'Jornalismo é paixão, é vício' | Digestivo Cultural

busca | avançada
107 mil/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “Sempre mais que um” tem apresentações no Teatro Alfredo Mesquita
>>> Projeto Memória leva legado de Lélia Gonzalez a 7 capitais
>>> '1798 - Revolta dos Búzios' chega ao cinemas
>>> IV Cinefestival International de Ecoperformance divulga sua programação
>>> O Shopping Praça da Moça debuta com show exclusivo da Família Lima
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Comfortably Numb por Jéssica di Falchi
>>> Scott Galloway e as Previsões para 2024
>>> O novo GPT-4o
>>> Scott Galloway sobre o futuro dos jovens (2024)
>>> Fernando Ulrich e O Economista Sincero (2024)
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
Últimos Posts
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Poética do Extravio, Júlio Castañon Guimarães
>>> Armazém de secos e molhados
>>> Uma nova aurora para os filmes
>>> Jornal da Cultura - 17/11/2014
>>> Páginas e mais páginas da vida
>>> No final do telejornal tinha um poeta...
>>> No final do telejornal tinha um poeta...
>>> Máfia do Dendê
>>> CaKo Machini
>>> Alberto Dines sobre a Copa
Mais Recentes
>>> Drawing On The Right Side Of The Brain de Betty Edwards pela Souvenir Press (2024)
>>> Noção de gerenciamento de Portos de Guilherme Accioly Fragelli pela Clube Naval (2000)
>>> Subterra de Baldomero Lillo, Luisa Rivera, José Miguel Vara pela Liberalia (2010)
>>> A Canoa de Papel - tratado de Antropologia Teatral de Eugenio Barba pela Hucitec (1994)
>>> Poesia Indianista: Obra Indianista Completa : Poesía E Dicionário Da Língua Tupi de Antônio Gonçalves , 1823-1864 Dias pela Martins Fontes (2000)
>>> Era Uma Vez Tiradentes - coleção viramundo de Julieta de Godoy Ladeira pela Moderna (1992)
>>> Noite Na Taverna / Macario - Portugues Brasil de Alvares De Azevedo pela Martin Claret (2011)
>>> Livro Introdução A Economia: Princípios e Ferramentas de Arthur O'sullivan, Steven M. Sheffrin, Marislei Nishijima pela Pearson (2004)
>>> Iracema de José De Alencar pela Melhoramentos (2012)
>>> UNO Educação, Ensino Médio - Gramática Nº 9, 10, 11 e 12 de Vários Colaboradores pela Bercrom (2023)
>>> A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Sol90 (2004)
>>> Livro Textos, Compreensão, Interpretação e Produção 21 de Antonio Simplicio Rosa Faria e Produção pela Livro Técnico (1986)
>>> Os Lusíadas - Coleção L de Luiz Vaz de Camões pela L PM Pocket (2015)
>>> Livro Números Irracionais e Transcendentes de Djairo Guedes de Figueiredo pela Sbm (2002)
>>> UNO Educação, Ensino Médio - Literatura Nº 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 24 de Vários Colaboradores pela Bercrom (2023)
>>> Livro Do Novo Mundo Ao Universo Heliocêntrico de Luiz Carlos Soares pela Hucitec (1999)
>>> Revolução E Democracia. 1964-... - Volume 3 Das esquerdas no Brasil de Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis pela Civilização Brasileira (2007)
>>> Fazer Pesquisa na Abordagem Histórico Cultural Metodologias Em Construção de Maria Teresa de Assunção Freitas; Bruna Sola Ramos pela Ufjf (2010)
>>> Raul Prebisch - 1901-1986: A construção da américa latina e do terceiro mundo de Edgar J. Dosman pela Contraponto (2011)
>>> Liderando Com Metas Flexíveis de Niels Pflaeging pela Bookman - Grupo A (2009)
>>> Vocabulário Da Psicanálise de Jean-bertrand Pontalis; Laplanche pela Martins Fontes (2001)
>>> Saude E Servico Social de Maria Ines Souza Bravo; Outros autores pela Cortez Edi (2006)
>>> Serviço Social E Saúde: Formação E Trabalho Profissional de Ana Elizabete Mota pela Cortez Edi (2009)
>>> O Mito Da Assistência Social: Ensaios Sobre Estado, Política de Ana Elizabete Mota pela Cortez (2008)
>>> Frankie - Um Homem Desiludido. Um Gato Procurando Um Lar. Uma História Comovente Sobre Uma Amizade E de Maxim Leo; Jochem Gutsch pela Faro Editorial (2024)
BLOG >>> Posts

Domingo, 15/1/2012
'Jornalismo é paixão, é vício'
+ de 4400 Acessos

Na primeira Bravo! do ano, o jornalista João Gabriel de Lima anunciou que, "engajado num novo desafio", deixa o cargo de diretor de redação da revista, no qual estava desde 2007. "Passei em Bravo! cinco anos esplêndidos, entre os melhores de minha trajetória (ia dizer 'carreira', mas acho que em relação ao jornalismo são mais apropriadas as palavras 'paixão' ou, talvez, 'vício')".

Acompanhei esse percurso como leitor - minha assinatura começou em janeiro de 2008 - e recorto aqui os editoriais de João Gabriel no período, nos quais se pode ler sua visão sobre o que é o bom jornalismo cultural, o que faz a qualidade de um texto - jornalístico ou não - e a dificuldade de construir uma reportagem, entre outros temas.

Lutar com Palavras
"Escrever sobre música não é difícil", costuma dizer Alex Ross, crítico da revista norte-americana The New Yorker e talvez o melhor da imprensa em língua inglesa na sua especialidade - a música erudita. Em resenha de uma coletânea de artigos dele, a publicação britânica The Economist comentou a frase: "Ross é modesto. Seus textos são tão bons de ler que certamente foi um inferno escrevê-los".

Numa sentença, o redator da The Economist resumiu a arte do jornalismo. No Brasil, a máxima é especialmente válida para a área cultural. Em nosso país, uma rançosa tradição beletrista reza que textos sobre o mundo das artes devem ser pomposos, pedantes, retorcidos - numa palavra, ininteligíveis (se fossem duas, a segunda seria "cafona"). Já há alguns anos, Bravo! luta para contrariar esse clichê. Escrever difícil é fácil. Escrever com clareza pode ser um "inferno", como diz a The Economist - mas lutamos com as palavras diariamente com o intuito de, sem perda da qualidade do conteúdo, fazer uma revista útil e acessível a todos os interessados. (Janeiro/2011)

Narrativa Apurada e Saborosa
Certa vez, o escritor francês Marcel Proust (1871-1922) foi convidado para uma recepção em Paris. Lá, entabulou conversa com um diplomata. Perguntou o que ele fazia. "Represento nosso país", disse o diplomata. "Não, não foi isso que perguntei", retorquiu o autor de Em Busca do Tempo Perdido. "Interessa-me saber a que horas o senhor acorda, com que carro vai à sua repartição, como ela é - móveis, tapetes, fotografias em cima da mesa - e as coisas concretas que faz a cada minuto do dia. Ou seja: os detalhes, os detalhes."

A anedota de Proust, que contém toda uma filosofia sobre a criação literária, é particularmente válida para o jornalismo. Hoje em dia, todo mundo sabe mais ou menos os fatos relevantes, e em tempo real, graças aos inúmeros sites noticiosos que proliferam na internet. Mais raras são as reportagens que esmiúçam os acontecimentos, dentro de uma narrativa bem apurada e saborosa. Ao longo dos anos, esse gênero recebeu o nome de "jornalismo literário". O estilo vem experimentando uma nova onda hoje, justamente por se contrapor à internet, complementando-a. (Junho/2010)

Texto de Imersão, Texto Autoral
Com a migração do noticiário mais imediato para a internet, vivemos um dos períodos mais fascinantes da história das revistas. Mais do que nunca, elas precisam mergulhar profundamente nos temas de que tratam, fazendo a diferença num mundo em que a informação é cada vez mais acessível. Mais do que isso. É importante que o repórter volte dessa imersão com novas ideias, expressas num texto criativo, com estilo próprio. Numa palavra: importa que o repórter seja um AUTOR.

(...) Para falar da ousadia do ator Wagner Moura em encarar o papel mais difícil do teatro - o Hamlet de William Shakespeare -, a repórter Marcella Franco (...), que já sabia de cor vários trechos da peça, leu ensaios sobre Hamlet, biografias de Shakespeare e vários textos do dramaturgo inglês. Viu e reviu as adaptações de Hamlet para o cinema. Baixou no Youtube cenas de interpretações raras e antológicas de Hamlet, como a do russo Innokenty Smoktunovsky. Conversou com atores que já viveram o papel, como Marco Ricca, e com especialistas como Barbara Heliodora. O astro principal da montagem, Wagner Moura, foi entrevistado durante nove horas. (Junho/2008)

Design claro e simples
Desenhar uma revista não se resume a escolher belas fotos e espalhá-las a esmo. O essencial é que as páginas, além de impecavelmente bonitas, expressem com eloquência as ideias contidas nos textos, chamando à leitura de forma irresistível. Com limpeza e elegância - um bom desenho de página, assim como um bom texto literário, busca a clareza e a simplicidade, e tem horror à afetação.

Parece fácil, mas não é. Para obter esse efeito, Thiago [Melo, diretor de arte de Bravo!] criou todo um processo. Ele exige que os designers de sua equipe se envolvam com o processo de produção das reportagens. Eles vão às pré-estréias de filmes com os críticos. Leem os livros resenhados na revista. Com os editores e os autores dos textos, discutem detalhadamente o que cada reportagem irá dizer - cada texto publicado em Bravo! é exaustivamente pensado e conversado. (Abril/2008)

Assuntos em perspectiva, temas provocantes
Cabe, aqui um parêntese sobre a palavra "relevante". Gerações passadas faziam uma separação muito clara entre o que era chamado de "cultura popular" e "cultura erudita". Na era da internet, um tempo de acesso amplo à produção artística, essa divisão não faz mais sentido. Usamos o Youtube, por exemplo, para conhecer o novo videoclipe de Lady Gaga e checar a última montagem de ópera no teatro Metropolitan, de Nova York - e ambos, dependendo de sua qualidade e repercussão cultural, podem ser igualmente relevantes.

Não basta, no entanto, listar o que acontece de importante. O leitor de Bravo! espera que a revista vá além, explicando, aprofundando, colocando os assuntos em perspectiva. Para ficar em dois exemplos: a vinda do grupo U2 serve de pretexto para uma discussão, proposta pela repórter Barbara Heckler, sobre a eficácia das ações sociais de ídolos da música pop. E o editor André Nigri, ao resenhar a biografia de Borges, se pergunta: afinal, até que ponto as paixões reprimidas de um escritor influenciam sua obra? Lançamentos relevantes colocam em circulação ideias provocantes. (Abril/2011)

Prazer de Pensar
"Pensar é um dos maiores prazeres da raça humana", dizia o Galileu Galilei da peça do dramaturgo alemão Bertold Brecht. O bom jornalismo cultural é aquele que proporciona esse prazer ao leitor, em doses generosas. (Janeiro/2008)


Postado por Duanne Ribeiro
Em 15/1/2012 às 16h29

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 26 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
02. The YouTube Reporters' Center de Julio Daio Borges


Mais Duanne Ribeiro no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Didático Projeto Presente História Ciências Humanas 3
Ricardo Dreguer e Outros
Moderna
(2018)



Melatonina - O poder milagroso da cura
Neil Stevens
Madras
(1998)



Oficina de História - História do Brasil
Flavio de Campos
Moderna
(2000)



Darien - Império De Sal
C. F. Iggulden
Record
(2023)



Princípios de Economia Política 1 e 2
Alfred Marshall
Nova Cultural
(1988)



Kit com livros pocket - 10 Volumes
Agatha Christie
Lpm
(2009)



Livro De Bolso Antropologia Cultura Um Conceito Antropológico
Roque de Barros Laraia
Zahar
(1986)



Insólita Vol.2 – A Máscara de Prata
Julia de Passos Ramalho; Ursula Antunes (org)
Luva
(2021)



Livro Sociologia Cidade Digital - Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede
Evandro Prestes Guerreiro
Senac Sp
(2006)



Solidão, Quem é Você?
Simone Martins
Butterfly
(2002)





busca | avançada
107 mil/dia
2,4 milhões/mês