Destaques da Mostra Internacional de Cinema | Tatiana Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
>>> Festival do Rio 2005 (II)
>>> Meus melhores filmes de 2008
>>> Festa da Cerejeira
>>> Santo Antonio de Lisboa
>>> Dar títulos aos textos, dar nome aos bois
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 2
>>> Manoel de Barros: poesia para reciclar
Mais Recentes
>>> Livro O Vôo da Madrugada de Sérgio Sant'Anna pela Companhia das Letras (2003)
>>> Vitória Na Crise: Trajetórias Das Esquerdas Latino-americanas Contemporâneas de Fabricio Pereira Da Silva pela Ponteio (2011)
>>> El camino de Santiago - Guia Prática del peregrino de Millán Bravo Lozano pela España (1999)
>>> O Próximo Passo de Marcelo Cezar pela Vida E Consciência (2015)
>>> Vunesp: 860 Questões Comentadas, Alternativa por Alternativa por Autores Especialistas de Paulo Lépore, Leandro Bortoleto pela Juspodivm (2018)
>>> Vunesp: 860 Questões Comentadas, Alternativa por Alternativa por Autores Especialistas [Capa comum] [2018] Lépore, Paulo; Bortoleto, Leandro de Paulo Lépore, Leandro Bortoleto pela Juspodivm (2018)
>>> Um Dia de David Nicholls pela Intrínseca (2011)
>>> Livro O Vôo da Madrugada de Sérgio Sant'Anna pela Companhia das Letras (2003)
>>> Livro 90% Das Mulheres São Loucas de Wilson Ferraz Veras pela Baraúna (2013)
>>> Nas Esquinas Da Vida de Márcio Fiorillo pela Vida E Consciência (2017)
>>> Guia Ilustrado Zahar de Astronomia de Ian Ridpath pela Zahar (2014)
>>> O Texto Na Tv de Vera Iris Paternostro pela Campus Editora Rj (1999)
>>> Democracia: Uma Proposta De Mudança de José Antonio Rufino Collado pela Porto Das Idéias (2015)
>>> Fala, galera: Juventude, violência e cidadania no Rio de Janeiro de Maria Cecilia De Souz Minayo pela Fundação Ford (1999)
>>> Minha Imagem de Eliana Machado Coelho pela Lúmen (2013)
>>> Livro Direito E Processo de Jose Roberto Dos Santos Bedaque pela Malheiros (2006)
>>> Televisao - Ensaios Metodologicos de Elizabeth Bastos Duarte pela Sulina (2004)
>>> Ideologia e técnica da notícia de Nilson Lage pela Insular (2001)
>>> A Morte É Um Dia Que Vale A Pena Viver de Ana Claudia Quintana Arantes pela Leya - Casa Da Palavra (2016)
>>> Era No Tempo do Rei de Ruy Castro pela Alfaguara (2007)
>>> Livro Le Tour Du Monde En 80 Jours de Jules Verne pela Hatier (2011)
>>> Livro Gênio Obsessivo O Mundo Interior de Marie Curie de Barbara Goldsmith pela Companhia Das Letras (2006)
>>> Livro Questionamento de um Jovem de Ednei Nunes Gervávio pela All Print (2010)
>>> Apenas Começando de Elisa Masselli pela Lúmen (2014)
>>> Texto E Coerência de Ingedore Grunfeld Villac§a Koch pela Cortez Editora (1989)
COLUNAS

Quinta-feira, 2/11/2006
Destaques da Mostra Internacional de Cinema
Tatiana Cavalcanti
+ de 4500 Acessos

A 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está no fim, mas entrou para a história ao bater o recorde de filmes, foram em torno de 450. Mais do que isso, o festival trouxe a um público amplo e de mente aberta, um olhar critico e ao mesmo tempo instigante sobre suas próprias verdades pré-estabelecidas, seus conceitos herdados de gerações anteriores e uma antevisão de um futuro ainda incerto. Um filme pode falar mais com o intimo de uma pessoa e, inclusive, de toda uma sociedade, ajudando a criar novas visões, discussões e até gerar mudanças de comportamentos e hábitos.

Um dos filmes exibidos mais requisitados apresentados pela Mostra foi Os Estados Unidos contra John Lennon, a avant-première, que ao mostrar a perseguição do Governo do presidente norte-americano Richard Nixon ao casal John Lennon e Yoko Ono e suas idéias pacifistas durante a Guerra do Vietnã, nos remete automaticamente a um paralelo com o atual Governo Bush, e a sua tentativa de calar a sociedade em relação à Guerra do Iraque por meio da supressão das liberdades civis de seu povo, os americanos, e de qualquer outra voz que se levante no mundo. Como Nixon, o atual presidente dos Estados Unidos se desprende da realidade, não considera os desejos da maior parte da população, passa a enxergar inimigos nas vozes discordantes, como aconteceu com o cantor britânico John Lennon, e conseqüentemente adota uma postura rígida e que caminha para o totalitarismo.

Outro exemplo deste festival ligado aos problemas atuais é o filme italiano Mundo Novo, que, ao contar a história da imigração italiana no início do século XX rumo aos Estados Unidos em busca do Eldorado e da panacéia dos seus males, tenta fazer com que os italianos deste século XXI passem a compreender e a aceitar os imigrantes atuais que estão "invadindo" o seu país em busca dos mesmos desejos.

Os filmes acima tratam de assuntos que afetam toda uma sociedade, mas o cinema pode também falar com cada um de nós. Shi Gan, da Coréia do Sul, debruça-se sobre as relações pessoais focando um jovem casal e como o tempo age sobre eles. Em determinado momento da relação, a jovem esposa descobre que o seu marido pensa em outra mulher enquanto mantem relações sexuais com ela. Ao se olhar no espelho, resolve optar por uma transformação no rosto, no cabelo e na maquiagem na tentativa de parecer com outra mulher que não seja ela mesma. Entretanto surge uma questão: seria ela capaz de suportar o ciúme de si mesma com o seu marido?

A importância de uma Mostra como a de São Paulo está aí, formar opiniões, impulsionar ações e desenvolver personalidades, que bem poderá ser a sua.

Histórico da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Ainda sob o Regime Militar do presidente Ernesto Geisel, a Primeira Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ocorreu em 1977, justamente em comemoração aos 30 anos da inauguração do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, onde eram exibidos os filmes. O idealizador do festival foi o crítico de cinema Leon Cakoff, que continua trabalhando nele até hoje. Estavam em cartaz naquele ano apenas 22 obras, sendo que avant-première, em 21 de outubro, foi O Enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog. O público era quem elegia os melhores filmes, sem a presença de especialistas. Foram 19 sessões programadas em 11 dias, e o ingresso que normalmente custava CR$ 10,00, passou à metade do preço para quem assinava o pacote de filmes. Ainda funciona assim atualmente. No ano seguinte o número de filmes teve um modesto aumento, e a Mostra passou a contar com 30 participantes.

No ano da anistia política no Brasil, 1979, o destaque da Terceira Mostra Internacional foram os filmes Gaiola das Loucas, que de forma cômica e irônica, tocava num dos maiores tabus da sociedade conservadora de até então, o homossexualismo, Bye Bye Brasil, do diretor Carlos Diegues, que abordava a Ditadura Militar no Brasil em pleno declínio, e para encerrar o festival daquele ano, o revolucionário e marcante musical da Broadway Hair, que inclusive teve uma versão com atores brasileiros. O diretor Milos Forman adaptou para as telas a belíssima e comovente história de amizade entre o hippie livre e sem preconceitos, e o jovem soldado, assustado e ansioso, que estava prestes a embarcar para a temida Guerra do Vietnã.

Em 1984, a Mostra Paulistana ainda buscava prestígio e, quando comparada por jornais nacionais aos festivais já consagrados de Berlin, Cannes, Los Angeles e Veneza, era considerada pobre, com poucos recursos e equipe limitada, sendo assim ainda não atraía tanto a atenção do grande público nem da imprensa, entretanto a qualidade das obras era alta.

Em Paris, enquanto a pirâmide do Museu do Louvre era inaugurada em 1988, ocorria em São Paulo a 12ª Mostra de Cinema, agora já mais consolidada e requisitada. O festival tanto tinha crescido, que foi o primeiro ano em que os filmes eram exibidos em outras salas espalhadas pela cidade, e não mais exclusivamente no Masp. Isso aumentou a amplitude da Mostra e modificou os hábitos paulistanos.

A 15ª Mostra, em 1991, foi marcada principalmente pelo filme Thelma e Louise, que abriu o festival. A história das duas amigas que, cansadas de serem esquecidas ou maltratadas pelos seus companheiros, aventuram-se numa viagem que acaba com uma tragédia quando uma delas mata o homem que tentava estuprar a outra, comoveu a grande audiência.

Já em 1999, o mundo estava voltado para a maior cidade do país por causa do festival que atraia 160 filmes de 41 países, com 300 horas de diversificação cultural. No ano passado esse número praticamente dobrou. Foram 350 filmes de 50 países. São Paulo definitivamente entrou no roteiro cultural mundial, e provou ser a capital brasileira da cultura.

Nota do Editor
Leia também "O estado da arte".


Tatiana Cavalcanti
São Paulo, 2/11/2006

Mais Tatiana Cavalcanti
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Las 505 Mejores Cosas Jamas Dichas
Robert Byrne
Juegos
(1983)



A Mente Pós-evolutiva
João de Fernandes Teixeira
Vozes
(2010)



Dom Quixote
Walcyr Carrasco
Moderna
(2017)



Física -terceira Série Curso Colegial
Irmãos Maristas
Ftd
(1959)



Um Homem Célebre Machado Recriado
Alberto Marins
Publifolha
(2008)



Constituições brasileira 1946 - volume V
Aliomar Baleiro
Senado
(2015)



Despertar O Amor
Anselm Grun
Vozes - Catequese
(2006)



O Estado de direito - Volume 2
Jacques Chevallie
Forum



O Perfume do Evangelho
Clóvis Ramos
O Clarim
(1980)



Pubis Angelical
Manuel Puig
Codecri
(1981)





busca | avançada
63805 visitas/dia
2,1 milhões/mês