FAQ Divulgação | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Histórias de gatos
>>> Microsoft matando o livro
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
Mais Recentes
>>> O Livro Das Religiões de varios Autores pela Globo (2016)
>>> Trabalho Domestico - Um Guia Pratico Para Empregadores E Empregados de Afonso Pacileo Neto pela Sensus (2013)
>>> Biblia Da Princesinha de Sheila Walsh pela Thomas Nelson (2012)
>>> A Virgem do Sol - os quatro cantos do mundo Tahuantinsuyo de Ana Cristina Vargas pela Boa Nova (2005)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes - O Amor Nunca Morre! de Emily Bronte pela Lua De Papel (2009)
>>> Noz De Ouro de Catherine Cooper pela Bertrand Brasil (2012)
>>> Pearl Harbor de Randall Wallace pela Ediouro (2001)
>>> Curso de Preparação para Ministéios Leigos de Equipe diocesana de pastoral para os ministerios leigos pela Pau lus (2007)
>>> Historia Concisa Do Brasil de Boris Fausto pela Edusp (2016)
>>> Um grito na garganta de Mara Mangorra pela Fontenele (2018)
>>> O Presente de Spenser Johnson pela Record (2004)
>>> Aikido - a arte marcial do 3º milênio de Makoto Nishida pela On Line
>>> O Menino do Dedo Verde de Maurice Druon pela José Olympio (2006)
>>> A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira pela Moderna (2012)
>>> A Vênus Platinada de Irving Shulman pela Eldorado (1965)
>>> Missão: Matar! de Robert L. Fish pela Record
>>> Amanhã é Outro Dia (capa dura) de J. M. Simmel pela Círculo do Livro
>>> Pânico na multidão de George LaFountaine pela Record
>>> A Testemunha Ocular do Crime (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Assassinato no Campo de Golfe (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Os Cinco Porquinhos (capa dura) de Agatha Christie pela Círculo do Livro
>>> Livro Pensadores, Exploradores e Mercadores de Janice Theodoro pela Scipione (1994)
>>> A Noite dos Tempos (capa dura) de René Barjavel pela Círculo do Livro
>>> Elantris de Brandon Sanderson pela Leya (2012)
>>> Bellini E O Labirinto de Tony Bellotto pela Companhia Das Letras (2014)
EDITORIAIS >>> Três Novas FAQs

Segunda-feira, 6/7/2009
FAQ Divulgação
Julio Daio Borges
+ de 42700 Acessos

1. Como funciona o processo de divulgação no Digestivo Cultural?
O Digestivo pede que os releases com pautas sejam enviados, por e-mail mesmo, para o endereço eletrônico da Redação. A caixa postal do site é aberta algumas vezes ao dia e cada release é examinado e encaminhado ao respectivo grupo de interesse (Literatura, Cinema, Música, Teatro, Artes, Internet, Televisão e Gastronomia), formado pelos Colaboradores do Digestivo Cultural. Assim que recebe um release, repassado pela Redação, o Colaborador, se tiver interesse, entra diretamente em contato com a assessoria de imprensa ou com o divulgador por e-mail.

2. Quais são os assuntos que entram no site (e quais são os que não entram)?
O Digestivo Cultural produz matérias sobre livros (literatura nacional e estrangeira), filmes, discos (shows e concertos), peças de teatro, exposições de arte, publicações e programas de televisão, internet (sites, blogs e podcasts) e, até, restaurantes. O Digestivo, ainda que tenha indiretamente um papel educacional, não publica matérias sobre educação. E, embora seja cultural, não aborda iniciativas do terceiro setor. Ainda que tenha "Digestivo" no nome, o site não trata de saúde. (Tampouco pretende abarcar as editorias de esporte, política ou outras que não a de cultura.)

3. Como são escolhidas as pautas (ou os releases) que viram matérias no site?
Como é adepto do jornalismo colaborativo, o Digestivo Cultural não pauta seus Colaboradores diretamente. Eles são livres para escolherem seus próprios assuntos, escreverem sobre eles e, se forem Colunistas, cadastrarem diretamente seus textos no site. A revisão e a programação dos mesmos ficam por conta do Editor-assistente. E o Editor cuida da supervisão. O Editor e o Editor-assistente têm poderes para vetar algum texto que não se encaixe no tema do site (jornalismo cultural), mas não podem obrigar nenhum Colaborador a escrever sobre uma pauta ou um release.

4. É melhor (ou pior) entrar em contato, diretamente, com um Colaborador?
Não é recomendável, pois os Colaboradores do Digestivo produzem seus textos espontaneamente e, conforme foi dito em (3), não têm nenhuma obrigação de seguir pautas, sejam as das assessorias de imprensa, sejam as dos próprios Editores do site. Fora que os Colaboradores do Digestivo não são responsáveis por nenhuma editoria específica, têm sempre liberdade para "mudar de assunto". E atenção: como os Colaboradores são livres, os Editores (e o site) não se responsabilizam por pautas assumidas por um determinado Colaborador (não tendo, igualmente, a obrigação de fazer follow-up).

5. Quais seções do Digestivo Cultural podem receber pautas e quais não?
As pautas seguem para a seção Notas/Digestivos (de autoria do Editor) e para as seções Colunas/Especiais e Blog (de autoria dos Colaboradores). A seção Ensaios não recebe pautas, porque, geralmente, é composta de textos retirados de outras publicações (e apenas republicados no site). E a seção Entrevistas, igualmente, não recebe pautas, pois o Editor costuma entrevistar, em profundidade, nomes com quem já tem contato há alguns anos e não está disposto a transformar a seção em espaço para divulgação superficial. (As seções Editoriais/Releases e Comentários, obviamente, não recebem pautas.)

6. Existe um tempo, mínimo ou máximo, para o Digestivo processar uma pauta?
Quanto ao tempo mínimo, não adianta enviar pautas ou releases com dias (ou horas) de antecedência e, depois, exigir publicação no site, porque isso simplesmente não vai ocorrer. Assim que os e-mails chegam à Redação (vide 1), são selecionados por assunto e reencaminhados para os Colaboradores. Os Colaboradores, se for o caso, entram em contato com a assessoria (ou com o divulgador) para combinar a cobertura ou para receber o produto, a fim de realizar uma avaliação crítica. Esse processo pode demorar dias ou, mesmo, semanas. (Se o retorno passar de um mês, o site sugere que a assessoria procure diretamente o Colaborador.)

7. O site só produz matérias editoriais? Não dá "notinhas" ou "publica releases"?
O Digestivo Cultural não possui uma agenda, que precise ficar alimentando com eventos. Tampouco necessita preencher espaço (como muitas publicações em papel). Logo, o Digestivo opta por publicar textos originais e espontâneos de seus Colaboradores, em vez de repassar notas de assessorias de imprensa ou publicar diretamente releases (como muitos veículos fazem). Portanto, se você tem um lançamento em mãos, siga o procedimento conforme descrito em (1). (Ou, se você tiver muita urgência, faça um Anúncio.)

8. Se for sugerido algum tipo de permuta, o site prioriza a divulgação?
Não necessariamente. Afinal, o Digestivo entende que, se quiser divulgar um livro, um disco, um filme, uma peça, uma exposição etc., a assessoria ou o divulgador deve disponibilizar — para o Colaborador do site que se interessar — o próprio produto ou o acesso ao evento (a fim de que possa ser realizada a respectiva avaliação crítica). Logo, não é vantagem oferecer, como forma de "recompensa", o produto ou o acesso ao evento — é, simplesmente, obrigação da assessoria de imprensa ou do divulgador. (Claro que, se você tem um interesse promocional além desse, deve pensar, obviamente, em Anúncios.)

9. O site, que está em São Paulo, divulga pautas de outros estados? E do exterior?
Se forem produtos que puderem ser encaminhados fisicamente para os Colaboradores do site, como livros, CDs e DVDs, basta enviar um release conforme descrito em (1) e aguardar o contato do Colaborador interessado (para encaminhar-lhe diretamente o material). Se forem eventos locais, em que não houver nenhum Colaborador do Digestivo na respectiva cidade (consulte aqui a lista de Colaboradores e cidades), o site não aconselha o envio de release, porque não haverá ninguém que possa se interessar em fazer a cobertura pessoalmente, e porque, conforme dito em (7), o Digestivo Cultural não faz divulgação só a partir de releases ou pautas.

10. É mais eficiente enviar, diretamente, o material para a Redação (ou não)?
O Digestivo Cultural não recomenda que se envie diretamente material para a Redação. Conforme explicado em (1), a melhor maneira é enviar o respectivo release, antes, e esperar pelo contato do Colaborador interessado (até para economizar em correio — porque o site não se responsabiliza por ficar repassado material da Redação para os Colaboradores). Sempre que for combinar o envio de material para algum Colaborador do Digestivo, a assessoria ou o divulgador deve pegar o endereço postal do próprio Colaborador e — vale repetir — não despachar, diretamente, para a Redação.

Para ir além
FAQ Digestivo


Julio Daio Borges
Segunda-feira, 6/7/2009

Mais Três Novas FAQs
Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Ponte para o passado
Ivan Jaf
Atual
(1993)



A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar
Esther Earl; Lori Earl; Wayne Earl
Intrínseca
(2014)



Livro Gibis Tenjho Tenge Volume 3
Oh! Great
Jbc
(2009)



13 dos melhores contos de Vampiros da literatura universal
Flávio Moreira da Costa
Ediouro
(2002)



Comics Star Wars - Clássicos 1
Vários autores
Planeta DeAgostini
(2015)



Caixa de Pássaros - Não Abra os Olhos
Josh Malerman
Intrínseca
(2015)



Parva Naturalia
Aristóteles
Edipro
(2012)



O Connaisseur Acidental - uma Viagem Irreverente pelo Mundo do Vinho
Lawrence Osborne
Intrinseca
(2004)



Anne da Ilha 418
Lucy Maud Montgomery
Pé da Letra
(2020)



The Eyes Have It: a Self-help Manual For Better Vision
Earlyne Chaney
Samuel Weiser
(1990)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês