Uma visão de mestre do cinema | Marcela Tullii | Digestivo Cultural

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
>>> Maldito é o fruto
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
Mais Recentes
>>> Mortina E O Amigo Fantasma (capa dura) de Barbara Cantini pela Companhia Das Letrinhas (2023)
>>> Manual de Mineralogia de Dana Hurlbut pela N/d
>>> A tulipa negra de Alexandre Dumas pela Itatiaia (2008)
>>> Livro O Portal De Magmund de Marcos Baccarini Ilustração de Mirella Spinelli pela Gutenberg (2014)
>>> Livro Literatura Fuvest 2024 de Célia A. N. Passoni pela Núvleo (2023)
>>> Sidarta de Hermann Hesse pela O Globo / Folha de São Paulo (2003)
>>> O Maior Vendedor Do Mundo de Og Mandino pela Record
>>> Primeiras Palavras Capa Dura de Ricardo J Souza pela Dcl (2019)
>>> Livro Os Lusíadas Série Reencontro de Luís De Camões; Rubem Braga e Edson Rocha Braga pela Scipione (1994)
>>> Livro A Biologia E O Homem de Isaias Raw Lelia Mennuci & Myrian Krasilchik pela Edusp (2001)
>>> Livro Pedrinho Esqueleto Série Afuganchos de Stella Carr, ilustrado por Ricardo Azevedo pela Melhoramentos (1980)
>>> Mil beijos de garoto de Tillie Cole pela Outro Planeta (2017)
>>> Super TNT - Liberte suas Forças Interiores de Harold Sherman pela Ibrasa
>>> Livro Se Eu Fosse Um Clichê de Julia Rietjens pela Amélie (2020)
>>> O Noviço; O Juiz De Paz Da Roça; O Judas Em Sábado De Aleluia; Os Irmãos Das Almas de Luiz Carlos Martins Pena pela Ediouro (2003)
>>> Costelas De Heitor Batalha: Os Prazeres E As Dores De Um Anti-heroi de Joaquim Maria Botelho pela Generale (2014)
>>> Livro Para Que Meu Pai Me Escute de Floriano Serra pela Gente
>>> Pra Você Eu Conto de Moacyr Scliar pela Atual (1990)
>>> Livro È Hora De Mudar Tecnicas Poderosas Para Mudanças Positivas de Dr.william J. Knaus pela Rocco (1999)
>>> Livro Fidelidade Obrigatória E Outras Deslealdades Amores Comprados Volume 3 Romance Comentado de Regina Navarro Lins e Flávio Braga pela Best Seller (2007)
>>> Trinta Anos De Moda No Brasil de Ricardo Feldman pela De Cultura (2009)
>>> O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez pela Record (1985)
>>> Livro Caravaggio The Complete Works de Sebastian Schütze pela Taschen (2021)
>>> A Paixão de Jeanette Winterson pela Best Seller (2000)
>>> Blink: A Decisão num Piscar de Olhos de Malcolm Gladwell pela Sextante (2016)
COLUNAS

Segunda-feira, 24/11/2008
Uma visão de mestre do cinema
Marcela Tullii
+ de 3700 Acessos

A Escola de Comunicações e Artes da USP promoveu a IX Semana do Audiovisual, que teve início no dia 6 de outubro e terminou no dia 10 do mesmo mês. Na programação, debates sobre o audiovisual no Brasil, exibições de projeções universitárias e bate-papos com diretores consagrados, dentre eles Fernando Meirelles.

Meirelles é conhecido pela direção de filmes como Cidade de Deus, O jardineiro fiel e, mais recentemente, Ensaio sobre a cegueira, além de ser um dos cineastas brasileiros com maior projeção internacional.

O bate-papo durou pouco mais de duas horas. O diretor chegou pontualmente ao auditório, onde se amontoavam mais de 200 estudantes, sentados no chão, nas janelas e até pendurados no teto. Respondeu a todas as perguntas sem pressa e com ótimas e divertidas tiradas. Falou-se sobre o cinema no Brasil, a produção de filmes, o papel do cinema na sociedade e sobre os trabalhos do diretor.

A maior parte do público era da área de audiovisual, mas alguns "penetras", como eu, se faziam presentes. Leiga que sou, fiquei surpresa com algumas práticas que são de praxe no fazer de um filme.

Surpreendeu-me, por exemplo, como o resultado final de um projeto, ao contrário do que se pensa, é muito diferente da visão inicial do diretor. Um dos motivos para isso diz respeito à praticidade. O filme Ensaio sobre a cegueira, que foi co-produzido pela produtora de Meirelles, a O2, foi filmado em São Paulo, pois, sendo a produtora daqui, a possibilidade de fechar locações compatíveis com o roteiro era maior. O diretor mostrou certo descontentamento com o fato de muitos cenários serem reconhecíveis, como o centro da cidade e a nova ponte na avenida Roberto Marinho, praticamente cartões-postais de São Paulo, o que desviou um pouco o propósito de retratar nas filmagens uma cidade genérica e não-reconhecível. Mas, nesse caso, os procedimentos burocráticos falaram mais alto. Outro motivo é a necessidade de fazer um filme ser mais comerciável. Muito embora os filmes de Meirelles sejam classificados como smart art, a pressão por um bom desempenho nas bilheterias é grande. Para isso, o filme passa por diversas modificações na edição original. A primeira edição é passada para um público teste em uma sala, e as emoções e reações do público são acompanhadas e analisadas; a partir disso, modificações no filme são feitas para torná-lo mais compatível ao gosto do público. Tudo isso com certo critério, é claro. Só para ilustrar, a versão original de Ensaio sobre a cegueira continha duas cenas de estupro. Durante a sessão-teste, algumas poucas pessoas saíram da sala na primeira cena, o que já era previsto. Durante a segunda cena, muitas pessoas levantaram e se retiraram da sessão, algo que se mostrou inesperado pela equipe do filme. Na versão que foi aos cinemas, a segunda cena é bem editada, quase só insinuada.

Outra coisa explicada pelo diretor e desconhecida do grande público é como se dá início a um filme. Muitos roteiristas mandam suas propostas de roteiros para produtoras, que, ao lerem um interessante, dão prosseguimento ao projeto, enviando o texto a potenciais diretores, até que algum aceite e comece a montar sua equipe. O que mais me chamou a atenção nesse processo é que a maioria dos roteiros que chegam a produtoras e são levados adiante são, na verdade, reescritos por roteiristas "profissionais" contratados pelas produtoras, que adaptam a boa história da proposta inicial para um roteiro filmável.

Esse ponto, aliás, vai ao encontro do pensamento de Meirelles acerca das inovações para o cinema contemporâneo. De acordo com o diretor, não há nada de realmente novo a ser feito. A novidade reside na descoberta de novas maneiras de se fazer o que um dia já foi feito e fazer isso bem.

Para isso, o Brasil precisa consertar uma grande lacuna que ainda existe: a falta de roteiristas realmente bons e profissionalizados, para sanar o problema de muitos filmes nacionais, que possuem roteiros razoáveis, mas mal escritos, acarretando em filmes ruins. O próprio Meirelles, acreditando nessa idéia, abrirá em sua produtora um curso para roteiristas, que funcionará em forma de workshops. Os convidados a participar da primeira temporada foram selecionados através de roteiros enviados para a O2, que escolheu aqueles com maior potencial.

O cineasta acredita que o Brasil está começando a mostrar seu potencial, fazendo filmes de qualidade e compromisso. A facilidade com que os filmes brasileiros estão indo para o exterior e sendo reconhecidos pelos grandes festivais internacionais comprova que o futuro é promissor. Mas, para que o cinema nacional consiga ter maior êxito aqui no país, apontou que ainda é preciso a implementação de políticas que viabilizem novas produções, facilitem a exibição e divulgação dos filmes nacionais, pois grande parte entra em cartaz sem divulgação por falta de patrocinadores de peso e em circuitos alternativos que não são de conhecimento do grande público, o que dificulta o acesso. A luta não está em conquistar o reconhecimento lá fora, mas em tornar o filme nacional uma opção viável e interessante para o público brasileiro.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado na Gazeta Vargas nº 77.


Marcela Tullii
São Paulo, 24/11/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder de Jardel Dias Cavalcanti
02. Nos tempos de Street Fighter II de Luís Fernando Amâncio
03. Antes que seque de Guilherme Pontes Coelho
04. Dê uma lidinha de Elisa Andrade Buzzo
05. Minha lista possível de Luiz Rebinski Junior


Mais Marcela Tullii
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Dicionário de psicologia - Abrangendo terminologia de ciências correlatas
E. Dorin
Melhoramentos
(1978)



Livro Literatura Estrangeira Beautiful Dead Livro 1 - Jonas
Eden Maguire
Benvirá
(2010)



Livro Brave Emily
Valerie Tripp
American Girl
(2006)



Gheranda Samhita
Swami Kaivalyadhana
Kaivalyadhana
(1978)



Livro A Vida Triunfa
Chico Xavier
Fe
(1992)



Agatha Mistery - o Enigma do Faraó
Sir Steve Stevenson
Fundamento
(2014)



Você sem Limites
Cíntia Lopes
Eko
(2004)



Livro Literatura Estrangeira Becky Bloom Delírios de consumo na 5ª avenida
Sophie Kinsella
Record
(2009)



Livro Sentimento Do Mundo Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros Volume 4
Carlos Drummond de Andrade
Folha de São Paulo
(2008)



Estudos de Ciência da Arte - Poiesis Nº 6 Ano 5 - 2004
Uff
Uff





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês