Uma visão de mestre do cinema | Marcela Tullii | Digestivo Cultural

busca | avançada
114 mil/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival Halleluya em São Paulo realizará ação solidária para auxiliar as famílias no RS
>>> Povo Fulni-ô Encontra Ponto BR
>>> QUEÑUAL
>>> Amilton Godoy Show 70 anos. Participação especial de Proveta
>>> Bacco’s promove evento ao ar livre na Lagoa dos Ingleses, em Alphaville
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Rodrigão Campos e a dura realidade do mercado
>>> Comfortably Numb por Jéssica di Falchi
>>> Scott Galloway e as Previsões para 2024
>>> O novo GPT-4o
>>> Scott Galloway sobre o futuro dos jovens (2024)
>>> Fernando Ulrich e O Economista Sincero (2024)
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
Últimos Posts
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Romance breve
>>> Prefeito dará a carros bela vista da universidade
>>> O assassinato de Herzog na arte
>>> A revista Bizz
>>> Cheech & Chong reloaded
>>> A Istambul de Orhan Pamuk
>>> Carles Camps Mundó e a poética da desolação
>>> Considerações sobre a leitura
>>> cheiro de sossego
>>> Niemeyer e a unanimidade
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Estrangeira O Coração das Trevas de Joseph Conrad pela Abril (2010)
>>> Os Dois Capetinhas de Ofélia Fontes pela Vozes (1982)
>>> Livro Literatura Brasileira Cinderela Pop de Paula Pimenta pela Galera Record (2015)
>>> Overworked And Underpaid de Mary Bridget Carroll pela Fawcett Publications (1984)
>>> Mediunidade e Caminho de Carlos A. Baccelli / Odilon Fernandes pela Ide (2014)
>>> Na Pele De Uma Jihadista de Anna Erelle pela Paralela (2015)
>>> Circuitos de Rua 1908-1958 de Paulo Scali pela Imagens Da Terra (2018)
>>> Éléments de linguistique anglaise - Langue et langage la phrase complexe et les nominalisations de François Dubois Charlies pela Libraire Larousse (1971)
>>> Livro Filosofia Montesquieu Cartas Persas Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento 21 de Folha de S. Paulo pela Folha de S. Paulo (2015)
>>> Sem Dúvidas: Estatuto Da Criança E Do Adolescente de Vários Autores pela TypeLaser (1999)
>>> As Provacoes De Apolo - Livro 1: O Oraculo Oculto de Rick Riordan pela Intrínseca (2016)
>>> Business Cards - A Collection from Around the World de Edited by Takenobu Igarashi pela Books Nippan (1989)
>>> Livro Literatura Estrangeira Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley pela Globo (2012)
>>> Mediunidade e Evangelho de Carlos A. Baccelli / Odilon Fernandes pela Ide (2008)
>>> O Peso Do Estado Na Patria Do Mercado - Os Estados Unidos Como País Em Desenvolvimento de Reginaldo C. Moraes pela Unesp (2013)
>>> Livro Literatura Brasileira As Esganadas de Jô Soares pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Livro Literatura Estrangeira Damas Rebeldes Brilhante A História de Belle Volume 2 de Julia Quinn pela Arqueiro (2021)
>>> O Brasil na Rota da Navegação Francesa de Julio Bandeira pela Reler (2006)
>>> Livro Filosofia Marx Contribuição À Crítica Da Economia Política Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento 22 de Folha de S. Paulo pela Folha De S. Paulo (2015)
>>> Reologia E Escoamento De Fluidos de José Carlos Vieira Machado pela Interciência (2002)
>>> Organize Your Office de Ronni Eisenberg; Kate Kelly pela Hyperion (1998)
>>> As Raízes do Rock de Florent Mazzoleni pela Companhia Nacional (2012)
>>> Livro Filosofia Antifonte Testemunhos, Fragmentos, Discursos Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento 23 de Folha de S. Paulo pela Folha de S. Paulo (2015)
>>> The Complete Book Of How To Succeed With Women de Victor Wild pela Wildfire (1981)
>>> Livro Literatura Estrangeira Damas Rebelde Esplêndida A História de Emma Volume 1 de Julia Quinn pela Arqueiro (2021)
COLUNAS

Segunda-feira, 24/11/2008
Uma visão de mestre do cinema
Marcela Tullii
+ de 3400 Acessos

A Escola de Comunicações e Artes da USP promoveu a IX Semana do Audiovisual, que teve início no dia 6 de outubro e terminou no dia 10 do mesmo mês. Na programação, debates sobre o audiovisual no Brasil, exibições de projeções universitárias e bate-papos com diretores consagrados, dentre eles Fernando Meirelles.

Meirelles é conhecido pela direção de filmes como Cidade de Deus, O jardineiro fiel e, mais recentemente, Ensaio sobre a cegueira, além de ser um dos cineastas brasileiros com maior projeção internacional.

O bate-papo durou pouco mais de duas horas. O diretor chegou pontualmente ao auditório, onde se amontoavam mais de 200 estudantes, sentados no chão, nas janelas e até pendurados no teto. Respondeu a todas as perguntas sem pressa e com ótimas e divertidas tiradas. Falou-se sobre o cinema no Brasil, a produção de filmes, o papel do cinema na sociedade e sobre os trabalhos do diretor.

A maior parte do público era da área de audiovisual, mas alguns "penetras", como eu, se faziam presentes. Leiga que sou, fiquei surpresa com algumas práticas que são de praxe no fazer de um filme.

Surpreendeu-me, por exemplo, como o resultado final de um projeto, ao contrário do que se pensa, é muito diferente da visão inicial do diretor. Um dos motivos para isso diz respeito à praticidade. O filme Ensaio sobre a cegueira, que foi co-produzido pela produtora de Meirelles, a O2, foi filmado em São Paulo, pois, sendo a produtora daqui, a possibilidade de fechar locações compatíveis com o roteiro era maior. O diretor mostrou certo descontentamento com o fato de muitos cenários serem reconhecíveis, como o centro da cidade e a nova ponte na avenida Roberto Marinho, praticamente cartões-postais de São Paulo, o que desviou um pouco o propósito de retratar nas filmagens uma cidade genérica e não-reconhecível. Mas, nesse caso, os procedimentos burocráticos falaram mais alto. Outro motivo é a necessidade de fazer um filme ser mais comerciável. Muito embora os filmes de Meirelles sejam classificados como smart art, a pressão por um bom desempenho nas bilheterias é grande. Para isso, o filme passa por diversas modificações na edição original. A primeira edição é passada para um público teste em uma sala, e as emoções e reações do público são acompanhadas e analisadas; a partir disso, modificações no filme são feitas para torná-lo mais compatível ao gosto do público. Tudo isso com certo critério, é claro. Só para ilustrar, a versão original de Ensaio sobre a cegueira continha duas cenas de estupro. Durante a sessão-teste, algumas poucas pessoas saíram da sala na primeira cena, o que já era previsto. Durante a segunda cena, muitas pessoas levantaram e se retiraram da sessão, algo que se mostrou inesperado pela equipe do filme. Na versão que foi aos cinemas, a segunda cena é bem editada, quase só insinuada.

Outra coisa explicada pelo diretor e desconhecida do grande público é como se dá início a um filme. Muitos roteiristas mandam suas propostas de roteiros para produtoras, que, ao lerem um interessante, dão prosseguimento ao projeto, enviando o texto a potenciais diretores, até que algum aceite e comece a montar sua equipe. O que mais me chamou a atenção nesse processo é que a maioria dos roteiros que chegam a produtoras e são levados adiante são, na verdade, reescritos por roteiristas "profissionais" contratados pelas produtoras, que adaptam a boa história da proposta inicial para um roteiro filmável.

Esse ponto, aliás, vai ao encontro do pensamento de Meirelles acerca das inovações para o cinema contemporâneo. De acordo com o diretor, não há nada de realmente novo a ser feito. A novidade reside na descoberta de novas maneiras de se fazer o que um dia já foi feito e fazer isso bem.

Para isso, o Brasil precisa consertar uma grande lacuna que ainda existe: a falta de roteiristas realmente bons e profissionalizados, para sanar o problema de muitos filmes nacionais, que possuem roteiros razoáveis, mas mal escritos, acarretando em filmes ruins. O próprio Meirelles, acreditando nessa idéia, abrirá em sua produtora um curso para roteiristas, que funcionará em forma de workshops. Os convidados a participar da primeira temporada foram selecionados através de roteiros enviados para a O2, que escolheu aqueles com maior potencial.

O cineasta acredita que o Brasil está começando a mostrar seu potencial, fazendo filmes de qualidade e compromisso. A facilidade com que os filmes brasileiros estão indo para o exterior e sendo reconhecidos pelos grandes festivais internacionais comprova que o futuro é promissor. Mas, para que o cinema nacional consiga ter maior êxito aqui no país, apontou que ainda é preciso a implementação de políticas que viabilizem novas produções, facilitem a exibição e divulgação dos filmes nacionais, pois grande parte entra em cartaz sem divulgação por falta de patrocinadores de peso e em circuitos alternativos que não são de conhecimento do grande público, o que dificulta o acesso. A luta não está em conquistar o reconhecimento lá fora, mas em tornar o filme nacional uma opção viável e interessante para o público brasileiro.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado na Gazeta Vargas nº 77.


Marcela Tullii
São Paulo, 24/11/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cartola de Ricardo de Mattos
02. Livros e ensino tecnológico de Ana Elisa Ribeiro


Mais Marcela Tullii
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cristo espera por ti
Waldo Vieira
Ide
(2014)



Relação de Emprego e Direito do Trabalho
Roberta Dantas de Mello
Ltr
(2015)



A Voz do Padre Pio - Encadernação desses anos 1983 a 1991
Convento dos Padres Capuchinhos
Leone
(1883)



Livro de Bolso Religião Presença de Luz
Francisco Cândido Xavier
Geem
(2008)



Tudo pode ser Curado o Sistema do Corpo Espelho
Martin Brofman
Ground
(1999)



Auditoria e Controle Interno na Administração Pública
Domingos Poubel de Castro
Atlas
(2008)



100 Ideias para o Ensino de Idiomas
Nia Griffith
Sbs
(2010)



A Simetria Oculta do Amor - por Que o Amor Faz os Relacionamentos ...
Bert Hellinger
Cultrix
(2006)



Ulisses
James Joyce
Abril Cultural
(1980)



Rah, o Mensageiro do Setimo Raio - Entre Linhas
Luci Guimarães Watanabe
Atual
(2007)





busca | avançada
114 mil/dia
2,4 milhões/mês