| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
BLOG
>>> Posts
Quinta-feira,
6/8/2015
Cassionei Niches Petry
+ de 5200 Acessos
Atendendo a pedidos, publicamos pequenas entrevistas com os Blogueiros do Digestivo - JDB
1. Qual é a sua história com o Digestivo? (Como conheceu; há quanto tempo lê; por que acredita na iniciativa do Digestivo Blogs.)
Conheço o Digestivo desde que comecei a ver a internet como mais uma fonte de conhecimento e cultura, isso ainda no tempo da universidade, bem no início do site, em 2001 ou 2002, por aí. Acredito que conheci através da coluna do Daniel Piza, no Estadão, que o mencionou. Por isso de cara aceitei participar do projeto do blog, pois é uma honra entrar no time do Digestivo.
2. Qual é o seu "background" (sua formação)? De onde vem; o que estudou; quais trabalhos seus citaria etc.
Tenho Mestrado em Letras e sou professor de Literatura, Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Gaúcho de Santa Cruz do Sul, RS.
3. Sobre quais temas vai falar/tratar no seu blog?
Literatura, principalmente, mas também pitacos sobre educação, ateísmo, música, filmes, televisão, HQs...
4. Você já teve blog? Se sim, qual (ou quais), e com que repercussão?
Tenho um blog, Cassionei lê e escreve, que já se chamou Porém, ah, porém e El alacrán clavándose el aguijón. O blog já tem 10 anos. Acredito que teve boa repercussão, houve uma época com muitos comentários e menções em outros blogs, inclusive de outros países. Conheci muita gente e cheguei a ser convidado a escrever em outros sites e até a participar de um documentário sobre ateísmo. Hoje o blog atingiu uma marca para mim espantosa de 200 mil visitas, sendo que nos últimos tempos teve uma média de 7 mil visitas mensais.
5. Qual é sua relação com a escrita? Já escreveu em outros veículos/sites? Já publicou? Como foi a sua experiência nesse sentido (de colaborar e/ou publicar)?
Escrevi em alguns sites já extintos. Já colaborei também com os sites Posfácio, Whiplash, Bule Voador, Sociedade Racionalista e publiquei comentários no Cineplayers. Escrevo no jornal Gazeta do Sul, da minha cidade, a coluna Traçando Livros, publicada de 3 em 3 semanas. Um dos textos da coluna foi utilizado em livro didático que circula em todo país. Eventualmente, publico artigos de opinião no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Por tudo isso, fui convidado a fazer parte do júri inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura de 2014. Publiquei dois livros de ficção: Arranhões e outras feridas (Multifoco, 2012), de contos, e Os óculos de Paula (Livros ilimitados, 2014), romance, este fruto da dissertação de mestrado que versou sobre o processo de elaboração da obra. Publiquei também contos em coletâneas.
6. Como é se interessar por cultura, ou ter uma atividade intelectual, ou simplesmente ler o Digestivo, num país como o Brasil, ou sendo brasileiro? É uma profissão de fé? Ou é um desafio que te motiva (no dia a dia)?
Não sei, simplesmente tenho vontade de compartilhar minhas ideias e opiniões sobre cultura.
7. Você acha que, através da internet, podemos mudar esse cenário (de pouca cultura, pouco interesse pela vida intelectual, parca discussão de ideias etc.)?
Até pode, só que tudo fica restrito à própria internet.
8. Quais foram suas maiores influências? (Não precisa, necessariamente, ser alguém conhecido ou "famoso". Pode citar obras e/ou experiências também.) Quais "modelos" pretende seguir (ou te servem de referência)?
Houve muitos que não consigo citar.
9. Mais alguma coisa que os Leitores precisam saber de você (mais alguma coisa que você gostaria de falar e eu não te perguntei)?
Tudo (ou quase tudo) sobre este escriba vai aparecer, de certa maneira, no blog.
10. Onde mais a gente pode te encontrar? (Links ou referências, na internet, que você quiser/puder passar...)
* Blog
* Twitter
* Facebook
* Página do escritor no Facebook
* Canal no YouTube (em vídeos que gravei ou participei sendo entrevistado)
* Soundcloud (entrevistas que concedi a rádios)
Nota do Editor
Cassionei Niches Petry compõe o grupo de blogueiros do Digestivo Cultural ;-)
Postado por Julio Daio Borges
Em
6/8/2015 às 12h43
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|