Digestivo nº 190 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
Mais Recentes
>>> Livro Como Ganhar Dinheiro no Mercado Financeiro Encontre o perfil de investidor adequado á sua personalidade Um guia para montar o seu plano de investimento de Raphael Paschoarelli pela Elsiever (2008)
>>> O Guia Essencial da Hipertensão de Associação Médica Americana pela Anima (2003)
>>> Livro Literatura Brasileira Flor de Vidro de Ana Suzuki pela Record (1987)
>>> Estrutura da Língua Portuguesa de Joaquim Mattoso Camara Jr. pela Vozes
>>> Livro Arquitetura Essências de Juhan Pallasmaa pela Gg (2018)
>>> Livro Espelho Cego de Robert Menasse pela Companhia Das Letras (2000)
>>> O Ar que Ele Respira de Brittainy C. Cherry pela Record (2016)
>>> Livro Literatura Brasileira Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> Divergente de Veronica Roth pela Rocco (2012)
>>> Livro Infanto Juvenis Dom Quixote O Cavaleiro da Triste Figura Série Reencontro de Miguel de Cervantes pela Scipione (1985)
>>> A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri de Oliviero Toscani pela Ediouro (2005)
>>> Livro Auto Ajuda Sem Medo de Vencer de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
>>> Livro Uma Aventura Legal: "Viajei 24 países com US$10 por dia." de Sérgio Motta pela Ediouro (1995)
>>> Desvendando Os Segredos Da Linguagem Corporal de Allan Pease - Barbara Pease pela Sextante (2005)
>>> Livro Literatura Brasileira Memórias de um Sargento de Milícias Série Bom Livro de Manuel Antônio de Almeida pela Atica (2001)
>>> Livro Literatura Estrangeira Educar para Submissão o Descondicionamento da Mulher de Elena Gianini Belotti pela Vozes (1985)
>>> Livro Cruzando Continentes de Richard Amante pela Pasavento (2017)
>>> Livro Literatura Brasileira A Casa das Quatro Luas de Josué Guimarães pela L&pm (1979)
>>> Livro Crianças De Grozni: Um Retrato Dos Orfãos Da Tchetchnia de Asne Seierstad pela Record (2008)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Infanto Juvenis Pollyanna de Eleanor H. Porter pela Nacional (1987)
>>> Livro Reciclando A Maledicência - Educação Emocional pra a Promoção do Bem-Dizer de Bianca Ganuza pela Dufaux (2011)
>>> Michaelis Moderno Dicionario: English-portuguese / Portuguese-english de Michaelis H pela Melhoramentos (2000)
>>> Livro Letramento E Minorias de Ana Claudia Balieiro Lodi e Outros pela Mediacão (2009)
>>> Livro Apesar De Tudo . . . de Monica De Castro pelo Espírito Leonel pela Vida E Consciencia (2013)
DIGESTIVOS

Quarta-feira, 1/9/2004
Digestivo nº 190
Julio Daio Borges
+ de 2000 Acessos




Literatura >>> Amado amo
Rosa Montero foi uma das escritoras que despertou mais simpatia na última Festa Literária Internacional de Parati. Sobrevivente dos anos 60, quando amadureceu na Espanha sob a ditadura franquista, provavelmente guardava o carisma das figuras que brilharam em sua geração. Não era popular no Brasil, mas tornou-se popular em Parati – e praticamente monopolizou as atenções na mesa que dividiu com Isabel Fonseca (Sra. Martin Amis) e Adriana Lisboa (Prêmio José Saramago de 2003). Na volta, muitos devem ter mergulhado em “A louca da casa”, livro que então lançava pela Ediouro e que já havia sido recomendado por Mario Vargas Llosa. O volume, de quase 200 páginas, é um jardim das delícias para escritores e aspirantes – estes seres que podem passar incontáveis horas apenas discorrendo com paixão (amor/ódio) sobre seu trabalho. Até para entendê-lo; até para aceitá-lo. Como resumiu o mesmo Martin Amis, constantemente citado pela autora: “Não podemos negar o fato de que muitos livros são, também,... sobre outros livros”. Montero, no entanto, não pretende compor um tratado sobre o assunto, e passeia descompromissadamente por grandes autores e grandes obras. Ao mesmo tempo em que mistura gêneros. Por exemplo, não perdoa Goethe, por haver sucumbido às tentações a aos apelos de Weimar – como o censurou também Ortega y Gasset. Por outro lado, a escritora sente compaixão pelos escritores fracassados; pelos incompreendidos em sua época (Herman Melville); e até pelos que atingiram o céu e logo depois desceram aos infernos (Truman Capote). Como muitos de seus colegas, ela prefere “ler” a “escrever” (e lança o dilema – como se, numa situação hipotética, todo escritor fosse obrigado a optar). Conclui que se escreve contra a morte e que, num futuro distante, estaremos todos – além de mortos – olvidados. Concomitantemente, mistura capítulos inteiros sobre reminiscências pessoais. Sobre sua irmã Martina e sobre um (re)encontro com uma paixão de juventude, que gerou um grande mal-entendido. Não existe perdão para quem se entrega à escrita, mas alguns desconfortos podem ser momentaneamente ignorados quando se lança um olhar no espelho de Rosa Montero e de outros “conterrâneos”... [Comente esta Nota]
>>> A louca da casa - Rosa Montero - 196 págs. - Ediouro
 



Música >>> Il Cimento dell’armonia e dell’invenzione
O intimismo de solistas de câmara a princípio parece não combinar com a imensidão e a grandiosidade da Sala São Paulo. É apenas uma impressão falsa, no entanto. Sua acústica, perfeita, potencializa as notas mais ínfimas e os escorregões mais suaves. A Sala São Paulo amplifica tudo. E graças a esse efeito, pôde-se apreciar o amplo leque de compositores apresentados pela Kammersolisten Augsburg, da Alemanha, dentro da temporada 2004 do Mozarteum Brasileiro, em meados de agosto. Antes do intervalo, o conjunto retrocedeu ao barroco e apresentou uma interpretação das “Quatro Estações”, de Vivaldi, que está certamente entre uma das mais apuradas que a Sala já ouviu. O público não conseguia se conter, e aplaudia entre todos os movimentos da “Primavera” e do “Inverno”, a ponto de se desencontrar em meio às palmas daqueles que sabiam a hora certa. Dvorák, geralmente um autor desconhecido no Brasil, cujo nome a maioria não sabe nem pronunciar, emocionou com sua “Serenata op. 22” – ao mesmo tempo longa e na medida certa. O lirismo era tanto, em certo ponto, que alguém sugeriu um plágio por parte de Fellini, mais precisamente Nino Rota, cujo tema de “La strada” é parecidíssimo com o mesmo desenvolvido, em certa medida, por Dvorák. Approposito, como diria Mozart, os solistas estiveram brilhantes; a julgar pelas “performances” de Hardy Wenzel e Heidrun Sandmann, fora outras em meses anteriores, este ano parece ser realmente o do violino no Mozarteum. Os “performers” vêm se superando uns aos outros. E por falar em “show”, Babette Haag, a percursionista, ficou por conta do inusitado, ao executar “solo” o concerto de Ney Rosauro para cordas e marimba. Deu um banho de virtuosismo, alternando-se ora entre 2, ora entre 4 baquetas. Tudo bem que é mais o tipo de peça que causa muito mais prazer ao executante do que ao ouvinte. Mas foi inegavelmente agradável presenciar uma musicista tão entusiasmada com seu ofício, em plena audição para o público. Que, portanto, o espírito da Kammersolisten Augsburg contamine as demais apresentações. Pois, concertos assim, sozinhos, já valem a temporada. [Comente esta Nota]
>>> Mozarteum Brasileiro
 



Artes >>> Segunda alma
A Jorge Zahar, no final do ano passado, obteve algum sucesso de público e de crítica quando empreendeu a edição da versão quadrinizada de “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust. Foi o presente de Natal literário por excelência, e muitos tomaram contato com essa adaptação exemplar, iniciando-se nos mistérios do mestre francês. Ultimamente fica a impressão de que se quer repetir a dose com “Vincent & Van Gogh”, mas no reino das artes plásticas. O álbum, de Gradimir Smudja, é mais uma vez um primor em matéria de artes gráficas. Como argumento, começa até que bem: com o célebre protagonista vagando por Paris, sendo sistematicamente rejeitado por Gauguin e por Lautrec, trombando nos salões com Degas e buscando refúgio no campo, não sem antes pisar no “calo” de Monet. Sua redenção, porém, se dá por meio de um gato: Vincent. Apresentando-se como alguém cuja linhagem remete a uma família de felinos pintores, o novo companheiro de Van Gogh vai ser sua salvação na pintura. Além de possuir um talento singular, Vincent faz uso de técnicas esdrúxulas (pintando, por exemplo, de cabeça para baixo) e – ao contrário de Van Gogh – lança-se na vida com desmedida voracidade. Se as histórias em quadrinhos pautadas pelo universo de Proust sugeriam (ou tentavam sugerir) uma temática adulta, as aventuras de Vincent & Van Gogh pecam por uma certa infantilização. O autor brinca com o gato e com o homem, aparentemente sugerindo que um é o “alter ego” do outro – mas encerra o volume com a sugestão de que “Vincent” era o verdadeiro Van Gogh (que todos conhecemos) e que “Van Gogh” (seu dono) era apenas Theo (o historicamente conhecido irmão, a quem Vincent Van Gogh endereçava suas cartas). A salada é completa e, de alguma forma, continua – uma vez que Smudja estende sua tese ao Gauguin da história: igualmente desprovido de talento, dependeria integralmente de seu papagaio Paul... Não deixa de ser interessante mas, por outro lado, simplifica demais o milagre da criação – submetendo os criadores ao capricho de alguma criatura animada e não-humana. Vincent Van Gogh merecia mais. Ao menos, tanto quanto Marcel Proust. [Comente esta Nota]
>>> Vincent & Van Gogh - Gradimir Smudja - 72 págs. - Jorge Zahar
 
>>> CHARGE DA HORA: "ECLIPSE DE ESTRELAS" POR DIOGO



Clique aqui para ver outras charges no diogosalles.com.br


>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA

>>> Cafés Filosóficos
* A História Secreta da Raça Humana - Michael Cremo
(Ter., 31/8, 19h30, CN)
* Sobre o amor e a amizade - Betty Milan
(Qua., 1º/9, 19h30, VL)

>>> Palestras
* Jovens no mercado de trabalho - Sofia Esteves do Amaral
(Ter., 31/8, 19h30, VL)

>>> Noites de Autógrafos
* Morte no Paraíso - Alberto Dines
(Seg., 30/8, 18h30, CN)
* Padre Vieira - Luís Filipe Silvério Lima
(Qua., 1º/9, 18h30, VL)
* Estranhas experiências - Cláudio Willer
(Qua., 1º/9, 19hrs., CN)
* Olga (CD) - Marcus Viana
(Qui., 2/9, 19h30, VL)

>>> Exposições
* Florence Grundeler
(de 8 a 22 de setembro de 2004, CN)

>>> Shows
* Música das Nações - Olga Kopylova (piano)
(Seg., 30/8, 20hrs., VL)
* New Orleans - Traditional Jazz Band
(Sex., 3/9, 20hrs., VL)
* Espaço Aberto - Marcus Santurys (sitar indiano)
(Dom., 5/9, 18hrs., VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês