Uma visão de mestre do cinema | Marcela Tullii | Digestivo Cultural

busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Borges: uma vida, por Edwin Williamson
>>> Why are the movies so bad?
>>> Histórias de gatos
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
Mais Recentes
>>> Maria Anjinha Borboleta - Lidando Com as Perdas de Sandra Witkowski pela Tocando A Vida Com Leveza (2022)
>>> Urupês de Monteiro Lobato pela Globo (2007)
>>> Emilia no Pais da Gramatica de Monteiro Lobato pela Brasiliense (1981)
>>> Amoris Laetitia - Sobre O Amor Na Familia - Exortacao Apostolica Pos-sinodal Do Papa Francisco - Colecao Magisterio de Papa Francisco pela Paulus (2016)
>>> Deus - Coleção Deus para Pensar 3 de Adolphe Gesché pela Paulinas (2004)
>>> A Experiência Da Mesa - O Segredo Para Criar Relacionamentos Profundos de Devi Titus pela Mundo Cristao (2023)
>>> Jogos Vorazes de Suzanne Collins pela Rocco (2010)
>>> O Livro das Cartas Encantadas de Índigo pela Brinque Book (2007)
>>> Lovers and Dreamers 3-in-1 - Dream Trilogy de Nora Roberts pela Berkley (2005)
>>> O que é ideologia - Coleção Primeiros Passos de Marilena Chauí pela Brasiliense (1981)
>>> Disciplina Positiva de Jane Nelsen pela Manole (2015)
>>> Mindhunter - O Primeiro Caçador De Serial Killers Americano de Jonh Douglas / Mark Olshaker pela Intrinseca (2017)
>>> Raio X de Gabriela Pugliesi pela Reptil (2014)
>>> Cidadania Cultural o Direito à Cultura de Marilena Chauí pela Fundação perseu abramo (2006)
>>> Subindo para Jerusalém - Subsídios para um Retiro de Manuel Eduardo Iglesias pela Loyola (2001)
>>> Capitaes da Areia de Jorge Amado pela Record (1983)
>>> Alice No País Dos Números de Carlo Frabetti pela Atica (2024)
>>> Vidas Secas - 62 ed de Graciliano Ramos pela Record (1992)
>>> Vidas Secas de Graciliano Ramos pela Record (1994)
>>> Papéis de Shimon al-Masri - em arabe أوراق شمعون المصري de Osama Abdel Raouf ElShazly pela Dar Alruwaq ( (2024)
>>> Damianas Reign -Arabic - em arabe de Osama Abdel Raouf ElShazly pela Dar Alruwaq (2024)
>>> O Visconde Partido Ao Meio de Italo Calvino - Nilson Moulin tradutor pela Companhia das Letras (2006)
>>> Matematica Elementar II- Situações de Matemática do Ensino Médio de Marcelo Gorges - Olimpio Rudinin Vissoto Leite pela Iesde (2009)
>>> Livro Da Psicologia de varios Autores pela Globo (2012)
>>> Dignidade! de Mario Vargas Llosa e outros pela Leya (2012)
COLUNAS

Segunda-feira, 24/11/2008
Uma visão de mestre do cinema
Marcela Tullii
+ de 3400 Acessos

A Escola de Comunicações e Artes da USP promoveu a IX Semana do Audiovisual, que teve início no dia 6 de outubro e terminou no dia 10 do mesmo mês. Na programação, debates sobre o audiovisual no Brasil, exibições de projeções universitárias e bate-papos com diretores consagrados, dentre eles Fernando Meirelles.

Meirelles é conhecido pela direção de filmes como Cidade de Deus, O jardineiro fiel e, mais recentemente, Ensaio sobre a cegueira, além de ser um dos cineastas brasileiros com maior projeção internacional.

O bate-papo durou pouco mais de duas horas. O diretor chegou pontualmente ao auditório, onde se amontoavam mais de 200 estudantes, sentados no chão, nas janelas e até pendurados no teto. Respondeu a todas as perguntas sem pressa e com ótimas e divertidas tiradas. Falou-se sobre o cinema no Brasil, a produção de filmes, o papel do cinema na sociedade e sobre os trabalhos do diretor.

A maior parte do público era da área de audiovisual, mas alguns "penetras", como eu, se faziam presentes. Leiga que sou, fiquei surpresa com algumas práticas que são de praxe no fazer de um filme.

Surpreendeu-me, por exemplo, como o resultado final de um projeto, ao contrário do que se pensa, é muito diferente da visão inicial do diretor. Um dos motivos para isso diz respeito à praticidade. O filme Ensaio sobre a cegueira, que foi co-produzido pela produtora de Meirelles, a O2, foi filmado em São Paulo, pois, sendo a produtora daqui, a possibilidade de fechar locações compatíveis com o roteiro era maior. O diretor mostrou certo descontentamento com o fato de muitos cenários serem reconhecíveis, como o centro da cidade e a nova ponte na avenida Roberto Marinho, praticamente cartões-postais de São Paulo, o que desviou um pouco o propósito de retratar nas filmagens uma cidade genérica e não-reconhecível. Mas, nesse caso, os procedimentos burocráticos falaram mais alto. Outro motivo é a necessidade de fazer um filme ser mais comerciável. Muito embora os filmes de Meirelles sejam classificados como smart art, a pressão por um bom desempenho nas bilheterias é grande. Para isso, o filme passa por diversas modificações na edição original. A primeira edição é passada para um público teste em uma sala, e as emoções e reações do público são acompanhadas e analisadas; a partir disso, modificações no filme são feitas para torná-lo mais compatível ao gosto do público. Tudo isso com certo critério, é claro. Só para ilustrar, a versão original de Ensaio sobre a cegueira continha duas cenas de estupro. Durante a sessão-teste, algumas poucas pessoas saíram da sala na primeira cena, o que já era previsto. Durante a segunda cena, muitas pessoas levantaram e se retiraram da sessão, algo que se mostrou inesperado pela equipe do filme. Na versão que foi aos cinemas, a segunda cena é bem editada, quase só insinuada.

Outra coisa explicada pelo diretor e desconhecida do grande público é como se dá início a um filme. Muitos roteiristas mandam suas propostas de roteiros para produtoras, que, ao lerem um interessante, dão prosseguimento ao projeto, enviando o texto a potenciais diretores, até que algum aceite e comece a montar sua equipe. O que mais me chamou a atenção nesse processo é que a maioria dos roteiros que chegam a produtoras e são levados adiante são, na verdade, reescritos por roteiristas "profissionais" contratados pelas produtoras, que adaptam a boa história da proposta inicial para um roteiro filmável.

Esse ponto, aliás, vai ao encontro do pensamento de Meirelles acerca das inovações para o cinema contemporâneo. De acordo com o diretor, não há nada de realmente novo a ser feito. A novidade reside na descoberta de novas maneiras de se fazer o que um dia já foi feito e fazer isso bem.

Para isso, o Brasil precisa consertar uma grande lacuna que ainda existe: a falta de roteiristas realmente bons e profissionalizados, para sanar o problema de muitos filmes nacionais, que possuem roteiros razoáveis, mas mal escritos, acarretando em filmes ruins. O próprio Meirelles, acreditando nessa idéia, abrirá em sua produtora um curso para roteiristas, que funcionará em forma de workshops. Os convidados a participar da primeira temporada foram selecionados através de roteiros enviados para a O2, que escolheu aqueles com maior potencial.

O cineasta acredita que o Brasil está começando a mostrar seu potencial, fazendo filmes de qualidade e compromisso. A facilidade com que os filmes brasileiros estão indo para o exterior e sendo reconhecidos pelos grandes festivais internacionais comprova que o futuro é promissor. Mas, para que o cinema nacional consiga ter maior êxito aqui no país, apontou que ainda é preciso a implementação de políticas que viabilizem novas produções, facilitem a exibição e divulgação dos filmes nacionais, pois grande parte entra em cartaz sem divulgação por falta de patrocinadores de peso e em circuitos alternativos que não são de conhecimento do grande público, o que dificulta o acesso. A luta não está em conquistar o reconhecimento lá fora, mas em tornar o filme nacional uma opção viável e interessante para o público brasileiro.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado na Gazeta Vargas nº 77.


Marcela Tullii
São Paulo, 24/11/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os encontros dos estranhos de Elisa Andrade Buzzo
02. O cavalo branco de Elisa Andrade Buzzo
03. A convergência das mídias de Gian Danton
04. Um aborrecimento e uma surpresa de Rafael Rodrigues
05. Ave César de Juliano Maesano


Mais Marcela Tullii
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro de Bolso Literatura Estrangeira Os Thibault V Verão de 1914 (Fim) Epíllogo
Roger Martin Du Gard
Globo
(2001)



Atos de Vingança
Robert K. Tanenbaum
Record
(2000)



São Paulo-berlim Em Cena
Alexandre Dal Farra; Clayton Mariano (orgs)
Tablado de Arruar
(2010)



Vencendo a Dor
Affonso Carneiro Filho
José Olympio
(1988)



Memórias de um Órfão
Garcia Sebastião
Baraúna
(2020)



Diálogos Criativos
Domenico de Masi, Frei Betto
Deleitura
(2002)



O Colecionador - tradução de Fernando de Castro Ferro
John Fowles
Civilização Brasileira
(1964)



A Quarta Filosofia Jesus Cristo Não Pagou o Tributo
Vinicios Leôncio
Futuro
(2001)



Vai Amanhecer Outra Vez
Ricky Madeiros
Vida & Consciência
(2003)



Livro Infanto Juvenis Polar Animals Volume 1
Wade Cooper
Cartwheel Books
(2008)





busca | avançada
85620 visitas/dia
2,0 milhão/mês