Filmes on-line | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> O século de Sabato
>>> O elogio da ignorância
>>> Elon Musk
>>> Carandiru, do livro para as telas do cinema
>>> Homens, cães e livros
>>> Literatura pop: um gênero que não existe
>>> Oxigênio, com Ana Paula Sousa
>>> A bunda do Gerald Thomas
>>> Roteiro de um ano
Mais Recentes
>>> O Amigo Do Vento - Crônicas de Heloisa Seixas pela Moderna (2015)
>>> Os sonhos e a morte - uma interpretação Junguiana de Marie-Louise Von Franz pela Cultrix (1990)
>>> A Vida Oculta De Gaia - A Inteligência Invisivel Da Terra de Brenda Rosen - Shirley Nicholson pela Gaia (1998)
>>> Desenvolvimento Sustentavel o desafio do seculo XXI (lacrado no plastico) de Jose Eli Da Veiga pela Garamond
>>> Contos De Andersen (2º edição - Coleção Leitura) de Hans Christian Andersen pela Paz e Terra (2005)
>>> Admiravel mundo novo (9º edição - capa dura) de Aldous Huxley pela Circulo do Livro (1982)
>>> O Misterio Da Ilha (17º impressão - com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> O Misterio Da Ilha (com suplemento de leitura) de Ana Maria Machado pela Ática (2019)
>>> Poderes ou o livro que diviniza de Jorge Adoum (Mago Jefa) pela Pensamento (1985)
>>> O Remédio Maravilhoso De Jorge de Roald Dahl pela 34 (2009)
>>> Araribá Plus Português - 8º Ano de Monica Franco jacintho pela Moderna (2018)
>>> Ventana 3 - Libro Del Alumno de Izaura Valverde pela Santillana (2021)
>>> Livro da Família - a Importância da Família na Formação do Leitor de Equipe Ftd pela Ftd (2018)
>>> Gestão De Relacionamento E Comportamento de Bill Rogers pela Artmed (2008)
>>> Curso e Concurso: Direito Notarial e Registral de Edilson Mougenot Bonfim (coord.) pela Saraiva (2011)
>>> Roma (II) de Vários Autores pela Time Maps (2018)
>>> Contos De Grimm - Volume 3 de Ana Maria Machado pela Salamandra (2013)
>>> O Antigo Egito e as Primeiras Civilizações de Vários Autores pela Time Maps (2016)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2012)
>>> Politicamente Incorreto de Danilo Gentili pela Panda Books (2010)
>>> Código De Obras E Edificações Do Município De São Paulo de Manoel H. Campos Botelho + Sylvio Alves de Freitas pela Pini (2008)
>>> Estudo e Prática de Assistência Espiritual de Maria de Cássia Anselmo pela Feesp (2014)
>>> Revisão Judicial: do Valor dos Benefícios Previdenciários de Adriano Almeida Figueira pela Impetus (2008)
>>> Economia Brasileira: História, Conceitos e Atualidades de José Cláudio Securato pela Saint Paul (2011)
>>> Direito Aplicado À Hotelaria de Luiz André Longanese pela Papirus (2007)
COLUNAS >>> Especial Futuro do Cinema

Quarta-feira, 31/3/2010
Filmes on-line
Rafael Fernandes
+ de 5800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O tão comentado Avatar renovou a eterna discussão sobre o futuro do cinema. Como a sétima arte vai se desenvolver a partir das evoluções técnológicas? Elas proporcionarão revoluções estéticas ou apenas servem para competir com as cada vez mais variadas opções de entretenimento? Neste momento, porém, meu interesse é outro: como a indústria vai se adaptar à internet? E, principalmente, à sua provável junção com aparelhos de TV de alta definição? Isso porque, apesar de saber que a experiência numa sala de cinema é inigualável, gosto da possibilidade de assistir filmes no conforto de minha casa. Com a popularização de home theaters e das TVs HD, o cinema em casa dá um salto de qualidade. E não estou sozinho. Um efeito social, que não é novo, chamado de cocooning é a tendência das pessoas ficarem em casa para o lazer. Seja por comodidade, violência urbana, questões como trânsito e afins, muita gente prefere o conforto do lar para certas atividades. Essa questão se vê também nas construções atuais de prédios e casas, em coisas como academias e os tais "espaços gourmets" (ou seja, churrasqueirinha na varanda). Deixando questões sociológicas de lado, como a indústria de filmes sob demanda vai se organizar?

Os pontos principais, para o consumidor, são a comodidade e variedade na oferta de filmes. A qualidade de imagem e de som nas TVs e internet já está no mínimo satisfatória. O que falta agora é o acesso a uma quantidade diversa de títulos, de maneira organizada e através de compra facilitada. A pirataria é um problema quando falamos do ambiente on-line. Mas baixar um filme na internet não é tão fácil assim. É preciso achar um site que tenha o filme; o site ainda deve ter um link ou torrent válido, o download às vezes demora ou para no meio, é preciso baixar também a legenda e há chances de se baixar vírus ou arquivos corrompidos. É uma grande oportunidade para sites oficiais pagos. Num ambiente seguro, com boas opções e de compra simples os consumidores podem optar pela legalidade. Infelizmente, principalmente no Brasil, não existem lojas de compra de filmes on-line. Além disso, a questão da velocidade da conexão atrapalha: nossa banda larga não é tão larga assim. Outro problema é achar o formato de venda: compra por download? streaming? pacote mensal ou anual? Nesse caso, as TVs por assinatura estão na frente: já têm clientes conquistados, uma oferta interessante de canais de filme e opções pay-per-view cada vez maiores e simples de comprar.

Porém, a variedade ainda é limitada. O ideal seria uma espécie de TV infinita, na qual o mais recente ganhador do Oscar seja tão fácil de achar quanto um Bergman, um Blade Runner ou um filme do Oscarito. Chris Anderson, lá no seu Cauda Longa, já afirmou que com a tecnologia e a internet, não é mais necessário que hajam estoques limitados de DVDs físicos. Os custos de armazenagem e controle tendem a zero e a Web permite que as ofertas de filmes, músicas etc. se amplie ao infinito. Seria o "fim" de lojas como a Blockbuster, direcionada aos hits: como é muito caro manter um estoque, as lojas devem escolher os filmes que saem mais para que sejam economicamente viáveis. Com a internet, isso não faz diferença. Vender um milhão de cópias ― downloads, no caso ― de um único item "mainstream" é tão importante quanto vender uma única cópia de um milhão de itens de nicho. Que pode ser um documentário de formigas, um filme cult de 1930 ou uma série que só teve uma temporada.

Nesse caso, entre as possíveis vantagens da internet ― que as TVs deveriam incorporar ― é a possibilidade de segmentação, uso de tags e recomendações. Se você quer conhecer filmes novos, poderia procurar, por exemplo, por meio de categorias como "filme->terror->trash->zumbis". Ou pelas tags "John Hughes", "Teen", "80's" ou "comédia". Ou, ainda, através de recomendações de outros espectadores ou mesmo de um sistema. Nesse último caso, como os da Amazon ou do Last.fm, em que as correlações entre os últimos filmes assistidos geraria sugestões específicas ― e, em muitos casos, certeiras. Nada disso é ilusão. Como o Julio já publicou num Digestivo: "Na Netflix, a maior locadora de vídeos da internet, dois terços dos pedidos vêm de indicações dos próprios internautas".

Obviamente eu penso como um consumidor, não como um empresário. Existem problemas que dificultam iniciativas mais arrojadas. O licenciamento e controle de direitos autorais é algo delicado. Séries como Anos Incríveis e Ed não são lançadas em DVD por que ficam travadas em coisas como licenciamento de músicas. O custo disso os torna inviáveis comercialmente. Em outros casos, os direitos se encontram na mão de herdeiros que muitas vezes travam novos lançamentos. E como tem acontecido com a música e, mais recentemente, com os e-books, muitas empresas e artistas estão resistentes a modelos duvidosos, que geram pouca receita comparada ao número de vendas ou execuções. Em alguns casos, os acordos são agressivos e maléficos para os produtores de conteúdo. Para muitos, não é interessante comercialmente, no momento, disponibilizar produtos que tiveram custos significativos a preços módicos, como uma assinatura mensal. Claro que isso já acontece nas TVs a cabo, mas a coisa muda de figura quando a escala aumenta exponencialmente. Por enquanto, ainda é melhor para a indústria vender milhões de cópias de centenas de títulos com uma boa margem de lucro a disponibilizar todo seu catálogo dividindo ganhos com tantas outras. Até quando vão aguentar? Não sei. Por enquanto, nós consumidores saímos perdendo.


Rafael Fernandes
Araçoiaba da Serra, 31/3/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Super-heróis ou vilões? de Cassionei Niches Petry
02. Notas confessionais de um angustiado (III) de Cassionei Niches Petry
03. Nuno Ramos, poesia... pois é de Jardel Dias Cavalcanti
04. Entre livros e Moleskines de Marta Barcellos
05. Glauco: culpado ou inocente? de Gian Danton


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2010
01. Os piores músicos da década - 22/9/2010
02. Futebol: 10 mandamentos e 5 mitos - 9/6/2010
03. Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 1 - 17/2/2010
04. Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 4 - 28/7/2010
05. Guns N' Roses no Brasil: São Paulo - 21/4/2010


Mais Especial Futuro do Cinema
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
23/4/2010
01h58min
Oi, Rafael! Assunto complicado este que você nos coloca agora. Hoje em dia, depois que a mídia se voltou para a reprodução digital, seja ela musical ou de filmes, não consigo ver outro fim para os cinemas se não seu própio fim mesmo. Filmes são disponibilizados pela internet poucas horas depois de serem exibidos, ou mesmo antes de chegarem às salas de cinema! E outra, existem sites que traduzem e disponibilizam legendas gratuitamente para aqueles que possuem uma certa dificuldade na tradução! Quer dizer, há uma facilidade enorme para a pirataria, tanto de filmes, como músicas em CDs. O que podemos esperar? Tudo bem, assistir a um bom filme em casa com todos os aparatos que você colocou é uma maravilha, mas ir ao cinema com aquele pacotão de pipocas e bem acompanhada... hummm... nada melhor! Vamos aproveitar antes que isso se acabe! Beijos, Rafael!
[Leia outros Comentários de fernanda flores ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Constituição Reinventada pela Jurisdição Constitucional
José Adércio Leite Sampaio
Delrey
(2002)



Cézanne Paisajes
Gustavo Gili
Gustavo Gili
(1958)



Paul Klee
Mike Venezia
Moderna
(1996)



Letras Canibais
Rui C. Mayer
Autêntica
(2004)



Corpo Sem Idade
Chris Griscom
Siciliano
(1993)



Livro Literatura Estrangeira Cartas Natalinas À Mãe
Rainer Maria Rilke
Globo
(2007)



Manual de Solda
Bernad
Armco



Atentados Políticos: De César A Kennedy
Paulo Matos Peixoto
Germape
(2003)



O Demônio da Srta Prym - Coleção Paulo Coelho
Paulo Coelho
Gold
(2006)



Constituinte Ou Revolução
Virgílio Horácio de Castro Veado
Labor
(2005)





busca | avançada
78788 visitas/dia
1,7 milhão/mês