Da vitrola ao microchip | Rodolfo Felipe Neder | Digestivo Cultural

busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
>>> Tempo vida poesia 1/5
>>> Fractais Sertanejos
>>> O Conselheiro também come (e bebe)
Mais Recentes
>>> Livro Filosofia Como Os Inconformistas Mudam O Mundo de Adam Grant pela Sextante (2016)
>>> Le Système totalitaire Les origines du totalitarisme de Hannah Arendt pela Points (2005)
>>> Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes! - O Mochileiro das Galáxias Vol. 4 de Douglas Adams pela Sextante (2010)
>>> Livro Leitura Estrangeira O Testamento de John Grisham pela Rocco (1999)
>>> Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes! - O Mochileiro das Galáxias Vol. 4 de Douglas Adams pela Sextante (2010)
>>> La Culture Du Narcissisme de Lasch Christopher pela Flammarion (2006)
>>> Livro Leitura Estrangeira After depois da promessa de Anna Todd pela Paralela (2015)
>>> Livro Literatura Estrangeira Venha O Que Vier Any Way The Wind Blows Coleção Simon Snow Volume 3 de Rainbow Rowell pela Seguinte (2021)
>>> Gravidade de Tess Gerritsen pela Record - Grupo Record
>>> La Révolte Des Élites: Et La Trahison De La Democratie de Lasch Christopher pela Flammarion (2007)
>>> Livro Leitura Estrangeira A irmã de Becky Bloom de Sophie Kinsella pela Record (2024)
>>> Decifrar Pessoas + Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal + Pessoas Maléficas de Jo-Ellan Dimitrius; Allan e Barbara Pease; Lilian Glass pela Alegro; Sextante (2005)
>>> Las Invasiones de Lucien Musset pela Labor (1968)
>>> Depois Dos Quinze: Quando Tudo Começou A Mudar de Bruna Vieira pela Gutenberg (2012)
>>> A Sutil Arte De Ligar O F*da-se de Mark Manson pela Intrínseca
>>> Livro Leitura Estrangeira Os Delírios de Consumo De Becky Bloom de Sophie Kinsella pela Record (2003)
>>> O Repórter do Outro Mundo de Zibia Gasparetto pela Vida & Consciência
>>> Dias De Susto de Elias José pela Paulus (2004)
>>> Livro História Geral Mar De Histórias Das Origens Ao Fim Da Idade Média Volume 1 de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e outros pela Nova Fronteira Participações S.A. (2013)
>>> Livro Teatro O Estado Espetáculo de Roger Gerard Schwartzenberg pela Circulo do Livro (1977)
>>> Coleção Biblioteca Clássica 2 Livros O Banquete Platão + A República de Platão pela Rideel (2005)
>>> O Vendedor de Sonhos de Augusto Cury pela Academia da Inteligência (2010)
>>> Taoísmo a Busca da Imortalidade + Tao Te King de John Blofeld; Lao Tsé pela Círculo do Livro
>>> Introducao A Engenharia De Sistemas Termicos de Michael J. Moran pela Ltc (2015)
>>> Coleção 5 Livros Vito Grandam + Uma Menina Chamada Julieta + Uma Professora Muito Maluquinha de Ziraldo pela Melhoramentos (2002)
COLUNAS

Segunda-feira, 2/1/2006
Da vitrola ao microchip
Rodolfo Felipe Neder
+ de 11600 Acessos

Farmacêutico de uma pequena cidade com uma vocação nata de bom ouvinte musical, ele não tocava instrumento algum, mas ouvia música como ninguém. Com ele, conheci Begnamino Gigli, Renata Tebaldi e Arturo Toscanini. Verdi e Puccini. Ele ouvia com reverência e concentração a música clássica e sentia um verdadeiro fastio e desagrado por músicas popularescas ou da moda. Conheci com ele, também, meu primeiro aparelho de som. De lá até hoje não parei de viajar pelo mundo dos diversos modelos e sistemas de som.

Um dia, quando o inverno se aproximava, lá pelo final dos anos 40, meu pai comprou um aparelho RCA Victor à manivela que se ligava por dois fios ao rádio da família. Na época, era um modelo modesto, pois já existia o que se chamava combinado, um móvel enorme e do qual faziam parte um rádio, um toca-discos e um som. Nosso rádio, um Philips à válvula com olho mágico, era um luxo, e eu podia, com meus dez anos, ter o direito ao comando e a troca de emissoras - claro, quando meu pai não estava em casa.

Junto com o aparelho RCA Victor, vieram os primeiros discos de pasta e de 78 rpm - Cuidado, dizia ele, podem quebrar. Foi nesse dia de 1948 que ouvi pela primeira vez a "Marcha Triunfal", de Aída. É muito difícil alguém imaginar o que significou para mim. Nesse dia, abriram-se as portas da minha curiosidade infinita pela música e comecei a bombardear com perguntas encadeadas. Arturo Toscanini regia a Orquestra Sinfônica da NBC, de Nova York, Renata Tebaldi era Aída, Gigli era o Radamés. Contou-me a história da Aída, de Verdi, e que foi uma ópera escrita por encomenda pelo governo Egípcio para a inauguração do Canal de Suez e que Reis, Príncipes e Governantes assistiram a estréia em Alexandria, me contou pacientemente a história de Radamés e Aída, uma história de amor e de guerra do povo escravo, nesse dia também conheci, pelo seu relato uma biografia de Verdi e que, mas tarde, confirmei e a enriqueci no famoso Tesouro da Juventude. Contou-me, também, da magnitude dos teatros líricos como o Metropolitam de NY, a Escala de Milão e o Colón.

Meu pai sentia um enorme respeito pela música que ouvia e exigia silêncio de todos. Sua paixão era a ópera Italiana.

Essa noite fui a dormir com um acúmulo de informações e conhecimentos fora do comum. Tudo era novo para mim: música, ópera, Verdi, cantantes e as histórias dos teatros líricos, há também a vitrola a manivela. Esse dia nunca esqueci. Foi maravilhoso, foi o ponto de partida do longo caminho do meu gosto musical.

Uma, entre as tantas curiosidades que ficaram sem satisfazer, foi saber o que o cachorro fazia aí no rótulo da RCA Victor, sentado atento ao lado da vitrola. Como era um novo dia de trabalho e não havia mais tempo para a longas histórias, acompanhei meu pai até a farmácia. Ele andava a passos rápidos e eu, a seu lado, tinha que dar pequenas corridas para ir ouvindo a história do atento cachorro que reconhecia a voz de seu patrão gravada num disco pela primeira vez. Era a voz de Thomas Edison, que tinha inventado o aparelho de reprodução conhecido com o nome de "vitrola" da marca RCA VICTOR.

Meu Deus, como foram tempos felizes esses dias, nem parecia que o inverno tinha chegado. A vitrola à manivela, que estava na sala, durou pouco dias, ela não quebrou, não.

A música tinha crescido em nossas vidas e ocupava um espaço na família e exigia um aparelho melhor. O rádio Philips voltou para seu lugar original na cozinha. Essa foi a primeira troca. Veio um aparelho maior e mais potente e que não precisava mais do auxílio do rádio nem da manivela, era totalmente elétrico, mas como todo aparelho da época requeria a troca da agulha que percorria os sulcos, a cada dois discos. Ouvir música exigia muita atenção e uma boa mão-de-obra.

O inverno estava no fim. Senti isso não porque o frio tinha diminuído, e, sim, pelos pessegueiros que via da minha janela do meu quarto, que começavam a brotar flores. Nunca deram um pêssego que valesse a pena, mas as flores eram muito bonitas e marcavam a entrada primavera na minha casa. Quanta coisa tinha aprendido e gostado nesse inverno, quanta coisa meu pai tinha me ensinado, até a história do cachorro e a voz do seu patrão. Foi assim que junto com Gigli, Tebaldi, Toscanini e Verdi, descobri, também, a primeira logomarca com uma história.

Um ano mais tarde, creio, demos as boas-vindas ao primeiro "combinado" montado especialmente para nossa família, era enorme e ocupava um grande espaço na sala, foi montado por dois engenheiros eletrônicos com o que havia de melhor na época: válvulas enormes de marca RCA, alto-falantes pesados de 14 polegadas e o toca-discos automático marca Webster. A sensação era um circuito especial que permitia ouvir em outros rádios da casa a música que saia do "combinado". Esse aparelho ficou muitos anos na minha casa e cresci a seu lado.

Por esses tempos o disco long play (LP) já era uma realidade e me tornei rapidamente um colecionador, formando a minha própria coleção musical. Nunca mais parei.

Hoje, depois de muitas décadas e de muitas historias passadas, passeio, pelas manhãs de São Paulo, acompanhado por Haydn, Beethoven, Villa-Lobos, Benny Goodman, Nelson Freire, a Cultura FM levando comigo a música e as recordações e todo o que mais deseje armazenar no meu pequeno aparelho de MP3, um belo presente, que penduro no meu pescoço enquanto a ciência não me permite, ainda, um microchip que possa inserir embaixo da minha pele com as duzentas melhores músicas da minha vida. Em matéria musical não preciso mais que isso.

Nota do Editor
Rodolfo Felipe Neder é diretor do site Millôr Online.


Rodolfo Felipe Neder
São Paulo, 2/1/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Ao pai do meu amigo de Julio Daio Borges
02. Poesia e Guerra: mundo sitiado (parte I) de Jardel Dias Cavalcanti
03. História de um papagaio de papel de Elisa Andrade Buzzo
04. O futuro a Deus pertence (e Ele é brasileiro) de Taís Kerche
05. Dando a Hawthorne seu real valor de Daniel Lopes


Mais Rodolfo Felipe Neder
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Que O Dinheiro Nao Compra
Michael J. Sandel
Civilizaçao Brasileira
(2014)



Rua de mão única
Walter Benjamin
Brasiliense
(2000)



Saberes e Práticas Guia para Ensino e Aprendizado de Enfermagem
Cleide Maria Ferreira da Silva Zorza
Difusão
(2007)



Livro Literatura Estrangeira Um Romance Inesquecível
J. R. Ward
Universo dos Livros
(2014)



O Monge e o Executivo
James Hunter
Sextante
(2004)



A Coisa na Lua 392
Perry Rhodan
Ediouro



O Projeto Da Vida
Patrick Bateson; Paul Martin
Ediouro
(2000)



Masters of the Arctic - Art in the Service of the Earth
Amway Environmental Founfation Collection
Northwest
(1989)



José Bruno
Uma Vespera de Feriado
Lisboa
(1904)



Conecte Biologia. 1º Ano
Sônia Lopes
Saraiva
(2008)





busca | avançada
70683 visitas/dia
2,0 milhão/mês