02.
Gatos, Cães & Congelador de Ricardo de Mattos
03.
INXS 1991 de Julio Daio Borges
04.
Steve Jobs em ação na NeXT de Julio Daio Borges
05.
For Emerging Artists de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|