O e-mail não é mais a mensagem | Luli Radfahrer

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
Mais Recentes
>>> Sombra absoluta de Osvaldo Gomes Jr. pela Scortecci Editora (2025)
>>> Livro O Capitalismo Histórico Coleção Primeiros Vôos Volume 32 de Immanuel Wallerstein pela Brasiliense (1985)
>>> Somos Todos Médiuns de Carlos A. Baccelli pela Didier (1996)
>>> Os Fantasmas da Rua do Canto de Luci Guimarães Watanabe pela Saraiva (2025)
>>> Livro Administração Escolar Uma Abordagem Crítica Do Processo Administrativo em Educação de José do Prado Martins pela Atlas (1999)
>>> Livro Neve de Primavera Mar da Fertilidade Volume 1 de Yukio Mishima, traduzido por Newton Goldman pela Brasiliense (1969)
>>> Livro Pero Se Casan Con Las Morenas. Serie Hotel Veramar de Dolores Soler-espiauba pela Difusion (1995)
>>> Os últimos mistérios do Mundo de Readers Digest pela Readers Digest (1979)
>>> Livro Cova Da Minha Irmã de Robert Dugoni pela Pausa (2020)
>>> O Poder De Domar Do Grande: As Revelações Inéditas De Uma Discípula Do Mago, Paulo Coelho de Lizia Azevedo pela Editora Record (1992)
>>> Princípios De Macroeconomia de N. Gregory Mankiw pela Thomson (2005)
>>> Ética Profissional - Coleção Elementos de Marco Antonio Araujo Junior pela Premier Máxima (2009)
>>> Pequeno Pr¿ncipe, O - Capa Azul de Antoine De Saint-exupery pela Universo Dos Livros (2025)
>>> Livro Zen Et Cerveau de Taisen Deshimaru Roshi, Dr Paul Chauchard pela Le Courrier Du Livre (1976)
>>> Panorama Literatura Portuguesa de William Roberto Cereja pela Atual (didatico) - Grupo Saraiva (1997)
>>> Matemática Financeira E Suas Aplicações de Alexandre Assaf Neto pela Atlas (2009)
>>> Manual De Sobrevivência Familiar - Coleção Entre Linhas de Ivan Jaf pela Atual (2025)
>>> Livro 1824 Como os Alemães Vieram Parar no Brasil, Criaram as Primeiras Colônias, Participaram do Surgimento da Igreja Protestante e de Um Plano Para Assassinar Dom Pedro I de Rodrigo Trespach pela Leya (2019)
>>> Livro Historia E Linguagens Texto, Imagem, Oralidade e Representações de Antônio Herculano Lopes, Mônica Pimenta Velloso e Sandra Jatahy Pesavento. pela 7 Letras (2006)
>>> Os Dragões: O Diamante No Lodo Não Deixa De Ser Diamante de Wanderley Oliveira pela Dufaux (2009)
>>> Iracema - Nova Ortografia (ed. De Bolso) de José De Alencar pela Best Seller (2012)
>>> Livro Branca de Neve e o Caçador Romance de Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini; traduzido por Ronaldo Luis da Silva pela Novo Conceito (2012)
>>> Meu Brasil De A a Z de Maria Galas pela Paulus (2005)
>>> Livro Como Seria Sua Vida Na Idade Média? de Fiona Macdonald pela Scipione (2011)
>>> 100 Atitudes de um Guerreiro 3ª Edição - Livro de Bolso de Prof. Isaac Martins pela Scortecci (2025)
ENSAIOS

Segunda-feira, 19/5/2008
O e-mail não é mais a mensagem
Luli Radfahrer
+ de 7400 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Comentaram uma entrevista minha ao portal Adnews, em que defendi, entre outros pontos, que o fim do e-mail estava próximo. Bem próximo.

Acho que não me expliquei bem (em entrevistas, sabe como é, nunca há tempo). Na verdade, acredito que a era do e-mail já acabou. Aquilo que todos usamos para combater spam, receber informações (e confirmações) desnecessárias e, de vez em quando, contactar amigos, é apenas o resquício de um meio de comunicação cujos dias de importância se foram. Em breve ele será tão relevante quanto uma carta manuscrita, enviada dentro de um envelope selado. O ciclo da tecnologia em plena ação.

Ele bem que teve seus dias de glória. Sua história se confunde com a da própria Internet e, mesmo sendo bem mais velho que a Web, nunca sofreu a humilhação de ser passado para trás por um "2.0" qualquer. Surgido na década de 1960 como uma forma de comunicação muito mais potente (e segura) que o correio, ele mudou pouquíssimo. Webmail, por mais que Microsoft, Yahoo! ou Google afirmem, ainda é o mesmo texto com arrobas, em um suporte mais conveniente.

O golpe veio de vários lugares, quase que simultaneamente, e foi uma genuína crise dos 40 anos que já dura um pouco mais de uma década. Tudo começou quando quatro rapazes de Liver Israel quiseram mudar o mundo e fizeram uma revolução ao criar um serviço de comunicação instantânea que permite saber se a pessoa com se fala está on-line ou não (ICQ ou, por extenso, I seek you). Coisa de nerd, diriam. A piada fácil na época era rimar o nome por extenso do serviço em inglês com o potente vírus de computador ILOVEYOU. Mesmo com muitas idéias tortas (a de usar um número para contatar o amigo, por exemplo), a moda pegou.

Mais ou menos na mesma época, alguns serviços de telefonia europeus promoviam o uso de mensagens de texto pelos celulares, que, naquele tempo, só falavam. Quer coisa mais de nerd que escrever "555885555444411088826 (pausa) 6667777026660222444663362111″ para dizer "Luli, vamos ao cinema?". Apesar de todo mundo ter serviços GSM ― uma inegável vantagem em termos de compatibilidade ―, o SMS esperaria o século XXI para pegar. E pegou. 10 bilhões por mês, só em uma operadora. Até porque todos logo perceberam que o envio de uma mensagem não deveria depender da intermediação de um computador.

E nem de texto: minha avó já sabia faz tempo que certas coisas não se diz por escrito. Eu não acredito que ela se referisse a estresse, sobrecarga de tarefas ou preguiça, provavelmente falava de privacidade. Pouco importa: a quantidade de informação a ser transmitida costuma ser inversamente proporcional ao tempo ou à disposição para escrevê-la e, em um mundo de banda larga (e conexão permanente), não faz mais sentido tentar "traduzir" seu tom de voz com emoticons, se você pode, simplesmente, falar! Não passa uma semana sem que alguém anuncie o fim da telefonia por causa de tecnologias como VoIP. Tudo bem, não há como negar que o tráfego de telecomunicações é importante demais para ser usado por voz em formato analógico (que, além de pesado, é ineficiente). Mas, enquanto a tecnologia não substitui de vez as linhas telefônicas, quem apanha mesmo é o e-mail.

A lista não tem fim: pelo Twitter, seus amigos sabem onde você está e o que anda fazendo. Ele é uma espécie de feed RSS do seu cotidiano (seja ele interessante ou não). Eu gosto dele, tem gente que não gosta, mas isso não é assunto para este texto. Por falar em feeds, qualquer blog decente envia seu conteúdo através deles, o que faz com que muitas malas diretas de conteúdo (newsletters) percam sua razão de ser. Como se não bastasse, o Flickr permite que seus amigos "assinem" as imagens que você cria... Você vai usar e-mail pra quê?

Talvez para a transmissão de comprovantes e documentos ― como tem gente que ainda usa o aparelho de fax hoje em dia ― e, claaaro, para publicidade não solicitada (e-mail marketing). Quem diria que os burocratas, advogados, jornalistas e publicitários seriam defensores desse meio que um dia foi a maior expressão da internet... (Quem sabe, daqui a uma década, deixemos a Web para que eles tomem conta...)

Descanse em paz, senhor e-mail! Poucos chorarão seu triste fim, sob certos aspectos semelhante ao velho, cansado e desatualizado serviço de envio de mensagens de texto por correio. Este, por mais que seja chamado de "tradicional", teve um importante papel na democratização, inovação e expansão do serviço de mensageiros (os tais moleques de recados) que veio a substituir. Mas quem se importa com isso?

O darwinismo tecnológico é cruel. Ainda bem.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado no site de Luli Radfahrer.


Luli Radfahrer
São Paulo, 19/5/2008
Quem leu este, também leu esse(s):
01. De fato e ficção de Daniel Piza
02. Uma baby boomer no Twitter de Eugenia Zerbini
03. O momento Rafinha de todos nós de Michel Lent
04. Jornalismo Cultural: reflexões de Israel do Vale


Mais Luli Radfahrer
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
28/5/2008
13h18min
Concordo com quase tudo do texto de Luli. Gostei muito. É isso mesmo, os novos meios surgem para melhorar nossas formas de comunicação, nos adptamos a eles e a tecnologia evolui cada vez mais. Porém, "uma carta manuscrita, enviada dentro de um envelope selado" jamais será irrelevante!
[Leia outros Comentários de Juliana Galvão]
30/5/2008
14h01min
Idéias relevantes, Luli. No entanto, vale lembrar que recebi seu texto graças a um e-mail. Acontece.
[Leia outros Comentários de Bruno Mourão]
1/6/2008
16h24min
Como disse o Bruno, idéias relevantes! No entanto, também recebi seu texto pela newsletter deste digníssimo site. Portanto, não acho que o fim do e-mail esteja próximo e acho que não existirá um fim. Ele sempre será MAIS uma ferramenta de comunicação, como são as cartas manuscritas, muito relevantes ainda hoje.
[Leia outros Comentários de Taís Kerche]
11/8/2013
15h34min
Vidente!!!Os e-mails, como meio de comunicação e troca de ideias entre amigos, parceiros, etc. do pessoal da minha faixa etária (50 anos)ainda durou até o início de 2012, quando todos foram cooptados pelo Facebook. Agora, minha caixa de mensagens só tem spans (maioria esmagadora), publicidade consentida, alguns documentos de trabalho (substituindo o velho fax) e pouquíssimas mensagens pessoais. A situação de abandono é tão grande que, quando mando um e-mail importante, tenho que ligar para a pessoa e avisar que o enviei. Descane em paz ao lado dos cd's.
[Leia outros Comentários de José FRID]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




La Grammaire pour tous : Dictionnaire de la grammaire française en 27 chapitres, index des difficultés grammaticale (Bescherelle)
J Guillon
Hatier French
(1992)



Tudo joia dicas preciosas 286
Francesca Roamana Diana
LaZuli
(2013)



Jahú: Sonho Com Asas
Ivan Jaf
Panda Books
(2009)



Na Beira Do Rio, Antes Da Chuva
Gustavo, Acioli
Chiado
(2013)



Deyas
Edgar
Globo
(1988)



Literatura Brasileira - Tempos , Leitores E Leituras
Maria Luíza M. Abaurre
Moderna
(2005)



Revista do Archivo Publico Mineiro
Aurelio Pires
Imprensa Oficial
(1927)



O Livro de Adão a Moisés
Lore Segal, Leonard Baskin
Xenon
(1993)



Vença A Si Memo E Seja Feliz - Auto Ajuda
Luis Carlos Barbosa Da Costa
Comunicar



Tratado Teórico e Prático dos Contratos - Volume 4
aria Helena Diniz
Saraiva
(2002)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês