Esta estranha fronteira entre homens desiguais. | Blog de Sonia Regina Rocha Rodrigues

busca | avançada
48532 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Casa da Boia reúne artistas para discutir técnica de gravura em metal
>>> Jovens de Araraquara terão acesso a curso gratuito de Programação e Coding
>>> Espetáculo Teatral - RETALHOS - Ultima apresentação
>>> Exposição sobre direito das mulheres à cidade ocupa o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
>>> A Quatro Vozes canta o Clube da Esquina em Guararema pela Caravana Sotaques do Brasil
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
>>> Eric Santos sobre Lean Startup (2011)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Bienal do Livro em Minas e o acesso à cultura
>>> O chimpanzé, esse nosso irmão
>>> O blogueiro: esse desconhecido
>>> PodSemFio, da Garota Sem Fio
>>> Essa o Homer não vai entender
>>> Capacidade de expressão X capacidade linguística
>>> Aleksander Dugin e a marcha da Tradição
>>> Público, massa e multidão
>>> Thereza Simões
>>> Get your flight... lounge music
Mais Recentes
>>> Livro Filosofia Questioning the Millennium A Rationalists Guide to a Precisely Arbitrary Countdown de Stephen Jay Gould pela Harmony Books (1999)
>>> Técnicas Del Atletismo de Jess P. Mortensen y John M. Cooper pela Hispano Europea
>>> Livro Contos O Que Conta o Conto? de Jette Bonaventure pela Paulus (1992)
>>> Milagres Em Família. As Grandes Coincidências Que Mudaram Nosso Destino de Yitta Halberstam pela Butterfly (2006)
>>> Livro Infanto Juvenis Venha Ver o pôr-do-Sol e Outros Contos de Lygia Fagundes Telles pela Ática
>>> Simples e Saudável 250 Receitas Levinhas e Funcionais de Boa Forma (Sim, Tem Até Chocolate) de Eliane Contreras pela Abril (2016)
>>> Livro Avaliar Respeitar Primeiro, Educar Depois de Jussara Hoffmann pela Mediaçao (2012)
>>> Livro Ciências Exatas Astrofísica para Apressados de Neil Degrasse Tyson pela Planeta (2017)
>>> Publicações Pré-psicanalíticas e Esboços Inéditos (1886-1889) - Vol. 1 de Sigmund Freud pela Imago (1996)
>>> Livro Economia Freedomnomics Por Que o Livre Comércio Funciona e Pode Resgatar a Economia Mundial de John R. Lott Jr. pela Saraiva (2009)
>>> Livro Literatura Estrangeira Dom Quixote Volume 1 Biblioteca Folha Clássicos da literatura universal de Miguel de Carvantes pela Ediouro (1998)
>>> Livro de bolso Mind Map The ultimate thinking tool de Tony Buzan pela Buzan
>>> Livro Literatura Brasileira Secreções, excreções e desatinos de Rubem Fonseca pela Agir (2010)
>>> Desperte e Seja Feliz de Divaldo Franco pela Leal (2013)
>>> A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré de Leonardo Boff pela Vozes (2023)
>>> Amigos de Verdade Para Crianças de Bradley Trevor Greive pela Sextante Infantil (2008)
>>> Livro de Bolso Sociologia Dez Argumentos para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais de Jaron Lanier pela Intrínseca (2018)
>>> Viagem Mística - Como Alcançar a Elevação Espiritual de Sylvia Browne pela Prumo (2009)
>>> Livro de Bolso Literatura Estrangeira A Bela Adormecida e Outras Histórias Volume 1 Pocket 254 de Irmãos Grimm pela L&pm Pocket (2011)
>>> Vestígios Do Gozo de Marcus Do Rio Teixeira pela Ágalma (2014)
>>> Céu Azul de Celia Xavier Camargo pela Boa Nova (1997)
>>> Um Dia "Daqueles" Para Crianças de Bradley Trevor Greive pela Sextante Infantil (2008)
>>> Livro de Bolso Poesia Antologia Poética Vestibular de Vinicius de Moraes pela Companhia de Bolso (2009)
>>> Mitos, Emblemas, Sinais de Carlo Ginzburg pela Compa (1989)
>>> Jogando Xadrez Com os Anjos de Fabiane Ribeiro pela Universo dos Livros (2013)
BLOGS >>> Posts

Segunda-feira, 23/11/2015
Esta estranha fronteira entre homens desiguais.
Sonia Regina Rocha Rodrigues
+ de 3000 Acessos

Moro em Santos, cidade portuária do Brasil.
Da porta da casa para dentro é tudo limpo, organizado e farto. Na soleira da porta, espreita a sujeira. Mendigos esfarrapados espremem-se nos espaços entre os portões a gemer variações da ladainha bem conhecida "umesmolinhaporamordedeus".
O lixo precisa ser entregue diretamente nas mãos do lixeiro quando o caminhão dobra a esquina, senão eles fuçam tudo e esparramam os restos de comida pelas calçadas.
Roupas e outros objetos usados eu ofereço a eles antes de levar ao brechó da igreja, exceto pelo sapato branco que a vizinha, sem o menor traço de vergonha, arrancou das mãos do pedinte:
- Fico com este, é meu número e a marca é boa.
O sorriso divertido no rosto do mendigo confirmou minha desconfiança: esmolar é mais rentável que salário mínimo e pensão de aposentado. Desconfiança que virou certeza quando minha prima atacou o mais idoso entre eles:
- Ora, se não é o Argemiro, meu vizinho, dono de dois bangalôs, um onde ele mora, outro que ele aluga...
- Leve a mal, não, é que nas ruas ganho mais e não pago impostos.

Nunca dou dinheiro, que irá direto pro dono do bar ou pro bolso do traficante.

Nunca dou nada a quem carrega crianças, a gente nunca sabe se foram raptadas, ou se são gerenciadasdas como fonte de renda.
Comida, vi muita vez jogada fora, como o bife quentinho que dona Maria estava fritando e voou longe com um indignado 'quero é cachaça'.
Onde moro, a rua é um vidão - todas essas cestas básicas distribuídas pelos religiosos, e o café com pão da madrugada oferecido por voluntários esvaziam as filas de candidatos a emprego.
Miséria mesmo, vi em outras paragens, nas rugas secas de olhos sertanejos, nos olhos tristes de refugiados tendo em mãos os passaportes em ordem e nos bolsos, moeda alguma.
Miséria de comover, a do jovem ruivo mal cheiroso, abraçado a um cão perebento, num pranto tão dolorido que até desconfio que ele chorava por si mesmo e não pelo companheirinho.
Pelo que sei, muitos desses jovens são doentes, como o estudante de engenharia...
Essa história é interessante. Eu estava trabalhando quando chegou, trazido pela ambulância, um rapaz que supusemos ser negro. ele foi levado para o banho e voltou brando e loiro. Foi quando minha colega reconheceu o vizinho que, enlouquecido pela dor da perda de ambos os pais, deu para beber e perdeu-se no mundo. A família ignorava o paradeiro dele até aquele dia, quando ela pode informar e salvá-lo do abandono.
Alguns capricham no método de esmolar, mesmo porque, para alguns, a rua é o espaço temporário onde garimpam oportunidades artísticas, Piaffs à espera da revelação. Já ouvi violinestas dignos de uma sinfônica e um criativo sujeito que construiu um órgão com garrafas de água e toca lindas peças clássicas. Nas ruas também há cultura.
A vaca foi o mais criativo recurso em que (quase) tropecei. Foi em um vilarejo da Provença, eu apreciava o passeio pelas sinuosas ruelas amuralhadas, e pulei de susto ao ver a vaca.
Amarela, com seu badalinho encantador, a balançar a cabeça, mugindo indolentemente. Logo percebi a corda presa ao pulso do mendigo ao lado, e neca de cheiro de estábulo. Uma falsa vaca, boneco bem feito, em tamanho natural, que o homem exibia sabe-se lá por que misteriosas razões... digno de um Victor Hugo, o meu mendigo da vaca!



O campeão do bizarro, no entanto, foi o swagman de Sydney. A Austrália festejava seu dia com fogos noturnos na famosa ponte. Milhares de pessoas passeavam pelas baías, e, por pouco, passaria ao largo do corpo abraçado à ' Matilde', tão feio, tão sujo, tão fétido, tão decaído que nem cachorro possuía, mas chamaram-me a atenção, em sua mão,o saltitante, nervoso movimento de...um rato.
A multidão me carregou, eu duvidara do que vira, mas a careta de nojo de minha filha confirmou, era mesmo um preto e peludo habitante de esgotos, e não um simpático camundongozinho de laboratório.



Aquela noite, houve um lindo foguetório, risos de gente alegre espalhados, e um desassossego em minha mente.
Voltei pelo mesmo trajeto, na esperança de esclarecer o engano. Que nada! No vão fatídico, como a escarnecer de minha sensibilidade, o rapaz parece ter escolhido de propósito o momento em que me aproximei para erguer a mão, inclinar o rosto para frente e estalar uma beijoca na boca do rato.

São fatos como esse que me convencem de que, também nas sociedades, existem universos paralelos.

Notas:
swagman = andarilho, na gíria australiana
Matilde = mochila usada pelos andarilhos, na gíria australiana


Postado por Sonia Regina Rocha Rodrigues
Em 23/11/2015 às 13h18

Mais Blog de Sonia Regina Rocha Rodrigues
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Freak Street: A Família Zombieson
Knife; Packer
Fundamento
(2010)



Estudo da Biologia - Volume 2
Baker; Allen
Edgard Blucher
(1975)



O Império e os Novos Bárbaros
Jean-Christophe Rufin
Bibliex
(1996)



Os segredos do poder da mente
Harry Lorayne
Cultrix



Livro Literatura Estrangeira A Doce Vida na Úmbria Uma história de amor e da construção de um lar numa terra estrangeira
Marlena de Blasi
Sextante
(2012)



As Alianças
Lêdo Ivo
Leitura
(2007)



Vamos Falar Sobre Ansiedade
Svitlana Samoylenko
Svitlana Samoylenko
(2019)



A Pérola
John Steinbeck
Bestbolso
(2008)



Correr Ou Morrer
Maze Runnerr
V&r
(2010)



O Poderoso Chefão
Mario Puzo
Super Sellers
(2000)





busca | avançada
48532 visitas/dia
1,8 milhão/mês