PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Quarta-feira,
25/6/2025
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
 |
|
“Diversos Cervantes 2025”

No sábado, dia 28 de junho, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro abrigará a terceira edição do” Diversos Cervantes”, em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Durante todo o evento, haverá uma feira de produtos, serviços e gastronomia argentina e peruana, além da presença de uma empresa especializada em turismo LGBTQIAPN+, que oferecerá informações e pacotes voltados para esse público. A programação, que começa às 10 horas da manhã, está repleta de atividades culturais, acadêmicas e artísticas.
O evento abre com uma roda de poesias na Biblioteca Nélida Piñon, que também organiza uma mostra bibliográfica com obras de sua Coleção LGBTQIAPN+. Em seguida, uma série de palestras acontece ao longo do dia, abordando diferentes aspectos do universo LGBTQIAPN+.
Serviço
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo – RJ
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
25/6/2025 às 09h48
|
|
Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade

Francisco Morato ganha, neste mês, uma homenagem literária à altura de suas histórias. No dia 19 de julho, será lançado o livro Contos Moratenses, uma antologia inédita com cinco contos inspirados na cidade e escritos por autores da região: Cleuza Lucas, J. R. Martins, Marçal Machado, Stefane Magalhães e Yasmin Malaquias. Realizada pela Pome Editorial, com apoio da Romã Atômica, a obra reúne textos selecionados a partir de um chamamento público que propôs um desafio: pensar a cidade a partir do afeto, da memória e da vida cotidiana. A publicação, que foi contemplada pela chamada pública para fomento à execução de ações culturais, marca o primeiro livro da Pome Editorial.
Saiba Mais
por Romã Atômica
24/6/2025 às 15h32
|
|
5º CineFestival Internacional de Ecoperformance reflete sobre desafios ecopolíticos pela arte
De 27 a 29 de junho, acontece a edição São Paulo do V CineFestival Internacional de Ecoperformance. O festival itinerante exibe 44 filmes em curta-metragem, de 26 países, com entrada gratuita no Cine Satyros Bijou.
Na interseção entre cinema, artes performativas e ecologia, esta 5ª edição é uma resposta artística aos desafios ecopolíticos atuais. A seleção promove filmes que dialogam com as artes performativas e visuais tradicionais (dança, teatro, canto, música, escultura) e exploram as novas ferramentas digitais.
Além das edições regionais, o festival também realiza exibição online dos filmes, entre 4 e 6 de julho, com acesso livre, pelo canal YouTube do IEFF (International Ecoperformance Film Festival). Mesmo período em que serão anunciados os filmes vencedores deste ano.
Serviço:
V CineFestival Internacional de Ecoperformance - Edição SP
27 a 29 de junho
Horário: 21 às 23h/sexta-feira, 14 às 18h/sábado e domingo.
Cine Satyros Bijou (consolação)
Entrada gratuita
Saiba Mais
por T Araujo
24/6/2025 às 12h54
|
|
DIA M marca os 207 anos de Karl Marx com programação variada no Armazém da Utopia dia 28 de junho E
Evento gratuito no Rio de Janeiro promove um dia inteiro de atividades, como feira do livro, intervenção cênica da Companhia Ensaio Aberto e espaço infantil, além de rodas de conversa para discutir temas contemporâneos e o legado de Karl Marx
Dia 28 de junho, sábado, de 12h às 21h, a Boitempo e Armazém da Utopia promovem, com apoio das fundações Lauro Campos e Marielle Franco e Maurício Grabois, a primeira edição da Festa de aniversário de Karl Marx na capital carioca. O espaço do Armazém da Utopia, no Cais do Porto, vai reunir barracas de livros, intervenções cênicas da Companhia Ensaio Aberto, música, tarde de autógrafos venda de camisetas, e o evento vai contar ainda com o Espaço Camaradinha, com atividades infantis, além de visitas guiadas e um bolo para o aniversariante. A entrada é gratuita.
A programação reúne nomes como Arlene Clemesha, Elias Jabbour, José Paulo Netto e Tal
Saiba Mais
por Armazém Comunicação
23/6/2025 às 16h33
|
|
Projeto “Clássicos em Cena” leva trio Conversa Ribeira em Itapira

A edição de junho do projeto “Clássicos em Cena” recebe o trio campineiro Conversa Ribeira, no dia 25 de junho, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha, localizado na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, Jardim Ivete, com entrada franca.
Em mais de 20 anos de atividade, o Conversa Ribeira é formado por Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeon) e João Paulo Amaral (viola caipira e voz). Seu repertório revisita composições tradicionais da música caipira e propõe releituras de obras de artistas da MPB cuja linguagem dialoga com o universo rural.
No concerto, o público poderá apreciar uma seleção de ritmos como toada, cururu, cateretê, moda de viola e guarânia, com interpretações de músicas como Amanheceu (Renato Teixeira), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), Um Violeiro Toca (Almir Sater/Renato Teixeira), Triste Berrante (Adauto Santos) e Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin).
Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta
Saiba Mais
por A2N Comunicação
23/6/2025 às 13h34
|
|
Tá todo mundo rindo? Letramento Anticapacitista

Programação de junho do Sesc Carmo terá bate-papo com o grupo Comédia Sentada
Dia 27/6, sexta. Às 10h e 16h.
GRÁTIS | Inscrições abertas
Tradução simultânea em LIBRAS.
Os integrantes do grupo Comédia Sentada - coletivo de humor formado por comediantes pessoas com deficiência - permearão sobre o conteúdo do livro "Tá Todo Mundo Rindo?" e assuntos relacionados, traçando paralelo da história da arte ao longo dos séculos com a história do protagonismo das pessoas com deficiência.
Visando debate e letramento sobre o capacitismo, os artistas trarão experiências de vida, informações e percepções sobre o tema, passando por pontos como capacitismo estrutural, Lei Brasileira de Inclusão, referências de artistas com deficiência e o papel do aliado para a produção cultural DEF.
Saiba Mais
por Sesc Carmo
23/6/2025 às 12h11
|
|
Sesc 14 Bis apresenta nova montagem da Companhia de Teatro Heliópolis que aborda a vida pós-cárcere

A Companhia de Teatro Heliópolis estreia seu novo espetáculo A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) no dia 10 de julho, quinta-feira, no Sesc 14 Bis, às 20h. A montagem - que aborda a vida e os obstáculos enfrentados por pessoas egressas do sistema prisional - fica em cartaz de quinta a domingo, até o dia 3 de agosto. Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Miguel Rocha, A Boca que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas) joga luz sobre a questão: o que significa recuperar a liberdade? Em cena, seis pessoas que passaram pelo sistema prisional brasileiro têm suas trajetórias entrelaçadas. Diante das dificuldades de reinserção social e reconstrução da própria vida, cada uma delas, a seu modo, tenta encontrar uma saída. As marcas do período que passaram atrás das grades permanecem na memória, no corpo e nos afetos. Exu, o orixá das encruzilhadas e destrancador dos caminhos, aparece como uma presença provocativa ao despertar naqueles sujeitos a fome por novos começos e
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
23/6/2025 às 10h17
|
|
No MASP, encontro gratuito discute a obra de Victor Brecheret, com ênfase na temática indígena
O auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP - receberá a professora e historiadora da arte, Maria Izabel Branco Ribeiro em 1º de julho, às 18h, para uma conversa sobre projeto “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, de curadoria também da palestrante e que teve itinerância pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e São Luís (MA).
Realizado pelo Instituto Victor Brecheret, o encontro apresentará reflexões sobre a importância do ítalo-brasileiro Victor Brecheret (1894-1955) - um dos mais renomados expoentes do universo da escultura do país - no contexto do modernismo brasileiro, com ênfase na representação indígena como símbolo de brasilidade. Um panorama sobre como os vínculos, interesses e referências na cultura de diferentes grupos originários da floresta refletem na obra do artista.
Gratuita, a atividade tem previsão de uma hora de duração e os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente pelo Sympla.
Saiba Mais
por Arte Padilla
23/6/2025 às 09h29
|
|
O escultor Renato Brunello participa do SCOGLIERAVIVA - Simpósio Internacional em Caorle (Veneza)

ScoglieraViva, o Simpósio Internacional de Escultura ao Ar Livre, retorna a Caorle de 18 a 28 de junho de 2025. Há mais de trinta anos, transforma os penhascos à beira-mar em um verdadeiro museu a céu aberto, tornando-se um dos lugares mais emblemáticos da vila veneziana.
Desde 2018, com curadoria da Associação MoCA e da Arte Laguna em parceria com a Prefeitura de Caorle, o evento assumiu uma dimensão internacional, atraindo artistas e visitantes de toda a Europa.
Em 2025, três grandes nomes da escultura contemporânea darão vida a novas obras: Katharina Mörth (Áustria), Arijel Štrukelj (Eslovênia) e Renato Brunello (Brasil), que retorna à sua terra natal, Caorle, após cinquenta anos de carreira.
A partir de 18 de junho, os artistas trabalharão ao vivo no Passeio Petronia, diante de cidadãos e turistas, oferecendo uma oportunidade única de acompanhar de perto o processo criativo e ver como a arte transforma a paisagem natural da cidade.
Saiba Mais
por Scogliera Viva
19/6/2025 às 05h55
|
|
“DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”

“DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”
Polo Cultural ItaliaNoRio prorroga até 18 de junho a primeira exposição do ano que terá visita guiada com os curadores e lançamento de catálogo
Totalizando quase 2.500 visitantes desde sua abertura em abril, a exposição “DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor” acaba de ser prorrogada no Polo Cultural ItaliaNoRio. Encerrando o evento, no dia 18 de junho, às 18h, ocorrerá uma visita guiada com os curadores Alexandre Rese e Carol Baltar (ambos do Instituto Europeu de Design- IED Rio), e os participantes receberão o catálogo da mostra.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
18/6/2025 às 10h05
|
|
“O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto

“O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
Individual da artista carioca Sandra Felzen conduz à reflexão sobre
questões do feminino e da natureza
Os caminhos trilhados por Sandra Felzen perpassam as questões femininas, as causas ambientais e suas várias vivências culturais. Seus instrumentos são a arte, a natureza, o estudo da língua hebraica, tudo imerso no contexto da cultura brasileira.
Em “O Tempo, O Feminino, A Palavra”, que abriu no dia 8 de maio, na Galeria do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto no Humaitá, a artista constrói artesanalmente um caderno, um útero e inúmeros potes, feitos a partir de tiras de vários tecidos afetivos que coletou ao longo da vida. No dia 18 de junho, às 17h, Sandra Felzen e a curadora, Cristiana Tejo, recebem o público para uma visita guiada.
Saiba Mais
por BriefCom/Bia Sampaio
18/6/2025 às 09h53
|
|
Marés EIN – Encontros Instrumentais | Lançamento Selo Sesc

Quatro mulheres da cena musical brasileira se encontram em um projeto singular, Jadsa (Guitarra); Lua Bernardo (Baixo e Flauta) Saskia (Eletrônicos e Teclas) e Xeina Barros (Percussão). O espetáculo surge da potência do encontro entre diferentes instrumentos e estilos e sugere uma nova sonoridade e uma maneira inovadora de olhar para a música instrumental, quebrando as barreiras entre gêneros e estilos. "Marés" surgiu com um convite do Selo Sesc para a gravação do EP de "Encontros Instrumentais", projeto que reúne artistas da cena instrumental brasileira em colaborações inéditas. Desafiadas a criar, compor e gravar três faixas inéditas, as artistas entregaram um trabalho marcante e cheio de personalidade, e originalidade, que agora ganha os palcos com outras surpresas no repertório. O projeto já está disponível nas plataformas digitais.
Serviço:
Marés
Datas: 28 e 28/6, sábado, às 20h e domingo, 18h
Local: Teatro
Classificação: 12 anos
Ingresso: R$60, R$30 e R$18
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
17/6/2025 às 17h56
|
|
renanrenan e Os Amanticidas

O projeto renanrenan e Os Amanticidas nasceu nos palcos e foi feito para eles; o show de lançamento do primeiro álbum, portanto, não se resume a uma mera reprodução ao vivo de suas faixas. A presença de palco potente de renanrenan e o entrosamento fino da banda são a fundação sobre a qual o espetáculo se desenvolve e expande em direção a outras linguagens: texto, cena, movimento, trocas de formação instrumental, cenografia, projeções, luz, figurinos.O repertório musical do espetáculo é composto pelas dez canções gravadas no álbum "Eu Te Conto Tudo", compostas pelos Amanticidas para a voz de renanrenan, além de algumas canções anteriores da banda e do cantor em seus projetos individuais e aborda temas como não-binariedade, afetos, existência queer e os múltiplos entendimentos entre masculino e feminino.
Serviço:
renanrenan e Os Amanticidas
Datas: 27/6, sexta, às 20h
Local: Teatro
Classificação: 12 anos
Ingresso: R$60 (Inteira), R$30 (Meia), R$18 (Credencial Plena)
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
17/6/2025 às 17h52
|
|
Ekena canta Elis

Em homenagem a icônica cantora Elis Regina, que completaria 80 anos, celebramos o show "Ekena canta Elis". Elis deixou uma marca indelével na música popular brasileira e este espetáculo vem para encantar o público com performances em uma viagem nostálgica pela carreira desta grande artista, na voz e interpretação da cantora Ekena. Desde a primeira edição, este show tem reunido músicos renomados e novos talentos, todos unidos pelo amor à música de Elis. Ekena é acompanhada por Paulo Maia (piano), Rael Silva (bateria) e Fernando Lima (contrabaixo). Neste ano, o evento conta com a participação especial de Natan Marques (violonista do grupo de Elis).
Serviço:
Ekena canta Elis
Datas: dias 22/6, domingo, às 18h
Local: Teatro
Classificação: 12 anos
Ingresso: R$60 (Inteira), R$30 (Meia), R$18 (Credencial Plena)
Duração: 90 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
17/6/2025 às 17h48
|
|
Pauliceia Cantada Uma ode aos compositores paulistas - Com Adriana Godoy

O Show Pauliceia Cantada homenageia alguns compositores paulistas do cenário da música popular brasileira, que sempre foi tão marcado por compositores cariocas e baianos. Dentre eles: Garoto, Adoniran Barbosa, Renato Teixeira, Eduardo Gudin, Arnaldo Antunes, Paulo Vanzolini, Rita Lee, Geraldo Filme e Bezerra de Menezes. Também serão tocadas músicas que traduzem a cidade, como Sampa, do baiano Caetano Veloso, e Tema de São Paulo, do paraense Billy Blanco. A banda é formada por Swami Jr. e Pedro Lima nos violões, Adriana Godoy na voz, Alexandre Ribeiro no clarinete, Roberta Valente no pandeiro e percussão, Marcos Romera no piano e Douglas Alonso na percuteria.
Serviço:
Pauliceia Cantada
Datas: dias 20 e 21/6, sexta e sábado, das 20h às 21h30
Local: Teatro (1º subsolo)
Classificação: 12 anos
Grátis, sem retirada de ingressos
Duração: 60 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
17/6/2025 às 17h46
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|