| Mais Recentes >>> O Conto de Fadas de Nelly Novaes Coelho pela Paulinas (2008) >>> Teoria Geral Do Direito E Do Estado de Hans Kelsen pela Wmf Martins Fontes (2000) >>> Livro Curso de Doutrina Espírita Tomo 1 de Edison Leonis pela Imprensa da Fé (1997) >>> A Sinfonia Dos Anjos de Neuah Serafim pela Ágape (2017) >>> Fisica mecanica 1 de Bonjornop-Clinton-Casemiro-Prado pela Ftd (2016) >>> Grammar In Use third edition de Raymond Murphy pela Cambridge University Press (2011) >>> Livro Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo Volume 2 de Silvino José Fritzen pela Vozes (1981) >>> Livro O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, traduzido por Antonio Carlos Vilela pela Melhoramentos (2004) >>> Livro Estigma Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada de Erving Goffman, traduzido por Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes pela Zahar Editores (1982) >>> Livro Cara ou Coroa? Coleção Para Gostar de Ler Júnior de Fernando Sabino pela Ática (2015) >>> O Vampiro Rei - Vol.1 de André Vianco pela Novo Século (2008) >>> Livro Psicopedagogia Novas Contribuições de Jorge Visca, traduzido por Andrea Morais e Maria Isabel Guimarães pela Nova Fronteira (1991) >>> Livro Aventura dos Bichos de Felipe Daiello, ilustrado por Vagner Coelho pela Age (2012) >>> Livro Sistema de Estimulação Pré-Escolar SIDEPE de Nylse Helena Silva Cunha e Iacy M. Correa e Castro pela Criação Editorial (1978) >>> Dicionário de Máximas e Expressões em Latim de Christa Pöppelmann pela Escala (2010) >>> Livro Lolita de Vladimir Nabokov, traduzido por Jorio Dauster pela Biblioteca Folha (2003) >>> Livro Imagem Corporal Conceito e Desenvolvimento de Maria da Consolação G. Cunha F. Tavares pela Manoele (2003) >>> Livro A Economia ao Alcance de Quase Todos de John K. Galbraith e Nicole Salinger pela Pioneira (1981) >>> Lote 17 Revistas Clínica Veterinária de Vários Autores pela Guará (2009) >>> Livro Poemas Para Brasília Antologia de Joanyr De Oliveira pela Projecto Editorial, Livraria Supensa (2004) >>> Livro O Futuro da Terra de H. Moysés Nussenzveig pela Fgv (2011) >>> Livro De Profundis Coleção Rebeldes Malditos 3 de Oscar Wilde, traduzido por Júlia Tettamanzy pela L&pm Editores (1982) >>> Livro Taoísmo a Busca da Imortalidade de John Blofeld, traduzido por Gílson César Cardoso de Sousa pela Círculo do Livro (1979) >>> Livro Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de Longo Curso de Jorge Amado pela Record (1979) >>> Livro Allegro Tragicomédias, Realismo, Delírios e Ambigüidades de Fernando Portela pela Terceiro Nome (2003)
|
|
BLOG
>>> Posts
Quarta-feira,
12/9/2012
Isenção tributária para ebooks
+ de 2300 Acessos
Do Diário da Amazônia:
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou ontem, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 114/2010, segundo o qual os livros eletrônicos poderão ser equiparados aos livros tradicionais na legislação brasileira, inclusive no que se refere à isenção de impostos. A proposta é do senador licenciado Acir Gurgacz (PDT-RO).
O projeto modifica a Lei 10753/2003, que institui a Política Nacional do Livro (PNL). A definição de livro contida nessa lei, de acordo com o autor, não é compatível com os avanços tecnológicos que se registraram nos últimos anos, especialmente no que se refere aos leitores eletrônicos.
Durante o debate, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) observou que setores do governo são contrários ao projeto, uma vez que já estaria sendo concluído no Poder Executivo um decreto presidencial que trata do assunto. Mesmo assim, o projeto foi aprovado por unanimidade pela comissão.
A proposta do senador Acir Gurgacz amplia o rol dos produtos isentos de impostos para incluir qualquer livro em formato digital, magnético ou ótico. Atualmente, a Política Nacional do Livro atribui a isenção apenas a esses produtos quando destinados a pessoas com deficiência visual.
O PLS 144/2010 equipara aos livros os equipamentos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura de textos em formato digital ou a audição de textos em formato magnético ou ótico, como o conhecido Kindle, leitor eletrônico de livros, ou até mesmo os mais diversos tipos de tablets que inundam hoje o mercado.
Para Gurgacz, o projeto do livro eletrônico está em sintonia com as diretrizes da PNL que assegura ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro. "Fomentar a produção e a comercialização do livro em todos os formatos são fatores fundamentais o desenvolvimento educacional e o progresso econômico, político e social da população brasileira", argumentou.
Em seu parecer, o senador Inácio Arruda, relator da matéria na CE, compara a MP e defende que o PLS 144 é mais abrangente e sugere o mesmo tratamento para o livro digital. "Se a tributação sobre tablets é mais branda, também deve ser a daqueles equipamentos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura de textos em formato digital ou a audição de textos em formato magnético ou ótico", escreveu o senador comunista.
O projeto de lei do senador Acir Gurgacz vai ao encontro de uma medida do governo Federal, a MP 534, de 31 de maio de 2011, que incluiu os computadores portáteis do tipo prancheta, conhecidos como tablets, na mesma categoria dos computadores e notebooks, concedendo ao produto desoneração de impostos. A medida estabelece uma classificação técnica para os tablets e determina isenção de Pis e Cofins. Com isso o preço dos tablets produzidos no Brasil pode cair cerca de 30%. A medida, no entanto, não favorece os equipamentos importados.
Postado por Yuri Vieira
Em
12/9/2012 às 17h57
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Amantes de velhas pedras de Eugenia Zerbini
02.
O óbvio final de Belíssima de Luis Eduardo Matta
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|